Me chame pelo seu nome André Aciman

Resenhas - Me Chame Pelo Seu Nome

fab 29/04/2024

Um olhar adolescente sobre o amor
Vá com a expectativa do olhar de um adolescente que está se apaixonando pela primeira vez, caso contrário você achará a leitura massante. o livro não fica tão ruim se você for com esse olhar e ter paciência. fã ou hater? cenas dos próximos capítulos

Ayumi.kimura 29/04/2024

Assisti o filme e amei e acabei indo atrás do livro, que também foi um maravilhoso, um romance daqueles que nos deixam com vontade de se apaixonar, de viver a história. Com toda delicadeza e sem grandes tumultos o livro em nenhum momento chega ser monótono. Vale a leitura.

vinizambianco 27/04/2024

[I have loved you for the last time. Is it a video? Is it a video?]
Finalmente tive o prazer de ler Me Chame Pelo Seu Nome, depois de quase um ano do lançamento do filme, e confesso que muito da perspectiva que tive ao ler o livro foi a maneira como estava me sentido no momento.

O livro conta a história de Elio, um jovem na fase do amadurecimento adulto, e Oliver, um estudante de pós-graduação que é convidado a passar algumas semanas na “casa de campo” dos pais do Elio na Itália durante a década de 80, durante essa estadia, um avido romance se inicia entre os dois.

Um dos maiores pontos fortes do livro, é a maneira como o autor consegue usar descrições para causar sensações no leitor, muito do livro são pensamento do Elio e muitos destes são descrições do que está acontecendo e a maneira como ele enxerga aquilo, desde o clima opaco e quente da cidade, até os detalhes dos pés do Oliver, fora que muitas cenas em que o cunho sexual é colocado em detalhes cotidianos, como por exemplo a abertura do ovo cozido.

O que estragou o livro para mim foi o modo como estava me sentido ao ler ele, as primeiras cem páginas foram tão maravilhosas que me levou horas para ler, em contrapartida o restante levou dias, tudo isso por causa de uma paixonite de verão, o que o amor não faz não é mesmo.

Em suma, o livro surpreendente pela maneira que é contado apesar de uma história bastante clichê, os personagens são relacionáveis e em vários momentos você quase sente o vento quente da Itália nas bochechas, é como dar uma mordida em um pêssego em pleno inverno, gostoso, mas não tanto quanto mordê-lo no verão.

Halsin 25/04/2024

É uma pena que tantas pessoas ainda tenham tanto tabu com sexo e não conseguiram apreciar essa história da maneira que ela merece.

A escrita do autor é genial, ao ponto da gente se sentir na Itália lendo qualquer trecho do livro. Ela não é nem um pouco cansativa, mesmo levando páginas e páginas apenas descrevendo um sentimento específico.

As cenas mais conhecidas, como a do pêssego, tem um significado maior que
eu so consegui entender lendo o livro. Tudo tem um significado e isso é maravilhoso. A cena da conversa entre o elio e o pai dele ?

Romance de qualidade, 4 estrelas

luiza1289 25/04/2024

Meu livro favorito.
Não existem palavras que consigam expressar o quanto eu amo esse livro.

O autor consegue fazer com que você faça parte da história. Vc sente toda a atmosfera do livro, é como se vc fosse o Elio enquanto lê.

Já li esse livro umas 3 vezes e é sempre como se fosse a primeira vez. Acho que vai ser difícil encontrar um livro que faça esse deixar de ser o meu favorito. amo amo

Gabriella756 22/04/2024

Me chame pelo seu nome
Que livro sensacional, ele tem uma narrativa que te prende e que traz uma identificação com o leitor, você fica confuso, chateado, melancólico e sentindo um pouco de tudo o que o protagonista Ellio sente. Faz algum tempo que não leio um livro de romance com tanto gosto como li esse, agora eu entendo a fama que esse livro carrega.

wesley_fndes 21/04/2024

Bem ok
Comecei a ler pois imaginei que o livro seria melhor que o filme e que acrescentaria mais na história como geralmente é, mas foi o contrário
A história prendeu bastante no começo, a forma como o autor descreve os lugares, principalmente o verão e o clima da Itália é bem imersivo mas com o tempo o livro fica cansativo.
Elio o tempo todo diz algo e se refuta no mesmo instante, totalmente bipolar, uma hora ama outra já não se importa com mais nada isso toda hora acaba sendo irritante.
Mas apesar de tudo o livro foi a base pro filme que gosto bastante, as cenas icônicas do pêssego é bem legal. Só achei que mais estava entediado lendo do que me divertindo do meio pro final. O filme pra mim foi uma experiência bem melhor apesar de não ter explorado o futuro deles e ter encerrado a história antes do último capítulo.

