A Mansão Hollow

A Mansão Hollow Agatha Christie
Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - A Mansão Hollow

Debora.Mello 22/10/2020

Super amei.
É o segundo livro que leio da Ágatha, e confesso que estou me apaixonando cada vez mais pela escrita dela. Tão solta e leve. Nesse em especial ela te dá todos os ângulos da vida dos personagens, pra você e analisando suas características e começar tirando suas conclusões, a escrita é tão boa que te envolve de uma forma que você tem que ser esperto pra não ir pelo caminho contrário e acabar errado nas suposições. Fico tão maravilhada quando acerto o(s) suspeito (s) da história que a vontade que dá é de devorar mais livros dela. Foi um ótimo livro.
mono.com.br 02/03/2021minha estante
Idem ??

Debora.Mello 04/03/2021minha estante
Q bom?

Biller 18/12/2022minha estante
Henrietta Savernake foi a minha primeira crush literária

Valen59 27/02/2024minha estante
Amei esse livro do início ao fim !

Wes 13/03/2022

"E quando cai um ídolo, não resta nada"
A luxuosa mansão dos Angkatell abrigará, neste fim de semana, convidados ligados, de alguma forma, entre si. Tramas envolvendo amor, herança e egoísmo resultarão no assassinato de um competente, apesar de desagradável, médico. Na cena do crime, a esposa deste médico é encontrada ao seu lado, segurando um revólver. Mas logo se descobre que a arma nas mãos de Gerda Christow não foi a mesma que matou John Christow. Então, o que rolou?

Bom... Este é o quinto livro que leio da srta. Agatha. Considerando esses cinco livros, percebi um padrão em suas obras: o começo é sempre lento e, por vezes, entediante. Mas esse livro, em particular, possui uma introdução MUITO chata. É o primeiro livro da Agatha que eu quase abandonei no início, mas já adianto que valeu a pena não tê-lo feito.

Apesar disso, a partir da página 50 (mais ou menos), o livro finalmente engata e melhora consideravelmente. E melhora ainda mais quando o assassinato finalmente acontece. Principalmente porque a vítima é um pé no saco, então sua ausência faz toda a diferença na história... Brincadeira, rs.

Em relação às personagens, existem algumas de personalidade forte (a tagarela Lucy Angkatell), outras de personalidade tão fraca que chega a dar pena (o caso da submissa Gerda). E existem as plantas: personagens que só estão na história para… o quê, exatamente? Nada. E infelizmente esse é o caso de Hercule Poirot, o belga icônico, o homem dos crimes. O Poirot não serve de nada nesse livro. Uma pena.

Quanto ao mistério em si, não diria que é tão previsível quanto vi dizerem em algumas resenhas. Porém, também não é muito difícil de se descobrir. Se você se concentrar na personalidade de cada personagem ao invés de se atentar nas diversas pistas que vão surgindo, conseguirá chegar perto do assassino. Na verdade, esse é o segredo desse livro; se atente na personalidade de cada um, e não nas circunstâncias.

Sobre o assassino em si, devo dizer que, mesmo tendo minhas suspeitas, achei que, no final, ele adotaria um ar mais vilanesco. Supus que essa personagem teria arquitetado tudo aquilo propositadamente e de forma maquiavélica, calculista, fria e inteligente. Me incomodei com a fraqueza do vilão. Mas esta é uma opinião mais particular. Não vou dar pitaco sobre os destinos que a Agatha escolheu para seus personagens…

De uma perspectiva geral, apesar do livro começar ruim, foi logo me prendendo e passei a gostar da história e dos personagens, principalmente da Henrietta, da Lucy, da Midge e do Edward. Gostei desse tom de romance que a Agatha adotou para esse livro, mesmo esse sendo o motivo para A Mansão Hollow ser uma das obras da autora com a avaliação mais baixa, em relação a outros.

Não me arrependi de ter lido, mas confesso que não sei se leria este livro de novo. Foi um bom passatempo, um livro razoavelmente bom, entretanto, não indicaria de cara para alguém que nunca leu Agatha Christie. Nota 3/5.

Inclusive, tem um filme baseado neste livro, que gostei bastante e recomendo para quem ler esse livro e gostar. Até o momento que escrevo essa resenha, o filme está disponível no Youtube.
caspaeletrica 03/04/2022minha estante
Poxa que pena que vc não gostou, eu gostei bastante desse :(

Wes 07/04/2022minha estante
Não que seja ruim, eu gostei na verdade. Mas em comparação com os outros que eu já li da Agatha, esse foi o mais inferiorzinho kkjkkk

resenhasdajulia 02/06/2021

Nesse livro conhecemos Lucy e Henry Angkatell, proprietários da Mansão Hollow, que estão se preparando para a visita de familiares e amigos. Lucy diz à sua prima, Midge, que está preocupada com os convidados que irão chegar, pois alguns são pessoas "erradas", e fala também que convidou o "homem do crime", Hercule Poirot.

O crime ocorre e Poirot, que acabara de chegar para o almoço, vê a vítima, o Dr. John Christow dar seu último suspiro, com sua esposa, Gerda, ao seu lado, segurando uma arma. Poirot acha a cena dramática demais, como se tivesse sido ensaiada para a sua chegada, e demorou a acreditar que era real.

Foi um dos livros da Agatha em que eu mais gostei dos personagens, individualmente. Acho que por isso que dei nota máxima, mas a história como um todo também é maravilhosa!

Victoria (Vic) 08/08/2020

Eu amo a Agatha, mas fiquei muito decepcionada com esse livro. Achei que demorou muito para a ação desenrolar, e apesar de gostar muito de uma boa construção de personagens, achei que teve muita coisa ?para nada?, porque achei extremamente previsível e algumas coisas ficaram rasas e mal explicadas. Além disso, Poirot estava irreconhecível e apareceu muito pouco. O ponto alto do livro para mim foi a Lady Lucy, uma personagem interessantíssima. Enfim, uma pena pois estava com altas expectativas...

bibia 26/06/2021

Sempre que falam "Agatha Christie" eu pensava que eram livros geniais e perfeitos já que literalmente todo mundo que eu conheço fala perfeitamente bem, mas depois de ler alguns livros dela, eu não acho isso??
Eu gostei muito da narração, do cenário todo no geral, muito bem feito. O assassinato até demora quase metade do livro porque tem informações importantes antes.
Mas eu não achei nada demais no final, como nos outros. É bom. Pretendo ler mais livros dela.
Ps: gostei demais de como mostrou os sentimentos do David, a inveja, o complexo de superioridade e a falsa autoconfiança.
Wagner47 26/06/2021minha estante
Esse definitivamente é um dos meus menos favoritos da Rainha do Crime (e li 40). Além de alguns contos, pra mim ele só fica na frente de Hora Zero. Acho fraco em muitos sentidos, mas principalmente na investigação. Acredito que daria pra substituir o Poirot facilmente pela Miss Marple

Flá 21/03/2022

Não regulo estrelas para os livros de Agatha Christie
A capacidade criativa da autora é indiscutível e admirável. A trama sempre toma um rumo surpreendente (são tantos detalhes e amarrações que mesmo suspeitando do final, sempre há algo na história que jamais passaria pela sua cabeça). A escrita é fluída e interessante.

Michela Wakami 27/11/2023

É incrível como a rainha do crime consegue nos enganar.
Nesse eu até desconfiei da pessoa certa, mas Agatha me conduziu para outros personagens com maestria.
E como sempre acontece, fui feita de trouxa.
Fabricio268 28/11/2023minha estante
É sempre uma honra sermos feitos de trouxas pela Agatha ?

Michela Wakami 28/11/2023minha estante
Verdade kkkkkk?

