Sob águas escuras

Sob águas escuras Robert Bryndza

Resenhas - Sob Águas Escuras

Silvana 02/07/2018

A Detetive Inspetora Chefe Erika Foster está na pedreira Hayes tentando encontrar a prova que vai manter Jason Tyler, um traficante que controla a rede de tráfico que cobre a região entre South London e Kent, na cadeia. Jason está sob custódia, mas eles precisam de suas digitais na droga para mantê-lo por lá. Por isso uma equipe de mergulhadores estão procurando pelo pacote com os dez quilos de heroína, o equivalente a quatro milhões de libras, que segundo a esposa de Jason, se encontra no lago artificial da antiga pedreira. E por fim eles conseguem encontrar o pacote com a droga, mas um dos mergulhadores encontra outro pacote próximo de onde estava a droga. E quando eles abrem o pacote de plastico cheio de lama e preso com finas correntes enferrujadas, dentro tem um esqueleto de uma criança.

Faz alguns meses que Erika foi transferida para a delegacia de Bromley, mas até então ela não conseguiu se encaixar e ficar a vontade com seus colegas de trabalho, por isso ela não sabe o que dizer quando seu subordinado, o Detetive Sargento John McGorry começa a vomitar diante da visão do esqueleto. Até porque ela também fica sem palavras diante da situação. Mas Erika não trabalha mais na Equipe de Investigação de Assassinatos e sim na Equipe de Projetos, que combate o crime organizado e sua prioridade não é o esqueleto e sim as drogas que vai manter um traficante na cadeia, mesmo que assim que sua sentença sair, outro vá tomar o seu lugar. E essa é uma das coisas que Erika mais sente falta do seu antigo departamento. Lá os crimes eram resolvidos e tinham um fim.

Mas mesmo o esqueleto não sendo sua responsabilidade, Erika não consegue esquecer o que viu, e quando seu amigo, o patologista forense Isaac Strong liga querendo falar com Erika sobre os restos mortais que ela encontrou, Erika não hesita e vai até o necrotério. Isaac identificou o esqueleto. Ele pertence a Jessica Collins, uma garotinha de 7 anos que desapareceu a vinte e seis anos e que na época teve sua foto divulgada em todos os meios de comunicação e mesmo assim ela nunca foi encontrada. Erika sabe que precisa resolver esse caso e pede ajuda de seu ex chefe, o Comandante Paul Marsh para liderar o caso. Paul alerta Erika sobre comandar esse caso e conta sobre como o fracasso afetou Amanda Baker a Detetive que foi encarregada do caso na época. Mas Erika está irredutível e vai fazer tudo o que estiver ao seu alcance para descobrir o que aconteceu com Jéssica. Porém tem alguém que vai tentar impedir isso.

"— Preciso de alguém com pulso firme para conduzir a reabertura dessa investigação. Por que você acha que é a pessoa certa para o caso?
— Não sou uma policial de carreira. Me dedico totalmente aos meus casos. Uma garota vulnerável de 7 anos desapareceu e alguém a jogou como um saco de lixo naquela pedreira. Quero encontrar quem fez isso. Quero justiça para Jessica. Quero que a família dela possa seguir em frente e vivenciar o luto."

Eu vivo fugindo de livros que fazem parte de alguma série que eu não tenha lido os livros anteriores ainda. Mas não sei o que acontece porque eles vivem me perseguindo e acabo lendo eles fora de ordem. Esse é o terceiro livro da série Detetive Erika Foster. É daquelas séries que os livros tem começo, meio e fim, mas que a vida do protagonista segue uma linha do tempo e confesso que mesmo isso não tendo nenhuma relevância para o desenrolar dos acontecimentos a serem investigados, é algo que me incomoda e sempre que posso leio na ordem em que foram escritos. Mas se você tem acompanhado minhas resenhas, viu que ultimamente isso de ler fora de ordem está acontecendo com frequência por aqui.

Livros de suspense estão entre meus favoritos e como leio muitos, sou um pouco exigente com eles. Confesso que sempre começo as leituras de livros do gênero com um pé atrás, já esperando me decepcionar porque não vou encontrar nada de novo. Mas de vez em quando eu me deparo com um livro como esse que estou resenhando. A escrita do autor é muito boa e já prende logo nas primeiras páginas. Os capítulos são curtos, o que dá uma agilidade na leitura. E a personagem principal é muito interessante, o que deixa o leitor com duas histórias na mão, a história a ser investigada e a personagem em si. O que no meu caso também me fez querer ler os dois primeiros livros da série, porque preciso desvendar essa personagem tão complexa criada pelo autor para protagonizar seus livros.

