A mansão Hollow

A mansão Hollow Agatha Christie
Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - A Mansão Hollow

@vaisetratarleitora 06/11/2023

Primeiro romance desenvolvido por ela que foi bom
Dando continuidade ao meu projeto pessoal de leitura dos livros da Agatha Christie, chegamos ao seu 48º livro, publicado em 1946.

Sinceramente gostei bastante da trama. Talvez não seja o mais brilhante da Agatha e quando eu segui o instinto de desconfiar do óbvio (que eu tenho percebido que é algo que a Agatha usa bastante), eu acertei o assassino. Eu não sabia como, mas desconfiei e estava certa, o que me deixou muito feliz e mesmo assim o plot twist final me surpreendeu.

Achei essa história com uma vibe diferente das outras da Agatha e finalmente tivemos um desenvolvimento de romance que não foi estranho ou do nada. Primeira vez que gostei de um dos romances criados por ela.

Tive a sensação de que ficaram algumas pontas soltas, como o ódio do filho (que me deixou com vários pontos de interrogação na cabeça) que no fim acabou sem explicação, a leitura das cartas da filha que também ficou meio no ar a última explicação que não foi dada. Fiquei curiosa pra saber mais sobre esses pontos, acho que foi algo que ficou faltando.

Apesar disso, acho que é uma história que vale muito a pena ler e me prendeu super até o fim. Recomendo.
______________________________________________________________________

Pra quem não sabe, foi feita uma série dos livros da Agatha, várias séries na verdade, mas a maior foi a Agatha Christie's Poirot, onde foi adaptado boa parte dos livros dele. A série foi ao ar na Inglaterra entre 1989 e 2013, com cerca de 71 episódios. Ela é estrelada pelo ator David Suchet que faz uma caracterização magnífica do Poirot, tendo estudado minuciosamente o seu jeito para reproduzir.

Nem todas as histórias são bem adaptadas e eu estou assistindo conforme vou lendo os livros para não ter spoiler. Acho que você consegue achar todos os episódios no YouTube pesquisando pelo nome em português mesmo, mas é tudo legendado. De forma oficial, a série está no Prime Vídeo, porém não é disponibilizada no Brasil.

Esse livro foi adaptado no 4° episódio da 9° temporada, e por ser um livro completo, o episódio tem cerca de 1 hora de 40 minutos de duração.

A adaptação desse livro foi muito boa, me surpreendeu positivamente. Durante boa parte da história a sensação era de estar assistindo ao livro, o que é sempre muito legal.

Claro que por ter que resumir 300 páginas em 1 hora e 40 algumas coisas tiveram que ficar de fora e acho que nesse ponto a série pecou um pouco, pois existem detalhes pra entender o porquê alguns personagens agiram de uma forma ou de outra. Fora que o livro por ter uma visão "imparcial" dos personagens, retrata algumas coisas que eles pensam e sentem que te fazem entender melhor os motivos do crime e das pessoas envolvidas (ou te fazem ainda mais desconfiar de tudo e todos).

Achei desnecessário também aquela cena de sexo do nada, no livro fica subtendido o que acontece, mas desnecessário ser mostrado explicitamente dessa forma.

Além disso, mudaram quase tudo do desfecho final e acho que o original era muito melhor e teria sido muito mais surpreendente pros espectadores (pra mim que estava lendo foi, eu não esperava).

Apesar disso, a adaptação foi bem melhor que a média dessa série e sem dúvida foi bem legal assistir.

Pra mim a nota é 4/5.

Lina 04/11/2023

Que livro ruim
Aí gente, nunca comecei falando de um livro assim KKKKKKK.
Ahh, me decepcionei demais...pensei que este livro fosse bom por ser escrito por uma famosa escritora de suspense, mas me enganei. Não sei se comecei pelo livro errado, mas sei que não gostei. Achei a história rasa, o final bem previsível...tudo tão raso, meu Deus! Talvez o livro só não seja para mim, e tudo bem...mas o meu tempo eu acho que não recupero!

Giseli.LP.Zimer 31/10/2023

A avida e ?maluquinha? Lucy Angkatell reuniu seus amigos e sua família em sua casa no interior de Londres (como costumeiramente fazia) para o que ela imaginava que seria, mais um final de semana agradável e aplausível a todos. O caso é que ocorreu um terrível assassinato na borda de sua piscina. Quando John Christow seu convidado, marido de sua amiga Gerda Christow, fora assassinado no local todos os presentes na mansão tão logo tornaram-se suspeitos. Muitos tinham ?motivos? pessoais para tal feito, porém na cena do crime estava lá a esposa do falecido segurando uma arma (que mais à frente descobriu-se que não foi a que efetivamente saiu o disparo fatal) dando a entender que ela havia o matado. A história percorre vários caminhos e todos eles desviando a atenção de Gerda, todos pareciam suspeitos, mas ela era a que menos tinha ênfase para tal feito. Duas amantes do finado (Veronica Cray e a Sta. Henrietta Savernake) foram as que mais aparentaram serem autoras do crime, mas os demais não foram totalmente descartados. A história permeia também o romance entre Edward e Midge (prima de Lucy). O detetive Hercule Poirot é o pivô que se propõe a desvendar o caso (uma vez que ele presenciou a vitima agonizando quando chegou a mansão, onde ele fora convidado por Lucy para o almoço no presente dia. O detetive teve apoio do inspetor Grange. O caso parecia muito complexo e o mesmo fora dado por encerrado um tempo depois perante a justiça, portanto sem acusado. Porém em sua ânsia pela verdade Sr. Poirot não deu o caso por acabado. Sabendo ? ou percebendo - isso Lady Angkatell da ao detetive o que ele buscara (ou melhor, o ?conduz?) a verdade do ocorrido. O caso é que a impensável Gerda fora quem matou John, motivada por seu ciúme no ímpeto de sua angustia e incalculada ação. No final ela acaba morrendo com um ?veneno? que ela mesma põe no chá que seria para Henrietta. A verdade toda não veio a tona para que todos soubessem e sim se manteve (ao que deu a entender) entre Poirot, Henrietta e Lucy, onde as duas apenas queriam proteger a amiga da justiça dos tribunais. A autora da obra descreve o assassinato mais para o meio da trama, pois ocupa os primeiros capítulos fazendo alusão aos personagens, suas personalidades, características físicas, metais e comportamentais, bem como suas rotinas corriqueiras.

