A Mulher Desiludida

A Mulher Desiludida Simone de Beauvoir




Resenhas - A Mulher Desiludida


229 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Samara 19/12/2022

Uma narrativa parada
Segundo livro da Simone que leio, é um livro de contos que conta a história de três mulheres de formas diferentes. É uma narrativa parada sem muita profundidade
Thaty.Abbondanza 19/12/2022minha estante
A escrita dela geralmente é assim ? Mais parada




Serena12 16/12/2022

O primeiro conto me deixou em êxtase, comecei lendo muito rápido, até que simplesmente não me interessou mais. O segundo conto foi a leitura mais rápida, porém não me agradou muito. O terceiro no início foi um pouco chato, mas no finalzinho me interessei mais.

Nao lembro muito bem a primeira e a segunda história. Caiu na mesmice.

Mas na terceira história fiquei mto impactada. Eu fielmente acreditava em um final bom. Nenhuma mulher merece passar por isso e a autora consegue deixar bem claro como a personagem se sente, ao ponto de você ficar desconfortável também. Você SE imagina e sente a dor.

Amor de homem eh geralmente um amor ingrato, enquanto o da mulher eh um amor que aguenta tudo. Triste.
comentários(0)comente



Giovanavski 25/11/2022

Que livro sensacional!!! Amei ler as histórias de Simone, com certeza me tornei uma fã da sua escrita.
Esse livro só não recebeu 10, pois tive uma má simpatia com a personagem só segundo conto. Entretanto, Simone ultrapassou minhas expectativas. Ansiosa para ler mais coisas da autora!!!
comentários(0)comente



Jung TFanny 10/11/2022

Uma leitura deliciosamente angustiante
O livro é composto por três histórias, com três protagonistas femininas diferentes e com dramas diferentes, mas todos girando em torno de questões sobre a liberdade e uma sociedade patriarcal.
A narração de cada história te coloca na beira de um abismo, em pura angústia. É super possível se identificar com os personagens e participar de suas crises existenciais. Tenho vontade de ler mais livros da autora, fico feliz que meu primeiro contato tenha sido com esse livro.
comentários(0)comente



Giovanna 09/11/2022

nunca li tanto sobre crises existenciais na minha vida
Tive interesse em ler alguma obra de Simone De Beauvoir para construir um senso crítico próprio sobre suas ideologias e sua pessoa no geral e disso saí com a mesma impressão inicial: uma feminista liberal que aborda discussões muito interessantes, porém que não se adequam a realidade da maioria das mulheres.
Com relação a leitura em si posso dizer que esse livro não é nem um pouco fluido e chega até a ser um pouco monótono nos dois primeiros capítulos, mas isso é recompensado no último capítulo ?A mulher desiludida?, de forma que você consegue sentir todas as angústias e a decadência psicológica da personagem principal de um jeito muito único.
Posso dizer que recomendaria sim essa obra e que no geral ela me foi proveitosa, porém não foi nada estonteante e não leria outras obras da autora também.
comentários(0)comente



Kecia.Viana 09/10/2022

Representação de várias mulheres
Temos 3 textos falando sobre mulheres reais e seus conflitos.

1. O envelhecimento (o que eu mais gostei).
2. Sobre aceitação de uma mulher que fala sem pudor.
3. Machismo e alienação da mulher.

Leitura fluida e necessária.

Queria conversar com homens sobre a leitura.
comentários(0)comente



FláRocha 28/09/2022

Duro
Um livro difícil de ler, muito dolorido. Deu no na garganta e me revirou o estômago. As desilusões das mulheres diste livro podem ser as minhas ou de qualquer mulher com mais de 40 anos. Às vezes dava vontade de abraçar as personagens; em outros momentos dava vontade de bater! Foi o primeiro livro da autora que en ei, e já quero muito ler todos.
comentários(0)comente



Tayanne 21/09/2022

Senti muita coisa lendo esses contos, mas principalmente raiva e tristeza. É triste vê como percebe-se que a existência de uma mulher tem que ser validada pelo o que ela é para com os outros, e que, mesmo se esforçando, não é suficientemente valorizada.
comentários(0)comente



Denise Ximenes 16/09/2022

"À ausência não se pode responder!"
Eu não sabia que poderia admirar ainda mais Simone de Beauvoir. Sua escrita, nesse livro, é incisiva! Aqui, ela narra a vida de três mulheres que, de alguma forma, representam todas nós!

Primeiro, o impacto do envelhecimento. Ousamos reconhecer que, com o tempo, vão-se os anéis? Vemos a transformação do tempo com maturidade? Enfrentamos as mudanças... ou fingimos não vê-las?

