Deixe as estrelas falarem

Deixe as estrelas falarem Lady Sybylla

Resenhas - Deixe as estrelas falarem

Joyce 27/01/2023

Primeiro livro de ficção científica que leio. Apesar de ficar um pouco perdida quanto as questões de planetas, viagens interestelar e etc (pois não entendo nada disso), gostei bastante do livro.
Embora se passe em um tempo completamente modernizado, com o predomínio das tecnologias da informação, vemos que algumas questões referentes aos seres humanos ainda são retrógradas. Ganância e falta de empatia são duas que merecem ser citadas.
Enfim, preciso fazer uma crítica construtiva enquanto a escrita, gostei bastante da narrativa, mas a autora deixou passar alguns erros de digitação e palavras duplicadas.
No mais, um bom livro.

Davenir - Diário de Anarres 24/06/2021

Uma introdução instigante
"Deixe as estrelas falarem" de Lady Sybylla, conhecida autora de artigos e resenhas de Ficção Científica no blogue Momentum Saga. É a segunda novela da saga da Amaterasu que iniciou em "Deixe as estrelas falarem" (que já lemos e resenhamos no blogue), acompanhamos Rosa Okenedo, capitã do cargueiro Amaterasu que retorna a sua nave após um período de férias, quando recebe um serviço suspeito, carregar um único contêiner, sem perguntas por um bom pagamento. Como é de se imaginar, algo de errado não está certo e o conteúdo transportado é o motivo.

Primeiramente, o livro é bem escrito e apesar de curto, o romance usa muitas páginas para introduzir os personagens. Demora um pouco para que as coisas comecem a acontecer, por conta desses momentos introdutórios. Ao fim da leitura, fica uma sensação de fim de episódio de série, pela abertura de sub-arcos de personagens aos quais são bem introduzidos e pouco desenvolvidos. A obra não se apresenta abertamente episódica (como na série Perry Rhodan), apesar de ter uma sequência (Por Uma Vida Menos Ordinária), porque se fosse assim seria bem melhor de assimilar uma introdução tão grande. Sendo assim, aguardo novos episódios!

site: http://wilburdcontos.blogspot.com/2021/05/resenha-184-deixe-as-estrelas-falarem.html

Ing 04/06/2021

Foi como ler um episódio de Star Trek
Neste livro, Lady Sybylla demonstrou muito bem o que ela quer dizer quando se apresenta como “fã do futuro”. Gostei muito do universo que ela construiu neste livro, com incríveis avanços para a humanidade, mas ainda assim com a existência de muitos problemas humanos e do preço do progresso. A mensagem principal da história me emocionou bastante.

Lady Sybylla certamente teve muitas inspirações para escrever esta obra, mas como fã de Star Trek e principalmente da Capitã Janeway, não pude evitar me sentir lendo uma das aventuras da USS Voyager. A Capitã Rosa Okonedo não é uma cópia da Janeway, mas eu conseguia ver a presença da minha capitã favorita de ST ali o tempo todo, sendo uma inspiração muito forte. Obrigada por isso, Sybylla, foi maravilhoso!

Devorei esse livro em dois dias. A partir de determinado momento, eu só queria continuar lendo sem parar. Além da história e dos personagens envolventes, a escrita da autora é muito gostosa e fluida.

Leituras Da Mih 06/03/2018

Deixe as estrelas falarem - Lady Sybylla
o que falar dessa escritora que mal conheço e já considero "pakas"? É uma novela de ficção científica nacional, bem contada, curta e cativante, com uma escrita simples e direta. Narrado em primeira pessoa pela capitã da nave Amaterasu, Rosa Okenedo.

"Deixe as estrelas falarem, afinal, para quem elas vão contar?"

Podemos observar pelos detalhes, uma forte influência de obras como Star Trek, Stargate, entre outros. Passando-se em um futuro distante, onde já há o domínio das viagens interestelares, AI - inteligência artificial - cura da maioria das doenças e podendo viver além do limite imaginável, devido ao desenvolvimento de vacinas que retardam a velhice. Acompanhamos a capitã Okenedo, uma protagonista forte e destemida, de volta a sua nave após um período ausente, cuidando de sua filha. Em uma de suas viagens, atraca em um porto para pegar mais carga, mas não consegue, desesperada por dinheiro, aceita transportar uma carga desconhecida, misteriosa e ilegal,que irá trazer sérias consequências para si e sua tripulação.
Mesmo no futuro, o capitalismo é dominante, onde ter cargas para transporte em cada porto é essencial para pagar despesas e tripulantes, uma vez que a nave da capitã trabalha de forma independente. É cheio de feminismo e representatividade, descrito como uma época tolerante, onde o machismo já não impera, o aborto é legalizado e as vitimas são amparadas integralmente pela lei, porém, chega a ser irônico que umas das tristezas mais profundas que a capitã carrega, seja a "culpa materna".