Caroline 31/10/2023

Péssimo
Personagens detestáveis, uma história lenta e muito ruim de avançar com detalhes triviais sendo mais o foco do que tudo. Antissemitismo explícito. Final fraco e bem tosco também. Só finalizei na força do ódio, pois a vontade era largar de vez essa leitura.

Thaisa 23/10/2023

Lady Lucy Angkatell e seu marido, Henry, serão anfitriões de um final de semana inesquecível em seu casarão, a Mansão Hollow. Entre os convidados teremos alguns familiares dos Angkatell, como Edward, Midge, David e Henrietta; um casal de amigos, o Dr. John Christow e sua esposa, Gerda; e, claro, o detetive belga Hercule Poirot.
Logo ao chegar na casa dos Angkatell, John se vê dividido entre as diversas mulheres de sua vida: a submissa Gerda, que sempre faz o possível para agradar o marido; a criativa Henrietta, com quem tem um caso há tempos; e Veronica Cray, uma ex-atriz que recusou John na juventude, mas se mudou para perto da Mansão Hollow para tentar um recomeço com ele.
Se esses relacionamentos já não fossem tão complexos, John é baleado e morre... E quem o encontra? O detetive Poirot, assim como também encontra Gerda perto do corpo, segurando uma arma. Mas será que a resolução desse assassinato é tão simples assim quando se tem uma casa lotada de suspeitos? Cabe à Poirot e suas células cinzentas desvendarem quem cometeu o crime.
Esse é um típico mistério de Agatha: um crime cometido em uma grande mansão, dinâmicas complicadas envolvendo familiares e amigos de longa data, uma vítima que tinha diversos inimigos ao seu redor, sentimentos aflorados nos personagens, escrita fluida e instigante, romances clichês e sem muita profundidade (algo que não me apetece), a presença da polícia e um detetive pronto para solucionar o caso através de depoimentos, inquéritos e investigações.
Há tempos não me sentia tão imersa em um livro de Christie - e acredito ser porque esse reúne aquilo que ela sabe fazer de melhor em sua zona de conforto.
Eu devorei essa obra, criei teorias, analisei o comportamento dos personagens, duvidei de seus álibis e acompanhei o desenvolvimento como se eu fosse a detetive, o que é esperado em um livro da Rainha do Crime.
Confesso que o final, mesmo evocando outras reviravoltas da autora, me surpreendeu por trazer uma certa melancolia e um Poirot mais introspectivo, tomando decisões mais emocionais do que racionais, mas adoraria ter tido a chance de vê-lo agindo mais, já que sua presença é pouco explorada... A própria Agatha se arrependeu de colocar o detetive nessa história e, mesmo ele sendo meu protagonista favorito, concordo com ela: não havia necessidade dele aparecer aqui.
Ainda assim, admito que adorei "A Mansão Hollow", não apenas por evocar outros enredos de mistérios tão conhecidos, mas por ter me deixado intrigada, chocada e surpresa com diversas reviravoltas!

Elie.Dupont 19/10/2023

Legal, mas o final...
A pior coisa dos livros da Agatha Chrisite é que, quando o final é ruim, ele geralmente estraga todo o resto do livro na nossa cabeça (cof, cof, Assassinato no Campo de Golfe). Aqui, eu acho que foi diferente. Mesmo o final sendo decepcionante e BEM apressado, eu não desgostei do livro. Os personagens (principalmente as mulheres, obv) são muito bons e peculiares, e tem várias ideias que são interessantes. Não é o melhor da Agatha Christie, mas não é o pior.

Juliaasmello 10/10/2023

Amei!
Que livro bom! Super fácil de ler.
Os personagens são extremamente bem elaborados e as peças se encaixam perfeitamente ao longo da história.
A melhor parte é imaginar o(s) suspeito(s) do crime e assistir o desenrolar da história.
Hercule Poirot jamais decepciona!
É um livro de escrita fluida e muito detalhada, tornando a história ainda mais real.
Amei e recomendo!

licinha 08/10/2023

Eu nunca tinha lido Ágata Christie na vida,mas achei esse livro na casa da minha vó e resolvi levar pra casa e ler.
No começo estava enrolando bastante para chegar até a casa onde aconteceria o crime,tanto é que quase desisti.
Quando eu descobri quem era tive vontade de rir da minha cara,já q suspeitei de todo mundo menos do assassino.
Muito bom 5 estrelas

Sarah724 04/10/2023

Senti falta de uma maior participação do detetive Hercule Poirot na investigação, mas ainda assim a história foi excelente. Durante a leitura, você consegue imaginar cada um dos personagens como o assassino.

Palloma 03/10/2023

Primeiro livro que li da Agatha e me apaixonei logo de cara.
É leve e me prendeu desde o começo, fiquei surpresa com o final!