Bisa Bia, Bisa Bel

Bisa Bia, Bisa Bel Ana Maria Machado

Resenhas - Bisa Bia, Bisa Bel

Raffafust 14/07/2011

O livro que marcou minha infância
Falar de Ana Maria Machado é sempre um prazer, tenho esse livro até hoje, o li na escola e me identifiquei na hora, afinal a história da menina com sua bisa Bia é a coisa mais linda, é aquela história simples mas que te marca a infância e que certamente você gostaria que seus filhos e sobrinhos lessem.
Sempre vi a utora dizendo que escreveu esse livro por causa da saudades que sentia dos avós...mas quem não sente e se vê na hora no lugar dessa personagem fofa?
Em 2007 na Bienal tive o imenso prazer de levar meu livro velhinho, amarelo já para escritora autografar e ela foi de uma simpatia, pretendo guardar para sempre as histórias da menina que descobre em uma foto o como avós fazem parte do que somos.

pose do rodo 28/03/2022

Resumo e oque eu achei :p
Bom, o livro é sobre uma garota que encontra com sua mãe a foto de sua bisavô, ela gosta tanto que começa a andar com a foto e a conversar com a sua bisavô através da foto. um pouco mais pro final do livro ela soube que sua bisneta começa a conversar com a Isabel ( a menina protagonista) pela foto que ela achou.
Eu achei legal a ideia de ter uma geração antiga e uma geração do futuro opinando sobre as escolhas e dando ensinamentos umas as outras.

Joy 03/01/2022

Incrível
Que leitura gostosa, tranquila, emocionante, e que nos faz refletir.
Encantadora a leitura desse livro ?
cecília 06/02/2022minha estante
Eu também achei

Vivi Carrazzone 07/04/2011

Essa ea historia de isabel uma menina que um dia estava arrumando as coisas com sua mae,ate que ela encontrou um envelope abril esse envelope e achou um retrato de sua bisaavo Beatriz,Isabel encantada com o retrato de Beatriz começou a andar com aquele retrato pra onde ela ia,Imaginaçao de Isabel era tao grande que ela começou a imaginar a sua bisaavo fora do retrato começa a ensinar muitas coisas para Isabel .!

Para saber mas eu recomendo o livro Bisa Bia Bisa Bel !

Prof. Angélica Zanin 08/04/2011minha estante
Legal,Linda!

Vic Melegatti 07/04/2011

Comentar o que eu entendi sobre o livro.
Isabel encontra um retrato de sua bisavó, equanto a mãe dela está arrumando as coisas.
Isabel se encanta com o retrato e quer levar ele para todo o lugar que ela vai, até na escola. Ela mostra para a turma toda o retrato, e mostra para a sua professora.
Na imaginação de Isabel, ela sonha que estava falando com a sua bisa.
A imagem de Bel voa para longe, e sua professora acha, e depois entrega para Isabel.
Isabel vira vó, pois a sua filha tem uma filha, e depois de um tempo, Bel vira bisa, pois a neta Beta (neta da Isabel), tem uma filha.
Por isso que o livro se chama ''Bisa Bia Bisa Bel.''
Leia o livro, e você saberá o que eu estou falando :)

Prof. Angélica Zanin 08/04/2011minha estante
Valeu!

Vic Melegatti 09/04/2011minha estante
amei o livro, sério !

gigiovovo 08/04/2011

Eu e bisa bia
Adorei este livro.

Ele conta a estoria de Isabel,uma menina que se ``conectou´´ com sua Bisa Bel.
Ao desenrolar da historia Bisa Bia mostra como era a vida no seu tempo com moveis diferentes,objetos diferentes,vida diferente.
No livro Isabel tambem conhece Neta Beta q se junta a elas e elas descobrem muito sobre suas vidas.

Milena Karla - Mika 24/03/2012

Quando comecei a ler a decepção foi tomando conta de mim aos poucos.
Este livro conta a história de uma garotinha que estava olhando umas fotos e achou a foto de outra garotinha que por acaso era sua bisvó quando criança.
A garota se interessou pela história da bisa e como achou a foto linda resolveu levá-la para todos os lugares, inclusive pra escola. Até que um dia ela foi brincar com os amigos e colocou a foto dentro de um bolso que ficava na altura da barriga. Adivinhem que coisa terrível aconteceu? A foto entrou na coitada da menina! E agora ela podia ouvir uma voz vinda de dentro de si mesma que conversava com ela; a voz da própria bisavó. O caso era que a bisavó dela tinha ido pro futuro pra falar com a bisneta. E depois o mesmo aconteceu com a garota, ela encontrou sua bisneta no futuro e assim por diante.
Agora eu me pergunto: Que criança não morreria de medo de ter uma bisavó falando com ela dentro dela mesma? Isso é terrível na minha opinião!
Só não dei nota ruim ,porque apesar de tudo , o livro é um bom passatempo e tem um pouco de romance infantil também. Mas com certeza foi um dos piores que já li.

Lyssa 10/04/2012

Bisa Bia Bisa Bel
Bel é uma menina com a sua imaginação muio fértil, e também muito curiosa, o que a leva a muitas perguntas sobre a vida. Enquanto sua mãe arrumava a casa, Bel encontra uma foto de sua bisavó-criança, (Bisa Bia), que lhe ensina muitas coisas sobre a vida. Nesse pensamento imaginário com o passado, Bel começa a compreender seu presente, e começa a criar seu futuro. Três tempos que se "juntaram" em uma pessoa: Isabel.
Diz no livro que "Bisa Bia Bisa Bel" é um dos maiores clássicos dda literatura infantil brasileira. Partindo de uma história original, que leva ao leitor a perceber as mudanças no papel da mulher na sociedade brasileira.
Esse foi um dos livros que mais gostei! Podem ler que ele é super legal. Acredito que todos irão gostar muito.
Raquel 12/05/2012minha estante
Gosto muito desse livro. Li quando já era adulta, mas mexeu muito comigo. É engraçado, sem deixar de trazer reflexões bacanas, especialmente sobre o que é "ser menina".

Isa 28/09/2012

o livro bisa bia bisa bel é muito legal pois ela é um livro com muitas risadas pois com as fotos e desenhos é muito mais interessante para se entender o livro de poesia de Ana Maria Machado
Leticia 28/09/2012minha estante
aaah eu tenho que ler esse livro :D

Laura 06/01/2022

Razoável
Li para uma matéria da faculdade. Não é ruim, mas também não é super interessante. Ainda que seja um livro voltado pro público infantil, não leria novamente nem presentearia ou faria uma contação de história, mas talvez seja meu descontentamento com minha professora falando mais alto.

Nick 31/12/2021

Fofinho
É um livro muito fofinho que é muito gostoso de ler, é divertido e leve, me transportou pra infância, trazendo aquele sentimento de curiosidade desta época.

Dandara Virgínia | @dandaravmachado 19/11/2021

Li inúmeras vezes na infância, e é um dos livros favoritos da minha vida. Fazia anos q tinha lido, mas parecia que li ontem. ?? Lembrava de quase tudo.