Ayako Osamu Tezuka

Resenhas - Ayako

jordanpessanha1 17/05/2021

Uma obra primorosa do Deus dos mangás!!
Ayako é o meu primeiro contato com uma obra do Deus dos mangás Osamu Tezuka.

A história gira em torno dos membros da conturbada família Tenge, principalmente do Jiro Tenge que é um sobrevivente de guerra e a pequena Ayako, que vai a cada capítulo se tornar uma personagem primordial para a trama.

Tenho ótimos pontos para destacar desse mangá:
A arte é maravilhosa! Você pode até estranhar o estilo de traço por ser de uma época bem diferente da atual, mas não dá pra negar que é um traço muito bom, principalmente em momentos de foco mais específico a determinado personagem, por exemplo.

Os cenários também são divinos! Poucas vezes vi cenários tão detalhados e vívidos.
Cada enquadramento é uma obra-de-arte.

O ritmo da narrativa e toda a trama construída pelo Tezuka é sensacional. Poucas vezes tive contato com um mangá tão rico como esse.

Pontos negativos: desconheço. Sério. Eu tentei até pensar em algum mas não me veio nenhum.

Agora consigo entender perfeitamente o porque Osamu Tezuka é o Deus dos mangás.
Uma leitura excepcional. Super recomendo.

Jonas (@castelodepaginas) 19/06/2020

Ayako
Fiz resenha no meu blog dessa obra, por favor visitem e se inscrevam. Obrigado

site: obrigado conto com seu apoio valeu mesmo

joaoggur 08/04/2021

Osamu Tezuka NUNCA decepciona.
Como disse em meu título, Osamu Tezuka nunca decepciona em suas obras primas.

Jiro Tenge volta da guerra para o seu vilarejo no interior do Japão. Mas há algo que difere em sua grande e conservadora família desde os 5 anos que passou guerrilhando para cá: há uma nova integrante na família. E não é uma integrante qualquer: é Ayako, uma criança misteriosa e solitária. Mas, Jiro percebe algo estranho: tanto a paternidade, quanto a maternidade da criança, são um mistério.

Tezuka nos proporciona um dos melhores roteiros que já vi em um mangá. Aqui, o que não falta é mistério e conflito, que nós faz grudar nas suas páginas e querer ler todo o conteúdo em pouco tempo. Não dando spoilers, Tezuka não tem medo de inovar ao contar a história: Temas como estupro, espionagem e comunismo são comentados, contrariando todo o estereótipo de manga da época. Osamu também não tem medo de detalhes. Além de toda a história de Ayako, ainda tem relação de Jiro com o governo. Um baita roteiro.

Tal como ?Recado a Adolf?, os desenhos são extremamente marcantes, dando toda uma identidade a história. Sem Tezuka, os mangás não seriam os mesmos.

Se você já é leitor de manga ou nunca leu ?o quadrinho japonês? ainda, leia ?Ayako?. Uma das melhores obras do Tezuka.
Nelson 08/04/2021minha estante
Vou colocar na minha lista aqui. ?

joaoggur 08/04/2021minha estante
Opa, muito obrigado.

Ogaiht 28/07/2023

Tezuka em Seu Auge
O grande mestre Osamu Tezuka nos brinda com outra obra-prima inesquecível fazendo aqui um belo e fiel retrato de um período da história do Japão. Ayako, personagem título da obra, é uma menina feliz e inocente, filha do patriarca de uma rica e tradicional família com sua nora. Um dia, Ayako testemunha um crime que poderá destruir a família. Para evitar isso, a família decide trancá-la num porão. Isolada de tudo e todos, a jovem Ayako crescerá sem ter noção como é o mundo real e traumatizada por anos de clausura.
Tezuka é realmente um mestre em criar narrativas extremamente envolventes e personagens cativantes. Não é à toa que sua obra é um verdadeiro patrimônio da cultura japonesa.

Bastos 05/05/2021

Excepcional
Mais uma vez meus parabéns para a editora Veneta pela qualidade da edição, capa dura e mesmo sendo um mangá extenso não danifica nada da lombada ao abrir.
A história em si é fantástica e é uma leitura bem pesada envolvendo rixas familiares, assassinatos, machismo e até mesmo incesto. Quando você acha que a história vai tomar um rumo ela pega outro totalmente inesperado, as últimas páginas você não consegue largar o mangá até terminar.
Recomendo muito essa obra.

Deise Baz 23/11/2022

Sensacional, significado: que causa sensação, que produz grande emoção
É como me senti em toda a leitura, tomada de emoção.

Primeiro, é uma obra de arte, me permiti demorar nas páginas, olhando com calma cada quadro. Há uma enorme riqueza de detalhes, nunca havia lido/visto um mangá assim.

É a primeira obra de Tezuka que leio, e só me fez pensar: "por quê não o conheci antes? mas pelo menos tbm não o conheci depois."

