O Homem de Lata

O Homem de Lata Sarah Winman

Resenhas - O Homem de Lata

Andresa 10/01/2022

Emocionante!
Honestamente, não esperava que tanta emoção coubesse em um livro tão pequeno. Nas suas 160 páginas, O Homem de Lata me surpreendeu e emocionou. Terminei a leitura com um grande nó na garganta e refletindo mil coisas sobre a vida.

O livro não segue uma linha temporal correta. À principio, somos levados para o passado, em um episódio ocorrido na vida da mãe de Ellis que tem grande importância para a história. Depois, encontramos três divisões: a primeira, sobre a vida na visão de Ellis, em terceira pessoa. A segunda, na visão de Michael, em primeira pessoa, retornando para Ellis com a mesma forma de escrita.

Diversas peças de um quebra-cabeça são lançadas durante essas partes, e é nosso papel como leitores irmos montando cada pecinha no seu lugar. Quando constatamos algum novo fato, vem aquele choque quando compreendemos o que estava acontecendo e, sinceramente, a cada página virada aumentava o peso no meu coração...

Não é um conto de fadas, muito menos uma história de amor. É um relato cruel da vida como ela é, como, não importa quantos sonhos a gente tenha, às vezes eles não se concretizam, por mais que a gente queira. Quantas escolhas erradas fazemos por medo: medo de sermos julgados, medo da nossa própria liberdade de escolha, medo de magoar o outro e acabamos perdendo a chance de encontrar a felicidade.

O livro traz um ambiente muito melancólico e sombrio. A sensação de coração esmagado me tomou durante praticamente toda a leitura. Eu só queria abraçar os personagens e dizer que tudo ia ficar bem... Foi uma leitura que realmente me abalou, me fez chorar e ver como a vida pode ser cruel em pequenas nuances.

Desculpem se a resenha parece vaga, mas esse é aquele tipo de livro que é muito melhor aproveitado quando você cai nele de cabeça, sem conhecer nada sobre a história. Além disso, falar demais pode estragar completamente essa experiência, uma vez que ele é curtinho e rápido de ler. Recomendo super!

site: https://blogumdiamelivro.blogspot.com/2022/01/livro-o-homem-de-lata-de-sarah-winman.html

Sam 08/01/2022

Terminei igual ao Michael.
Os povs foram muito bem trabalhados a distinção de cada um é muito bem feita. Esse foi o primeiro livro que eu li que descreveu tão bem a vida de uma pessoa depressiva, ansiosa e solitária.

Sofia.Souto 03/01/2022

"Minha aparência era jovem, e minha juventude audaciosa. Eu me deitava naqueles quartos empoeirados e deixava que o crepúsculo do verão me desabotoasse".

Ualaci.Rezendi 03/11/2021

Se você quer chorar, leia esse livro.
Amor não correspondido, amar mais de um, amor suficiente, amor escondido... Amor...

Esse livro é um misto de emoções, momentos bons e também intensos. Um livro gostoso de ler e tendo uma leitura leve.

Contado por duas pessoas sendo Ellis e Michael.

Henrico 28/10/2021

Há várias coisas que gostaria de pontuar nesse presente texto, entretanto, a principal delas e, particularmente falando, a mais importante foi o modo como a autora apresentou e desenvolveu o luto ao decorrer da história. De maneira sensível a autora nos transporta para o ambiente em que se passa a história e de maneira despercebida, nos faz compreender os sentimentos, ou a falta deles, no personagem no principal.
A escrita poética e aflorada nos faz ter uma percepção emotiva sob toda a conjuntura da história.
Adorei!

Cássio Cipriano 11/10/2021

Uma leitura arrastada
Pessoas que conheço já leram e, inclusive, me recomendaram este livro. Aproveitei que ele está por 10 reais na Amazon e comprei. Quando chegou, vi que não é tão extenso e resolvi passá-lo na frente de algumas leituras e, assim, fiquei empacado quase dois meses em uma ressaca por esta leitura. É uma história excelente e muito bem escrita, especialmente se você gosta de uma escrita mais elaborada, porém, menos fluida. Os temas abordados são bem pesados, apesar de muito importantes, inclusive, podem servir de gatilho. A história é bem dramática, com um tom triste e aborda temas delicados como morte, luto, depressão e outros que não quero mencionar para não dar spoilers, especialmente um tema bem específico que eu não imaginava que seria abordado nessa história, já mais para o final, e particularmente foi o que me deu motivação para concluir, depois de uma leitura bem arrastada.

madu 27/09/2021

"Eu não era a chave que conseguiria abri-lo."
"'Cause we're lovers, and that is a fact
Yes we're lovers, and that is that"
- Heroes, David Bowie.

o homem de lata tem um peso muito maior e mais significante quando se sabe que ser homossexual na inglaterra, até 67, era um crime. e que os personagens viram uma viagem a frança como refúgio; um momento para serem eles mesmos.

são detalhes nao citados no livro, mas indiretamente temos a presença de david bowie, que era um símbolo de liberdade de expressão na época. além disso, também aborda a aids, de forma sentimental e crua.

a escrita da autora é maravilhosa, desde já recomendaria a leitura apenas por isso. é um tanto poética e não lhe entrega nada de bandeja, em alguns trechos você fica sem entender, e depois entende que só precisa sentir.

esses personagens, o contexto histórico, a escolha de algumas músicas citadas, a ambientação, a ligação com van gogh, tudo isso me causou conforto, me senti abraçada, me fez chorar e fez conexões comigo de jeito melancólico e bonito.

