A Magia do Inverno

A Magia do Inverno Tahereh Mafi

Resenhas - A Magia do Inverno

Ammy 16/07/2020

É bacaninha
É um livro divertidinho, a escrita da autora é boa (me lembrou estilhaça me alias), eu gostei bastante de Laylee, aliás os capítulos focados nela e no Oliver são os melhores.
Não é o melhor livro que eu já li, mas é bom

M.J. 20/08/2020

Tão bom quanto o primeiro livro.
Em a magia do inverno, acompanhamos e descobrimos mais sobre Laylee, a protagonista deste livro, que irá precisar da ajuda de Oliver e Alice para encontrar a alegria novamente.

Alice 25/09/2020

É uma história muito bonita , poética e assustadora.Você pega o livro achando que vai ter uma vibe tranquila até, mas a verdade é que ele é bem mórbido com alguns toques doces.
Me surpreendeu, gostei bastante do modo como a escritora caminha mostrando o mundo e o lado de cada personagem sem deixar confuso, amei os personagens interessantes e instigantes , uma história com um desenvolvimento que me deixou bem feliz e com vontade de descobrir o que ia acontecer com Laylee a cada página, o final eu não concordo muito com o modo como as coisas foram feitas pra chegar bem no finalzinho, porém conhecendo como a personagem pensa e tudo que ela passou é até compreensível.

Lisse 09/09/2018

Mágico
"A Magia do Inverno" é o segundo livro da duologia "Além da Magia" (resenha aqui), onde fomos apresentados ao mundo mágico de Futhermore. E eu fiquei tão encantada que não consegue me segurar e fui logo ler o próximo.

Aqui o leitor é apresentado á Laylee que com a morte da mãe, a jovem torna-se a única Mordershoor na cidade de Wichwood. Antes disso, ela não lembra de ter momentos felizes já que é cuidadora de corpos que já faleceram e tem contato direto com eles. E para piorar a vida dessa jovem com uma grande carga tem o pai não é mais presença e que perdeu o juízo.

Quote: "Porque uma coisa é contemplar os mortos, mas segurar a morte nos braços é outra bem diferente."

Para Laylee sua vida tem um plano traçado: vai passar toda a vida esfregando a pele e a alma dos defuntos preparando-os para o pós-morte. Mas não contava com a chegada de Alice e Oliver – dois estranhos que se prontificam a ajudá-la.

Porém, nem tudo são flores. Alice e Oliver não estão em Wichwood á toa, vieram numa missão dos anciãos e não tem a mínima ideia do porquê estão ali. No entanto, ajudar Laylee seja mais difícil do que pensam. E para Laylee também; incluir dois estranhos no seu mundo pode não ser tão fácil assim.

Quote: "Os três sabiam, sem dizer nada, que podiam contar um com o outro e que, de alguma forma, suas vidas importavam um para o outro. Esse era um presente que pouquíssimas pessoas tinham recebido em suas vidas."

O que amei na Laylee é que diferente de muitas personagens felizes, a dor que ela carrega é grande; com dias sombrios, introspectivos e com muita dor. Mas também é uma história cheia de magia e que nos ensina grandes lições, até mais do que o primeiro volume dessa duologia. E não é preciso ler o anterior para ler esse, pois a autora situa bem o leitor e isso ajuda a compreensão.

A amizade que se surge e cria base nesse volume foi o que mais me agradou. Chega até ser empolgante ver quatro jovens que nunca se viram antes estarem tão ligados. Tudo é muito honesto, singelo e veraz. Há muita bondade e nas entrelinhas aprendi mais um pouco sobre o verdadeiro significado da amizade.

Quote: "É aqui está o que há de mais estranho nos sentimentos: às vezes, eles crescem lentamente, um tijolinho cuidadosamente colocado sobre ao outro ao longo de anos de trabalho e dedicação; uma vez construídas, essas bases tornem-se inabaláveis."

E por mais que o trabalho da Laylee seja um dos menos convencionais foi isso que mais me agradou. O livro se passar no inverno trouxe um tom lúdico para a narrativa, além de um pouco de vista sobre a morte muito interessante. Posso ser um pouquinho mórbida? Talvez... Mas acredite, é muito interessante!

Nesse segundo livro consegui reviver a mágica muito viva no texto da Taheref Mafi, seu lirismo maravilhoso e o lugar incrível que ela cria e envolve seus personagens. Vivi diversas aventuras com os personagens e amei o poder da amizade e como ela é importante.