Como não li os dois primeiros livros, não sei como o autor vinha conduzindo a personagem, nem sei se a escrita dele evolui, mas nesse livro eu achei ele ótimo e não deixou nada a desejar para outros autores famosos que escrevem o gênero. Temos uma trama inteligente que nada nunca é o que parece, com inúmeras reviravoltas que deixa o leitor com o coração na mão e com um final, que se for olhar só pelo final, ele é bem simples e até já foi visto em outras tramas, mas que visto no contexto se tornou um desfecho perfeito para o caso. E se for para comparar com alguma coisa, acho que fãs de Law & Order e Criminal Minds vão se identificar com a trama criada pelo autor.

Erika, como disse antes, é um personagem que me despertou a curiosidade de saber mais sobre ela. Ela foi tão bem construída que o leitor se identifica e torce pela personagem, não apenas para ela resolver o crime, mas também para ela dar a volta por cima em sua carreira. E cheguei até a torcer por um romance, porque sou dessas e quero romance em tudo hehe. E não é só a protagonista, mas todos os personagens foram muito bem construídos, até mesmo os vilões, que no caso só descobrimos quem são no final, mas eles foram construídos de uma maneira que não tem como não se identificar com cada um eles. Enfim é um livro que recomendo para quem gosta do gênero ou para quem quer começar a ler livros do gênero. Quanto a edição, está muito bem feita, com uma capa belíssima que nos faz querer ter o livro na estante.

site: https://blogprefacio.blogspot.com/2018/06/resenha-sob-aguas-escuras-robert-bryndza.html

Carolina 18/09/2018

Leitura Viciante
Erika Foster mais uma vez não decepciona. O livro te prende até chegar ao desfecho, na verdade até o epílogo.
É bom ver um autor escrevendo sobre uma policial, sabendo descrever tanto o lado profissional quanto o lado feminino, sem desmerecer, apenas mostrando o lado humano.

Nina 05/07/2018

Sob Águas Escuras é o terceiro livro da série Detetive Erika Foster, de Robert Bryndza. A série é muito conhecida e aclamada pelos fãs de thrillers policiais, mas como sou nova no estilo, ainda não tinha lido nenhum, até ter a oportunidade com a parceria com o Grupo Autêntica.

A detetive Erika Foster acabou de mudar de departamento e agora trabalha em um grande caso de narcóticos que a levou a investigar uma pedreira. Lá os mergulhadores encontram dois pacotes: um contendo 4 milhões de libras em heroína e outro com o esqueleto de uma criança. A equipe forense descobre que a criança é Jessica Collins, cujo desaparecimento há 26 anos nunca foi explicado, mesmo tendo sido amplamente coberto pela mídia. Erika decide assumir a investigação e nesse caminho, acaba se aprofundando na vida de Jessica e de Amanda Baker, a detetive original do caso que teve a vida totalmente impactada pela falta de resolução.

A primeira coisa que preciso dizer é que minha leitura não foi prejudicada por não ter lido os livros anteriores. O enredo é totalmente independente pois, pelo que percebi, cada livro narra um caso desvendado pela detetive. O que eu senti é que os livros anteriores devem ter feito uma apresentação melhor da protagonista e dos seus traumas, já que eles são só citados em algumas partes. Talvez por isso eu não tenha conseguido uma grande conexão com ela, pois me faltou conhecê-la melhor. Na maior parte do tempo, Erika Foster me pareceu uma mulher um pouco fria e focada demais no trabalho, mas fica claro nas entrelinhas que há muito coisa por baixo de sua atitude que deve ter sido melhor explorada antes.

– Preciso de alguém com pulso firme para conduzir a reabertura dessa investigação. Por que você acha que é a pessoa certa para o caso?
– Não sou uma policial de carreira. Me dedico totalmente aos meus casos. Uma garota vulnerável de 7 anos desapareceu e alguém a jogou como um saco de lixo naquela pedreira. Quero encontrar quem fez isso. Quero justiça para Jessica. Quero que a família dela possa seguir em frente e vivenciar o luto.

A narrativa em terceira pessoa é muito ágil e confesso que ela foi o que mais me agradou no livro. Robert Bryndza soube conduzir o enredo brilhantemente, focando em todos os aspectos essenciais sem ser exaustivo. Ele soube mesclar com perfeição as descrições de cenários e contextos, as definições de personagens e os detalhes do caso investigado, de forma que nada fica muito aprofundado ou com poucas informações.

Quanto ao enredo, fiquei completamente presa a ele! Primeiro por ser um crime não solucionado há tantos anos e cheio de detalhes vagos e obscuros. O mistério é muito bem elaborado e eu nem desconfiei do final, imaginei mil coisas diferentes do que realmente aconteceu. Além disso, o autor toca em temas muito importantes, como homofobia e desigualdade de gênero, de uma maneira muito natural e dentro do contexto. Não é uma coisa forçada, é algo que simplesmente aparece no enredo e é discutido pelo autor sem tirar o foco do enredo na investigação criminal.

Por fim, Sob Águas Escuras foi uma ótima leitura, que me agradou, me surpreendeu e me entreteu. E apesar do livro ser independente e poder ser lido sem os anteriores da série, eu senti que teria uma experiência melhor se tivesse lido na ordem. Assim, vocês decidem como fazer a leitura, só insisto que a façam!!!

site: https://quemlesabeporque.com/2018/07/sob-aguas-escuras-robert-bryndza.html

Liachristo 09/07/2018

Misterioso e intrigante!
Quando vi a capa deste livro, senti que precisava conferir esta história. Não sei vocês, mas sou meio estranha em relação a algumas coisas. Assim que olhei esta capa, fiquei pensando na dificuldade de respirar que essa mulher estava, senti até mesmo um certo nervoso, e fiquei me sentindo como se estivesse me afogando. Vai entender... Coisa de maluco? Talvez. O fato é que as capas geralmente são o que primeiro me chamam atenção em um livro, são elas que me despertam o primeiro interesse. Se eu curtir a capa, com certeza vou ler a sinopse e se a sinopse me conquistar, já vai pra lista dos desejados.

Este é o terceiro livro da Série Detetive Erika Foster e os dois primeiros livros já foram publicados aqui com os títulos: A Garota no Gelo e Uma Sombra na Escuridão. Mesmo não tendo lido os livros anteriores, a leitura fluiu muito bem e deu para entender e me prender a história tranquilamente, já que pelo que entendi, cada livro traz uma investigação diferente, onde o elo de ligação é a detetive.

Erika Foster é uma mulher forte, determinada, e uma profissional muito bem qualificada e sagaz. Ela não é inglesa e este fato a fez crescer mais ainda em meu conceito, já que ser uma policial bem sucedida em terras estrangeiras não deve ser nada fácil. Ela se depara com um mistério que perdura há mais de 26 anos, ao encontrar por acaso um corpo de uma garotinha de 7 anos, que tinha sido dada como desaparecida. Há muitas incógnitas sobre o caso, muitas informações desencontradas, e ela sabe que será quase impossível conseguir solucionar um caso tão antigo assim, se nem mesmo a polícia da época conseguiu nenhuma pista.

“Puxado pelo peso das correntes, o corpo afundou rapidamente. Ela descansou ali, quieta e serena… durante muitos anos.”

O desaparecimento de Jessica Collins, deixou muitas sequelas, tanto na vida de sua família que sofre até os dias atuais sem saber o que realmente aconteceu com ela, como também de Amanda Baker, a detetive que cuidou do caso e até hoje se sente fracassada por não ter conseguido salvar a criança. Essa parte mexeu muito comigo, porque tenho filhos e nem posso imaginar como seria se um deles sumisse e depois de tantos e tantos anos seu corpo aparecesse e o mistério persistisse. Deve ser doloroso demais!

A trama toda é muito bem montada. O autor trabalhou muito bem seu enredo e seus personagens são extremamente fortes, cativantes e fiquei completamente envolvida com eles e querendo ajudá-los a esclarecer todo o caso. Se surgir oportunidade, pretendo ler ou outros livros desta série, porque gostei muito da escrita de Robert e de como ele encaminha o mistério e mantém o suspense até o final.

Erika deu mais uma garfada gigante, saiu se espremendo pelo espaço apertado e foi até o corredor equilibrando o prato para fechar a porta da sala. Os berros de Eva subiram uma oitava, portanto ela também fechou a porta do quarto. Então foi se sentar no tapete à porta do apartamento, pôs o prato no chão e terminou de comer, sem perceber que acima dela, presa no interior da caixinha do medidor de eletricidade, havia uma pequena escuta. (Pág. 201).

Resenha completa no Doces Letras

site: https://www.docesletras.com.br

Bia Sousa 10/07/2018

Chocada!!!
No terceiro livro da série Detetive Erika Foster, acompanharemos Erika, que acabou de mudar-se de departamento e está envolvida com uma investigação de narcóticos. No meio de uma busca em uma pedreira, a procura de um pacote de heroína avaliado em mais ou menos 4 milhões de libras, sua equipe acha o que estava procurando, mas jamais imaginariam que também encontraria um esqueleto de uma criança.

Esse esqueleto era nada mais nada menos do que o esqueleto de Jessica Collins, uma criança de 7 anos que está desaparecida há nada mais nada menos que 26 anos. Um caso sem pistas e aparentava ser o crime perfeito.

Mas para Foster, nada é impossível. Mexida com a descoberta do esqueleto, ela pede para assumir as investigações do caso que a cada dia que passa parece estar mais longe de ser solucionado.

” – Não é o fim da linha-ele respondeu com a voz baixa e ameaçadora.- É tudo uma questão de percepção, ela é o início para muita gente.”

Buscando encontrar o máximo de informações ela precisa destrinchar o passado da família Collins (que por sinal é uma das maiores dificuldades, pois envolve sentimentos e lembranças que estavam adormecidos há algum tempo precisam ser relembrados) além da família será necessário refazer os passos de todas as pessoas que estiveram envolvidas nas investigações, passando pelos suspeitos, e até pela própria polícia. Em meio a tudo isso tudo parece muito confuso, os principais suspeitos têm alibis irrefutáveis, e algo diz a Foster que quanto mais ela mexe na história, mais riscos ela estará correndo.

Quando eu me refiro a um thriller de qualidade é sobre esse tipo de livro que eu falo. Enredo totalmente desenvolvidos, com personagens bem trabalhados. Por muitas vezes me vi em pânico, com medo do que pudesse estar por vir nas próximas páginas, sim a história é de tirar o fôlego.

“Quando se vive uma mentira, ela fica tão enraizada que você quase acredita mesmo que ela é verdade.”

A escrita do autor é excelente, com capítulos curtos, que por sinal deixa a leitura ainda mais rápida.

Ahh, não posso deixar de falar que a história é maravilhosa, não ficam pontas soltas na história. Confesso que suspeitava do (a) personagem culpado pela morte de Jéssica Collins, mas jamais passou em minha cabeça que iria ser dessa forma, o autor soube me surpreender como nenhum outro.

Com certeza é um livro mais que recomendado e como uma boa amante de thriller eu não poderia deixar de favoritar essa belezura.

PS: não tive dificuldade em começar pelo terceiro livro da série, mas de qualquer forma, para aqueles que não curtem spoilers (mesmo dos mínimos), recomendo que inicie por “A Garota no Gelo”, primeiro livro da série.

Por Bia Sousa

site: https://bercoliterario.wordpress.com/2018/07/05/resenha-sob-aguas-escuras-robert-bryndza/

Jéssica Spuzzillo @pintandoasletras 10/07/2018

Socorro! q livro!
A Detetive Erika Foster e sua equipe começaram uma investigação pesada com o objetivo de combater o crime organizado. Seguindo uma pista, eles estão à procura de um grande estoque de drogas em uma pedreira.

Do fundo do lago eles recuperaram 4 milhões de libras em heroína, mas também acabam encontrando outro pacote com os restos mortais de Jéssica Collins, uma menina de 7 anos que desapareceu a 26 anos atrás.

Erika foi incapaz de descartar os pensamentos de como uma criança poderia ter morrido desse jeito, deixada sozinha envolta em um plástico cheio de correntes. Por conta disso, com bastante determinação ela procura ajuda para ser designada a esse caso.

Ela consegue a investigação e junto com a sua equipe começa a revirar o passado e desenterrar provas. Alguém está mantendo segredos e vai fazer qualquer coisa para impedir que a verdade apareça....

ㅤㅤ
Amei do começo ao fim! Esse é o primeiro livro que li do autor e tenho certeza que não será o último. Fiquei tão confusa durante a leitura, tive algumas suspeitas que no final se concretizaram, porém a forma como tudo aconteceu me deixou de queixo caído!

