O Homem de Lata

O Homem de Lata Sarah Winman

Resenhas - O Homem de Lata

MillenaFrizzo 26/01/2024

Ainda não sei nem o que pensar sobre esse livro, apenas que deixa uma sensação de melancolia e vazio e, ao mesmo tempo, de esperança e quase otimismo que dá vontade de chorar.

Acho que, na teoria, daria 3.75 estrelas, mas, na sua falta, definitivamente está mais próximo de um 4.

booksdreamns 03/01/2024

"Eu sempre disse, quando ele se comportar de maneira diferente, poderei parar de me preocupar. É difícil para quem nasceu aqui, respirando este ar. Acaba fazendo parte de você, quer você queira ou não. Essas luzes se tornam o amanhecer e o anoitecer."

Rhuan C. S. 06/12/2023

Fraco.
Não consegui nem terminar... Não gostei da escrita, a história não me pegou e precisei abandonar para não perder tempo.

Elide.Serra 29/11/2023

Leitura coletiva
Este livro surgiu em um grupo de leitura coletiva e tive a oportunidade de conhecer a história.
Achei um livro pouco fluido e não consegui uma conexão com os personagens e isso com toda certeza pode ter prejudicado minha experiência.
Quem sabe em outro momento ,em uma releitura talvez funcione melhor pra mim.

Por Garoto 15/09/2023

Três tigres tristes (ou pelo menos dois)
Comecei a ler este livro com uma espectativa que o prejudicou, não que ele se ajudasse antes, com ou sem ela. Infelizmente a linha de tempo da narrativa é muito confusa, acaba tornando muito difícil que o leitor se afeiçoe ou ao menos compreenda os personagens e o que está se passando dentro deles.
O estilo de escrita, junto a isso, tornou ainda menos possível a capacidade de eu - particularmente - me envolver e me deixar tocar pelos acontecimentos (que são quase nenhum, na verdade).
Fico triste, por que a sinopse me animou bastante.

Luísa 10/09/2023

O que não foi e o que foi
Que livro lindo. a escrita foi tão delicada e tão gostosa de apreciar. o vai e vem nos tira do sonho e nos bota na realidade. não é um livro sobre o que vai acontecer. a gente já sabe o que acontece. é um livro sobre pessoas e as suas sutilezas , é um livro sobre amor-amizade. tudo junto. sem caber em caixa nenhuma.

sei lá, só lendo pra entender.

Lucas.Augusto 15/07/2023

Emocionante
Mesmo tendo a narrativa nem confusa em alguns momentos, o livro conseguiu me fazer chorar em alguns momentos, tem partes bem tristes. Um ótimo livro sobre amizades, escolhas, relacionamento e perdas

Junior Rodrigues 30/06/2023

"Não sei o dia, os dias se tornaram irrelevantes."
Com uma escrita bem cadenciada mesclando épocas diferentes, Susan Winman traz uma história intimista sobre pessoas comuns tentando levar sua vida da maneira que dá, mas com o passado vindo sorrateiro para trazer lembranças a todo momento, principalmente ao protagonista.
Como é um livro pequeno em páginas, mas que possui uma jornada diferente em termo de história, O Homem de Lata pode ser denso para quem não está acostumado com esse estilo de trama e colabora para isso, a tradução realizada que contém (pelo menos na versão que possuo) muitos pequenos erros que juntos incomodam conforme o passar das páginas.
Como gosto de histórias intimistas, essa conseguiu me pegar pela mão e me conduzir na vida de Ellis, assim pude conhecer seu passado e seu presente, seus arrependimentos, suas manias, seus anseios, seus amores e principalmente de como a nossa jornada é repleta de desvios, sendo que alguns deles não estão sobre nosso controle, mas interfere diretamente no que pretendemos ser e aqui acompanhamos tudo isso com Ellis.
Esse livro me trouxe à mente um filme baseado em história real, O Jogo da Imitação em que há uma trama semelhante na questão Ellis, Annie e Michael e o estilo minimalista de Raymond Carver e seus contos enxutos, mas sempre com algo a dizer nas entrelinhas e é exatamente isso que essa história possui: detalhes preciosos nas entrelinhas, porém cada leitor terá uma percepção diferente sobre isso, sendo exatamente essa a sagacidade de uma história.
Como não tenho muito conhecimento sobre o tema irei falar sobre o que achei do lado humano da obra. Assim como cada pessoa tem uma base estrutural desde seu nascimento e isso enraiza fazendo com que tenhamos personalidades e atitudes diferentes em uma mesma situação, aqui mostra personagens humanos que dentro de suas perspectivas, acertam e erram e acho que essa é a grande mensagem que o livro traz nas jornadas de Ellis e Michael principalmente, mas também na de personagens secundários que surgem.
Para finalizar, gostei de acompanhar essa intimista, minimalista, triste e singela história de amor e citando Shakespeare:"O que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida".
Recomendo!

