Dante

Resenhas - Dante

1 | 2 | 3 | 4

Debbie Santos 24/03/2020

Resenha e-book Dante para Skoob. Autora parceira, Tici Pontes
" E a loucura é até um pouco atraente, ela nos permite ter a liberdade de fazer e ser o que quisermos."

O livro Dante é uma narrativa New Adult cativante e envolvente. E também, é um livro narrado em terceira pessoa, cujo expõe o ponto de vista e sentimentos dos personagens principais na trama, assim com o Dante e a Angel e o melhor amigo de Dante, Benjamin.

Resumindo, Dante é um homem adulto de 27 anos, bonito e bem-humorado. Contudo, ele é egoísta e autodepreciativo e sofre de Transtorno Bipolar, doença em que ele coloca a culpa sobre tudo e acaba surtando nos momentos de dificuldades em sua vida. Certo dia, ele tem um encontro inesperado com uma jovem inteligente de cabelos cor de fogo e super geniosa. Como resultado, tudo isso, garante um encontro marcante e explosivo entre ambos. E com direito a um belo banho de chá gelado e muitos insultos! Embora, nada tão grave para gerar um processo ( risos).

Logo em seguida, Dante não consegue mais tirar Angel da cabeça. E diz que ela é " seu anjo". Porém, tirando o fato inegável e presente de sua doença e sua constante negação em se tratar e arrogância por querer controlá-la sozinho, sem seus medicamentos e acompanhamento prossifional psiquiátrico. Tudo pode terminar em um imenso e irreparável desastre. E o pior, ferir as pessoas estimadas a sua volta.

Ademais, achei ótimo assistir ao desenrolar dos altos e baixos episódios de Dante e a evolução dos protagonistas. Principalmente, a evolução do Dante. Desde o péssimo relacionamento entre ele e o pai ao forte sentimento de insatisfação com seu trabalho.
Em vista disso, outro ponto positivo da obra é quando o protagonista se permite descobrir que a doença dele não é sua maior inimiga. Pois, seu pior inimigo é ele mesmo.

Além disso, gostei do livro não girar única e exclusivamente em torno das cenas de sexo, mas apresentar um conteúdo que vai além disso. Por este motivo, vale a pena ressaltar o fato dessas cenas estarem bem escritas e nenhum pouco vulgares.

Enfim, eu descreveria esse livro como intenso e profundo. Acredito que a escritora soube desenvolver excelentemente esse enredo. Consequentemente, temos uma leitura fluída e viciante. Porque prende o leitor do começo à conclusão de cada um dos capítulos. Já que cada sequência dos acontecimentos nos deixa com vontade de ler mais dessa história. Penso que, contém um desfecho arrebatador e emocionante. Então mesmo sendo um final clichê do gênero, irá agradar ao leitor. Super recomendo!

Gostou? Confira outras resenhas exclusivas e encontre sua próxima leitura lá no Blog Arte da Literatura.
Link do blog na bio.

site: https://amantedaartedaliteratura.blogspot.com/

AutoraEugeniaHaensel 19/10/2020

Maravilhoso
Dante é o meu bipolar favorito.
Ele as vezes parece meio rude e culpa sua doença, mas de fato, essa doença o deixa bem instável

Mari Canan 04/09/2020

Viagem incrível
Há muito tempo que este livro estava na minha biblioteca esperando para ser lido. Então ao cogitar a ideia de ler Benjamim, pensei que seria a hora de ler Dante primeiro.
E devo confessar que este livro me pegou de tal maneira que só parei quando li a última página.
Dante tem transtorno bipolar, o que o faz sofrer muito, mas em contrapartida é um cara que tem um coração enorme e faz de tudo para ajudar quem ele ama.
Encontrar Angel foi a luz que ele precisava em sua vida.
Passaram por provações enormes para que enfim pudessem ter o seu feliz para sempre.
Em meio a toda confusão que era a sua mente, se redescobriu, se reinventou e sim buscou ajuda para que ele pudesse em primeiro lugar se sentir bem e se aceitar para só aí encontrar a felicidade ao lado de Angel.
Disse lá no título que foi uma viagem incrível pq me vi em várias situações que ambos passaram.
Revisitei meu passado, revivi dores que a gente sabe que diminuem mas nunca param, me identifiquei com a luta entre a mente, o corpo, a razão e a medicações. Senti saudades de pessoas que já se foram.
Foi impossível conter o choro durante quase toda essa leitura.
A autora expõe situações conflitantes e difíceis de lidar de maneira extremamente delicada, com uma maestria incrível.
Sua escrita é limpa, de fácil entendimento e a leitura flui de tal maneira que te envolve plenamente.
Enfim, acho que tudo tem sua hora e a maneira certa de acontecer, percalços todos passamos, mas a caminhada se torna mais fácil e leve quando encontramos a pessoa certa para caminhar ao nosso lado.
E assim foi com Dante, que com suas imperfeições, com a sua luta interna, com seus demônios encontrou a sua metade. Aquela que compreendeu o seu lado "louco", ajudou-o a se compreender e se reerguer, preencheu o vazio que ele carregava no peito.
Jis Rocha 04/09/2020minha estante
Dante é incrível.