Livia Barini 28/11/2023minha estante
Ela sempre me engana também kkkk

Michela Wakami 28/11/2023minha estante
Livia a única vez que eu acertei, eram dois assassinos, acertei só um.????

Ique 21/02/2021

Qual dos integrantes da mansão Hollow cometeu o assassinato?
Muitas pessoas acabam não gostando deste livro devido a extensa introdução dos personagens que foram almoçar na mansão Hollow, o assassinato em si ocorre quase na página 100 (de 250) o que pode deixar a leitura arrastada. Concordo em partes, eu gostei muito do trabalho da autora para a criação e desenvolvimento dos personagens, sendo até mesmo um diferencial comparado a outros livros. A aparição do detetive Hercule Poirot foi extremamente tímida e um tanto desnecessária (como a própria Agatha Christie disse certa vez), embora ele resolva o mistério o caso poderia ser desvendado pela própria equipe de investigação. O caso em si foi muito interessante, gostei de tentar desvendar qual integrante da mansão Hollow cometeu o crime e quando a verdade veio à tona fiquei um tanto surpreso e pensei: "é óbvio, como não pensei nisso?". O livro em si é muito legal, me apeguei bastante aos personagens e todo enredo, mas ele poderia ter sido um pouquinho melhor.. Vale a pena ler, é uma leitura rápida e divertida :)

Marghani 29/02/2024

Expectativa tava alta ;-;
Simplesmente eu estava com TANTA expectativa, mas me decepcionou muito.
Os personagens desinteressantes nn me cativaram. Não sei se recomendo kkk

(Já disse que amo os casais da Agatha?)

Sofia.Cerbasi 26/11/2023

Não é um dos meus preferidos da Agatha, mas ainda é muito interessante. Gostei bastante dos personagens, principalmente das mulheres. Senti falta do Poirot nesse livro, achei a participação dele pequena. O desfecho me deixou com cara de palhaça...

Thânia Deak 27/05/2021

A Mansão Hollow
Como sempre nossa querida Ágatha nos surpreendendo. A cada pista um novo suspeito. Simplesmente maravilhoso ?

Stefane18 13/05/2022

será esse o pior livro da Agatha?
sem palavras pra descrever tantos personagens intragáveis, com excessão do poirot é claro.
um livro extremamente arrastado com um final um pouco previsível e muito chato, já li alguns livros dela e nenhum foi tão ruim quanto esse, espero que esse seja o pior, pois não quero me decepcionar novamente.

Lari Cabral 27/03/2021

Um livro da Agatha que não parece da Agatha
Meu Deus esse livro é muito exótico kksksks
Eu até diria que esse livro como produção da Rainha do Crime é ótimo e não surpreende ninguém, mas mano nãooo skskksks Esse livro é distinto de tudo que eu já li da Agatha, e isso não o torna ruim, na verdade ele é interessante demais.

Tá, mas por que é diferente do que a Agatha normalmente faz? (é tudo a minha opinião tá gente? Minha percepção e experiência com a autora)
O foco do livro não é o mistério, sim pasmem, um livro da Agatha Christie que não tem como foco o mistério, nem a trama! O foco do livro é as relações pessoais, a personalidade dos personagens, a peculiaridade da família que habita a Mansão Holow, quem são eles e até onde eles podem ir, o mistério surgiu por relações pessoais e se desenvolveu até o final com base neles.

“(...)
- Procuram coisas assim, e às vezes encontram. Mas as verdadeiras pistas, srta. Savernake, num caso como este, geralmente são encontradas nas relações pessoais dos envolvidos.
- Acho que não entendi muito bem.
- Pequenas coisas – disse Poirot, a cabeça jogada para trás, os olhos semicerrados. – Não cinza de cigarro, ou a marca de um salto de borracha, mas um gesto, um olhar, uma atitude inesperada...”

