A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado

A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado Friedrich Engels

Resenhas - A origem da família, da propriedade privada e do Estado

mille 17/06/2021

Bem detalhado
Foi uma leitura arrastada pela quantidade de explicações e exemplos, apesar de ser um livro pequeno é muita informação pra absorver, mas gostei muito e pretendo reler pra ter certeza de que compreendi o que foi escrito

Klelber 15/06/2021

Engels
Esse livro tem uma linguagem bem acessível, interessante como ele descreve as mudanças nas estruturas familiares ao longo da evolução da humanidade.

Gorthaur 17/05/2021

Datado mas necessário
Era de se esperar que um livro com mais de cem anos que trata de assuntos sociais estivesse datado de certa forma, mas há diversas coisas que podem ser absorvidas.

onlinebastiao 12/05/2021

Bem massante, estorei uns 16 neurônios pra conseguir ir até o final mas valeu muito a pena!

Julliana11 11/05/2021

Família é a base de tudo
Meu primeiro contato com Engels e confesso que tive algumas dificuldades com o formato do livro; trata-se de um livro acadêmico, apesar de ter uma linguagem simples, os assuntos abordados são densos e ocorrem várias repetições de conceitos e termos que podem se tornar maçantes ao longo da leitura. Porém entender a raiz do conceito de família que conhecemos até hoje e toda sua relação com o início da autocracia masculina e criação do Estado tornam a leitura instigante.

anita 15/04/2021

Engels traz aqui um breve histórico sobre as transformações da família, desde a comunidade gentílica - o que seria uma representação de comunismo primitivo -, as relações sociais e patrimoniais, até o nascimento da propriedade privada e do Estado, a instituição que surge com o objetivo de legitimar as relações de exploração. uma compreensão de fácil entendimento, apesar das complexidades envolvidas, e que contém um valor crítico indispensável. por ser bem detalhado em alguns pontos, fica um pouco maçante, mas em geral, muito bom. além disso, mais um ponto positivo para a perspectiva do entendimento da sociedade patriarcal e das relações de gênero que não decepcionou, são muito bem reconhecidas na obra!
anita 15/04/2021minha estante
sociais e patrimoniais* maçante*

nath191 01/04/2021

Muito intetessante
Nesse livro, Engels faz a análise da obra de um escritor americano, para isso utiliza de comparações com outros escritos, pesquisas de Marx e de sua autoria.
Eu achei incrível essa busca pela origem de instuições tão importantes e presentes no nosso dia a dia e que nunca nos indagamos de onde surgiram.
Engels relaciona as três, família, propriedade privada e estado, e mostra como o sirgimento de cada uma está intrisicamente ligado às outras.
Além disso tudo, a linguagem é objetiva tornando a leitura muito satisfatória.

dehtavi 29/03/2021

Impecável!
Sempre que eu via esse livro na prateleira, imaginava ser um livro que criticasse veementemente a concepção de família que temos. Porém é muito mais do que isso, esse é um livro de história, de sociologia e de antropologia, que analisa as relações familiares, da propriedade e da formação do Estado como um fenômeno material, completamente ligado à formação social determinada. Engels nos apresenta a diversas sociedades, que historicamente se constituíram e se alteraram. Essa alteração está direcionada ao entendimento de evolução das sociedades, que desde sua constituição primordial (as gens, as fratrias), foram caminhando aos poucos em direção à civilização atual. Durante esse "percurso", Engels vai nos elucidando acerca de cada sociedade observada, e com isso, vai delimitando seus pensamentos críticos que se debruçam sobre os 3 objetos do título do livro.

Sem dúvida, é um livro de bastante importância, devido sua abordagem inovadora para os tempos de sua publicação, uma vez que no séc. XIX ainda não possuíamos as ciências sociais bem constituídas como hoje. A escrita de Engels é bastante direta, e mesmo que em alguns momentos os temas exijam uma densidade maior, o livro contém uma escrita diluída e direta.

Clio0 14/03/2021

A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado deveria ser leitura obrigatória para todos os estudantes de História, infelizmente a grade normalmente a relega a leitura complementar.

Engels trata sobre a teoria sociológica do que convencionamos chamar de alicerces da Civilização. Não é de seu interesse esmiuçar significados, a discussão gira em torno da formação, características e desenvolvimento.

A explicação sobre a formação gentílica e a refutação da ideia de casamentos endógamos e exógamos tomam a maior parte do texto justamente por serem o cerne do trabalho. Há também uma extensa exemplificação com sociedades tribais modernas.