Adorei como tudo se encaixou, o autor não deixou nenhuma ponta solta e a trama é tão envolvente que não consegui deixar o livro de lado. Nada nessa história é o que parece ser.

Desvendar um crime de 26 anos atrás não é fácil, principalmente envolvendo uma criança. Durante a leitura conseguimos sentir a angústia e muitas vezes o desespero da Erika enquanto procura o culpado, um sentimento de esperança aqueceu meu coração e fiquei torcendo para que a justiça pela morte dela fosse feita.

Recomendo para todos que amam um bom romance policial, cheio de mistério e boas reviravoltas. É o tipo de livro que te engana e surpreende em cada capitulo. Maravilhoso!

site: https://www.instagram.com/p/BlENsusFHjw/

mirna 12/07/2018

Sob Águas Escuras
História envolvente e bem desenvolvida com ótimos personagens. Terceiro livro da série com a detetive Erika Foster no comando da investigação de um crime que ocorreu 26 atrás. Fácil de ler, e depois de tantos livros lidos desse gênero a gente acaba deduzindo e prevendo o desfecho. Eu gostei muito e recomendado.

Fernando Lafaiete 14/07/2018

Sob Águas Escuras: Não funcionou comigo... Mas indico!
***NÃO possui Spoiler da série e nem deste volume***
Nota final: 3.5

Confesso que depois de ter lido Uma Sombra na Escuridão, o segundo livro protagonizado pela detetive Erika Foster, comecei a leitura deste terceiro volume com muitas expectativas. Adoro livros policiais, em especial, os protagonizados por detetives. Mas mesmo tendo ouvido milhares de elogios acerca de Sob águas Escuras, este volume não funcionou comigo.

A trama segue uma investigação que tem como objetivo tentar desvendar o que aconteceu com uma criança que após 26 anos tem seu esqueleto encontrado no fundo de um rio de maneira bem aleatória. Quem é esta criança? Quem a matou?

Foi impossível não conectar a trama com casos policiais reais como a da adolescente Vitória Gabriely ou ao caso da Agatha Nicole de 6 anos que foi sequestrada e teve seu corpo colocado em uma mala e jogada em um córrego. Foram essas conecções que me instigaram a prosseguir com a leitura na vã tentativa de tentar entender a mente de alguém que tem a coragem de assassinar uma criança.

A escrita do autor continua fluída, leve e sem muitas descrições de detalhes forenses. Algo que não me incomodou nos livros anteriores, mas que desta vez me causou um certo incômodo. Não sei exatamente o que aconteceu, mas desta vez eu me deparei com uma escrita que considerei extremamente pobre. Foi uma leitura que não me envolveu e a qual me pareceu sem emoção.

O desenrolar da trama foi previsível de tal maneira que me irritei com a lerdeza da protagonista em ligar as pontas que eram mais que óbvias. Não desvendei todo o mistério, mas sabia desde o início quem eram os culpados. Achei tudo muito morno e terminei puto de não ter amado como “todo mundo”.

Achei os personagens coadjuvantes bem apagados e a interação dos mesmos com a personagem central mais que fraca e sem muito propósito palpável. Nos livros anteriores senti mais peso destas relações.

Apesar disso, como sou exceção, acredito que quem decidir lê-lo irá gostar bastante. Robert Bryndza é um bom escritor e super indico seus livros, apesar de não serem perfeitos (Nenhum livro o é, né?). Não são nada comparados com obras de escritores como Stieg Larsson e Jeffery Deaver... Mas no geral valem a pena!

Lorrane Fortunato 16/07/2018

Resenha: Sob Águas Escuras / Dreams & Books
“Puxado pelo peso das correntes, o corpo afundou rapidamente.
Ela descansou ali, quieta e serena… durante muitos anos.”

Sob Águas Escuras é aquele livro que a junção de capa + título já desperta a curiosidade do leitor. Assim que os vi fiquei curiosa para ler o livro e a sinopse só fez essa curiosidade aumentar mais ainda.

O livro escrito por Robert Bryndza é daqueles que prende e surpreende nas primeiras páginas. O primeiro capítulo já me deixou de queixo caído e com vontade de devorar as páginas de uma vez só.

Apesar do começo tão incrível, o desenrolar dos acontecimentos foi regular até chegar ao final, que prendeu e surpreendeu como o começo tinha feito!

