Cesariana

Cesariana



Resenhas - Cesariana


35 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Barbara Miho 17/10/2020

Bom, vamos lá...
Eu comecei a ler essa HQ com os dois pés pra trás, o motivo é que eu sou membro ativa da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias desde criança, igreja esta que é retratada nesta história.

Quando eu ganhei essa HQ, eu não sabia que se tratava de uma história envolvendo a igreja, por conta disso, comecei a leitura com extremo receio, com medo do autor em algum momento denegrir a imagem da igreja que tanto amo ou trazer fatos absurdos.

A HQ é clara no sentido de que as dúvidas religiosas/filosóficas eram de Lucas. Mesmo nos momentos em que ele começou a questionar, jamais faltou com o respeito aos membros e a igreja.
Acredito que se eu conhecesse o Lucas pessoalmente, a minha relação com ele seria de extrema cumplicidade, assim como mantenho a amizade com muitos e muitos amigos afastados da igreja.

Algumas coisas me chamaram a atenção na história, como o fato de Lucas ter lido Akira e O Lobo Solitário (amo), ouvir RocknRoll (Sou roqueira também rsrs) e por ter sua atenção atraída ao budismo em um momento de sua vida.
Eu nasci e cresci no Japão. Um país que as religiões predominantes são o Xintoísmo e o Budismo, mais da metade da minha família são budistas, então eu consegui entender bem sobre o que o autor estava explicando em sua história a respeito da energia que rege o mundo e tal.

Algumas coisas me incomodaram bastante também, que é o contraste entre muitos palavrões misturando-se com assuntos sagrados (como a benção do sacramento, ordenação ao sacerdócio, estudos das escrituras etc).
Por exemplo, em uma página havia a ordenação ao sacerdócio e na página seguinte um palavrão horrível. Eu realmente não curti isso, não combinou nada sabe?

A qualidade da ilustração é inquestionável, de extrema qualidade, gosto de apreciar isso em uma HQ. Os traços bem feitos e bem expressivos!

Enfim, fiquei triste por Lucas ter se afastado da igreja, porém, nem todas as pessoas conseguem ter experiências espirituais e adquirir testemunhos e não é por isso que se tornam pessoas más ou desviadas ou seja lá que percepção que as pessoas têm de membros afastados rsrs, a maioria delas continuam sendo pessoas do bem que querem viver a sua vida em paz, cada pessoa é diferente da outra e o que nos cabe fazer é respeitar e ajudar no que pudermos.
comentários(0)comente



@quadrinsdobatera 06/01/2021

"Cesariana", por Lucas Marques.
"A vida é um pêndulo que oscila entre o tédio e o sofrimento. A felicidade é apenas uma cessação de ambos!" - Arthur Schopenhauer.

A afirmação do filósofo alemão conversa de modo direto com a adolescência, período usualmente marcado por questionamentos e inquietações. Centrado nas variações inerentes a essa fase, o autor nos transporta ao seu tempo de Ensino Médio para contar sobre as as observações e inconsistências surgidos nessa época.

Na história somos apresentados ao universo de três amigos: Lucas, um recém adepto aos costumes mórmons que está determinado com sua atual escolha; Cesar, um problemático jovem que é guitarrista numa banda onde empunha um instrumento emprestado por não ter condições financeiras favoráveis; e Ana, uma moça que antes de conhecê-los encontrava-se deslocada por ser novata no colégio.

Em uma atmosfera marcada por shows de rock, aulas não frequentadas e manobras de skate, Lucas começa a observar que seus companheiros estão a adentrar em crises emocionais. No anseio de ajudá-los, recorre aos preceitos da fé na busca por soluções frente a tais vulnerabilidades, mas acaba por desenvolver uma série de autoquestionamentos acerca de sua religião em meio a essa procura, os quais convergem diretamente com pensamentos filosóficos oriundos de aventuras literárias, desembocando em consistentes mudanças na vida desse(s) indivíduo(s).

A fluidez da obra é capaz de gerar uma pronta identificação dada as várias indagações que o autor levanta, seja em relação a crenças, atitudes ou omissões. Ao longo do quadrinhos presenciamos situações diversas que nos fazem imergir naturalmente nos diálogos cotidianos ornamentados por uma carga filosófica que sempre esteve ali, mas que mostra sua força maior em momentos finais. Ao passar dos quadros vemos erros e acertos, verdades e mentiras, risos e choros, que fazem de "Cesariana" uma história de encontros e despedidas.

