Trindade do Sertão

Trindade do Sertão Braga Junior

Resenhas - Trindade do Sertão

Fenrir 16/08/2020

Sensacional
Que livro sensacional ! Deveria virar uma HQ, devorei esse livro com prazer , quanto mais lia, mais eu queria! O linguajar nordestino , a mistura da fantasia e o terror, estupendo!

Rodrigo Digão 28/05/2020

Bom livro, personagens carismáticos, vilões " arretados", um risca faca com toque de magia. Recomendo a leitura, se nao, lhe corto o bucho.

Bruno939 31/07/2023

A proposta do livro é fantasiar ainda mais as figuras dos cangaceiros e dos policiais da época. A trindade sobrenatural, Terra Seca, Cabrunco e Pé na Cova, são personagens horripilantes que aterrorizam o Nordeste. Marcus Alves é o policial responsável por acabar com os meliantes, que, mesmo diante de todos os comentários sobre a anormalidades dos seus algozes e, também, por não mais acreditar em nada que fosse além do racional, ignora, a princípio, todas as recomendações. Mas o decorrer do livro é justamente a recuperação de sua fé, encontros inusitados com antigos heróis das caatingas que o ajudam a derrubar a tríade maligna.

Douglas Tavares 20/04/2020

Cangaço e Sobrenatural.
O livro narra a historia de Marcus (um tenente) e sua tropa em uma missão de deter um trio de cangaceiros. Uma mistura de cangaço e sobrenatural recheado de ação e terror no coração do sertão Sergipano.

Observação: Os dois capítulos finais (epílogos) são excelentes, inebriantes apresentam uma narrativa destoante da anterior. Conseguiram me deixar ávido por uma trilogia ;-)

D.A. Potens 25/11/2017

UMA OBRA 100% BRASILEIRA
Eis uma obra 100% nacional, regional e cultural. Trindade do Sertão é uma viagem aos recônditos do Nordeste, utilizando como pano de fundo algo comum a todos que já tiveram uma longa conversa noturna com seus avós, sejam de origem mineira ou nordestina, que sempre tinham na ponta da língua alguns “causos” e lendas da região, que aterrorizavam quem as ouvia e possuía até mesmo testemunhas de acontecimentos sobrenaturais.

Partindo deste sentimento de nostalgia, o autor trás para a literatura nacional uma obra engajada, contando a saga de Marcus Alves em sua caça aos cangaceiros mais perigosos e peculiares da região. Regado a sangue, atrocidades, barbaridades e insensibilidade, o livro segue um enredo linear, baseado em um só conflito, sem subtramas, utilizando linguagem simples, onde imperam frases curtas para acelerar o ritmo, atraindo o leitor ao final sob a curiosidade de como a trama se encerrará.

Gostei muito da maneira com a qual o autor encerrou o livro, dosando a ação e as lutas, embora haja algumas ressalvas a serem feitas. Na minha opinião, o livro e o autor ainda não alcançaram todo o potencial que eles possuem. Senti um pouco a falta de profundidade no enredo, nas amarras entre um capítulo e outro, bem como nos personagens. Apesar da jornada do herói ter sido seguida, consciente ou inconscientemente pelo autor, houve o uso em demasia do Deus Ex Machina, retirando um pouco da expectativa que espera-se de uma história. Vale ressaltar que careceu de mais regionalismo a forma de falar dos personagens, devendo mais gírias do Sertão.

Excluindo-se as ressalvas, que são inerentes ao trabalho de qualquer escritor nacional iniciante ou mesmo dos veteranos, Trindade do Sertão foi uma incrível experiência de leitura, com algumas surpresas de tirar o fôlego e de cenas que me fizeram imaginar como este livro ficaria em formato de desenho. Eis uma pedra bruta para o autor lapidar. Eu o parabenizo por fazer algo que a maioria não faz: criar uma história BRASILEIRÍSSIMA, e destacar o que temos de melhor – nossa cultura e nosso povo.

Desejo sorte e sucesso ao autor para que continue escrevendo e nos agraciando com mais histórias do nosso país. Vale a pena conferir.