Fabiana 30/04/2020

Entre a euforia e depressão
Dante de Tici Pontes 5??
Dante luta diariamente com ele mesmo, o gatilho foi provavelmente morte de sua mãe. Após o enterro  ele teve sua primeira crise de euforia e sua primeira internação. Foi diagnosticado com transtorno bipolar 1, alterações entre euforia e depressão.
Em uma de suas crises de euforia ele conhece Angel, quando ele estava tentando furar a fila e ela como toda baixinha é invocada não permite e o coloca em seu lugar. Dante sendo Dante se encanta de primeira,  ela trazia a paz no meio do caos que era a sua vida.
Esse casal passou por muitas e muitas provações, Angel lutou e recuou no momento certo. Tudo o que aconteceu com eles de bom ou ruim, teve um propósito maior.
Dante teve uma rede de apoio incrível, seu melhor amigo Benjamin, lutou bravamente ao seu lado e foi seu anjo da guarda. Seu pai fez o que ele achou o que era certo, em uns momentos errou tentando ajudar. Mas foi um super pai.
*Leiam também o livro do Ben.

?A doença mental não adoece somente o doente, mas toda família e amigos.?

Simplesmente não dá para acreditar que esse é o primeiro livro da Tici, ela escreveu esse livro com embasamento, expondo as dificuldades tanto para quem sofre do transtorno bipolar, como também a família e amigos. Amei ler esse livro e também aprendi bastante, a leitura foi muito agradável e os personagens cativantes, principalmente Benjamin. Não aguentei e já li o seu livro e fiquei encantada com o casal.?

Esse livro é do desafio #dl2020igsirmãos de ler o primeiro livro de um autor.
#livros #Vempralivraria #dêlivrosdepresente #ficaadica #livros #Dante #TiciPontes #bibliofilia #desafioliterario #romance #KindleUnlimited #bipolar

Bia Pupato 18/01/2023

Dante me conquistou
Não me lembro de ter lido um livro abordando o transtorno bipolar dessa forma. Achei uma leitura forte, pelo assunto tratado, mas ao mesmo tempo fluída. Em alguns momentos o sofrimento de Dante é palpável e realmente me comoveu.

O que mais me marcou nessa leitura foi a aceitação, enquanto o Dante encarou sua doença como zona de combate, brigando contra si mesmo só gerou sofrimento para ele e quem o ama. Mas a partir do momento que ele realmente aceita a doença as coisas melhoraram.

Aline Zuim 22/02/2020

Descortinando o transtorno afetivo bipolar
Gostei muito da leitura, de ver a descrição da realidade de uma pessoa com transtorno bipolar, de ver suas lutas diárias, luta pra ficar bem, pra ser uma pessoa melhor. Valeu muito a pena. Fora a escrita da autora que é perfeita.

Silvia.Souza 07/01/2018

Um bom livro...
O livro é muito bem escrito. Mas não gostei do Dante desde o início da história. Ok, ele não tem culpa pelo problema que tem mas é culpado por ter decidido não se tratar. Simplesmente um cara totalmente incoveniente, grosso e irresponsável que de tão egoísta não percebe o mal que faz para as pessoas por não se tratar. O amigo Benjamim é um santo, coitado, aguentando tudo e ainda assim sem sair do lado de Dante. Apenas por não ter gostado do personagem tirei um estrela... As quatro estrelas dadas foi pela ótima escrita...
Karina Oliveira 15/01/2018minha estante
Odeio o Dante e a Angel. Ok ele tem um problema, mas me pergunto de todo o egoísmo, falta de educação e a forma abusiva como ele conduz o relacionamento, podem ser justificadas somente pelo transtorno. Estou na metade do livro e ainda não vi nada que me leve acreditar que é tudopor causa da doença. Odeio a Angel pq ela é completamente complacente. Aff

Silvia.Souza 16/01/2018minha estante
Concordo com você...

Ellen - @anotacoesliterarias 22/05/2018minha estante
Acabei de ler e concordo com vcs. Só gostei do Benjamin, me identifiquei com ele. Convivo com um Dante e é bem assim, é egoísta e usa a doença como desculpa p tudo.