#leiturasdobatera #hq #comics #quadrinhos #historiaemquadrinhos #quadrinhonacional #quadrinhosgram #instabook #leitura #livros #books #bateria #drums #fortaleza #ceara #brasil

site: https://www.instagram.com/p/CGBD91hjgUy/
comentários(0)comente



Maria Tereza 28/02/2021

Mais uma obra sem igual
Lucas tem sensibilidade e bom senso para tratar de diversos temas. E, para cada um, ele tem um traço e uma vitalidade diferentes. Que autor impressionante, muito feliz em conhecer suas obras.

https://www.instagram.com/p/CLUx8xUD6wS/?igshid=h2j8w7u188nx
comentários(0)comente



Suzana 22/07/2021

Me identifiquei bastante com a HQ, principalmente a última parte quando o Lucas começa a questionar algumas coisas, senti que o processo foi o mesmo.
comentários(0)comente



Jenifer Tertuliano 03/08/2021

Muito boa
Essa HQ aborda temas delicados como depressão, violência doméstica, tentativa de suicídio e religião.
Tudo isso durante a escola, adolescentes confusos vivendo em lares desfuncionais, uns mais que outros e em meio a esse caos, Lucas o personagem principal, se questiona sobre os pontos que acha falhos em sua religião ao mesmo tempo que tenta ajudar seus amigos.
Muito boa e reflexiva.
comentários(0)comente



Jhones 03/09/2021

Nessa HQ autobiográfica, Lucas Marques conta a história do período de sua adolescência. Ele, que acaba de entrar para a igreja mórmon. Seus amigos Ana e Cesar estão passando por crises na família e pessoais. Ele próprio está passando por suas crises existenciais o que se estende para o questionamento de sua fé.

.
O autor conseguiu passar a angústia e sofrimento dos personagens perfeitamente. Porém o que não me agradou muito é que ficaram de fora algumas explicações a respeito dos dramas de seus amigos enquanto durante vários quadros ele fica explicando o que motivou a perder a fé na igreja e em Deus. Tirando isso, gostei da HQ, os traços são bem bonitos e nem feitos e a história é bem legal. Recomendo que conheçam.
comentários(0)comente



Yas (@vestigiosdesolitude) 15/11/2021

Ressaltando um detalhe importante
Gostei bastante dos temas trazidos nessa HQ, não sei se consegui captar tudo que o autor quis passar, mas valeu a pena ler e recomendo!!!

Só preciso ressaltar um detalhe que achei problemático, que foi a falta de citar o cuidado com a saúde mental, a importância de buscar ajuda profissional em alguns momentos que ocorreram na história que envolviam automutilação e ideação suicida... compreendo que não seria feito por parte do protagonista por não ter suporte o suficiente pra pensar nessa possibilidade, mas poderia ter sido inserido um profissional de saúde dando essa possibilidade no hospital por exemplo, o que contribuiría muito pra conscientização de leitores quanto ao tema e possibilidades de auxilio caso estejam passando pela situação ou tenham alguém passando por essa situação.
comentários(0)comente



B.norte 24/11/2021

Recomendo...
Algumas partes eu pulei, como a do acampamento, achei meio chata.
Não gostei da utilização dos palavrões nos diálogos em alguns momentos, achei desnecessário.
Fora isso, até que o quadrinho é interessante.
comentários(0)comente



dani 28/12/2021

Foi uma leitura bem especial. Consegui me identificar com o protagonista e os conflitos enfrentados na adolescência. Também amei ler uma história que se passa em Brasília, pertinho de mim.

Nesta HQ, conhecemos Lucas e seus amigos, Cesar e Ana. Cada um enfrenta dificuldades, seja no âmbito familiar, com conflitos internos ou convicções religiosas.

Gostaria de destacar que me chamou a atenção como o assunto de saúde mental na adolescência foi retratado. Seria incrível se todos tivessem alguma assistência nesse sentido. Mas a obra retrata algo próximo da realidade: a busca por atendimento psicológico não é tão acessível e ainda é um tabu.

Gostei muito do traço e acabei me apegando aos personagens. Com certeza leria uma continuação!
comentários(0)comente



Ana Bernardes 29/12/2021

Não li a sinopse
Eu não sei se na sinopse indica sobre o quê se trata a história, mas o conteúdo na verdade é até um pouco inovador, não vejo muito por aí, mas dei uma nota muito baixa por algumas questões que me incomodaram durante o texto. Achei as imagens medianas, não são muito bonitas não e são todas preto e branco. Gostei da forma como os quadrinhos são estruturados e a história é tocante. Mas algumas coisas realmente em incomodaram muito a forma como foram abordadas. Igual a situação que um aluno de uma crença bate de frente com um professor da crença dizendo que tudo é mentira que na verdade tudo o que aconteceu foi o Big Bang, foi hipotético eu sei, mas foi tratado como se fosse algo super legal de ser feito, se fosse uma criança de até uns 12 anos entenderia porque é uma criança e está só expressando suas dúvidas na maioria das vezes. Mas a partir daí já é para confrontar e acho um tremendo desrespeito, se você não crê beleza, mas não impor como se o Big bang fosse uma absoluta verdade e a ciência nunca pudesse estar errada e entrar num ambiente religioso para confrontar. Foi minha maior indignação do texto. Mas em geral, achei pessoalmente bem triste a HQ, mas vai depender muito do ponto de vista de cada pessoa que for ler.
comentários(0)comente



Anny Ways 30/12/2021

Triste
Como membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, é muito triste ver um jovem ter sua fé tão abalada e se afastar da igreja dessa forma, pois é exatamente isso que o inimigo deseja.
O próprio personagem afirma que orou e teve um sentimento bom em relação as verdades que lhe foram ensinadas, e tudo isso foi deixado de lado tão rapidamente.
Não é necessário que alguém cometa um crime hediondo, apenas o afastamento já é o suficiente para o inimigo (e nisso tenho meu próprio testemunho, quanto mais perto de Deus, mais o inimigo tenta nos atingir, quanto mais distante, mais nossa vida parece "tranquila").
Deus nunca prometeu que o caminho seria fácil, Ele sempre prometeu que estaria ao nosso lado durante as dificuldades e que elas seriam para o nosso bem.
Essa história só reforça mais em meu coração como devemos ter cuidado com as coisas do mundo, não permitir que nossa fé seja abalada por qualquer dificuldade e/ou pensamentos que possam nos afligir. Manter sempre nossos olhos voltados para Jesus Cristo, que sofreu tanto por nós!
comentários(0)comente



Luiza 11/02/2022

Cara, ao ler esses quadrinhos só me vinha na mente um amigo meu, muito parecido com os personagens, tanto fisicamente quando emocionalmente.

Eu gostei bastante do livro, apesar de ser cheio de gatilhos e tudo mais. O final eu gostaria que tivesse sido um pouquinho mais esclarecedor com o que aconteceu com eles depois, mas okay.

Recomendo!
comentários(0)comente



Ray 12/02/2022

O autor transita bem sobre diversos temas complicados e profundos. Cheio de gatinhos, essa hq traz inúmeras questões da adolescência. Algumas vezes a leitura ficou arrastada, mas achei interessante. As ilustrações fazem um trabalho incrível portando os sentimentos do texto.
comentários(0)comente



isarallon 12/02/2022

gatilhos: tentativa de suicídio, mutilação
Bom pra começar eu recomendaria que você olhasse os gatilhos dessa HQ antes de lê-la, ela inclui assuntos muito pesados que me deram um ataque de ansiedade, porque eu não sabia onde estava me metendo, dito isso vou falar sobre a história agora. No início eu achei que ia ser uma HQ sobre aqueles jovens revoltados com tudo, que nada nunca tá bom e que querem pagar de revoltados, mas depois eu vi que a realidade deles era realmente cruel, os personagens passam por diversos tipos de abusos e reagem a isso matando aula, querendo desafiar as pessoas, tentando ser diferentes dos outros e etc. Vou falar que eu não sei se assuntos tão pesados foram postos de uma forma segura, tem um momento que um dos personagens se mutila e ele sai com o braço sangrando por aí porque uma amiga precisa dele, e foi algo que me deixou mal demais (inclusive foi ali que o ataque de ansiedade começou), parecia que o garoto ia morrer a qualquer momento deixando o braço escorrendo daquela forma e ninguém fazia absolutamente nada, só falavam "ah você devia ir ao médico", mas ele negava, então alguém podia pegar compressas, ataduras, mas não deixar ele se esvair em sague até a morte, eles acabam levando ele pro hospital e mostra que a amiga também tinha se mutilado após tentar se matar enforcada, e eu sentia que as coisas eram simplesmente jogadas para o leitor e você fica sem saber o que fazer com aquilo tudo, talvez você a intenção do autor, afinal o personagem principal se sente da mesma forma com seus amigos agindo daquele jeito no mesmo dia. Bom se você não estiver eu definitivamente não recomendo essa HQ, acho que eu não recomendaria para quase ninguém, não por ser ruim, a história é boa, questiona fé, fala sobre amizades, doenças mentais, entre outras coisas, mas pela quantidade de gatilhos e pelo tanto que me fez mal, eu diria que não vale a pena.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



35 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR