Sob águas escuras

Sob águas escuras Robert Bryndza

Resenhas - Sob Águas Escuras

Letícia @sereia_literaria 04/07/2018

Surpreendente!
?» Este é o terceiro livro de uma série protagonizada pela detetive Erika Foster e escrita por Robert Brynoza. (Apesar disso, os livros podem ser lidos de forma aleatória, pois nenhum dos casos se conectam)
?»Na trama, somos apresentados a um misterioso caso de uma criança desaparecida a mais de 26 anos atrás, que embora tenha se tornado muito popular e comentado, continua insolúvel.
?» Erika Foster está trabalhando em um novo caso e precisou iniciar uma busca em um lago de uma pedreira, quando seus mergulhadores encontram cerca de quatro milhões de libras em heroínas e também, o corpo de Jessica Collins, a criança desaparecida a quase 30 anos atrás. É ai que a renomada detetive Erika decide reabrir as investigações que foram abandonadas por Amanda Baker, a detetive original do caso. E, para isso, Erika terá de ir muito além do que imagina.
?» A busca obsessiva da detetive atrás de respostas nos causa tremendas sensações desesperadoras ao longo do livro, nos permitindo um melhor envolvimento com a trama. Diversas vezes eu me encontrei fazendo teorias e torcendo para que Erika e sua equipe conseguissem juntar as peças do quebra cabeça e desvendar o caso, realmente me senti parte da história, e eu amo quando isso acontece.
?» Também preciso enaltecer o tamanho da originalidade dos personagens, principalmente da protagonista e detetive Erika Foster. Ela é uma mulher inteligente e brilhante, extremamente sincera e muito real. Acompanhamos não só o desenvolvimento dela como profissional mas também como pessoa, e em diversas vezes os seus problemas emocionais vieram a tona em meio a tantos acontecimentos, humanizando ainda mais a história.
?» O final me deixou realmente surpresa, todas as pontas soltas se interligam aos poucos e, de páginas em página, foram dando uma resolução muito bem construída do mistério. Fiz muitas teorias e ambas levavam a história a um caminho que, para minha sorte, o autor não escolheu percorrer. ?
?» Enfim, eu gostei muito do livro e fiquei realmente surpresa com ele, espero ler mais livros do autor em breve!

Nina 05/07/2018

Sob Águas Escuras é o terceiro livro da série Detetive Erika Foster, de Robert Bryndza. A série é muito conhecida e aclamada pelos fãs de thrillers policiais, mas como sou nova no estilo, ainda não tinha lido nenhum, até ter a oportunidade com a parceria com o Grupo Autêntica.

A detetive Erika Foster acabou de mudar de departamento e agora trabalha em um grande caso de narcóticos que a levou a investigar uma pedreira. Lá os mergulhadores encontram dois pacotes: um contendo 4 milhões de libras em heroína e outro com o esqueleto de uma criança. A equipe forense descobre que a criança é Jessica Collins, cujo desaparecimento há 26 anos nunca foi explicado, mesmo tendo sido amplamente coberto pela mídia. Erika decide assumir a investigação e nesse caminho, acaba se aprofundando na vida de Jessica e de Amanda Baker, a detetive original do caso que teve a vida totalmente impactada pela falta de resolução.

A primeira coisa que preciso dizer é que minha leitura não foi prejudicada por não ter lido os livros anteriores. O enredo é totalmente independente pois, pelo que percebi, cada livro narra um caso desvendado pela detetive. O que eu senti é que os livros anteriores devem ter feito uma apresentação melhor da protagonista e dos seus traumas, já que eles são só citados em algumas partes. Talvez por isso eu não tenha conseguido uma grande conexão com ela, pois me faltou conhecê-la melhor. Na maior parte do tempo, Erika Foster me pareceu uma mulher um pouco fria e focada demais no trabalho, mas fica claro nas entrelinhas que há muito coisa por baixo de sua atitude que deve ter sido melhor explorada antes.