Mesmo que o ritmo tenha sido meio lento no meio do livro, a minha experiência de leitura foi realmente muito boa! O livro me prendeu e me fez ficar pensando e pensando o tempo todo para ver se conseguia montar esse grande quebra cabeças que é a história de Sob Águas Escuras. Confesso que não consegui, hahaha.

Algo que precisa ser destacado também é o fato de mesmo que esse seja o terceiro livro da série Detetive Érika Foster ele pode ser lido separadamente - como eu fiz - e isso não atrapalha nem um pouco a compreensão da história.

Concluindo, Sob Águas Escuras é um livro envolvente, que vai te cativar e te deixar ávido para desvendar os mistérios que compõem essa história. Leitura recomendada!

”Não é o fim da linha.
É tudo uma questão de percepção, ela é o início para muita gente.”

site: www.dreamsandbooks.com

Silvia.Souza 23/07/2018

Muito bom!!!
Gostei muito dos três livros, mas particularmente gostei mais desse! Achei que nessa história não houve a casualidade que houve nos livros anteriores no momento de descobrir os culpados... Erika usou mais de suas qualidades nessa investigação. Nesse, ela também não foi desacreditada, como nos outros, apesar de que o reconhecimento ainda não veio... Pena que os demais livros da série ainda não foram lançadas no Brasil... Recomendo a leitura!

Natalia.psico.literatura 30/07/2018

Resenha publicada no blog O que tem na Nossa Estante
Eu ainda não tive oportunidade de ler os outros livros de Robert Bryndza que contam a história da detetive Erika Foster, mas tenho certeza que Sob Águas Escuras é mais um livro fabuloso dessa série.

Sob Águas Escuras têm um prólogo desconfortável e arrepiante, e uma vez que eu li, fiquei completamente viciada. Este é um daqueles livros que você não pode deixar de ler, e a cada capítulo terminado você apenas ?precisa ler mais um?, e quando você se dá conta o dia amanheceu! Este é o terceiro livro da série da Detetive Erika Foster e, embora você possa lê-lo como autônomo, eu te aconselho a ler a série, primeiro porque a narrativa e o envolvimento que temos com a história é fantástico e segundo Robert Bryndza cria histórias de crimes mais que envolventes.

Erika Foster é uma detetive que está envolvida em um grande caso de assassinato, ela é direta, determinada, destemidamente e incrivelmente boa em seu trabalho. O livro também traz um pouco mais de sua história e sua família, o que adiciona mais profundidade à sua personagem. Erika enfrenta um caso muito complexo quando o corpo de Jessica Collins de sete anos é encontrado em uma pedreira vinte e seis anos depois de seu desaparecimento, sem testemunhas e com pouquíssimas informações a respeito, o que irá testar suas habilidades de policiamento até o seu limite máximo, é um caso mergulhado em mentiras, segredos em uma trama inimaginável.

Não vou revelar muito da história, o que posso dizer é que há personagens obscuros o suficiente ? os pais que parecem relutantes em se abrir para Erika e para a equipe, o advogado que talvez seja apenas um pouco prestativo, os pedófilos locais, suspeitos na investigação original, mas que a polícia não conseguiu encontrar evidências conclusivas para condená-los ? que você ficará tentando adivinhar o que aconteceu, e que irá te motivar até o final do livro. Embora eu acreditasse que sabia quem e porquê, fiquei extremamente surpresa com o final e a tragédia de várias percas de vida, que se tornaram ainda mais comoventes e emocionantes com todos os envolvidos. Embora a simpatia final seja sempre poupada para Jessica Collins há, no final, tantas vítimas nesta história que é difícil saber a quem se sentir realmente triste.

Resenha completa no blog!

