Spinning Silver

Spinning Silver Naomi Novik

Resenhas - Spinning Silver

RobertaToussaint 17/12/2020minha estante
Eu acho que o nome dele é Morozko rs

rxvenants 18/12/2020minha estante
Não sei se dá pra responder aqui no skoob, mas acho que não é. Ela adaptou o conto do Rumplestilskin também e deu outros nomes, acho que com o conto do Morozko é a mesma coisa. Ela deu o sobrenome fictício de Staryk e acho que ela daria um outro primeiro nome também.

Tábita | @resenhascomcafe 14/08/2020

Não é uma resenha.
Só queria comentar que eu não consegui me conectar aos personagens como aconteceu com Enraizados. É até irônico pois as protagonistas desse livro são mais ativas, decididas, empoderadas até, do que a Agniezka foi em Enraizados, e eu reconheço todas as qualidades delas, como mulheres e personagens de fantasia, porém ainda assim nenhuma ficou guardada comigo como a Agniezka e o Dragão. E aproveitando que estou falando de Enraizados e que é impossível para mim não comparar uma obra a outra, digo que senti falta das cenas de lutas maravilhosas que a Naomi escreve, ela economizou bem as palavras nas descrições das cenas de batalha e eu diria que talvez esse tenha sido o que me desapontou aqui. Eu queria dar 3.8 estrelas, mas como não dá pra ter esses quebrados, dei 4.
Taty @quandovoceler 19/08/2020minha estante
Eu concordo muito com você. Estou terminando de ler o livro e não gostei tanto quanto enraizados (que é meu amorzinho). Achei a leitura mt arrastada e muita coisa desnecessária. Ficou cansativo. Agora no final da leitura está um pouco melhor, mas não acho que vou mudar minha opinião.

Helder 11/12/2020minha estante
Meu Deus, esta autora realmente não é pra mim. Eu não me conectei em nada em Enraizados e foi um parto terminar aquele livro, sendo assim passarei longe desta autora.

Júlia 01/05/2021

Assim como o outro livro da autora que li (Enraizados), ele demora para "engrenar", pois passa bastante tempo construindo o cenário e as histórias dos personagens. Mas depois que a ação começa, é impossível largar. São vários POVs, e em todos você consegue distinguir quem está narrando. Eu adorei como uma das personagens chama tudo o que ela admira e não entende de "mágica", e as partes narradas por uma criança realmente se parecem com falas e pensamentos de uma!!
O que tirou uma estrela dessa leitura foi, em primeiro lugar, sentir que precisava de mais cenas dos casais após o fim, e também da falta de explicação em relação à casa mágica.
Eu vibrei, ri, chorei e fiquei indignada, e vibrei mais ainda. Foi uma leitura a princípio lenta mas extremamente satisfatória ??
Carol.Cordeiro 07/11/2021minha estante
Eu fiquei louca por mais cenas dos casais também, mas depois de ler Enraizados eu já estava conformada kkklkkk ela deixa muito pra imaginação

Cheiro de Livro 11/07/2019

Spinning Silver
Naomi Novik fez um sucesso extraordinário com a série Temeraire. Depois, com Enraizados, partiu para releituras do folclore europeu. Spinning Silver (ainda sem título em português) é o segundo romance dela nessa linha. Embora não tenha nada a ver com o anterior (são livros independentes, um respiro num gênero lotado de séries), começa a formar um conjunto interessante.

Agora, a fonte é “Rumpelstiltskin”, lenda do folclore alemão eternizada pelos Irmãos Grimm. Na versão original, uma jovem é sequestrada por um rei que acredita que ela tem o poder de transformar palha em fios de ouro. Para não morrer, ela é obrigada a aceitar a ajuda de um duende com más intenções. Aqui, a coisa é bem mias complicada. O tal rei lidera os Staryk, elfos da neve, cruéis com os humanos e que controlam o inverno, quando muitos humanos passam fome. Ele quer que Meryem transforme a prata, que os Staryk têm em abundância, em ouro, que é muito mais raro. Por outro lado, as jóias que ela cria com a prata dos Staryk têm poder, e ajudam uma jovem humana de família nobre a encantar o jovem Czar – que por sua vez é possuído por um demônio de fogo…

São várias histórias entrelaçadas que Naomi Novik maneja com extrema habilidade. Nesse país que é uma Rússia medieval fantástica, a família de Meryem é judia, e enfrenta o antissemitismo que os judeus sofreram durante séculos na Europa. O pai de Meryem empresta dinheiro aos moradores do vilarejo, mas não é um agiota aproveitador, pelo contrário: os devedores é que exploram a boa vontade dele e não pagam nunca, e ainda tratam a família dele com desprezo.

Meryem chama a atenção do elfo ganancioso quando assume os negócios do pai para tirar a família da miséria. Paralelamente, ela ajuda outra jovem, Wanda, filha de um dos devedores. Wanda e os dois irmãos sofrem abusos de um pai violento, e encontram abrigo na família judia.
As três – Meryem, Wanda e Irina, a noiva obrigada do Czar – lutam para controlar o próprio destino num mundo extremamente machista, onde a única função das mulheres é casar e fazer filhos. E ainda são personagens com personalidades distintas. Novik começa o livro alternando os pontos de vista, com capítulos narrados em primeira pessoa pelas três. Depois abre ainda mais o leque, incluindo até os homens – um dos irmãos de Wanda, e até o próprio Czar.
Em certos trechos o livro se arrasta um pouco. As narradoras de Novik descrevem tudo nos mínimos detalhes. Mas isso dá à narrativa fantástica um tremendo realismo. E apesar de usar uma oposição entre verão e inverno, esse não é um mundo dividido claramente entre Bem e Mal. O tempo todo as personagens são forçadas a fazer escolhas morais complexas, e cada decisão traz consequências. Até os vilões – o rei Staryk e o Czar – são prisioneiros de circunstâncias que não criaram.

Spinning Silver é prova definitiva do amadurecimento de Naomi Novik, e já me deixa ansioso pelo próximo trabalho dela.

site: https://cheirodelivro.com/spinning-silver/

Amanda.Dorini 19/08/2020

Eu amei ler esse livro. Desde o enredo mirabolante ao romance cativante

Evelin 31/10/2020

"But the world I wanted wasn't the world I lived in, and if I would do nothing until I could repair every terrible thing at once, I would do nothing forever. [...] It didn't matter that I cared, that I was sorry; what mattered was what I had done, what I would do."

Definitivamente, ninguém escreve de maneira tão bonita quanto a Naomi Novik; cada frase e capítulo são tocantes, nada está fora do lugar e ao final tudo se completa.

Bruna.Schleder 10/01/2021

O livro não foi o que eu esperava, mas ainda assim conseguiu ser perfeito.

As três protagonistas são extremamente inteligentes, toda a condução da história, os planos que elas fazem para salvar as pessoas, não são desesperados, feitos no impulso ou por amor, eles são pensados do início ao fim, é muito bom ler livros assim.

O fio condudor da história é basicamente troca, isso tanto em questãoes mágicas, como no mundo humano. Se você precisa de alguma coisa, o que você vai dar em troca é outra coisa do mesmo valor esse é o relacionamento dos três núcleos e entre alguns personagens.

Vindo da leitura de enraizados, onde a construção do romance é mágica, faltou isso aqui, mas foi uma decepção pessoal porque o livro estava desenvolvendo outras coisas.

Glenda Valverde 07/04/2021

Fiquei encantada com a forma em que essa história foi contada. É uma história bonita, delicada, que foi capaz de mostrar a força das mulheres ??

Leticia 30/04/2021

não acredito que acabou!! 🤧

Min 06/07/2021

gostei do livro e achei muito interessante, achei que teria uma narrativa mágica parecida com a de "Enraizados"/"Uprooted" porém não teve. A minha leitura nesse livro foi muito arrastada e as vezes a mudança da narradora entre os capítulos acaba atrapalhando muito o flow da leitura. Por mais interessante que a história tenha sido

Carol.Cordeiro 07/11/2021

Mais uma vez surpreendida por Naomi Novik
Gostaria de iniciar dizendo que, uma das coisas que mais me impressiona nos livros da Naomi (que fique claro que li apenas Enraizados, além desse) é a capacidade que ela tem de levar a história por rumos inesperados e totalmente diferentes do proposto nas primeiras páginas, de uma forma rítmica e fluída.

Assim como em Enraizados, a autora faz personagens que correm atrás de seus objetivos quando despertas por um gatilho e as faz adentrar o mundo da política, sem deixar a trama chata ou permeada por termos e cenas que não alimentem a história. E não nos esqueçamos da magia, escondida mas sempre presente, até que se faça parte principal de tudo.

Uma coisa que me agradou e foi inesperado, foi a narração feita por diferentes personagens, iniciando com as três protagonistas que entrelaçam suas histórias e tendo contribuições de personagens coadjuvantes que deram visões enriquecedoras à trama.

Mas pra mim, o fato que mais abrilhantou esse livro em especial, foi o cuidado na demonstração de diferentes aspectos do convívio humano. A primeira heroína apresentada é Miryem, uma jovem judia que viveu na pobreza durante toda sua vida pois seu pai era um péssimo agiota, mas que teve todo o amor que poderia ter pedido por parte de seus pais; temos também Irina, que cresceu cercada por todo o luxo e conforto, mas que conheceu o amor apenas pelas mãos de sua cuidadora; e nossa querida Wanda, que não tinha nada. Sem amor ou dinheiro, Wanda arruma nas dívidas de seu pai uma forma de impedir o mesmo de a vender para um casamento forçado.

As histórias das protagonistas se entrelaçam e mostram a nós diversas realidades duras que as vezes, escolhemos esquecer que existem. Miryem representa o povo judeu, e durante todo o livro fala orgulhosamente deles, ao mesmo tempo que mostra a discriminação que eles sofrem e como isso tornou sua vida ainda mais difícil, tendo que ver seu povo ser rejeitado, sem a certeza de um futuro de segurança. A história de Wanda fala sobre violência e relações abusivas na família, mas também sobre como um ato de empatia e compaixão pode mudar a vida de alguém, tal qual o amor de uma mãe, que é a única coisa que a mantém unida a seus dois irmãos mais jovens.

Como já me estendi demais, quero finalizar dizendo que já esperava pouco dos romances, mas fiquei levemente decepcionada com o da Irina, pois havia muito para se trabalhar ali. O Final da Miryem foi bonito, mas eu tive que ler muito nas entrelinhas pra conseguir ver o desenvolvimento do romance em si. A Naomi realmente gosta de um Enemies-to-lovers, mas ela pesa muito a mão no enemies kkklkkk.

bluemoon 19/06/2022

Gostei
Gostei da história, da escrita e de como a narrativa é feita por pessoas diferentes. Algumas pessoas reclamaram que ela não explica quem ta narrando mas achei isso legal, e na verdade não precisa de muito esforço pra entender

Melissa Meira 22/08/2022

Que leitura incrível!
Eu estou apaixonada por esse livro e por cada um dos seus personagens! A história segue principalmente o arco de três mulheres que precisam lutar muito para sobreviver e que com o desenrolar da história acabam com seus destinos interligados.

A Miryem é de longe a minha favorita, mas tenho que dizer que me conectei muito mais com a dor da Wanda e do Stepon do que os demais, e isso por motivos particulares, mas a história de cada um é incrível. Não me leve a mal, é triste e as vezes até cruel, mas ainda ainda é um desenvolvimento incrível.

O final também é ótimo! Sem exageros e sem ser escrito as pressas. Fiquei bastante emocionada nas últimas páginas.

O romance no livro não é ponto principal, mas ele existe. E pra mim ficou muito bom, porque o foco mesmo é a luta e o crescimento que a Miryem, Wanda e a Irina passam.

Também não espere grandes explicações sobre o funcionando da magia do mundo, porque também não é foco. A magia está lá e funciona do jeito que é porque é assim. Mas isso não atrapalha em nada a leitura, pelo menos não senti nenhuma necessidade de explanações mais profundas.

Um livro muito bom, a escrita também é fluida e vale cada página! Recomendo!