– Preciso de alguém com pulso firme para conduzir a reabertura dessa investigação. Por que você acha que é a pessoa certa para o caso?
– Não sou uma policial de carreira. Me dedico totalmente aos meus casos. Uma garota vulnerável de 7 anos desapareceu e alguém a jogou como um saco de lixo naquela pedreira. Quero encontrar quem fez isso. Quero justiça para Jessica. Quero que a família dela possa seguir em frente e vivenciar o luto.

A narrativa em terceira pessoa é muito ágil e confesso que ela foi o que mais me agradou no livro. Robert Bryndza soube conduzir o enredo brilhantemente, focando em todos os aspectos essenciais sem ser exaustivo. Ele soube mesclar com perfeição as descrições de cenários e contextos, as definições de personagens e os detalhes do caso investigado, de forma que nada fica muito aprofundado ou com poucas informações.

Quanto ao enredo, fiquei completamente presa a ele! Primeiro por ser um crime não solucionado há tantos anos e cheio de detalhes vagos e obscuros. O mistério é muito bem elaborado e eu nem desconfiei do final, imaginei mil coisas diferentes do que realmente aconteceu. Além disso, o autor toca em temas muito importantes, como homofobia e desigualdade de gênero, de uma maneira muito natural e dentro do contexto. Não é uma coisa forçada, é algo que simplesmente aparece no enredo e é discutido pelo autor sem tirar o foco do enredo na investigação criminal.

Por fim, Sob Águas Escuras foi uma ótima leitura, que me agradou, me surpreendeu e me entreteu. E apesar do livro ser independente e poder ser lido sem os anteriores da série, eu senti que teria uma experiência melhor se tivesse lido na ordem. Assim, vocês decidem como fazer a leitura, só insisto que a façam!!!

site: https://quemlesabeporque.com/2018/07/sob-aguas-escuras-robert-bryndza.html

Liachristo 09/07/2018

Misterioso e intrigante!
Quando vi a capa deste livro, senti que precisava conferir esta história. Não sei vocês, mas sou meio estranha em relação a algumas coisas. Assim que olhei esta capa, fiquei pensando na dificuldade de respirar que essa mulher estava, senti até mesmo um certo nervoso, e fiquei me sentindo como se estivesse me afogando. Vai entender... Coisa de maluco? Talvez. O fato é que as capas geralmente são o que primeiro me chamam atenção em um livro, são elas que me despertam o primeiro interesse. Se eu curtir a capa, com certeza vou ler a sinopse e se a sinopse me conquistar, já vai pra lista dos desejados.

Este é o terceiro livro da Série Detetive Erika Foster e os dois primeiros livros já foram publicados aqui com os títulos: A Garota no Gelo e Uma Sombra na Escuridão. Mesmo não tendo lido os livros anteriores, a leitura fluiu muito bem e deu para entender e me prender a história tranquilamente, já que pelo que entendi, cada livro traz uma investigação diferente, onde o elo de ligação é a detetive.

Erika Foster é uma mulher forte, determinada, e uma profissional muito bem qualificada e sagaz. Ela não é inglesa e este fato a fez crescer mais ainda em meu conceito, já que ser uma policial bem sucedida em terras estrangeiras não deve ser nada fácil. Ela se depara com um mistério que perdura há mais de 26 anos, ao encontrar por acaso um corpo de uma garotinha de 7 anos, que tinha sido dada como desaparecida. Há muitas incógnitas sobre o caso, muitas informações desencontradas, e ela sabe que será quase impossível conseguir solucionar um caso tão antigo assim, se nem mesmo a polícia da época conseguiu nenhuma pista.

“Puxado pelo peso das correntes, o corpo afundou rapidamente. Ela descansou ali, quieta e serena… durante muitos anos.”

O desaparecimento de Jessica Collins, deixou muitas sequelas, tanto na vida de sua família que sofre até os dias atuais sem saber o que realmente aconteceu com ela, como também de Amanda Baker, a detetive que cuidou do caso e até hoje se sente fracassada por não ter conseguido salvar a criança. Essa parte mexeu muito comigo, porque tenho filhos e nem posso imaginar como seria se um deles sumisse e depois de tantos e tantos anos seu corpo aparecesse e o mistério persistisse. Deve ser doloroso demais!

