O ensino de filosofia e a lei 10.639

O ensino de filosofia e a lei 10.639 Renato Noguera

Resenhas -

Jogute 20/11/2023

Importante
Um trabalho perto de completar 10 anos, participa de uma luta com uma história incalculável. Me foi essencial pensar a formação de professores de filosofia à luz das considerações do prof. Nogueira, enquanto ainda estou cursando a licenciatura. Um debate que tem perdido o status de nicho e ganhado cada vez mais atenção, cenário diferente do diagnosticado à época de lançamento do livro, mas ainda tímido em relação à importância do tema, e da adesão dos cursos à essa instrumentação, necessaria para lidar com a obrigatoriedade da importante lei 10.639. Fora isso, uma escrita fluida e bastante direta, as referências bibliográficas são um levantamento precioso! Busquem se aprofundar nos assuntos debatidos, recomendo a todos os meu colegas!

Camila.Nunes 07/06/2022

Filosofia para todos
O autor Renato Nogueira disserta neste livro sobre a introdução da Lei 10639 nos currículos escolares, que trata da inserção do ensino da filosofia afrodiasporica. No entanto, o que se propõe ser um estudo acadêmico, se torna bem didático para uma pessoa leiga em filosofia como eu. Pude entender que ao estudarmos a filosofia africana, afro-brasileira, amerindia e de outros povos colonizados, podemos inserir outras realidades de conhecimento que não sejam os conhecimentos de filosofia grega ensinada como única. O colonizador quer que desconheçamos a história de outras realidades que não sejam as deles, e reduzir a história da filosofia apenas a filosofia europeia ou norte americana é um erro. Ou melhor, é negar a existência de outras realidades.