Menina - Mitacuña

Menina - Mitacuña Paulo Stucchi

Resenhas -

Aline / @alilendounslivros 14/10/2018

Uma obra rica e escrita com cuidado
“A necessidade de sobrevivência fazia o homem cometer atos insanos”.

Tal afirmativa não poderia ser mais verdadeira, principalmente se tratando de Negro João, escravo que conseguiu a liberdade ao se alistar nas tropas imperiais do Brasil para lutar na guerra do Paraguai, mas que acabou desertando e, por isso, passou a ser caçado tanto pelos paraguaios quanto pelos soldados das tropas da Tríplice Aliança (composta por Brasil, Argentina e Uruguai).

O motivo da deserção foi a promessa feita por Negro João para levar uma indiazinha paraguaia em segurança até a capital Assunção, e a missão ficou mais complexa porque, antes de fugir, ele decepou uma orelha e dois dedos do cabo Reis, jovem arruaceiro que entrou na guerra para justificar seu mau comportamento matando os inimigos e ofendendo os negros do próprio exército.

A fuga, que já seria difícil por si só, ainda tinha o empecilho de a menina falar apenas guarani (o que Negro João não entendia) e ele simplesmente não falar. Mas isso não impediu que ambos, em uma comunicação muda, criassem um laço de confiança, amizade e amor, em busca da liberdade.

Temos aqui um romance histórico nacional de primeira! Em uma narrativa não linear, onde passado e presente dos personagens são mostrados até o ponto em que se convergem, Paulo Stucchi mostra os pormenores da Guerra do Paraguai (1864 – 1870) em todos os lados da situação, de forma crua e ao mesmo tempo poética. Há a brutalidade da guerra, tanto gratuita quanto por sobrevivência. Mas também há o lado humano em meio a tanta violência, um lado que ainda acredita, que quer ajudar, que ainda é capaz de amar. A amizade entre Negro João e a menina é de encher (e apertar) o coração.

Também tem o cenário histórico, desde a escravidão até a guerra, algo que faz parte da história de nosso país e muita gente não conhece. Fico feliz em ler uma obra nacional tão rica sobre nossa história!

Quem gosta de livros sobre guerras, certamente irá apreciar!

site: https://www.instagram.com/alilendounslivros/

Nathy @literando_com_estilo 14/10/2018

Menina - Mitacuña
?Olá Estilosos! Hoje eu trago pra vocês a resenha de um livro que me surpreendeu. Com uma escrita, fluida e rica em detalhes o autor conseguiu despertar em mim um turbilhão de emoções ?

Resenha ? Menina / Mitacuña
Autor: Paulo Stucchi
Páginas: 256
Editora: Schoba
Ano: 2017
?5/5

?A história se passa durante a guerra do Paraguai. Utilizando fatos verídicos para compor a história @PauloStucchi faz uma ponte entre o que é real e o que é fictício, sem deixar de levar em conta as características culturais que cercaram a realidade presente na região.
?A forma como o autor relata a relação entre os protagonistas ? Negro João e a Menina ? é singular e a maneira como surge a amizade entre eles é sem igual. A comunicação entre os dois é baseada em olhares e gestos ? recurso utilizado para diminuir a barreira entre as línguas.
?João almeja a liberdade ao término do
conflito, mas depois de vivenciar tanto horrores já não tem mais tanta certeza de que tipo de liberdade desfrutará. No entanto, ele se vê em uma missão, salvar a Menina María através dos perigos que espreitam o interior do Paraguai devastado pela guerra.
?Ódio , fúria, fome e medo, se mesclam à conflitos internos, interesses políticos e honra ; e a esperança e redenção aos dois pilares essenciais na formação do Brasil e Paraguai: o negro e o índio guarani.

??Então, aprendeu que o tempo e os fatos são agentes frios, insensíveis. Que chegam e passam pela vida das pessoas sem o menor pudor ou escrúpulo, sem piedade alguma. Passam deixando apenas seu rastro. E é sobre esse que os sobreviventes devem construir sua vida.?

#MeninaMetacuna #PauloStucchi #LCAgencia #leituracoletiva #literaturaNacional #amoler #literandocomestilo #bookaholic

katinha 14/10/2018

"Talvez por isso, agora, a amizade muda entre ela e Negro João era tão reconfortante. Ela compreendia a linguagem do silêncio e do olhar. Nada precisava ser dito."
Negro João, era um soldado forte como nenhum outro, voraz e leal, a quem foi dada a missão de proteger Maria e levá-la em segurança até Assunção.

Maria, uma pequenina paraguaia assustada, da guerra só tem lembranças de sua família, e tristeza pela vida que conheceu.

Juntos, Maria e Negro João vão enfrentar os medos de uma guerra onde pior do que armas, só a fúria de soldados traídos por um negro justo e corajoso que lhes cruzou o caminho.

Conseguirá Negro João cumprir a promessa de proteger Maria, em meio a terrível guerra do Paraguai?
Quando lemos uma história contada pelos olhos de outra pessoa, que não o personagem principal, é inacreditável o impacto que causa.

Uma das situações que mais me chamaram atenção nessa leitura, foi a conexão que Maria e Negro João estabeleceram durante a sua jornada juntos. Apesar de tudo o que sofreram antes de se encontrarem, conseguiram se apoiar um no outro e transmitir confiança apenas com o olhar.

Eu não tenho costume de ler livros nacionais, mas foi impossível não se apaixonar pela escrita do @paulostucchi, e por todo o conhecimento que ele trouxe através desse livro.

Foram tantos momentos emocionantes, tanto aprendizado durante a leitura, que esse livro ficará marcado por muito tempo na minha memória.

Agradeço ao Paulo pela oportunidade de conhecer seu trabalho, desejo muito sucesso, e espero ansiosamente pelo romance que será lançado.

Super recomendo ?

"Os homens que amavam podiam falar, não somente pelo coração, mas pela energia que transbordava através do amor" - Menina Mitacunã

Cris 14/10/2018

Cenário de uma Guerra
“Aprendiam nos livros de história escrita e impressa, sendo que a verdadeira história estava gravada em cada milímetro de sua pele e de sua alma.”

Em meados do século XIX, o Paraguai enfrentou uma sangrenta guerra contra os países da Tríplice Aliança: Brasil, Argentina e Uruguai.

Esta Guerra ficou marcada pela grande diferença do número de soldados que tinha a Tríplice Aliança, que era muito superior ao Paraguai, este, com crianças pegando em armas.

Neste ambiente histórico está situada a história deste livro.

Negro João é um soldado negro desertado do Exército Imperial Brasileiro. Em plena Guerra, seu caminho se cruza com o da menina Maria, uma criança Guarani que precisa chegar em segurança a Assunção.

Os dois não entendem a língua um do outro, mas desenvolvem uma amizade silenciosa e compartilham a vida sofrida que ambos tiveram. No caminho para Assunção esta amizade se fortalece e os dois enfrentam muitas barreiras, como a fome, o frio e pessoas com o coração endurecido pela Guerra. Porém também contam com a sorte: alguns companheiros surgem no percurso e ajudam a caminhada a se tornar mais leve.

Eu gostei muito da narrativa do livro, que é muito rica em detalhes sobre a Guerra, com a inclusão de personagens que realmente existiram e fizeram parte da Guerra.

Eu nunca tinha lido nenhum livro que se passasse neste período histórico e posso dizer que aprendi bastante sobre ele. Fiquei muito curiosa inclusive pra saber mais sobre esta Guerra e suas consequências para os envolvidos.

Alguns capítulos voltam no tempo para contar a história da família de Maria e também o passado de João, quando era um escravo, e antes de ser recrutado para a Guerra. Confesso que adorei estes capítulos.

A única coisa que não gostei na história foi a inclusão de um personagem, que apesar de ser muito importante na trama, tem uns diálogos que eu achei desnecessário, por misturar os idiomas português, espanhol e italiano. Cada vez que ele falava, eu revirava os olhos.

Mas fora isso, o livro é muito bem escrito e eu recomendo, a leitura é super rápida, com passagens muito emocionantes. O Ebook está disponível no Kindle Unlimited da Amazon.

“Aprendeu que o tempo e os fatos são agentes frios, insensíveis. Que chegam e passam pela vida das pessoas sem o menor pudor ou escrúpulo, sem piedade alguma. Passam deixando apenas seu rastro. E é sobre esse rastro que os sobreviventes devem construir sua vida.”

site: http://instagram.com/li_numlivro