A trama toda é muito bem montada. O autor trabalhou muito bem seu enredo e seus personagens são extremamente fortes, cativantes e fiquei completamente envolvida com eles e querendo ajudá-los a esclarecer todo o caso. Se surgir oportunidade, pretendo ler ou outros livros desta série, porque gostei muito da escrita de Robert e de como ele encaminha o mistério e mantém o suspense até o final.

Erika deu mais uma garfada gigante, saiu se espremendo pelo espaço apertado e foi até o corredor equilibrando o prato para fechar a porta da sala. Os berros de Eva subiram uma oitava, portanto ela também fechou a porta do quarto. Então foi se sentar no tapete à porta do apartamento, pôs o prato no chão e terminou de comer, sem perceber que acima dela, presa no interior da caixinha do medidor de eletricidade, havia uma pequena escuta. (Pág. 201).

Resenha completa no Doces Letras

site: https://www.docesletras.com.br

Bia Sousa 10/07/2018

Chocada!!!
No terceiro livro da série Detetive Erika Foster, acompanharemos Erika, que acabou de mudar-se de departamento e está envolvida com uma investigação de narcóticos. No meio de uma busca em uma pedreira, a procura de um pacote de heroína avaliado em mais ou menos 4 milhões de libras, sua equipe acha o que estava procurando, mas jamais imaginariam que também encontraria um esqueleto de uma criança.

Esse esqueleto era nada mais nada menos do que o esqueleto de Jessica Collins, uma criança de 7 anos que está desaparecida há nada mais nada menos que 26 anos. Um caso sem pistas e aparentava ser o crime perfeito.

Mas para Foster, nada é impossível. Mexida com a descoberta do esqueleto, ela pede para assumir as investigações do caso que a cada dia que passa parece estar mais longe de ser solucionado.

” – Não é o fim da linha-ele respondeu com a voz baixa e ameaçadora.- É tudo uma questão de percepção, ela é o início para muita gente.”

Buscando encontrar o máximo de informações ela precisa destrinchar o passado da família Collins (que por sinal é uma das maiores dificuldades, pois envolve sentimentos e lembranças que estavam adormecidos há algum tempo precisam ser relembrados) além da família será necessário refazer os passos de todas as pessoas que estiveram envolvidas nas investigações, passando pelos suspeitos, e até pela própria polícia. Em meio a tudo isso tudo parece muito confuso, os principais suspeitos têm alibis irrefutáveis, e algo diz a Foster que quanto mais ela mexe na história, mais riscos ela estará correndo.

Quando eu me refiro a um thriller de qualidade é sobre esse tipo de livro que eu falo. Enredo totalmente desenvolvidos, com personagens bem trabalhados. Por muitas vezes me vi em pânico, com medo do que pudesse estar por vir nas próximas páginas, sim a história é de tirar o fôlego.

“Quando se vive uma mentira, ela fica tão enraizada que você quase acredita mesmo que ela é verdade.”

A escrita do autor é excelente, com capítulos curtos, que por sinal deixa a leitura ainda mais rápida.

Ahh, não posso deixar de falar que a história é maravilhosa, não ficam pontas soltas na história. Confesso que suspeitava do (a) personagem culpado pela morte de Jéssica Collins, mas jamais passou em minha cabeça que iria ser dessa forma, o autor soube me surpreender como nenhum outro.

Com certeza é um livro mais que recomendado e como uma boa amante de thriller eu não poderia deixar de favoritar essa belezura.

PS: não tive dificuldade em começar pelo terceiro livro da série, mas de qualquer forma, para aqueles que não curtem spoilers (mesmo dos mínimos), recomendo que inicie por “A Garota no Gelo”, primeiro livro da série.

Por Bia Sousa

site: https://bercoliterario.wordpress.com/2018/07/05/resenha-sob-aguas-escuras-robert-bryndza/

Jéssica Spuzzillo @pintandoasletras 10/07/2018

Socorro! q livro!
A Detetive Erika Foster e sua equipe começaram uma investigação pesada com o objetivo de combater o crime organizado. Seguindo uma pista, eles estão à procura de um grande estoque de drogas em uma pedreira.