Vanilza1 16/08/2020

Superação
Dante é um livro de superação adorável, gostei muito da leitura ,a autora soube tratar muito bem o assunto sobre a bipolaridade.
Os personagens são adoráveis principalmente Benjamin um amigo fiel que aguentou muitas crises de Dante e permaneceu fiel ao amigo.
Angel conheceu Dante numa cafeteria num dia em que ele estava em um dia sem crise e calmo ,porém devido ele ter furado a fila ela simplesmente pirou e jogou chá gelado na cabeça dele kkkk
Ao invés dele se irritar ele se apaixonou por ela que foi a peça principal na vida dele.
Se preparem para rir,sofrer e chorar com a estória dos dois pois é realmente triste ver Dante tentando ser uma pessoa melhor por ela e falhando miseravelmente devido a sua teimosia de não levar seu tratamento a sério.
Ele precisou perder a mulher que amava para se convencer que o médico dele tinha toda razão quando disse que ele tinha que se tratar por ele e não por ela ,qnd enfim ele perdeu a filha Valentina aí sim ele aceitou que precisava realmente do tratamento para ter sua vida nos trilhos e conseguir sua amada de volta .
E foi lindo e emocionante ver Dante e Angel juntos tentando aprender a viver juntos e conviver com bipolaridade.
Amei o final da estória e super recomendo a leitura.

danda 30/10/2020

Uma história que poderia ser/acontecer comigo,com um amigo,com qualquer pessoa.Primeiro livro que li dessa autora,gostei da narrativa.Ja partindo pro próximo dela.

Rafaela748 16/10/2022

Conhecimento.
Eu ameiiiiii. Confesso que não entendia muito sobre o transtorno, óbvio que na obra não está escrito todos os prós e contras ou todas as manifestações da doença mas, nos ajuda a aprofundar e entender um pouco mais sobre como é a realidade. Não tem como não se apaixonar e é claro, sentir aquele misto de emoções de quando a gente ama a história, de quando ela impacta a gente.

Livrospamor 23/03/2021

Resenha se encontra também Instagram livros.pamor
Gosto de livros que abordam algum tipo de transtorno ou doença mental. É um tema delicado que nem sempre é abordado de forma correta. Achei interessante a forma que a autora mostrou as situações vividas pelo personagem de Dante, principalmente a fase da euforia. Só gostaria que mostrasse a mesma descrição na fase de depressão. Mas nada que desabone o livro. Gostei de como foi abordado o quanto a família e/ou amigos são afetados pela condição, já que muitas vezes o paciente fica completamente incapacitado para certas atividades.
O amor de Dante e Angel se mostrou forte , e apesar de todos os problemas enfrentados pelo casal, se mostrou firme e forte .
Me emocionei muito em uma das cenas por ter vivenciado com uma irmã e posso dizer que ter o apoio familiar é fundamental.

Juliana @raizdeumlivro 11/06/2020

DANTE
Dante foi identificado com Transtorno Bipolar após perder sua mãe, o que desencadeou os primeiros sinais de bipolaridade, Agora com 27 anos, ele convive com essa doença, mas é um pouco receoso em relação aos medicamentos. Pois acredita que ele consegue ter controle da situação sem a ajuda dos mesmos. O que acaba o deixando às vezes na corda bamba. Mesmo com essa fase difícil de sua vida, isso não o impede de se apaixonar. Ele conhece Angel em uma cafeteria, e em vez de conseguir o número dela no final do encontro, ele recebe um chá gelado em cima da cabeça? Mas essa pequena ruiva abalou o coração de Dante, e ambos passaram por muita coisa antes de firmarem a relação.
O livro foca em demonstrar como a bipolaridade afeta a pessoa, o convívio e como afeta também as pessoas que estão ao redor. E essa é uma situação que vemos bastante no livro, tem algumas cenas que foram de arrancar o coração (pegando o lencinho). Podemos visualizar a batalha interior que Dante enfrenta por causa de seu trasntorno. As mudanças de humor, sentimentos negativos, ansiedade... Dentre outros. Dante é um personagem bem intenso. Percebe-se também que ele é muito teimoso (muitoo), o que acaba causando algumas situações desfavoráveis ou brigas. Vemos a luta diária dele contra os próprios pensamentos, não sabendo se eram os seus sentimentos ou o de sua bipolaridade. A amizade entre ele e Benjamin é linda. Sempre que ele precisava, Ben estava lá para ajudá-lo. Confesso que foi meu personagem favorito do livro. A relação entre Dante e Angel foi de altos e baixos, uma montanha russa para se dizer. Mas, como casal eles aprenderam muito um com o outro com tudo que passaram. Não foi fácil, é claro. Não cheguei a shippar o casal, mas reconheço ao longo da história o quanto eles amadureceram.
Um livro envolvente e emocionante que nos faz compreender de uma forma diferente sobre a bipolaridade. A autora foi totalmente fiel ao tema abordado, nos fazendo ter uma idéia de como funciona a mente e os sentimentos de uma pessoa com transtorno bipolar. E se você precisa de ajuda, não guarde apenas para si mesmo, converse, tente se entender e procure ajuda. Bjs

