O Velho e o Menino

O Velho e o Menino Roberto Adami Tranjan

Resenhas -

Aline 18/04/2020

Surpreendente
O livro conta a história do velho Taful e o menino que recebe o pseudônimo de Aladim. Ao longo do livro é abordado diversos assuntos a serem refletidos sobre nossos desejos e anseios. Vale muito a leitura!

Naiara 04/08/2023

Esse nao foi o livro pra mim, achei muito repetitivo com as coisas que se acha facilmente, principalmente no youtube..
Achei que o Aladim foi um personagem pouco desenvolvido..
O livro todo foi praticamente conselhos que o personagem principal teve com um velho amigo, que foi meio massante por vezes, em alguns momentos melhorava quando aparecia pequenos contos nos dialogos, achei isso muito posivito, mas logo vinha um discurso falando sobre o conto o que ficava mais pesaso ainda..
Lado bom, o livro é curto.. lado realmente bom..
Acredito que para quem nao leu muito sobre financias e nao esta saturado com tema "seja dono de si mesmo", o livro pode ser bem interessante.

Danyelle22 09/04/2023

Busca por propósito...
Adorei este livro! Estou precisando urgentemente de encontrar com um Taful!
O livro aborda os pormenores da busca pelo propósito e todos os conceitos truncados nos quais acreditamos por confundir um estilo de vida hedonista com o contentamento de referida busca.

Anna 03/02/2024

Não gostei nem um pouco, deve ser porque não estou acostumado com esse tipo de livro.
Comecei a ler ele uma vez e abandonei, tinha odiado. Resolvi dar uma segunda chance e ler novamente. Continuei com a mesma opinião.
Não foi um bom livro para mim mas não significa que também vai ser para você.

Welber 12/11/2022

Razoável..
Propósito, talvez seja essa a lição principal do livro, para que se tenha uma vida prazerosa precisamos de propósito e as vezes só uma pessoas com certa experiecia de vida que pode nos apontar o que realmente importa.

Karmille 04/11/2020

Para refletir e continuar refletindo
A história foi um pouco mais direta do que eu esperava, de forma que ficou muito mais numa auto ajuda do que numa ficção com reflexão, ou seja, um pouco frustante já que eu estava na expectativa da segunda opção. Contudo não posso dizer que não foi uma boa leitura, e que provavelmente será uma boa releitura, muito bem vinda em anos futuros.
Acompanhar a evolução dos desejos e do propósito de Aladim foi de certa forma cativante e inspirador, sua jornada em si permite que nós façamos a nossa jornada e as nossas reflexões. Realmente gostei e recomendo para maioria das pessoas, principalmente, para aquelas que assim como Alice ainda não decidiram onde querem chegar.

tatisilvabarros 18/01/2024

Um excelente livro para refletir sobre o propósito de nossas vidas. Rever nossas relações com o próximo e com o trabalho e repensar nossas atitudes e desejos.
A forma como a amizade entre Aladin e o Velho Taful se desenvolve é linda, e cada ensinamento é inspirador. Amei cada capítulo e o final foi surpreendente.
Recomendo!

Mariana 06/06/2023

A tristeza que é pegar um livro dem saber nada dele, ler na cara e na coragem e dar de cara com uma "auto ajuda" disfarçada :( Nada contra, na real, só esperava outra coisa e acabei ficando mais chateada do que distraída.
Talvez seja legal pra quem tiver numa outra vibe, ou numa outra fase da vida que não seja a minha atual ?

Franciéle 24/10/2023

Interessante, mas não é algo que leria novamente. Um auto ajuda fraco, mais do mesmo, parece cópia de outros textos. O epílogo foi a parte em que mais gostei, onde o autor colocou uma "história".

"Faça da sua vida uma aventura fértil"
"O amor sempre foi e sempre será o que vale a pena"

ArthurAlves 08/01/2021

Um livro maravilhoso!
Sabe aquele livro que você precisa digerir cada capítulo antes de começar o próximo? Aquele que você quer que todos leiam? Pois é, O velho e o menino é esse livro! Você recebe um baita tabefe a cada página, a leitura é fluída sim, mas preferir ir curtindo cada página, lendo aos poucos, usando como um livro de cabeceira. Recomendo a você que está lendo isso agora e recomendo a qualquer pessoa que estiver em busca de ler um novo livro e aprender novos ensinamentos .
Sarah 08/01/2021minha estante
Sim, a leitura é tranquila, mas exige da gente. A gente precisa refletir cada palavra que foi escrita nesse livro. Ele é muito valioso ??

ArthurAlves 08/01/2021minha estante
Com certeza!

Julia Barrow 13/12/2023

Não é exatamente meu estilo de leitura
A primeira confissão que eu tenho a fazer é que eu imaginava que o livro seria total e simplesmente ficção, envolvendo alguma espécie de avô e o neto. Como eu estava enganada ?

Sim, eu deveria ter lido a sinopse antes de comprar... Mas o título e a capa me levaram a deduzir outras coisas hahahahaha
Enfim, essa foi uma grande decepção pra mim. Não gosto taaanto de livros assim, no estilo da psicologia e da autoajuda (autoajuda não é o termo correto, é diferente dos livros do Augusto Cury, mas é nessa vibe mental), então não gostei muito. As mensagens transmitidas pelo autor eram muito muito válidas, mas os diálogos entre o o homem e o menino eram extremamente forçados. Me incomodou bastante.
Mas enfim, se você gosta de livros assim, recomendo. Apenas antes de ler/comprar, leia a sinopse e a biografia do autor.

Bruna 20/05/2020

Essencial seria ousadia, mas...
É um livro de peso. Eu mastiguei cada página, ainda estou digerindo, refletindo, pensando, na busca do meu propósito.

Sempre busquei pelo meu propósito. Eu tenho ciência da minha essência, mas direcionar e dar match entre a vida e ele, nunca consegui. Pra mim viver sem propósito tem sido sair da cama sem vontade, sem vontade nem intenção de "viver", é uma vida vazia, sem significado de ser.

Grata por um ex líder ter me indicado esse livro.

Ele dá uma rota, de 5 passos de como estabelecer seu propósito, mas o livro não se resume a isso. Traz uma carga de informação que propõe muita reflexão dentro de suas 144 páginas, é excepcional, recomendo!

Atenciosamente: Pode até não fazer você encontrar seu propósito, mas é um caminho, através da busca por ele você conseguirá encontrar mais facilmente. É um esforço que provavelmente compensa em relação a uma vida sem sentido.

Nati 21/12/2020

Achei bem maçante em alguns capítulos, mas me trouxe alguns ensinamentos. É para um perfil de pessoa de negócios mesmo, gestão de empresas e etc. Não é meu tipo de leitura favorita.

Kaprãn 23/08/2021

Eu particularmente não gostei muito, no começo pensei que era uma história de ficção, mas depois foi virando autoajuda.
Brenda 23/08/2021minha estante
e você leu até o final? Guerreiro

Kaprãn 23/08/2021minha estante
Eu tava em uma fila quilométrica no banco, era a única coisa que tinha pra fazer.

Cindy 16/04/2021

Ousadia
Totalmente fora do tipo de livros que costumo ler, mas que gostei bastante da escrita, do pano de fundo que permite muito a abordagem dos termos e definições. É um livro que você tem a ansiedade de ler rápido demais, porém ele deve ser absorvido com cuidado e atenção para entender bem o que quer se passar. Em alguns capítulos encontrei dificuldade por terem mais constatações que de início não compreendia muito bem e tornaram a leitura um pouco arrastada. Para os que se encontram pedido este é um excelente começo.