Do fundo do lago eles recuperaram 4 milhões de libras em heroína, mas também acabam encontrando outro pacote com os restos mortais de Jéssica Collins, uma menina de 7 anos que desapareceu a 26 anos atrás.

Erika foi incapaz de descartar os pensamentos de como uma criança poderia ter morrido desse jeito, deixada sozinha envolta em um plástico cheio de correntes. Por conta disso, com bastante determinação ela procura ajuda para ser designada a esse caso.

Ela consegue a investigação e junto com a sua equipe começa a revirar o passado e desenterrar provas. Alguém está mantendo segredos e vai fazer qualquer coisa para impedir que a verdade apareça....

ㅤㅤ
Amei do começo ao fim! Esse é o primeiro livro que li do autor e tenho certeza que não será o último. Fiquei tão confusa durante a leitura, tive algumas suspeitas que no final se concretizaram, porém a forma como tudo aconteceu me deixou de queixo caído!

Adorei como tudo se encaixou, o autor não deixou nenhuma ponta solta e a trama é tão envolvente que não consegui deixar o livro de lado. Nada nessa história é o que parece ser.

Desvendar um crime de 26 anos atrás não é fácil, principalmente envolvendo uma criança. Durante a leitura conseguimos sentir a angústia e muitas vezes o desespero da Erika enquanto procura o culpado, um sentimento de esperança aqueceu meu coração e fiquei torcendo para que a justiça pela morte dela fosse feita.

Recomendo para todos que amam um bom romance policial, cheio de mistério e boas reviravoltas. É o tipo de livro que te engana e surpreende em cada capitulo. Maravilhoso!

site: https://www.instagram.com/p/BlENsusFHjw/

mirna 12/07/2018

Sob Águas Escuras
História envolvente e bem desenvolvida com ótimos personagens. Terceiro livro da série com a detetive Erika Foster no comando da investigação de um crime que ocorreu 26 atrás. Fácil de ler, e depois de tantos livros lidos desse gênero a gente acaba deduzindo e prevendo o desfecho. Eu gostei muito e recomendado.

Vivi 21/08/2018

Sob águas escuras - Robert Bryndza
O trabalho da detetive era vascular o lago nos arredores de Londres e encontrar provas de um caso de narcóticos e enfim colocar um grande figurão na cadeia . Só que além dos 4 milhões de livras em heroína ela encontra o esqueleto de uma criança. Restos esse que não tem nada haver com esse caso, estava ali por obra do destino. E ai a talentosa Erika Foster entra mais uma vez em ação. A inspetora descobre que o esqueleto é de Jéssica Collins uma menina que sumiu há 26 anos ( 1990) caso não solucionado em tempos atuais.
Erika desiste de colher todo o merito e até mesmo uma possível promoção por se interessar pelo caso de Jéssica e claroooo com toda uma tensão, reviravoltas surpreendentes, alguns assassinatos ( para incobrir a verdadeira estória sobre a menina) a policial mais uma vez arrasou!!!
Amodoro os livros de Robert Bryndza e esse não ficou atrás. Final surpreendente !
Fica a dica.... vale muiiito ler!

Lorrane Fortunato 16/07/2018

Resenha: Sob Águas Escuras / Dreams & Books
“Puxado pelo peso das correntes, o corpo afundou rapidamente.
Ela descansou ali, quieta e serena… durante muitos anos.”

Sob Águas Escuras é aquele livro que a junção de capa + título já desperta a curiosidade do leitor. Assim que os vi fiquei curiosa para ler o livro e a sinopse só fez essa curiosidade aumentar mais ainda.

O livro escrito por Robert Bryndza é daqueles que prende e surpreende nas primeiras páginas. O primeiro capítulo já me deixou de queixo caído e com vontade de devorar as páginas de uma vez só.

Apesar do começo tão incrível, o desenrolar dos acontecimentos foi regular até chegar ao final, que prendeu e surpreendeu como o começo tinha feito!

Mesmo que o ritmo tenha sido meio lento no meio do livro, a minha experiência de leitura foi realmente muito boa! O livro me prendeu e me fez ficar pensando e pensando o tempo todo para ver se conseguia montar esse grande quebra cabeças que é a história de Sob Águas Escuras. Confesso que não consegui, hahaha.