Depois, a expressão do pensamento de uma mulher, que vive a reprovação social por assumir uma postura autêntica e não se render ao fingimento. "Sinto nojo dessa prudência de quem não tem coragem de assumir uma posição."

Por fim, por meio das páginas de um diário (que dá nome ao livro), a protagonista vivencia os absurdos propostos por uma sociedade que banaliza o compromisso e endossa a atitude machista, perpetuando a submissão feminina.

Que iniciativa maravilhosa trazer à tona as mazelas que muitas mulheres vivenciam e que, por inércia ou insensatez, acabam por pactuar!

A própria autora nos encoraja à reflexão: "À ausência não se pode responder!"
comentários(0)comente



Perdida_nas_Estrelas 15/09/2022

Destruição
Começo por dizer que o termo "desiludida" utilizado na tradução do título para o português não me parece tão bom, vejo através dos contos que traria melhor a essência do livro algo como "destruída" ou mesmo "rompida". Mas em relação aos textos de fato, ficou muito difícil para escrever sobre pois eles nos causam uma dor profunda pois falam de sentimentos que mulheres sentem todos os dias, e caso você não o tenha sentido, você vai conhecer alguém daquela forma.
Os textos falam de rompimentos muito dolorosos na vida de três mulheres, para mim o primeiro conto é o que podemos chamar de mais otimista, os outros vão te afundando cada vez mais no poço da solidão, da injustiça e raiva (talvez).
As três protagonistas sem encontram em momentos de suas vidas onde se questionam sobre o envelhecer e suas consequências em seus corpos e suas mentes, e também se culpabilizam por alguns fatos ocorridos em suas vidas. A injustiça que esses contos me trazem vêm daí: por que as mulheres são levadas a crê que são culpadas? Quando o marido a trai, ela se culpa; se uma filha morre, ela se culpa; se pessoas se distanciam ou o marido está mudado, ela se culpa.
A sociedade machista/sexista nos cria para sermos as culpadas de tudo na nossa vida. Simone de Beauvoir consegue trazer coisas tão cotidianas e tão dolorosas em suas palavras, ao mesmo tempo em que são ficções também o são tão verdadeiras.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Alexia 19/08/2022

Dividida em três partes, essa obra traz um conto para cada história de mulheres do cotidiano que vivem os assombros de vidas reais ligadas não apenas à passagem do tempo, mas também às impotências e, sumariamente, às fragilidades que, de tempos em tempos, qualquer uma de nós, eruditas ou não, poderemos passar em algum momento da vida.

Três contos; três mulheres: "A idade da discrição", "Monólogo" e "A mulher desiludida". Uma vive a incerteza de suas idealizações para com o filho, o inconformismo sob viver com um companheiro acomodado e as questões da idade e do corpo; a outra - num texto sem vírgulas ou acomodações - adoecida, vive a solidão e a decepção por seus fracassos além do luto da perda de sua filha para o suicídio; e a última é acordada da ideia terrivelmente massiva de que o corpo de uma mulher sempre deverá estar padronizado, com isso, a protagonista se vê abandonada, privada do amor do marido e questiona a própria jornada.

A Mulher Desiludida traz uma leitura densa em demasia para alguns gostos, no entanto, extremamente necessária. Contudo, a compreensão não virá escrita e nem estampada em suas páginas, é preciso não apenas conhecer as histórias, mas enxergar por suas entrelinhas o quão necessitadas somos das chaves que só o feminismo tem para muitas de nossas portas. Eis uma obra sem vendas, belezas ou qualquer que seja a forma usada pelas sociedades de esconderem o real papel da mulher, em vida e pós-morte.
comentários(0)comente



Alìce 17/08/2022

C?est la vie!
Gente, vou dizer? Esse livro me pegou de um jeito, principalmente no meio, que fiquei reflexiva por um bom tempo? Não sei explicar, é como se Simone estivesse narrando a história da minha vida, me identifiquei tanto com Monique, mostrando a vida como ela é, sendo tragada por ela, essa é a vida real, é linda, é traiçoeira.
comentários(0)comente



Geisi.Ferla 09/08/2022

Intenso
Três histórias diferentes que mexem com nossa percepção emocional. Sentimentos muito bem descritos que nos fazem sentir nas entranhas os sofrimentos das mulheres.
comentários(0)comente



Luisa 20/07/2022

acabei de lembrar que ainda não tinha feito a resenha desse. achei muito interessante mas demorei um tanto pra terminar as três histórias. quando engatei na leitura da terceira, já tinha esquecido um pouco sobre as outras duas, mas lembro que fiquei curiosa na primeira e bem desestimulada na segunda. a terceira foi lenta mas foi a melhor. provavelmente é um bom livro pra uma leitura mais madura, quem sabe em algumas décadas eu releia?
comentários(0)comente



229 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR