Resenhas - Cesariana

marcosm 28/12/2023

Cesariana, Lucas Marques
Esta HQ me surpreendeu positivamente. É uma história madura que trata de temas profundos sem cair no erro de julgar certas situações.

nagiulliaxx 03/01/2024

Recomendo muito!!!
Já aviso desde o início que é uma HQ que tem alguns gatilhos, então se informem e leiam com responsabilidade.
Cesariana é uma obra que vai me marcar por um bom tempo, acredito eu. A história fala da vida de três adolescentes, o Cesar, a Ana e o Lucas. A história do Lucas realmente me tocou por um sentimento de identificação, assim como ele por anos eu tive minhas dúvidas com a religião e assim como ele resolvi me afastar da igreja. Eu amei como o autor colocou as partes filosóficas, e amei de todas as formas o crescimento dos personagens. A Ana ficando mais segura de si em seu estilo e crescendo como pessoa, o Lucas buscando cada vez mais suas convicções, e o Cesar que acabou se afastando dele e seguindo seu caminho. A história mostra uma realidade crua de muitos adolescentes, que infelizmente não conseguem ter um tratamento psicológico adequado, e que acabam tomando muitas decisões erradas por realmente não ter um apoio nos momentos difíceis. Eu gostei também como o autor desenvolveu o Lucas tentando ajudar os amigos, você sentia o desespero dele em tentar ajudar todos e realmente não saber como fazer isso, eu já estive no lugar dele e digo que realmente é difícil ser sensato e não acabar fazendo besteira em uma situação delicada.
Logo, eu recomendo muito a todos que estiverem passando por seus dilemas e que talvez querem ver alguém que tenha uma realidade parecida (mais uma vez CUIDADO com os gatilhos).

Eduarda.Bianco 03/01/2024

Cesariana
Apesar de ter ficado um pouco confusa por conta das mudanças de cenário e personagens, achei uma obra interessante no ponto de vista reflexivo.

Suzana 22/07/2021

Me identifiquei bastante com a HQ, principalmente a última parte quando o Lucas começa a questionar algumas coisas, senti que o processo foi o mesmo.

Paula1735 12/04/2024

Catalisador de boas reflexões
Aos religiosos fervorosos, abra a mente e se permita digerir e entender os conceitos que o Lucas Marques aborda nessa HQ.
A HQ começa de forma muito lenta, quase abandono porque não estava conseguindo me conectar com a obra, com aqueles adolescentes e suas vidas, mas quando o personagem principal começa a explorar o mundo a leitura, dos quadrinhos e começa também a interpretar o mundo ao seu redor, a observar as doutrinas impostas por cada religião e começa a indagar tudo isso, a HQ dá um belo salto de qualidade no texto, pois realmente são excelentes observações, bons questionamentos que faz sim você refletir, seja você religioso ou não. Se você pensar só um pouco de forma crítica e racional, os pensamentos levantados nessa HQ geram boas discussões.

A nota da HQ não foi maior, pois o início arrastado, para meu gosto, foi bem fraquinho e só não larguei porque o TOC de deixar as coisas pela metade incomodou.

Maria Tereza 28/02/2021

Mais uma obra sem igual
Lucas tem sensibilidade e bom senso para tratar de diversos temas. E, para cada um, ele tem um traço e uma vitalidade diferentes. Que autor impressionante, muito feliz em conhecer suas obras.