Guerra e Paz

Guerra e Paz Leon Tolstói

Resenhas - Guerra e Paz

Reginaldo Pereira 07/06/2022

Foi uma bela jornada!
Foram 2 volumes, um total de quase 1.500 páginas, dezenas de personagens tanto históricos quanto fictícios (e a maioria com aqueles nomes e sobrenomes russos impronunciáveis!! rs), em uma imersão total que durou 50 dias de leitura!

E como valeu a pena!!!

E pra falar de tudo isso, na minha visão, considero que Tolstói escreveu esta obra através de 3 grandes "ondas":

1) a história privada, centrada sobretudo nas famílias Rostóv (Nicolai e Natacha), Bolkónski (Andrie e Mária), além do Conde Bezúkhov (o estranho herói (??) Pierre). Ao longo de 20 anos da vida destes e de uma série de outros personagens periféricos, o autor retrata a vida na Rússia, as diferenças de classe, os romances, as intrigas, a política e a "disputa" entre Moscou e Petersburgo. Essa onda me fez lembrar muito o mesmo ambiente de Anna Kariênina!

2) a história pública, que descreve os mesmos 20 anos (1800-1820), mas com o foco nas guerras promovidas por Napoleão, principalmente contra a Rússia de Alexandre. A riqueza desta onda está nos detalhes políticos, estratégicos, nas decisões de ataque, espera, movimento e recuo das tropas, com a participação de uma série de personagens que de fato fizeram parte deste momento da história da Europa, mas também dos personagens fictícios em suas respectivas vidas privadas.

3) o entendimento da história pelo próprio Tolstói (a minha "onda" preferida!), pois o autor critica de uma forma inteligente e convincente a história escrita pelos historiadores, e ao colocar o seu peculiar ponto de vista, agrega à leitura uma grandiosidade e uma riqueza inesperadas ao leitor! A última parte do Epílogo e uma publicação do próprio Tolstói a respeito (ao final desta edição) são incrivelmente valiosas ao tratarem destas questões.

Enfim, foi de fato uma bela jornada!

O meu último ponto nesta resenha é algo muito particular pra mim, mas que acho legal compartilhar: esta obra é a 2ª de Tolstói que leio, e decidi lê-la justamente por todo o encanto que me causou Anna Kariênina (uma das minhas obras preferidas!). Confesso que são obras distintas, que inclusive se me fosse dito que foram escritas por autores diferentes, eu até acreditaria! Por outro lado, isso em nada diminuiu pra mim a grandiosidade de Guerra e Paz. Se não foi uma obra que me "arrebatou", seguramente será uma daquelas que levarei comigo pra sempre, e que me farão pensar no futuro!! E só livros extraordinários são capazes de fazer isso!!!

Obrigado, Tolstói!!!
Carolina 07/06/2022minha estante
Você leu rápido!

clichesliterarios 30/05/2022

Obviamente um clássico!
Tá explicado porque é um clássico da literatura!! O desenvolvimento é incrível, o cenário é sensacional e o melhor de tudo são as personagens!! Gostei muito e recomendo, mas já aviso que precisa de muita paciência e vontade pra ler esse calhamaço! Mas prometo que vale a pena rs

Lalalala 26/05/2022

Guerra e paz
Eu gostei muito do assunto do livro, é muito interessante, mas gostei mais do primeiro. Achei meio chatinho (entendo que seja a escrita da época mas o primeiro estava melhor) e estava esperando outro final... de qualquer maneira, é impossível discordar do fato de ser uma obra genial, e do autor saber se expressar muito bem. Estou feliz por ter lido, não acho que tenha sido perda de tempo e quem gosta de romances históricos vai adorar.

Maria.Cecilia 25/05/2022

Fascinante!
Como descrever essa obra prima e este autor sem ficar totalmente biquiaberta? Leon Tolstói, o prodígio, conhecedor da alma humana, nos faz viajar para a Rússia do começo do século XIX.

A ameaça de uma guerra paira no ar. Napoleão teima em invadir a pátria dos hussardos e dos czares. E quando ocorre essa invasão, muitas pessoas sofrem, se lamentam, morrem e se angustiam.

Neste belíssimo livro não há apenas um protagonista. Não há simplesmente o bem e o mal. Vários núcleos se interagem através do amor ou do ódio. Entre a guerra e a espera angustiante por ela, conheceremos o Príncipe André e sua irmã Príncesa Maria. Nos emocionaremos com Nicolau Rostov e sua doce irmã Natasha. Sofreremos juntos com Pierre e sua trajetória de vida e superação. Todos esses personagens amam, odeiam, se martirizam e se regozijam.

As mazelas da sociedade russa, a intolerância, a hipocrisia dos fidalgos, enquanto o povo passa fome e sofre, tudo isso é relatado através de uma narrativa forte e fluida. Os bailes, as festas regadas a intrigas, as batalhas terríveis com inúmeras perdas de vidas e a destruição de cidades nos fazem refletir:

O que é o poder?

Qual a força que move uma nação?

Quais as manifestações da liberdade humana?

Leon Tostói é um dos maiores escritores da literatura universal e Guerra e Paz um produto de exaustiva pesquisa. É um manifesto anti- bélico, por isso realmente fascinante.

Nelson 17/05/2022

Resenha
Interessante o desenrolar da história, o destino de alguns personagens foi legal e outros foram um pouco tristes.

Atalita.Zonzini 11/05/2022

Pq mesmo que eu demorei tanto pra ler esse livro mesmo
"QUANDO UMA PESSOA VÊ UM ANIMAL QUE MORRE, UM HORROR A DOMINA: AQUILO QUE É ELA MESMA DEIXA DE EXISTIR - SUA ESSÊNCIA ESTÁ OBVIAMENTE SENDO ANIQUILADA DIANTE DE SEUS OLHOS. MAS QUANDO O QUE MORRE É UMA PESSOA - E UMA PESSOA QUERIDA - EXPERIMENTA-SE ENTÃO, ALÉM DO HORROR DIANTE DO ANIQUILAMENTO DA VIDA, UMA SENSAÇÃO DE DILACERAMENTO E DE UMA FERIDA ESPIRITUAL QUE, A EXEMPLO DE UMA FERIDA CORPORAL, ÀS VEZES CICATRIZA, MAS SEMPRE DÓI E RECEIA QUALQUER TOQUE EXTERNO QUE A IRRITE."

Pq mesmo que eu demorei tanto pra ler esse livro mesmo?!

Luis793 01/05/2022

Uma história muito interessante que parece uma novela de TV
Apesar de o número de páginas ser um pouco intimidador, vale muito apena o desafio, pois a escrita é bem fluída, com excessão de algumas partes em que o texto está em francês e aí você tem que ler as notas de rodapé pra ver a tradução. Além disso, o livro trás muito contexto histórico e muitos personagens reais que participaram das guerras napoleônicas, então para quem gosta de romance histórico essa obra é um prato cheio. Sobre os personagens, gostei muito de todos, mas os que mais me chamaram a atenção foram o Pierre, o Andrei, a Natacha e o os Rostov como um todo. No final fiquei muito surpreso com o desfecho deles e nem imaginava que iria acontecer o que aconteceu, por isso acho bastante positivo esse aspecto, já que não é uma obra previsível. Para finalizar, recomendo que leve o tempo que precisar pra terminar o livro, pois é uma experiência muito legal, mas só o começo eu acho um pouco lento, pois quando você já acostumou com o ritmo, a leitura flui super bem. A única parte que achei um pouco desnecessária foi a parte dois do prólogo, em que o autor não falou nada dos personagens e quis passar suas reflexões sobre certos temas.

Duana Rocha 27/04/2022

Tão natural quanto a luz do dia
Tolstói escreve sobre a vida, sobre o ser humano, sobre sentimentos, sociedade, politica, sobre a passagem do tempo. Nos mostra nossa grandeza e ao mesmo tempo nossa insignificância nos Acontecimentos Historicos. Mostra tudo com tanta clareza e naturalidade ao leitor que muitas vezes me senti como em sala de aula ouvindo aqueles raros professores que amam oq fazem e sabem passar aquilo que deseja pro outro.

Recomendo muito a leitura, nao se assustem com o numero de páginas, cada uma vale super a pena e a leitura flui muito bem.

"A ausência de sofrimento, a satisfação das necessidades e por conta disso a liberdade de escolha de uma ocupação, ou seja, de uma forma de vida, agora pareciam a Pierre a felicidade incontestável e suprema do ser humano."

Concordo tanto com Pierre! Não deveria ser tão difícil alcançar essa felicidade incontestável ?

Matheus 25/04/2022

Livro excelente!
Definitivamente, o que mais gosto na escrita de Tolstói é a construção de seus personagens: são humanos. Ninguém é de todo bom e nem de todo mau.
São MUITOS personagens criados na história; confesso que precisei de um caderno para ir anotando nomes para não ficar totalmente perdido.
O pano de fundo histórico é de extrema importância para a construção do livro, mas, às vezes, um pouco excessivo. São muitos detalhes de campos de batalha que acabam se tornando cansativos.
Fora isso, o livro é impecável e com desfechos interessantíssimos para os diversos personagens e tramas. Imperdível!

Kowa 25/04/2022

Ler Guerra e Paz, é uma daquelas coisas que você faz na vida e não se arrepende... Apesar de ser um livro grande e digamos complexo, se compararmos a outros livros... pode-se dizer que é incrível...

marcosm 23/04/2022

Guerra e Paz
Gostei do livro, até mais do que esperava.
No começo, estava meio cético e demorei um pouco para 'sentir' o livro. A quantidade de personagens e com nomes meio parecidos me deixou um pouco confuso também. Todo mundo é príncipe, conde aparentemente rsrsrs. No segundo volume estava mais envolto no ambiente do livro e entendendo um pouco melhor a proposta do Tolstoy.
As análises da guerra são interessantíssimas e alguns momentos divertidas. O pessoal que lê fantasia costuma brincar com alguns autores que matam seus personagens (Martin e Steven Erikson) e cheguei a conclusão que o Tolstoy pode ter sido a inspiração deles.
O epílogo é bem filosófico e tenho que reler porque gostei muito da discussão proposta mas tem que ser digerido com calma.
Enfim, não é à toa que tem a fama que tem.

Luh 13/04/2022

Uma obra prima
Livro sensacional e me faltam palavras para descrever a genealidade de Tolstói ao misturar a ficção com os fatos históricos. Certamente uma obra prima, com diversas indagações filosóficas, evolução de personagens e conteúdo histórico vasto.

Mel Fernandes 09/04/2022

Maior obra literária que já li na vida!
O que falar de "Guerra e Paz"...? A essa altura da vida, eu não esperava que um livro me impressionasse tanto! Talvez eu tenha lido no momento certo, ou talvez seja simplesmente óbvio, já que é citado tantas vezes como o clássico obrigatório. Mas não. Guerra e Paz me impressionou pela humanidade, por revelar pra mim um povo parecido com o nosso em tantos aspectos, que eu nunca imaginaria em um país frio e geograficamente distante, ainda mais em uma época passada. Ao mesmo tempo, mostra um lado da história a partir da visão do povo que sofreu e encarou a invasão napoleônica como nenhum outro, e nos faz repensar muito sobre os nossos mitos e heróis ocidentais. Enfim, é um livro que vai habitar a minha mente ainda por um bom tempo depois de o ter concluído, e me fazer voltar às inúmeras marcações que fiz.