Estratégias de leitura para ler e compreender melhor

Estratégias de leitura para ler e compreender melhor Ismar Souza

Resenhas - Estratégias de leitura para ler e compreender melhor

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Helio 18/12/2022

Estratégias de leitura.
Quando aprendi a ler, adquiri o hábito de ler tudo o que me aparecia. Com o passar dos anos, fui dos gibis para os livros de bolso, com histórias de ?faroeste?, guerra, espionagem e tudo quanto era gênero de livros que eu pudesse ter acesso. Daí vieram os romances, suspenses, livros de Ágata Christie e por aí vai. As estratégias de leitura que o livro propõe são super interessantes e contribuem para melhorar a qualidade do que podemos absorver quando lemos um livro. Vale conhecer as estratégias e reter o que for interessante para por em prática. Recomendo.

Sayonnara 09/05/2020

Apesar de apontar hábitos e métodos que intuitivamente a maior parte dos leitores praticam, as dicas, de modo geral, são muito interessantes. Leitura que recomendo para quem está planejando seu TCC ou algum trabalho de pesquisa.

Pedro Leitor 23/01/2023

Eu recomendo
Ótimas dicas para aqueles que querem entender essa fascinante mundo da leitura. O autor vai nos mostrar os tipos de leitura e como fazemos cada uma. Recomendo.

MarciaCannecchia 11/08/2021

Muito bom.
Adorei o livro. É de fácil leitura, interessante, fluido e esclarece muitos fatores sobre o hábito de ler.
Destaco um trecho em que ele diz sobre hábitos :
"os hábitos são comportamentos formados através da repetição. Quando repetimos algumas ações sob as mesmas condições, nos ensinamos ao nosso cérebro um padrão, e ele começa a entender que deve responder de uma determinada forma sempre que estiver diante dessas condições. "
Muito bom...

Geolê 12/01/2023

Resumo do "Como ler livros"
Trata-se exatamente disso: um resumo.
Porém, não um resumo completo mas focado especificamente nos níveis de leitura e no que significa uma leitura ativa.

Uma forma mais acessível de ter acesso àquele conhecimento.

Livia Barini 25/02/2020

Repetitivo
O livro é muito repetitivo! O autor repete tudo o que foi dito no início de cada capítulo e às vezes dentro também. E acaba não se aprofundando nos temas tratados. Uma pena pois parece que o autor tem bastante conhecimento do assunto.
n0obA0 24/03/2020minha estante
Ixi, tava lendo e percebi isso no início, mas pensei que ia mudar mais pra frente...

Gusma 14/03/2021

Esse livro é rápido e prático como tem que ser. Vai ajudar bastante na maneira de ler e ter um bom aproveitamento das leituras acadêmicas. É bem de consulta, queria que tivesse versão física.

Bruna 01/03/2023

Ebook inspirado na obra ?como ler livros? do grande pedagogo americano Mortimer Adler.
Possui dicas e estratégias para aprimorar a leitura.

Martins 03/06/2022

Ensina a ler melhor e de forma correta
O livro baseia-se na teoria como ler de forma correta. Ensina técnicas de leitura para absorver o máximo possível de um conteúdo de livro. O autor ensina que existem diferentes tipos de leituras, como leitura, básica, analítica e sintópica. Nesse livro mostra a como ter uma leitura ativa por meio de questionamentos e perguntas para conseguir capturar a mensagem do autor e as partes essências do livro.

Renan Rocha 10/03/2020

Simples e direto.
Uma excelente leitura inicial.

Drumond91 23/03/2021

Livro prolixo, mas com propósito.
O livro é prolixo, cansativo, repetitivo (como eu na análise hehe), mas com um propósito bem definido.
O autor parece aquele tipo de professor chato, que quer que a gente aprenda o conteúdo, o que não quer dizer que seja um mau professor, longe disso.

Ler este livro depois de ter terminado minha graduação, faz com que reflita sobre meus erros e acertos durante os momentos de pesquisa sobre os diversos temas abordados na formação.

Miguel de Lima 03/03/2021

Recomendo para leitores iniciantes
Eu, como iniciante no hábito de ler diariamente, tirei bastante proveito do que foi abordado pelo autor.
Leitores veteranos já devem ter lido muito do que tem neste livro, mesmo assim vale a leitura.

LLana396 15/01/2022

Didático
Leitura para aperfeiçoar minha capacidade de leitura analítica de livros tanto técnicos como de entretenimento. Mto boa leitura, cheia de novos conceitos sobre a arte de ler, absorver e interpretar. Indico!

Lore 15/02/2021

Recomendo!
Livro super tranquilo de ler!
O autor se inspirou na obra " Como ler livros" de Mortimer Adler sobre os tipos de leitura ativa, seus passos/estágios, definindo-as e nos orientando de como realizá-las.
Para quem quer aprimorar ou aprender sobre essas estratégias e tipos de leitura, acredito que irá ler de forma mais lenta e anotando/destacando bastante, e tentando aplicar na prática, claro.
O que mais chamou minha atenção foi que a abordagem da leitura sintópica é primordial para os projetos de pesquisa, por exemplo, e a aplicação da leitura ativa (eu tava precisando muito aprender sobre).
Enfim, gostei bastante do livro! Desconhecia as estratégias de leitura, e espero que agora eu consiga ler e apreender melhor seguindo os passos e estágios das leituras ativas.
Niomar.Castro 16/02/2021minha estante
????