É também uma leitura pesada, lenta, ao menos para mim, quanto mulher, precisava parar para digerir certos acontecimentos. E é ainda uma leitura necessária. Este mangá me fez pensar como é importante a arte, a arte e as críticas que fazem parte dela.

A história é muito bem construída, os personagens são bem apresentados e desenvolvidos. Tezuka segue de forma linear a trilha de cada personagem, conseguimos perceber as coisas se encaminhando, mas de uma forma que não é previsível.
Se me dissessem que se tratava de uma história real, eu não desacreditaria de nada, afinal uma boa crítica sempre tem uma linha tênue para com a realidade.

Reitero: é uma verdadeira obra de arte.

Clari.Monise 10/05/2022

Eu esperava mais desse mangá, achei que ele não teve um clímax, um ponto alto da história... Foi tudo bem morno.
Foi interessante ver como era visto o Japão pós guerra.

Henry 12/04/2023

A vida e podridão da família Tenge
Que Osamu Tezuka é um gênio dos quadrinhos, não é novidade para ninguém. Há dois anos, li "Recado a Adolf" e me perguntei se haveria algo que pudesse superar o detalhismo e construção do roteiro.

"Ayako" supera todas as expectativas e se tornou o melhor (e maior) mangá que já li na vida. A obra narra a história dos Tenge, uma família rica e influente que possui inúmeros segredos.

Com muito suspense e fluidez, além do normal, Tezuka explorou a politicagem, a ganância por poder e dinheiro, relações incestuosas... até onde a crueldade do ser humano pode alcançar. E um pouco mais.

Um mangá de muito corpo, mas imperdível. Sem dúvidas, daria uma belíssima série. Já considero uma das melhores experiências literárias da vida.

Mesmo não dando pra dissertar muito sobre o assunto por aqui, é uma história que vai conversar comigo para sempre. Nem preciso dizer que recomendo, né?
Andrey81 16/11/2023minha estante
Olá,estou querendo adquirir este título,mas tenho certos gatilhos...

Nele existe esturpr0,cenas de sexo ou violência contra mulher?

gabriel anjo 12/04/2022

Ayako
Faça uma pessoa que tem preconceito com mangá ler essa história e ela vai perceber que mangás podem sim contar histórias incríveis.

E que história incrível. Os personagens são tão profundos que parece que estamos tratando da vida real. Um espetáculo.

Triz 20/04/2022

Um clássico incrível!
Eu não consigo expressar em palavras o meu amor por esse mangá, provavelmente é meu favorito. O traço é simplesmente perfeito e cativante. A história é emocionante e original (digna de seu autor, Osamu Tezuka), por mais que tenha algumas cenas de estupro que te dão raiva e torna o mangá um pouco pesado. Mas o custo do mangá em si é bem acessível e a leitura bem rápida, e o simples fato da capa ser PERFEITA me incentivou a comprar. É aquele tipo de mangá que você realmente nunca vai vender e vai deixar bem na frente da sua prateleira.

Joana 07/08/2020

Uma obra excepcional
Encontrei Ayako por acaso enquanto navegava pelo site da Amazon, a sinopse e a capa maravilhosa da Veneta foram o suficiente para me instigar e me fazer colocá-lo na lista de desejo e não me arrependo de ter feito. O mangá é incrível e o mesmo tempo chocante, a história e o desenvolvimento dos personagens são crus e tão bem feitos, o traço é delicado e você fica por tempos admirando os quadros.

Wes 26/12/2023

Verdade seja dita, essa edição da Veneta é mal editada à beça, né? Mas méritos ao texto contextualizador do Rogério de Campos. Excelente como sempre!

Jessica Becker 19/08/2022

Ayako
Ayako é um mangá que conta a história do declínio de uma família aristocrática japonesa durante a ocupação do país pelos norte-americanos, pós Segunda Guerra Mundial.

Depois de ter sido mantido prisioneiro pelos norte-americanos durante a guerra, um dos filhos da família Tenge retorna para casa e descobre um segredo horrível envolvendo alguns de seus familiares. Para manter esse segredo bem escondido, a família decide forjar a morte da personagem que dá título à obra e mantê-la prisioneira por muitos anos.

Perpassando por temas como machismo, trauma da ocidentalização forçada, choque de gerações, guerras de gangues, entre outros, a obra é bastante violenta e difícil de digerir. Principalmente ao considerar que todos os tipos de violência sofridas por Ayako, desde a infância, são frutos da ganância da parte masculina e da submissão da parte feminina da família Tenge. Para eles, tudo é válido na tentativa de manter o bom nome e evitar manchas em sua reputação. Até mesmo destruir a vida de uma criança inocente.

Caso tenha se interessado pela obra, recomendo ir com cautela. O mangá não é recomendado para menores de 18 anos e está recheado de gatilhos envolvendo todos os tipos de violência.