"Nem consigo imaginar como era a vida naqueles séculos de trevas, quando uma mulher era considerada culpada pela violência que sofria."

A novela demora um pouco para engatar, mas nada que estrague o prazer da leitura e o segredo da carga trás questões filosóficas pertinentes, como ética, respeito e o que pode ser considerado vida.
Lady Sybylla criou um universo vasto e interessante, que gera vários arcos para nossa capitã e sua simpática tripulação. Será que teremos mais?
"Vida longa e próspera".

Aninha de Tróia 31/01/2018

Amei
Me apaixonei pela Rosa no primeiro parágrafo e, felizmente, continuei apaixonada até o final. Gostei muito da escrita da autora e de como ela explica o mundo sem ficar cansativo e, principalmente, de uma forma entendível. Os questionamentos e o ar otimista da novela me emocionaram. Foi perfeito!

Matheus Monteiro 06/03/2020

Uma jornada espacial fantástica
Com personagens diversos e carismáticos, é uma obra de viagem espacial rica em questionamentos éticos e de uma imaginação sci fi deslumbrantes. É um ótimo começo de saga, que pega o leitor de primeira com sua humanidade.

Ricardo Santos 13/02/2018

Quase lá
Lady Sybylla é uma das vozes mais conscientes e antenadas do fandom nacional. Seu site Momentum Saga é um porto seguro contra tanta trolagem, machismo e racismo nesse meio, fazendo vários questionamentos sobre temas caros aos nerds, fãs de fantasia e de ficção científica. Em "Deixe as estrelas falarem", seu texto de maior fôlego até agora, ela mostra que é uma autora talentosa, mas há problemas no percurso. A novela tem uma prosa fluida e ritmo. Geralmente, é uma leitura prazerosa. A protagonista é cativante. Uma mulher fora dos padrões, dona de seu próprio destino. Outro elemento mais do que positivo é a valorização da diversidade. Além do worldbuilding, convencendo o leitor, numa mistura de fantasia e conhecimento científico, de que os personagens estão de fato no espaço. Mas o que compromete uma melhor avaliação do livro, é sua estrutura problemática. Uma novela é um texto curto. Não há muito tempo a perder. Pelo menos, quando se trata de uma obra de gênero (FC, fantasia, terror, policial), em que a trama é um elemento bem importante. E aqui a história demora para começar. Concordo que desenvolver personagens é fundamental. Sem bons personagens, dificilmente, uma história fica interessante. Mas também conseguir conquistar o leitor logo nas primeiras páginas de um conto, novela ou romance é algo que todo autor deve buscar, para engajá-lo no seu livro até o final. No caso de "Deixe as estrelas falarem", a história propriamente dita começa muito tarde para uma novela, o que compromete um melhor desenvolvimento da trama. Leiam o livro, porque há qualidades para se apreciar. Porque Lady Sybylla é uma autora nacional de FC das boas.
Pandora 28/02/2018minha estante
Concordo com seu ponto de vista.

Ricardo Santos 28/02/2018minha estante
Ela escreve bem. Só precisa de um trabalho maior edição. Tomara que ela publique um romance logo.

raposisses 03/07/2019

escrita ok, ritmo um pouco lento, personagens não me conquistaram; história foca mais na construção de mundo e nos temas introduzidos pelo plot. a forma que os temas foram desenvolvidos foram um pouco too much em algumas partes, mas no geral gostei.

Humberto Junior 28/11/2018

Resenha de Deixe as Estrelas Falarem
Resenha completinha do livro Deixe as Estrelas Falarem de Lady Sybylla lá no blog

site: https://habeasmentem.wordpress.com/2018/11/07/resenha-deixe-as-estrelas-falarem/

Paulo 29/07/2018

Algo que eu sempre digo quando leio narrativas de qualquer gênero é: "Eu gosto de uma boa história." Não importa se ela se passa na Inglaterra medieval, em Nárnia, no esconderijo dos incas venusianos. Importa para mim uma narrativa que me faça esquecer da realidade por alguns momentos e mergulhar em um novo mundo repleto de aventuras. E é essa jornada que Sybylla me faz percorrer em Deixe as Estrelas Falarem.