IsaApCamilo 24/12/2020

Gostei mais do primeiro , esse segundo livro a história demora um pouco pra engrenar , O Oliver me irritou muito nesse livro.

Lais544 28/01/2021

Uma fantasia sombria
Um livro com um misto de clima sombrio e fantasia. A história discute sobre temas importantes como negligência, abandono e marginalização de uma maneira bem diferente que faz com que mergulhemos na história e nos importemos com os prensagens altamente carismáticos.

duda ;) 09/03/2021

Maravilhoso.
Por onde começo? Pela escrita? Pela capa maravilhosa? Pelas grafias de cada capítulo? Ou pelo enredo? Personagens?

O livro é simplesmente maravilhoso, absolutamente tudo.

Você vai acompanhar a história que se passa em mundos mágicos! Nossa protagonista mora em Whichwood, Layle, vindo de uma família de mordeshoor, o que seria um mordeshoor? Eles são responsáveis de fazer com que os espíritos vão de Whichwood e sigam em paz para Otherwhere. Porém, depois do falecimento da sua mãe, Mama, seu pai, Baba, perde totalmente o juízo de pai, e abandona Layle, aos 13 anos, com toda a responsabilidade da família, o que leva as pessoas a não respeitarem ela como deveriam, começam a excluir ela da sociedade, o que faz ela se privar e pensar apenas no trabalho, esquecendo o lazer e saúde.
Mas tudo isso muda com a chegada de Oliver e Alice e logo entrará na história Benyamin.
Recomendo você acompanhar a história desses 4 estranhos, que logo se tornaram amigos, e passaram por dificuldades, mas no final, tudo irá se resolver.

Marina 24/04/2021

Melhor que o primeiro
Gostei bastante desse livro. A pegada de conto de fadas moderno se mantém, e com a vantagem do foco na nova personagem, Laylee, que trabalha com rituais de despachar os mortos na cidade de Whichwood.
A história se torna mais sombria, mas sem deixar de ser voltada para o público infanto-juvenil.

Me identifiquei mais com a Laylee do que com a Alice, e o enredo é bem menos previsível.

Talvez seja um pouco mais longo do que seria necessário, mas fora isso é muito bom.

Soliguetti 10/10/2018

Queda drástica
Quem leu "Além da Magia" certamente enxergou uma saga cheia de potencial. Personagens carismáticos, enredo com potencial de ser mais explorado em eventuais continuações e uma escrita irônica e engraçada. Tudo isso se perdeu no segundo livro da série, "A Magia do Inverno".

Curiosamente, ao invés voltar a trabalhar nos personagens principais, Alice e Oliver, a escritora Tahereh Mafi resolveu introduzir uma nova personagem principal, Laylee. Isso até poderia ser encarado como algo bom, isso se a nova integrante não fosse extremamente chata e apática. Laylee leva muito tempo pra levantar um mínimo de empatia no leitor, e quando isso acontece já é tarde demais - a personagem já se tornou um estorvo.

Além de o foco ter mudado de personagem, também mudou no enredo. Praticamente nada do mundo de Ferenwood é retomado, e isso após ser deixada uma série de possibilidades no fim de "Além da Magia". A cerimônia da Entrega é rapidamente descrita, como se fosse algo de pouca importância, quando na verdade tem um peso enorme para Alice e sua construção. Ao invés de Ferenwood e Furthermore, somos levados ao mundo de Whichwood que, diferentemente dos dois primeiros, é sem graça.

Nada acontece em Whichwood que cative o leitor. A única diferença é que aqui há uma mordershoor, responsável por lavar os mortos e encaminhá-los para o mundo de Otherwhere, onde eles descansam em paz. Uma série de novas regras nesse mundo é criada por Mafi, que não servem para nada além de facilitar o enredo. As coisas se desenvolvem de maneira fácil demais, o que cria a percepção de uma história forçada.

A única coisa boa que restou de "Além da Magia" foi a narrativa da autora, mas com restrições. Mafi continua dialogando com o leitor em passagens divertidíssimas, mas elas parecem estar em quantidade muito menor com relação ao primeiro volume da série. A maior parte do livro ainda é descrevendo a rotina modorrenta de Laylee, ou tentando explicar novas regras no mundo de Whichwood de maneira que não pareçam tão forçadas - mas não dá muito certo.

Parece evidente que Tahereh Mafi não pretende retomar todas as coisas boas que criou em seu primeiro livro, já que apenas o mínimo foi reaproveitado em "A Magia do Inverno". O segundo volume sofre uma queda muito brusca na qualidade, colocando em dúvida se ainda veremos algo do fascinante mundo de Ferenwood e Furthermore mais adiante.

conceicaolari 04/05/2021

Magia
O segundo livro da série furthermore, nos apresenta Laylee, uma mordeshoor - responsável por cuidar dos mortos. Laylee, uma criança (assim como Alice e Oliver no primeiro livro) a única que pode fazer essa tarefa na cidade, fica tão absorta, que está perdendo sua vida, perdendo sua cor.

Alice é enviada para ajudar a menina, que a princípio não aceita ajuda, pois está acostumada a viver sozinha e pensa nas consequências.

Apesar de serem livros independentes a autora cita alguns eventos de além da magia, assim como os personagens.
A história é maravilhosa, a amizade que vai se desenvolvendo é perfeita. E sem falar da ação.

Eu também ouvi o audiobook dessa história e a narração é incrível. Estou apaixonada por este universo e pela voz da Joana.

Emily.Freitas 06/05/2021

Um livro que me surpreendeu muito, bem diferente de tudo que eu li em minha vida toda, vale muito a pena, pois é uma história que acaba prendendo e quando você vê já está nas últimas páginas, vem aquela depressão término de livro.

@o_jardim_das_palavras 01/10/2018

A Magia do Inverno
Em "A Magia do Inverno" conhecemos Laylee, uma mordershoor, que tem por função lavar os mortos de Whichwood, sua cidade, para que eles possam partir para Otherwhere sem problemas.
Mesmo com essa função que, acredite, é importantíssima, a protagonista é mal vista pelas pessoas, e por conta disso vive isolada, não tendo nenhum reconhecimento pessoal ou financeiro, e vivendo em condições miseráveis, física e psicologicamente.
E é aí que entra Alice Alexis Queensmeadow, protagonista do livro anterior, que recebeu na Entrega (um tipo de missão dada às crianças que completam 12 anos em Farenwood) o desafio de "salvar" Laylee.
O maior obstáculo para essa ajuda será a própria mordershoor, que de tanto sofrer com o abandono de seu pai (que ficou desesperado com a morte da mãe de Laylee e perdeu o juízo e o caminho), e das outras pessoas, teve seu coração endurecido. Será que Alice conseguirá devolver cor e magia aos dias da protagonista?
"A Magia do Inverno" é um livro um tanto quanto "sombrio". A temática envolve fantasmas, e com isso você já pode ter uma noção. Laylee tem um ano a mais que Alice, mas passou por muita coisa e teve que crescer mais rapidamente, então obviamente os livros diferem bastante por conta da maturidade e personalidade delas.
A amizade prevalece como tema principal, e aos poucos, através dela, vamos percebendo a grande mudança em Laylee. Sem dúvida as lições presentes em ambos os livros são doces e lindas, mostrando que o amor e a amizade podem transformar até o mais gelado dos corações.
Assim como no livro anterior, esse parece um conto de fadas moderno. Se você curte histórias com muita magia, muita cor e amizade, esse livro é para você.
A editora mais uma vez fez um trabalho incrível, não só na capa como em todo o interior da obra. Um livro lindo por dentro e por fora, em conteúdo e diagramação.

michele. 19/05/2021

Como sempre a escrita da tahereh impecável, não tem como não gostar do que essa mulher escreve, eu amei a laylee, ela é uma protagonista tão bem construída, ela é cheia de tristezas e carrega uma responsabilidade tão grande de cuidar dos mortos da cidade sendo tão pequena, e mesmo ela sendo tão fechada eu queria ser amiga, abraçar e cuidar.

odiei vários dos moradores dessa cidade pelo forma que são mal agradecidos e tratam ela extremamente mal.

Eu ainda prefiro o além da magia, mas esse também me surpreendeu DEMAIS, eu amei os
protagonistas e amizade deles e o quanto eles se ajudam e se apoiam é lindo, até me emocionei com isso em alguns momentos quando laylee tá perdendo a cor e eles fazem de tudo pra ajudar sabe? mostrando como um pouquinho de amor, amizade e afeto pode trazer novamente a xor pro coração de qualquer um, é lindo, simplesmente lindo, te amo tahereh, te amo !!!