Algo que precisa ser destacado também é o fato de mesmo que esse seja o terceiro livro da série Detetive Érika Foster ele pode ser lido separadamente - como eu fiz - e isso não atrapalha nem um pouco a compreensão da história.

Concluindo, Sob Águas Escuras é um livro envolvente, que vai te cativar e te deixar ávido para desvendar os mistérios que compõem essa história. Leitura recomendada!

”Não é o fim da linha.
É tudo uma questão de percepção, ela é o início para muita gente.”

site: www.dreamsandbooks.com

Nath Correia @bibliotecadanath 04/06/2018

Sob águas escuras (Detetive Erika Foster #3) l @robertbryndza l @editoragutenberg l 312 páginas l 4’
Trabalhando para a Equipe de Projetos em Bromley, a detetive inspetora chefe Erika Foster e sua equipe encontram o esqueleto de uma criança ao vasculharem o lago da pedreira no Parque Hayes em busca de uma pista em um caso de narcóticos. Os restos mortais pertencem a Jessica Collins, uma criança desaparecida há 26 anos e cujo caso nunca foi solucionado. A detetive então luta para assumir o caso, onde precisará revisitar o passado e desenterrar alguns segredos para solucionar os mistérios que envolvem esse crime.

“Sob águas escuras” é o terceiro livro da série protagonizada pela detetive Erika Foster e, embora não supere os livros anteriores em trama e questões investigativas, vem para consolidar o lugar de Robert Bryndza como um dos melhores escritores de suspense da atualidade. É notório o amadurecimento da escrita do autor, que possui uma narrativa em 3ª pessoa clara, direta, ágil e envolvente e onde os capítulos curtos se alternam entre descrição de cenários, investigação do caso e construção dos personagens.

Dessa vez, o leitor acompanha Erika Foster na investigação de um caso histórico aparentemente sem solução, onde as pistas não mais existem, os suspeitos foram inocentados e a detetive responsável pelo caso – Amanda Baker - entrou em uma espiral de autodestruição pelo seu fracasso na investigação. Na construção da história, o autor coloca uma família disfuncional e cheia de segredos, um pedófilo em recuperação, um sem teto com problemas mentais e um advogado sem escrúpulos, o que faz com que o leitor desconfie de tudo e de todos. Some a tudo isso a presença de uma pessoa disposta a fazer de tudo para impedir que o caso seja resolvido.

Preciso enaltecer a construção da personagem da Erika Foster. Ela é uma mulher brilhante, inteligente, que não tem medo de dizer o que pensa e de lutar pelo que acha certo – sua imprudência, muitas vezes, a coloca em situações problemáticas para sua carreira -, e com uma carga emocional e de traumas que dão mais humanidade a suas ações e a tornam mais real para o leitor. A trama é muito bem desenvolvida, todas as pistas e pontas soltas – que confundem e enganam o leitor - levam para um final surpreendente e que fecha o caso de forma satisfatória. Recomendo muito essa série para os fãs de livros policiais e que venha o próximo caso da detetive Erika Foster!

Instagram: @bibliotecadanath

Leitora Viciada 03/06/2018

Resenha para o blog Leitora Viciada www.leitoraviciada.com
O escritor Robert Bryndza vendeu mais de dois milhões e meio de exemplares, traduzidos para mais de vinte e sete idiomas. É britânico, já morou no Canadá e nos Estados Unidos e atualmente vive na Eslováquia. Provavelmente é de onde veio a inspiração para sua protagonista da série de thrillers policiais, a detetive Erika Foster: uma policial eslovaca que reside e trabalha no Reino Unido. Os três primeiros livros já foram publicados no Brasil, todos pela Editora Gutenberg, do Grupo Autêntica: A Garota no Gelo (The Girl in the Ice), Uma Sombra na Escuridão (The Night Stalker) e, o mais recente por aqui, lançado em março de 2018, Sob Águas Escuras (Dark Water). A série Detetive Erika Foster conta com mais três volumes já publicados em inglês: Last Breath, Cold Blood e Deadly Secrets, inéditos no Brasil.