Outra coisa superinteressante no livro são os personagens, um mais icônico que o outro. A Lucy Angkatell que mulher fascinante, Verônica Cray totalmente excêntrica e orgulhosa, John Christow vivaz, insaciável, insatisfeito e tóxico (esse último é bem a minha opinião, não gosto do personagem ksks), Gerda Christow, uma mulher submissa e lenta, entre outros. Porém tem uma personagem que eu gostei demais, Henrietta Savernake, uma artista, apaixonada pelo que te encanta, leal, independente, cheia de retitude, cheia de talentos, ótima em diálogos. Eu ouso dizer que uma das personagens da Agatha mais desenvolvidas e das quais eu mais gostei.

“- Ela não mudou nada desde menina, só que às vezes eu acho que esse hábito está crescendo nela. Quero dizer, ela não percebe que existem limites. Ora, acho até Midge – parecia se divertir -, que Lucy escaparia impunemente de um crime!”

A única coisa que me incomodou no livro é que senti que o mistério não foi muito bem desenvolvido, o/a culpado/a não é tão surpreendente, e não senti que houve um bom desenvolvimento como em outros livros da Rainha do crime.

Mas em contrapartida foi o primeiro livro dela que vi um desenvolvimento de relações pessoais, é interessante esse novo âmbito escolhido pela Agatha, muito bem executado inclusive.

No mais, recomendo como sempre, não é um dos melhores da Agatha e nem o livro que recomendaria para começar a autora, mas pra quem já conhece, o que está esperando para enfim adentrar o interior da Mansão Hollow e observar seus habitantes uma tanto...incomuns?

Mi Rubin 19/03/2021

Um romance policial bem clássico, com mais drama e menos suspense.

Só li alguns livros dela, e esse foi o primeiro nessa pegada. E confesso que senti falta de uma trama mais intrincada de fofocas e intrigas, confesso :)

Mas é uma narrativa que prende e te faz duvidar de todo mundo, sem exceção. Te dá possibilidades de muitas teorias, e é claro, te pega na curva e te faz de trouxa.

Esperava um pouco mais do final, mas foi bom.

* p i e t r a* 07/05/2021

Acho que uma das coisas que mais me incomodou nesse livro foi o fato do Poirot estar muito deslocado, tipo, a história funcionaria perfeitamente sem ele, tanto que na a Agatha falou na biografia dela que se arrepende de ter colado ele nesse livro. Então eu senti muita falta do Poirot fazendo realmente algo, e principalmente os interrogatórios com os suspeitos que eu tanto amo. Assim, o livro obviamente é bom porque foi a rainha Agatha que escreveu (vamos fingir que Os Elefantes Não Esquece nunca existiu ?), mas ela tem melhores. Eu amei a Lucy e a Henrietta, o John é um vagabundo.

??SPOILER??

Agatha novamente me enganou com a técnica de fazer um crime parecer muito óbvio e que só tal pessoa é o assassino, depois ela enche de pistas que provam que várias outras pessoas são possíveis culpados e provas a favor da pessoa que você desconfiava no começa, pra no final ser a pessoa que você achava que era mas depois descartou, como em Morte no Nilo. Mas achei meio bléh a Gerda ter matado o marido, tipo, foi bem básico, esperava um pouco mais da Agatha. Mas uma coisa que amei foi a arma verdadeira escondida dentro do cavalo de argila que a Henrietta fez e que por remeter ao cavalo de troia (que em seu interior foram escondidos soldados gregos).
Suzy 07/05/2021minha estante
Deu vontade de ler a Biografia agora. Ja tinha planejado ler mas fiquei com preguiça

* p i e t r a* 07/05/2021minha estante
eu nunca li na vdd kkkkcrying, mas eu vi gente dizendo q ela escreveu isso. na vdd eu morro de vontade de ler a biografia dela mas falam q tem um spoiler bem pesado de o assassinato de Roger Ackroyd que ela basicamente fala quem foi o assassino, e como falam mto bem desse desse livro eu quero ler antes

Suzy 07/05/2021minha estante
Faz sentido. Nesse caso é melhor eu ler todos os livros antes, mas são mais de 50 ??