Jeferson.Alcantara 07/11/2023

Promissor!
A abordagem da obra, misturando elementos históricos e fantasia, oferece uma perspectiva única sobre o cangaço e os cangaceiros, explorando temas sociais e culturais do Nordeste do Brasil de maneira intrigante e envolvente.

É uma obra que promete uma experiência de leitura emocionante e única, que combina elementos de história, fantasia, ação e terror em um contexto ricamente ambientado no sertão de Sergipe. Ao trazer à tona temas complexos como religião, racismo e preconceito, o livro desafia os personagens e os leitores a refletirem sobre questões profundas em meio a uma narrativa cheia de reviravoltas e suspense. É uma leitura recomendada para aqueles que apreciam histórias envolventes e atmosferas únicas.

naicaroline 24/01/2023

Combinação incrível de sobrenatural e cangaço
Eu me encontro muuuuito satisfeita com esse livro, a história, os personagens, a "mitologia" contada....tudo muito bem escrito. Eu leria uma continuação das "aventuras" do tenente Marcus facilmente.
É um livro +18 pela violência relatada aqui, ao meu ver.
Cabrunco, Terra Seca e Pé na Cova me deram medinho real kkkkkkk e eu achava até que o final não iria ser "final feliz". O epílogo perfeito, eu amei saber sobre o "Tião" Urubu.

Diego Cruz 04/11/2021

Pra quem curte essa pegada de cangaço e sobrenatural, acredito que pode se divertir bastante com a leitura, assim como eu. Adorei a ambientação e os personagens. Vale a pena dar uma conferida!

jvictor.rc 13/02/2024

A escrita não faz jus ao enredo
Ler Trindade do Sertão foi uma experiência agridoce. A história é envolvente e rápida, imersa em cultura nordestina com uma pitada de horror cósmico.

O problema é o que o autor tropeça muito em sua escrita na hora de nos apresentar ao seu universo. Por vezes a narrativa é rasa demais, outrora repetitiva e cansativa com "retrospectiva" do que já lemos no livro. O desenvolvimento peca no ritmo, começa muito lento e a impressão que fica é que o final foi apressado demais.

É um trabalho com um potencial muito sólido para a expansão do universo, espero que o autor aperfeiçoe a narrativa para os próximos.

É um pecado, a escrita não faz jus ao enredo.

Luciano Otaciano 20/10/2022

Livro nacional de excelência!
A luta do bem contra o mal. Em Trindade do Sertão, acompanhamos a saga do tenente Marcus Alves para deter o trio de cangaceiros. Vindo do Sudeste, com referências e realidade de vida bem distintas, Marcus encontra um cenário desafiador em que até suas crenças são colocadas a prova. As diferenças já começam no grupo que ele lidera, onde homens calejados pela batalha diária daquelas terras não confiam totalmente naquele moço bem-apessoado, e se estendem pelos terrenos a serem percorridos e pela razão confrontada com o sobrenatural.
Impressionante como em tão poucas páginas é possível encontrar um pouquinho de cada característica que compõe nosso povo. Tudo isso alinhavado por uma escrita ágil, objetiva e envolvente que nos transporta com facilidade para os cenários e nos faz espectadores dos conflitos e terrores enfrentados pelos personagens. Montar em seu cavalo e se aventurar pelas páginas dessa obra é (re) descobrir que o nosso Brasil tem muita história para ser contada. Braga Junior nos entregou um pedacinho desse mundão, e poderia muito bem ter entregue mais porque a ambientação deixou claro que ainda há muito a ser desvendado. Um livro nacional de excelência!

Daniela 04/02/2021

Gostei bastante da história, os personagens são ótimos! A narrativa é bem corrida, então o livro é bem curto, acho que poderia ser mais longo até para desenvolver melhor a história. Achei a forma como as cenas são descritas bem parecidas com um roteiro, inclusive seria uma história maravilhosa para um filme ou hq.

Vanessa.Oliveira 14/06/2023

Um realismo mágico, que situa-se no sertão de Sergipe e que desenrola de forma fluida,
te deixa curioso pra saber quem são os cangaceiros malignos. Linguagem de fácil compreensão.