Eduardo.Carvalho 30/07/2019

Resenha - Dante da Tici Pontes
Nunca tinha entrado em contato com detalhes como é descrito no livro de alguém com bipolaridade assim tão aflorada. Dante alterna demais bons e maus momentos. Não se acerta em nada na vida e ainda tem muitas dificuldades de relacionamento. Seja com pessoas do sexo oposto e também com seu pai, já que a mãe morreu de um acidente de carro quando ele era pequeno.

Angel conhece ele numa fila da cafeteria quando ele entra e tenta meio sem noção furar a fila. Ele estava naqueles dias de alto astral e ela que parece naquele momento ser bipolar, porque sai de si pela furada de fila. Só que esse encontro inesperado rende muito bons frutos para os dois, porque Angel consegue ocupar um lugar de destaque na vida de Dante com seu amor e cuidados.

Mas Dante, como muitos que sabem que são bipolar mas não conseguem se aceitar, em determinados momentos, deixa de se tratar com os remédios e apoios médicos. Mesmo tendo um amigo incansável que mora com ele e o aguenta, até nas piores crises, Dante passa por maus bocados e faz com aqueles todos a sua voltam sofram. Quando a crise vai embora, só resta para ele pedir perdão e desculpas.

O livro é muito bem escrito e mostra que o amor, mesmo pouco provável, pode e deve prevalecer... E que pessoas com bipolaridade, sendo tratadas e acompanhadas, podem ser felizes e constituir uma família, ter amigos, trabalhar, etc.

site: www.euachoparavc.com

Claudia Paiva 21/03/2021

Gostei
Gostei da história de Dante e sua Angel, embora tenha estranhado a forma como foi narrada a , mudando de personagem narrador a todo instante, no meio da página, pensamento e acontecimentos.
Foi muito bom entender um pouco como é confusa a cabeça de pessoas com transtorno de Bipolaridade. Gostei muito da Angel que não tem nada de preconceito e as formas de encarar a vida. Recomendo!

Marcia livros.e.musicas 15/06/2019

Impactada. Sensacional
Li esse livro por indicação da parceira @piclivros .
Identificação com o tema.
Sou bipolar e gosto de livros que abordem o tema. Deixo claro aqui que existem graus de bipolaridade. O meu caso é um grau bem mais leve do que o do personagem. Mas nem por isso deixei de ter alguns problemas, e já ouvi de algumas pessoas que eu não era normal.
Quotes de maior identificação. .
" Algumas vezes sinto saudade da minha euforia, porque ela faz eu me sentir poderoso, especial e único. "
. . "Hoje eu sei que eu preciso ficar bem, por mim. Se estiver em harmonia com meus sentimentos pessoas ao meu redor também estarão."
___________________

Dante foi diagnosticado como bipolar após a morte de sua mãe. Seu pai não soube lidar com a doença e acabaram se distanciando.
Ao se demitir de seu emprego foi a sua cafeteria predileta e conheceu Angel. Sentiu que ali nascera algo que nunca sentira. Mas seria ela capaz de se relacionar com uma pessoa com transtorno mental e tanta instabilidade?
Angel aceitou namorar Dante e ele achava que ela era seu ponto de equilibrio.
Dante tinha um grave problema: não aceitava a medicação que o deixaria mais estável. Ao se sentir melhor achava que seria capaz de se controlar sem as medicações o que sempre causavam fortes crises de euforia e seus efeitos.
_________________________________
Um livro que traz não só as dificuldades de quem tem a doença. Fala também de como é difícil se relacionar com elas. Todos a sua volta são atingidos, sejam pais, amigos ou quem venha a se relacionar amorosamente.

Afirmo que são poucas as pessoas que permanecem ao lado de pessoas bipolares. Não as culpo. Realmente é difícil. .

O tema é muito bem abordado. Parabenizo a autora pela coragem de escrever sobre um assunto que muitos preferem jogar para baixo do tapete. É muito fácil criticar pessoas com algum transtorno mental, dificil é reconhecer que são pessoas com dificuldades de controlar seus sentimentos e que não é falta de vergonha na cara, mas sim pessoas que precisam de ajuda.
Menos critica e mais empatia.

Menos preconceito e mais amor.

1 | 2 | 3 | 4