Luiz Fernando 20/04/2024

Posso dizer que Me Chame Pelo Seu Nome não é um dos meus livros preferidos, mas não posso dizer que não me identifiquei em nenhum momento.
Por alguns dias, durante a leitura desse livro, eu era Elio, estava na Itália, e era verão. Como a mente de Elio é tão detalhada me fez não só me sentir como ele, mas compartilhar muitos pensamentos, desejos e principalmente dúvidas. Na verdade, compartilhamos muitas mais coisas, a juventude, o amor pelo verão, a sexualidade e principalmente o medo de não dividir a vida com quem realmente queremos.
Como posso começar a falar da ambientação deste livro. Se eu já ansiava conhecer a Itália, agora anseio muito mais, a precisão não só de detalhes, mas também de sensações me fez sentir como se já tivesse visitado Roma e até mesmo passado o verão em B.
Deste livro quero carregar para sempre uma única frase, que irei repetir para mim mesmo sempre que estiver perdido, ?Se não depois, quando??, espero assim jamais viver uma vida onde se arrepende de não ter dito uma ?vida paralela?.

Lis 18/04/2024

Cmbyn
Eu assisti primeiro o filme né, ai eu amei ele e chorei que nem uma desgraçada(obs: de madrugada). ai da segunda vez que eu assisti, com minha amiguinha, eu falei "preciso ler esse livro". mano, é incrivel. eu amei que nem o filme, achei umas partes estranhas, mas é uma maravilha. chorei com o livro também, acho que até mais com ele do que com o filme. eu amo ambos, eu amo "me chame pelo seu nome".?

Manuzit 17/04/2024

A escrita do livro é perfeita, como o Elio fala sobre seus sentimentos é incrível. Uma frase desse livro que sempre vai estar marcada na minha cabeça pra sempre é "É melhor falar ou morrer". Eu simplesmente amei o final, o jeito que o tempo passa e as coisas acontecem deixa tudo perfeito, gosto de como as coisas aconteceram no livro. Foi um grande pecado o filme não ter mostrado o final inteiro.

Tonimaco 16/04/2024

Q livro ruim plmds, Elio parece um adolescente no cio e o Oliver um inconsequente. Nota dó. Além de todo o "friofo" doce sem sentido. Gostei da forma filosófica q tudo é narrado mas pelo amor de Deus

Ester368 13/04/2024

Uma leitura mais do que inspiradora sobre um amor tão bonito, real e irreal ao mesmo tempo. Até hoje "Cor Cordium" roda na minha cabeça, decidi terminar de ler esse livro na praia,na esperança de sentir pelo menos um pouco da descrição do interior da Itália que o Elio descrevia, tem um espaço no meu coração esse livro.

AneCat 12/04/2024

Me chame pelo seu nome
Eu nem ia falar nada sobre esse livro, porque comecei ano passado e só consegui terminar hoje. Então só estou aqui para falar que, esse livro me deixou um vazio, não sei explicar. Não esperamos que todos casais lgbt do séc XX fiquem juntos, mas as palavra do Elio, todo que ele viveu, passou, sentiu pelo Oliver. Eu não me lembro bem, mas tenho quase certeza que em nenhum momento ele usou a palavra amor, nunca disse que ama o Oliver. Eu entendo. Mas tudo que ele viveu e sentiu é o mais puro e belo amor. O final do filme já me deixava triste, mas o final do livro acabou comigo. Estou de verdade, triste. Agora não sei se começo outro livro, ou se fico chorando a tarde inteira kkkk
P.s.: terminei o livro ao som de lights are on, Tom Rosenthal. O que me leva a ficar mais triste ainda.

?Quando estiver prestes a fechar a porta do táxi, só desta vez, vire para mim, e, como fez naquela vez, olhe nos meus olhos, sustente meu olhar e? ? Me chame pelo seu nome.

karoline53 11/04/2024

?me chame pelo seu nome que eu te chamarei pelo meu?
Track 17, visions of gideon.

Elio e oliver duas gays problemáticas mesmo que eu tenha passado o livro todo torcendo por eles, e no final me acabei de chorar que ódio.