Rê Vaz 26/06/2023

Difícil
A Narrativa é muito difícil em diversos momentos. Mas melhora na segunda metade do livro.
Não recomendo pra muitas pessoas. Mas se quiser sair da zona de conforto, recomendo sim. Acho que faltaram muitas coisas para me sentir conectada com as personagens.

Wania Cris 12/06/2023

Silêncios e faltas...
Leitura coletiva do meu grupo me deu a chance de ler essa obra que, até então, não conhecia.

Dizem que o início é lento, discordo. O livro é lento pelo gênero narrativo, mas, o início é, sim, confuso e boa parte da leitura também é, o que dificulta o entendimento e identificação com os conflitos dos personagens. Ellis é uma pessoa silenciosa, pouco se sabe sobre ele e assim persiste até que a narrativa passa a ser feita por Michael e muita coisa se explica. Senti falta de uma narrativa sob a ótica de Annie. Aliás, faltou também uma construção dessa personagem tão importante. Ela aparece do nada e no nada permanece, apenas um elemento figurativo na cena. Achei injusto.

Sobre a obra, digo que ela é produto do silêncio, muito mais que do medo. Falam-se muito pouco sobre o que é de fato importante e isso impacta a vida dos protagonistas. Michael é carente de figuras de afeto e isso também determina os acontecimentos futuros.

Não é um livro triste, mas, melancólico. Há momentos de tristeza imensa, mas, pontuais. O que sobressai é mesmo um sentimento de vazio, perda, finitude e muita melancolia...

A tradução de Elvira Serapicos pode ter tido um peso na avaliação pois algumas construções frasais são confusas, sem, contudo, comprometer a leitura nem sua recomendação.

Ilma (@unicamente_livros) 10/05/2023

A obra é narrada em primeira pessoa, com Ellis relatando sua história. A escrita é expressiva e detalhada, envolvendo o leitor ainda mais na história.
Os personagens são enriquecedores. Ellis é retratado como um jovem ingênuo e artístico, enquanto Michael é retratado como um artista talentoso e introspectivo. A amizade entre eles é genuína, emocionante e muitas das vezes dolorosa.

O livro aborda temas importantes, como a luta de Michael de aceitar sua sexualidade e a sua busca de se encontrar no mundo, e a dor de Ellis com a perda da sua mãe e o fim do seu casamento. A autora consegue tratar essas temáticas com tanta sensibilidade, permitido que o leitor compreenda melhor a complexidade das emoções que os personagens estão vivenciando.

A história é repleta de simbolismo, um exemplo disso é o próprio título do livro, que refere-se a algo relacionado a Michael. Isso traz um significado ainda maior para a trama, e muitas reflexões para o leitor.

Nicolly392 13/04/2023

Humanidade, solidão e esperança
156 páginas que me tocaram tão profundamente que serei incapaz de me esquecer esse livro! Essa história fala de humanidade, de solidão, de esperança, de paixão, de medos e de possibilidades, de luto, de cura... Ellis, Michael e Annie... ah esse trio, me apaixonei pelos três, e sempre os amarei, esse livro só tem um defeito, ele podia ser maior.

@fadakukalivros 05/04/2023

Tocante s2
Essa é a história de Ellis e Michael que se passa em 1963, em Oxford, Inglaterra.
Ellis já adulto com 45 anos narra sua história, na primeira parte do livro.

Ellis Judd é um ótimo desenhista e trabalha na fábrica de automóveis. Sua mãe, Dora, sempre incentivou sua arte mostrando obras de diversos artistas que gostava muito. Michael, que após a morte de seu pai, foi morar com Mabel, sua avó, que tem uma quitanda e é vizinha de Ellis.

Ambos tinham 12 anos quando se conheceram e juntos tinham uma linda amizade cheia de alegrias, brincadeiras, segredos, partilhas e descobertas. Michael gostava muito de Dora, mãe de Ellis e, quando ela faleceu, os dois sofreram muito. Ellis brigou com o pai e foi morar com o Michael e Mabel e, para ajudar, começou a trabalhar na quitanda.

Foi amor à primeira vista quando Ellis conheceu Annie. Michael, Ellis e Anne construíram uma amizade forte e duradoura. Michael era uma peça-chave na relação do casal Ellis e Annie, sendo ele o responsável pelos preparativos do casamento dos amigos. Passado um tempo, Michael resolveu viajar, mas sempre voltava nos finais de semana. Um acontecimento trágico fez com que Michael nunca voltasse para rever os amigos.

Após 5 anos, Ellis e Anne estão retornando de uma viagem quando descobrem que Michael retornou à cidade. O trio de amigos está junto novamente, mas Michael carrega um segredo, e será que ele revelou aos amigos o que guardava em seu coração?

A história é dividida em duas partes: uma narrada por Ellis e a outra por Michael. A narrativa é alternada entre presente e passado. A escrita da autora é fluida, fazendo o leitor ficar preso às páginas que não tem capítulos. A trama é cheia de significados, aborda temas como:  sexualidade, amizade, sensibilidade, luto, ensinamentos e amor incondicional representatividade LGBTQIA+