A narrativa é conduzida pela protagonista, Rosa, em primeira pessoa. Com isso a autora almejou trazer uma história mais intimista do ponto de vista de uma personagem que retoma suas atividades após algum tempo afastada por problemas pessoais. Ela reencontra sua tripulação e é aí que a história se desenrola. Vale comentar a tranquilidade com a qual a autora nos vai mostrando o universo narrativo de sua criação. Sem exageros, sem info dumping, ela pouco a pouco e de forma muito natural ela coloca passo a passo as características que mais se destacam: pessoas com longos tempos de vida, modernização social, as caravanas comerciais, os setores espaciais. O leitor nem sente as informações sendo empilhadas uma a uma até que estamos familiarizados completamente com tudo o que se passa. A escolha de uma personagem mais madura e reflexiva auxiliou e muito Sybylla a fazer essa construção. Como ela está sempre pensando em suas decisões, as descrições e longos devaneios se tornam naturais a ela.

As relações amorosas e familiares são exploradas longamente pela autora. O que vemos aqui é o bom e velho gênero scifi sendo usado para análise social. Pode parecer clichê para você, mas para mim é a essência do gênero. O mais legal de tudo é como a autora consegue fazer suas críticas sociais de uma forma tão sutil que se o olhar não está atento, passa despercebido. Ela explora temas como a igualdade de gêneros, a escravidão e até o direito à vida. Tudo isso em uma narrativa de pouco mais de 100 páginas. Sinceramente eu fiquei encantado não só com a forma de escrita, mas com a maneira como os temas foram explorados. Rosa é uma mulher muito independente e ela deseja a liberdade que apenas o espaço é capaz de proporcionar. Ao mesmo tempo ela corre riscos primários em certos momentos. Uma de suas jogadas arriscadas a coloca em uma situação que vai pôr até as vidas dos membros de sua tripulação em risco. Se ela vai perder sua liberdade após sua experiência? Duvido, mas ela com certeza deve colocar o que ocorreu como um peso na hora de tomar uma decisão.

É essa maturidade nos personagens que me encanta. Gosto de personagens desenvolvidos não apenas em suas virtudes, mas em seus defeitos. Estamos diante de uma tripulação com características bem distintas entre si. Temos Akilah, oficial de engenharia, fechada e soturna que subitamente muda suas características emocionais, causando um estranhamento na capitã; Jensen que tem uma relação amorosa livre com a capitã; a IA Jim, que ao adotar um corpo humanoide provoca a preocupação de outras pessoas; Cecília, sempre calma e pacífica, mas com algumas questões a serem resolvidas; e Deepa que eu achei que foi menos explorada. Fiquei com uma vontade enorme de ver essa tripulação mais vezes. Não sei se essa foi uma artimanha engendrada pela autora para que consumíssemos mais coisas dela (opa... estamos aí!! manda mais!!!) ou se o espaço da novella acabou prejudicando um pouco o seu planejamento. A verdade é que eu leria quinhentas, seiscentas páginas de histórias dessa tripulação numa boa.

Deixe as Estrelas Falarem pode até ser o romance de estreia da Sybylla por uma editora, mas eu acredito muito nela. Demonstrou uma maturidade de escrita que vemos poucas vezes por aí. Personagens bem construídos, um universo narrativo sólido e uma história direta e consistente.

site: www.ficcoeshumanas.com

julia 08/07/2018

Gostei da história, das personagens e do universo construído para o livro. A única coisa que me incomodou foi a narração. Uma das coisas que eu achei mais interessante foram os paralelos entre a nossa sociedade atual e o futuro da humanidade descrito pela autora. Mas achei que escolha de narrar a história em primeira pessoa deixou esses paralelos meio forçados, meio descolados no clima geral da narrativa muito focada nas personagens. Acho que a história tinha muito potencial, mas algumas escolhas na escrita não me agradaram muito. Porém super recomendo a leitura, achei um grande exemplo de ficção científica nacional, especialmente porque não conheço muito.

Victor Gerhardt 03/06/2018

Poderia ser um episódio de Firefly.
Fico feliz em ler uma novela sci fi brasileira feita com tanta qualidade e tanto carinho. Uma space opera cativante, com personagens interessantes e importantes reflexões sobre nossa humanidade. Se fosse um episódio de Firefly, seria um dos bons.