Solitário 26/01/2023

Cabrunco, Terra Seca e Pé na Cova que me aguarde Arre-égua!
Trindade do sertão para mim foi um ótimo achado para o começo do ano, pensa num livro da gota e porreta.
As página Garopava em minha mente de tão fluída. O livro tem de tudo bicha, demônios, volante, monstro, padre, cangaceiro e muito mais.
Sem falar a mágica Nordestina.
Me identifiquei demais com a história, escritar e os personagem.

Espero que as pessoas de uma chance a esse nordestino arretado.

Acervo do Leitor 07/06/2018

Trindade do Sertão de Braga Junior | Resenha | Acervo do Leitor
Há um local desolado. Onde terreiros não são varridos com vassoura, sim com ponta de faca e bala de metralhadora. Sertão do Sergipe. Pobre. Arenoso. Violento e amaldiçoado. Terra e tempo onde as lágrimas são evaporadas antes que encostem o chão. Prepare-se para uma louca e sangrenta caçada de três violentos cangaceiros e seu bando demoníaco. No palco onde Deus evita pisar, o Diabo chama para bailar!

“Apesar do escuro, era possível ver suas bocas crescendo, seus dentes afiados, seus olhos amarelados e suas unhas virando garras.”

Cabrunco, Pé na Cova e Terra Seca. Três lendários cangaceiros que comandam um bando de mais de cinquenta matadores. Eles são o terror em uma terra que já absorveu mais sangue e morte que poderia suportar. Não roubam para os pobres, não lutam contra o Governo, apenas esquartejam e diziam quem encontram pela frente. Não há paz, segurança ou esperança. Quem é homem se revolta, quem é mulher grita e chora. Com a noite eles vem, com o dia vão embora, fazendo viúvas e órfãos. Mas há um rumor chegando por essas terras. Um jovem tenente com sua tropa de Volantes galopando tão rápido que o som de seus cascos como trovões está abrindo o céu e calando todas as preces.

Existem lugares nessa terra árida do diabo com muitas histórias terríveis e macabras. O povo fala que até mesmo Nosso Senhor já abandonou certas paragens daqui.”

Na fronteira de um Nordeste alucinado o tenente Marcus Alves cavalga em loucos pensamentos. Seu passado nunca escondeu, vantagem nunca contou, sua luta dizem estar perdida, sua esperança desgastada, o medo consome sua alma mas fugir ele não vai. Ele e sua tropa estão a um passo da “Trindade do Sertão” e seus fios de faca amolados que derramam cálices de sangue! Dizem que um pacto foi feito com o Diabo e o jovem tenente que não dobra seus joelhos para Deus irá se render ao oculto para completar sua jornada. Um eremita comedor de carne humana promete a única salvação nessa fenda de fogo que se tornou o cangaço: uma peixeira macabra banhada no sangue dos vivos que pertence aos mortos. Dois bandos irão colidir. Botas pisarão pescoços, corpos serão crucificados, o chão vai tremer e o inferno se abrir!

“Unhas se cruzam com lâminas. Um olhar fixo, negro e forte não se intimida com o fogo alto e sem vida que está no lugar dos olhos do bicho.”

SENTENÇA
Essa pequena obra do Capixaba Braga Junior é aposta certa! Unindo uma trindade irresistível de Fantasia Sombria (DarkFantasy), Ação e Cangaceiros Nordestinos, o autor escreveu um violento “vira-páginas”. Ambientação perfeita, descrições precisas sem serem enfadonhas e uma escrita sem floreios, consegue entregar uma ótima obra de caçada e fuga com começo, meio e fim deixando brechas para outras aventuras neste “universo”. Um excelente exemplo de como nosso país e folclore são ricos o bastante para uma infinidade de histórias que podem, e devem, ser ambientadas aqui. Afinal, que são sabres de laser e espadas de samurai frente a uma peixeira arretada? O sertão chegou na Fantasia para ficar!

site: http://acervodoleitor.com.br/trindade-do-sertao/