Debyh 14/08/2018

Livro de detetives, minha praia. Meu primeiro contato com a detetive Erika Foster foi com este livro, e mesmo ele sendo o terceiro venham sem medo porque é daqueles livros de detetives em que a ordem não faz tanta diferença em que se lê o que é ótimo pra ler conforme a possibilidade surge. A escrita do autor se mantêm entre o caso a ser investigado e a vida de Erika, nos deixando entender mais sobre os motivos que fazem ela querer tanto resolver o caso narrado neste livro, mesmo que a situação pareça ser praticamente irresolvível. Esses casos impossíveis são os melhores.
Um caso de desaparecimento de décadas atrás que não tinha praticamente nenhuma pista agora tem, o corpo é encontrado e assim o caso reaberto. A detetive Erika Foster precisa então finalmente encontrar respostas para o que realmente aconteceu a Jessica Collins, o problema é que quase não há pistas e o tempo não ajudou na investigação.
(resenha completa no blog Eu Insisto, com versão em áudio, link abaixo)

site: http://euinsisto.com.br/sob-aguas-escuras-3-robert-bryndza/

Suzanne.Lobracci 17/08/2018

》Livro: Sob Águas Escuras 》Autora: Robert Bryndza 》Editora: Gutenberg
Olá pessoal, tudo bem?
Prometo que esse é o último post sobre esse livro, afinal eu terminei de ler ele 😍📝
📖
A detetive Erika Foster pediu transferência e está liderando uma investigação de narcóticos e uma pista muito importante pode estar em um lago artificial, nos arredores de Londres, então é para lá que ela vai com sua nova equipe.
📑
Durante a operação ela encontra dois pacotes com algo que a deixa chocada instantaneamente.
📑
Um deles contém uma quantidade exorbitante de cocaína, quatro milhões de carga em heroína e no outro está o esqueleto de uma criança, que ela descobre pertencer a Jessica Collins, a garota que está desaparecida a 26 anos e dominou os jornais na época do desaparecimento. .
📑

Incapaz de deixar o caso de lado, Erika faz de tudo para tomar a frente do caso, com isso surge a pergunta, qual a ligação entre os dois casos?
📑

Porque na época o crime não foi solucionado? 🤔
📑
Erika precisa revirar o passado e desenterrar os traumas da família Collins, para descobrir mais sobre o trabalho de Amanda Baker, a detetive original do caso, uma mulher torturada pelo fracasso na busca por Jéssica. .
📑
Muitos mistérios envolvem esse crime, e alguém que não quer que o caso seja resolvido está fazendo de tudo para impedir que Erika descubra.
📑
Vinte seis anos depois, muitos segredos e ela precisa começar a enxergar por outro ângulo e novos suspeitos são identificados, tudo fica mais complexo depois de tanto tempo, provas podem ter sido destruídas, os restos mortais não revelam muito.
📑

O que será que aconteceu com Jessica, quando estava a caminho do aniversário de sua amiga, que morava a poucas casas da sua. .
Quais os segredos da família Collins? 🤔
📑
Entretanto, os envolvidos, sejam eles familiares da garotinha, suspeitos inocentados e ex-investigadores, parecem guardar segredos e possuem aquele típico comportamento que nos deixa de pé atrás.
...
..Opinião: É um livro intrigante, somente lendo para desvendar esse caso.
Sou suspeita, pois gostei dos três livros do autor Robert Bryndza, que todos deixaram um gostinho de quero mais.
Abordar assuntos que hoje está sendo muito comentado realmente nos faz parar para pensar, ressalto que ele não deixou nada explicito e não coloca detalhes.
Se você gosta de suspense policial, vale a pena arriscar.
Aguardo os próximos livros e espero que seja tão intrigante quanto esses que acabei de ler.
Principalmente se for envolvendo a Detetive Inspetora Erika Foster.
Quais os segredos que uma família pode guardar?
O Autor Robert Bryndza ganhou um lugar especial na minha estante.

Vivi 21/08/2018

Sob águas escuras - Robert Bryndza
O trabalho da detetive era vascular o lago nos arredores de Londres e encontrar provas de um caso de narcóticos e enfim colocar um grande figurão na cadeia . Só que além dos 4 milhões de livras em heroína ela encontra o esqueleto de uma criança. Restos esse que não tem nada haver com esse caso, estava ali por obra do destino. E ai a talentosa Erika Foster entra mais uma vez em ação. A inspetora descobre que o esqueleto é de Jéssica Collins uma menina que sumiu há 26 anos ( 1990) caso não solucionado em tempos atuais.
Erika desiste de colher todo o merito e até mesmo uma possível promoção por se interessar pelo caso de Jéssica e claroooo com toda uma tensão, reviravoltas surpreendentes, alguns assassinatos ( para incobrir a verdadeira estória sobre a menina) a policial mais uma vez arrasou!!!
Amodoro os livros de Robert Bryndza e esse não ficou atrás. Final surpreendente !
Fica a dica.... vale muiiito ler!