Apesar de ser uma série e possuir cronologia, os livros podem ser lidos de forma independente e em ordem aleatória, pois os crimes não possuem ligações. Não li os dois primeiros livros, por isso garanto que realmente é possível ler fora de ordem. Percebe-se que algumas personagens já se conhecem e que possuem vínculos, surge curiosidade sobre o passado, mas nada que incomode ou atrapalhe a leitura. Acredito que quem acompanha a série nota o desenvolvimento de relacionamentos, por exemplo. Como adorei Sob Águas Escuras, já coloquei A Garota no Gelo e Uma Sombra na Escuridão na minha wishlist.

Para ler toda a resenha acesse o Leitora Viciada. -> leitoraviciada.com

site: http://www.leitoraviciada.com/2018/06/sob-aguas-escuras.html

Carla.Zuqueti 03/06/2018

Opinião
Mais um livro excelente do autor. Terceiro livro com a detetive Erika Foster, onde a mesma se dedica a resolver um crime histórico onde o cadáver de uma garotinha aparece após 26 anos. Trama com reviravoltas e muito suspense. Gostei muito.

@mamaetalendo 14/08/2018

Finalmente Erika Foster mostrou ao que veio. Isso sim é uma protagonista que te envolve e te faz torcer por ela. ????????? ????????? ????????? ????????? ????????? ????? ??????No primeiro livro que li de #robertbryndza , #agarotanogelo, fiquei um pouco desapontada com a detetive, achei seu personagem fraco, inconsistente e por vezes irritante, mas gostei da escrita e do enredo do autor e resolvi tentar de novo e valeu.? ????????? ????????? ????????? ????????? ????????? ????????? ??????? ?Sob águas escuras? é muito fluido, interessante e Erika acerta a mão como protagonista, o enredo te leva e você não consegue parar de ler.

A história por si só já é bem macabra e tensa, uma criança que é dada como desaparecida por 26 anos tem sua ossada encontrada no fundo de um lago. E todos que estão envolvidos parecem guardar algum tipo de segredo e tudo leva a um final inacreditável!!! Inimaginável! Surreal! Nem gaste seu tempo e fôlego tentando, você não vai descobrir. Hahahaha. Duvido. ????????? ????????? ????????? ????????? ????????? ????? ????????? Isso é o que mais gosto num bom suspense. Robert Bryndza, agora você ganhou um ponto comigo. Vou atrás de ?Uma sombra na escuridão? pra ver se desempata a minha opinião e você me ganha de vez. ????????? ????????? ????????? ????????? ????????? ????????? ????????? ??confira no blog resenha e sinopse da Sylvia ??link na Bio ?? ????????? ????????? ????????? ????????? #mulherbacanale #clubedolivro #gutenberg @editoragutenberg #grupoautentica #book #bookaholic #bookstagram #sabado #resenha #igreads #indico #igliterario #instabook #instalivro #livro #leitura #livrolatra #leiamais #leiasempre #literaturaestrangeira #mamaetalendo

Debyh 14/08/2018

Livro de detetives, minha praia. Meu primeiro contato com a detetive Erika Foster foi com este livro, e mesmo ele sendo o terceiro venham sem medo porque é daqueles livros de detetives em que a ordem não faz tanta diferença em que se lê o que é ótimo pra ler conforme a possibilidade surge. A escrita do autor se mantêm entre o caso a ser investigado e a vida de Erika, nos deixando entender mais sobre os motivos que fazem ela querer tanto resolver o caso narrado neste livro, mesmo que a situação pareça ser praticamente irresolvível. Esses casos impossíveis são os melhores.
Um caso de desaparecimento de décadas atrás que não tinha praticamente nenhuma pista agora tem, o corpo é encontrado e assim o caso reaberto. A detetive Erika Foster precisa então finalmente encontrar respostas para o que realmente aconteceu a Jessica Collins, o problema é que quase não há pistas e o tempo não ajudou na investigação.
(resenha completa no blog Eu Insisto, com versão em áudio, link abaixo)

site: http://euinsisto.com.br/sob-aguas-escuras-3-robert-bryndza/