O Homem de Lata

O Homem de Lata Sarah Winman

Resenhas - O Homem de Lata

gigi 28/06/2021

muito bom.
confesso que demorei um pocado pra ler esse livro, acredito que por causa da escrita um pouco confusa, já que a história se passa em dois tempos diferentes e em perspectivas diferentes (dependendo do capítulo), ou por causa da minha ressaca literária mesmo. eu li em 2018/2019 e virou um dos meus favoritos! não sei se eu gostaria tanto se eu relesse ele agora, mas tenho um carinho enorme por ele porque foi minha primeira leitura lgbt. :)

Taísa 18/06/2021

É um livro bonito, fala sobre uma historia de amor entre dois homens que nao se permitiram vive-la em sua completude, apesar disso há uma bela amizade que permanece. Esse livro traz reflexões sobre a brevidade da vida e como temos q tentar aproveitar o que temos agora. A autora traz imagens muito bonitas do espaço em que se passa, alem das referencia da epoca (meados dos anos 60 e 90). Só achei um pouco confuso como ela ia e voltava no tempo, por vezes me cansava isso, mas nao deixa de ser um bom livro

Pedro 12/06/2021

Sensível e profundo
Esse livro mexeu muito comigo. Uma história rápida e realista sobre a importância de agir para seguir no caminho que você acredita ser o certo na sua vida. O tempo é precioso e ele passa rápido.

Matheus938 11/06/2021

Despretensioso + emocionante
Com menos de 200 páginas, O Homem de Lata conseguiu me fascinar, coisa que não espera. A estória de Ellis e Michael (juntamente com Annie) me tocou em pontos bem sensíveis; fiquei com o coração apertadinho. A leitura pode ser um pouco difícil por conta da narrativa não linear, mas recomendo muito esse livro.

Thales 10/06/2021

Triste. Mas extremamente necessária a leitura.
O livro trata sobre perdas, sobre como a vida se altera por decisões tomadas de maneira errada. A história mescla entre o passado e o presente de dois personagens que se conhecem e que se apaixonam à medida em que o tempo avança. Por esse motivo, o livro pode parecer confuso por não dividir passado e presente, isso ocorre entre os parágrafos, mas com o decorrer da leitura, a gente se acostuma. Não tenho condições de falar sobre a escrita da autora que capricha na dosagens de detalhes e na delicadeza dos acontecimentos que são memoráveis na vida dos protagonistas. Enfatizo também a maneira quase poética que o texto foi escrito.
O livro é de extrema representatividade nos dias de hoje. Vale a pena a leitura.

Luciano Otaciano 07/06/2021

Uma obra perfeita!
Desde a primeira vez que botei os olhos nesse livro eu já sabia que ia gostar. Só não imaginava que gostaria tanto. Nunca tinha lido nada da Sarah Winman antes e nem ouvido falar dela. O HOMEM DE LATA foi o primeiro contato com ela e já foi absurdamente perfeito. Até você pegar o ritmo e sacar o que está acontecendo, quem são aquelas pessoas e onde estão, o livro pode parecer um pouco perdido. Narrado através de fluxos de pensamentos e misturando diversos episódios do passado com o presente, Sarah Winman nos enlaça numa belíssima e encantadora história. A escrita é muito bonita – chegando até a ser poética muitas das vezes – e consegue abordar tão bem uma montanha de sentimentos, traumas e acontecimentos em apenas 160 páginas. É impressionante gente!
Os personagens são muito bem trabalhados (inclusive os secundários) para fazer com que o leitor se identifique com todos eles em algum momento da narrativa. O livro toca diversas vezes em questões muito pessoais de uma forma muito direta e única. Às vezes pode até parecer vulgar mas, na verdade, é simples e realista. Em alguns momentos, me lembrou um pouco O segredo de Brokeback Mountain – tanto o livro, quanto o filme – por trazer um romance gay tão natural em uma época ainda tão cheia de preconceitos e dificuldades para a comunidade LGBTQIA+. É uma história sobre o tempo e sobre a importância de saber aproveitar cada segundo de felicidade e não deixar as oportunidades irem embora, correr atrás do que você realmente deseja e acredita. Um livro muito atemporal e reflexivo, que com certeza vai melhorar ainda mais nas releituras. É um texto riquíssimo e vale a pena ser lido. Ao mesmo tempo, é tão cheia de detalhes e reviravoltas (assim como a vida, não é mesmo?) que fica difícil falar muito mais sobre ela sem deixar escapar nenhum spoiler. Então, fica aqui a recomendação de um pequeno grande livro que para mim foi até então, a melhor leitura deste ano. Recomendadíssimo! Em resumo, O HOMEM DE LATA é uma obra perfeita, uma vez que, o leitor não achará defeitos nele, seu único deslize é não ter mais páginas, mas isso é mero detalhe. Espero que tenham curtido a resenha. Até a próxima!

readwithjuly 06/06/2021

Oh capitão! Meu capitão
O livro cheio de referências, entre elas ABBA e Van Gogh, ia ser contraditório eu dar menos que 4 estrelas

*relido (audiobook) - mudei pra 5 estrelas :3

feno 07/04/2021

lindo livro só me deixou com depressão severa agr eu não paro de chorar mas é bem melhor que call me be your name

Mari 22/03/2021

favoritei ?
Homem de Lata, conta a história de Ellis e Michael, dois amigos que criaram um vínculo forte já na infância. A amizade evolui para um romance, embora não fiquem juntos por inúmeros motivos, mas principalmente pelo fato de viverem no século XX.

O livro é narrado por Ellis, o "homem de lata", e os últimos capítulos, e os melhores, são narrados por Michael. A história contém muitos flashbacks, os personagens relembram acontecimentos que nos contam o que aconteceu com os dois.

A obra de Sarah é triste, melancólica e perfeita. Os personagens são incrivelmente reais, cheios de erros e acertos, e tudo me manteve tão ligada e apegada a estória que não queria que acabasse. Da vontade de fazer parte do trio protagonista e sair viajando ouvindo David Bowie e Abba.

A parte narrada por Michael é surpreendente, nunca li algo tão profundo e bonito. Fico surpresa pelo fato da autora conseguir colocar tantos sentimentos em apenas 150 páginas.

O livro contém várias referências artísticas, as metáforas ao Van Gogh e ao homem de lata, de mágico de oz, me deixou tão pensativa, com certeza um livro que ficara marcado em meu coração, e apesar de triste, será relido várias e várias vezes.

Foi uma leitura rápida, que me deixou de coração quentinho e uma vontade de viver surreal.

quotes favoritos:

"O som de uma andorinha esgotada caindo suavemente na terra"

"Cores complementares são aquelas que fazem com que a outra se destaque.

Como eu e Ellis, disse Michael"

"Você é feliz Ell?
[...]
Eu... sou esperançoso"
Allan13th 06/06/2021minha estante
Eu amo esse livro.

@Ju 05/02/2021

Um girassol
Esse livro foi um pouco difícil de conseguir ler no começo por causa da escrita em dois tempos diferentes, achei meio confuso. Porém depois de um tempinho já tinha acostumado e foi de boa.
Ele passa um sensibilidade imensa meio mórbido as vezes. É triste porém passa uma forma diferente de ver o luto e a vida.
Gostei da pegada meio vintage e europeia que deu um ar clássico mais erudito a vida de um personagem específico.
No geral gostei!
Paulin 10/09/2022minha estante
coloca um aviso de spoiler pelo amor de deus!!!!!

Robert125 31/01/2021

Qual seria o som de um coração partido?
''Foi um gesto desafiador de sua vida. Como cortar uma orelha. E ela fez isso em público'' p.11

Com referência artísticas e muitas pinceladas de Van Gogh, Sarah Winman entrega em ''O Homem de Lata'' uma narrativa sublime, caracterizada pela construção de personagens verossímeis e humanos, abarcando temas como o machismo estrutural e a epidemia de AIDS gerada pelo vírus da imunodeficiência humana no final da década de 1980.

Mediante a fragmentos de memórias, o livro é constituído pelo vínculo entre Ellis e Michael, que relacionam-se amorosamente durante um período de suas vidas, e que seguem unidos pela força da amizade após o término dessa experiência marcante e significativa. Na escuridão eu gritei, pois os acontecimentos narrados ora em primeira pessoa, ora em terceira, fizeram-me chorar e refletir sobre a magnitude do amor.

A vida é muito curta! Somos feitos de osso e carne, mas há circunstâncias que geram um escudo de lata em nossos corpos, e acredito que essa foi a mensagem que Winman quis passar nessa obra, pois às vezes não mergulhamos e sim pulamos.

Marí Amo 19/01/2021

Tão bom
Não consigo descrever tudo que
senti em O Homem De Lata.
O incio lento e que não parece ir para lugar nenhum, na verdade é forte, intenso e tão sofrido.
Essa é uma história sobre amor em varias formas e como a morte dos sentimentos, das fases da vida e da vida machuca e ensina.
Não tem como não chorar.
Ninguém sai o mesmo depois de poucas e pesadas paginas com uma história tão profunda.

Wellem Nascimento 18/01/2021

Ruim
Eu li todo pra não abandonar, mas tem umas coisas que sinceramente era melhor desler...

1 estrela sendo bem generosa, é isso

Thibu 05/01/2021

eu esperava mais
terminei com muito custo, assim é ate legal, mas bem penoso para ler

Queila9 04/01/2021

Um romance entre homossexuais, bom enredo, e escrita impecável, gostei  do livro. Mas não me cativou muito. Era como se faltasse algo para me prender realmente a leitura.