é aquele tipo de enredo que cresce em sua mente com o passar dos dias. e você vai lembrando e conectando os pontos de cada parágrafo; posso dizer que soltei algumas lágrimas, e que a garganta ardeu.

e sarah winman, nunca irei te perdoar, mikey merecia um mundo com menos sofrimento.

"Esta é quase uma história de amor. Mas seria muito simples defini-la assim."

"E me pergunto qual poderá ser o som de um coração partido. E acho que deve ser baixo, quase imperceptível, sem nenhuma dramaticidade. Como o som de uma andorinha esgotada caindo suavemente na terra."

"Nós tivemos tempo. Tivemos muito mais do que muitos."

"E onde um jovem sobe em uma carteira escolar nos momentos finais e diz apaixonadamente: Oh, capitão, meu capitão!" ?

Carolina Del Corso 18/09/2021

Ellis e Michael são amigos, são amores, são vida.

O livro nos apresenta as belezas do amor puro, o amor verdadeiro e também suas dores, pois nem sempre ele é tido como certo ou algo que possa de fato ser vivido

Ellis e Michael se amam, se amaram na adolescência, o amor nunca deixou de existir, mas o relacionamento sim, com certeza devido a preconceitos internos do próprio Ellis.

Já adulto Ellis conhece Anne e se casa com ela, ele a ama , sem dúvida, mas ele ama Michael. Um trio, que nunca foi um triângulo amoroso, mas que sempre foram tudo um para o outro.

A dor do amor é latente a cada página do livro, páginas carregadas de dor, de sofrimento, sem clichês ou finais felizes.

Uma leitura importante para vermos o que preconceitos fazem e o quanto o amor pode ser puro. Uma leitura que mexeu bastante comigo e com muita dor e vontade de chorar eu termino esse livro.

Márlon 16/09/2021

Levei um tempo curto para me acostumar a narrativa e o formato de escrita da autora, mas, em algum momento a história engrena e você segue, sobretudo, para chegar ao fim. Fiquei pensando que o amor é uma questão muito central no livro, mas, é também secundária: uma vez que o livro fala, realmente, sobre o tempo, as decepções e os medos que circulam e amenizam este sentimento. Todo o livro poderia ser só sobre o Michael e ainda assim seria o livro todo. Enfim, o tempo nem sempre é cura, nem calmaria, nem resolução.

Sia 28/08/2021

ai olha a estória é ok mas a escrita é muito confusa, eu gostei muito de certas partes mas na maioria eu nem tava conseguindo me concentrar, entendi a parte da escrita poética e tals e eu geralmente gosto mas dessa vez não rolou, pode ter sido a tradução talvez mas estragou o livro pra mim

quinta lua de netuno 03/08/2021

Too young - Louis Tomlinson
Eu acho que acima de tudo essa livro fala sobre amor.
A escrita é linda, sensível, poetica e melancólica, sempre vi as pessoas falando que o começo era lento eu particulamente não achei, talvez porque seja o meu tipo favorito de escrita.
Sempre ta tendo troca de tempo, então isso pode confundir um pouco mas conforme vc vai lendo se acostuma.

Eu queria muito que o Ellis e o Michael ficassem juntos mas eu acho que a Annie era necessária na vida deles, talvez de uma forma ou outra ela acabaria chegando na vida do Ellis, o que mais me encantou foi que o Michael aprendeu a amar ela também. O conforto que os três passam juntos era lindo. Os três se amavam incondicionalmente e como é falado no livro o Ellis e a Annie não davam muito certo sem o Michael.

Alguns trechos dos milhares que eu marquei:

"Já tinha aceitado o fato de que eu não era a chave que conseguiria abri-lo. Ela viria depois."

"E Ellis se lembrava de ter pensado que jamais conheceria outra pessoa como elr, e esse reconhecimento, ele sabia era amor"

"A vida às vezes dá errado, não é?"

"Annie se levantou, bêbada, e usou a garrafa de vinho como microfone. E Michael se juntou a ela, lembra?
Ah, eles estavam tão felizes, Ell. Tão bobos e felizes."

E algumas musiquinhas que me lembram esse livro:

Too young - Louis Tomlinson
Girl crush - Harry Styles (cover)
Fine Line - Harry styles
"Vamos ficar bem", eu me lembro de ter pensado. "O que quer que sejamos, ficaremos bem".
amanda 09/08/2021minha estante
as músicas do Lou e do Harry... eu só consegui pensar nessas mesmas músicas.

Davy 07/07/2021

depressão
acho que o livro que mais me detona é o que mostra o amor entre os personagens mas eles desperdiçam anos de vida pra só no final voltarem. acho que esse livro me quebrou na mesma medida que Evelyn Hugo, eu sei que ele n é tão conhecido mas vale a pena