Aqueles interessados em uma abordagem meramente política podem ficar frustrados. Engels não se furta há criticar o sistema capitalista, mas não é o foco desse trabalho.

SabidoOri 20/02/2021

Obra essencial.
"Só faltava uma coisa: uma instituição que assegurasse as riquezas recém-adquiridas pelo indivíduo contra as tradições comunistas da ordem gentílica; uma instituição que não só santificasse a propriedade privada, antes tão menosprezada, e declarasse essa santificação a finalidade suprema de toda comunidade humana, como também imprimisse o selo de reconhecimento social universal às novas formas de aquisição de propriedade, que se desenvolveram uma após a outra, e, portanto, à multiplicação em constante aceleração da riqueza; uma instituição que eternizasse não só a divisão da sociedade em classes em surgimento mas também o direito da classe possuidora à espoliação da classe não possuidora e à dominação sobre ela. E essa instituição surgiu. O Estado foi inventado."

Com base nos estudos de Lewis H. Morgan, Engels realiza uma análise da formação da família, desde a família consanguínea, até seu último estágio conhecido: a família monogâmica. Demonstrando como a mesma surgiu na história e sua relação com o direito paterno e a dominação da mulher pelo homem. Engels também demonstra a formação das diversas classes nas mais diversas sociedades humanas, classes essas que sempre estavam em antagonismo, com uma classe dominante e uma espoliada. De forma perspicaz, ele mostra a relação do surgimento do Estado com a luta de classes, mostrando o papel que ele possuí para servir à classe dominante e à sua propriedade, além auxiliar na espoliação da classe oprimida. A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado é um livro essencial para qualquer um que se interesse por literatura marxista e para quem não se interessa também.

Osório 14/02/2021

"Do mesmo modo que o heterismo e a prostituição se aferraram aos calcanhares da monogamia, dali por diante a hipoteca se aferrou aos calcanhares da propriedade privada". Engels faz uma abordagem muito interessante correlacionando a família, o surgimento do Estado e da propriedade. Desde a família grupal até a família monogâmica, da terra que era do grupo no começo e a partir das sociedades "bárbaras"(como ele intitulava) onde surgiu a hipoteca. E a origem do Estado, que algumas sociedades passaram muito bem sem no começo e depois sua importância na regulação, vigiando e punindo. Como ele é um marxista, em todas as transições da sociedade, ele aborda a exploração entre as classes, entre oprimidos e opressores. Na escravidão da sociedade antiga, na servidão da Idade Média e o trabalho assalariado na época mais recente.

@shaneingrado 07/02/2021

A origem da família...
Uma obra fenomenal, um excelente estudo antropológico/político analisando as relações familiares ao longo da história e faz um paralelo da evolução dessas relações com o surgimento do Estado e da propriedade privada. Obra essencial.

Issão 24/01/2021

Mais Marx e Engels, menos zapzap e youtube
"E, ainda hoje, o produto domina o produtor; ainda hoje, a produção global da sociedade é regulada não por um plano pensado em conjunto, mas por leis cegas que se impõem pela força elementar, em último caso, nas tempestades das crises comerciais periódicas."

Engels debate as formas históricas geradas por cada momento e cada temporalidade da história humana de forma magistral, a demonstrar os movimentos da sociedade em torno de três instituições: a família, a propriedade privada e o estado.

As interligações não apenas entre essas instituições mas também entre suas mudanças ao longo da história é uma aula brilhante da aplicação do método de análise próprio ao marxismo.

Engels foi e continua sendo um gigante do pensamento, a quem devemos profunda referência.

Iasmin 19/01/2021

Foi o meu segundo contato direto com Engels, depois do Manifesto Comunista, e muitas vezes foi difícil de entender alguns termos relacionados às organizações primevas e até essa discussão mais antropológica que o livro traz. Mas vale muito a pena o esforço e paciência em continuar a leitura, pois é um livro para estudo.

Achei incrível a exposição que ele traz sobre unidade familiar, monogamia, coletividade, divisão do trabalho, troca, mercadorias e formação do Estado. Percebi, lendo o posfácio, que o livro tem suas limitações e controvérsias ao se ater a uma abordagem evolucionista e também por conta da limitação que uma leitura sobre a formação do Estado apenas em Grécia e Atenas provoca. De qualquer forma, não tenho embasamento teórico para opinar sobre isso, mas são informações importantes para a tentativa de uma interpretação crítica do livro, e quem sabe um estímulo para estudar mais essas questões.

Recomendo a quem já tem familiaridade com outras leituras marxistas