A Sorte Segue a Coragem

A Sorte Segue a Coragem Mario Sergio Cortella

Resenhas - A Sorte Segue a Coragem

Rauta 05/03/2021

Este livro me ajudou a abrir os olhos para algumas questões preocupantes as quais estava tendo em minha vida, e sou grata por isso.
A Sorte Segue a Coragem do nosso aclamado Mário Sérgio Cortella, nos mostra como a sorte nos acompanha sempre, mas só quem de fato se permite enxergá-la é que a alcança.
Ele nos faz enxergar essa sorte e nos ensina o que fazer quando conseguimos alcançá-la.
Apesar de ser um livro curto e de rápida leitura, não acredito que tenha que ser lido assim. É um livro de desenvolvimento pessoal, de reflexão sobre a nossa própria vida. Devemos aproveitar o tempo que temos com essa obra prima, e nos fazer atentos às ocasiões da nossa vida que podemos pôr em prática o que ela nos proporciona.

Matheus 04/03/2021

Ter coragem com prudência, sem impulsividade
Umaa leitura prazerosa, em que sentimos os sabores das reflexões sobre a necessidade da coragem e da sorte em nossas vidas. Os capítulos finais que tratam sobre a velhice e a morte foram os que maise tocaram. Simplesmente magnífico!

Maria Fernanda 25/02/2021

Excelente
Ótimo livro, com muitas reflexões e também ensinamentos. Quantas vezes não nos acomodamos e ficamos esperando que os nossos desejos simplesmente caiam em nossos pés?

Cortella traz de uma maneira muito bacana que existem sim os acasos, mas se nós não nos organizarmos e colocarmos em prática o que é necessário pra alcançarmos um objetivo, dificilmente vamos conquistá-lo.

Parece óbvio falar isso, mas mesmo sabendo nunca colocamos em prática. É reforçar o que já sabemos, mas agora ajudando a tornar realidade.
Temos que ter a coragem de buscar, de fazer, de estudar, de se organizar e se preparar para aquilo que queremos.

Além disso, ele também dá alguns exemplos pessoais de como criou novos hábitos e quebrou outros afim de alcançar seu objetivo de parar de fumar. De como ele teve que readaptar todos os gatilhos que o faziam querer isso.

Ótima leitura, recomendo!

Diego.Jardim 17/02/2021

O melhor do Cortella
Para mim, o melhor livro do Cortella. Realmente causou um impacto na minha visão de mundo, especialmente do cotidiano.

Cicera 24/01/2021

Esse livro nos mostra como sempre devemos estar preparados para as oportunidades que podem aparecer em nossas vidas, uma leitura de muito aprendizado para mim

Alinedal 23/01/2021

Um livro muito interessante
Cada livro que leio desse autor, parece um tapa na minha cara. Mas adoro cada livro. Super recomendo.

Mariana 18/01/2021

Um ótimo livro pra conversar (com você mesmo)
Esse livro nos permite conversar com o Cortella sobre o tempo, como o aproveitamos, como podemos usufruir melhor dele. Me fez refletir sobre a minha história, como estou aproveitando os momentos e oportunidades que aparecem.
Apesar de curto, eu demorei mais tempo lendo para refletir e dialogar.
Se você tá precisando parar um pouco e pensar sobre a vida, essa é uma ótima opção ;]

Fernanda.Avila 10/01/2021

Aprazível
Adoro ler o Cortella e com essa leitura não foi diferente. Adorei. Leitura leve e fácil para pensar sobre quem somos, o que fazemos e como fazemos. Me fez pensar sobre alguns hábitos e sobre a falta de alguns deles, sobre a necessidade de parar um pouco e de aproveitar mais alguns momentos. Além de refletir sobre a ideia de finitude, que é algo que falamos pouco a respeito e precisamos aprender a lidar, de repente, quando acontece. Em tempos de pandemia caiu como uma luva. ?

Ligia 04/01/2021

Bom. Leve. Questionador. Reflexivo. Uma ?filosofia? do cotidiano e de questões existenciais. Foi significativo começar o ano lendo-o.

Gabi Sousa 03/01/2021

Super reflexivo!
Primeiro livro lido do Cortella, leitura muito prazerosa, rápida e precisa, com certeza irei ler as outras obras do autor.

Rogerio.Fernandes 25/11/2020

Oportunidades e competências
Livro muito bom, relata como trilhar um caminho de sucesso mostrando que a sorte é muito mais fruto das competências e habilidades que precisamos desenvolver para viver uma vida de encantos e plenitude

Fabiano.Sousa 24/10/2020

Último livro da série, escrito por esse grande professor Mario Sergio Cortella, simplesmente maravilhoso. Professor descreve em 20 capítulos sobre não dever atribuir o sucesso ou o fracasso a forças externas ao indivíduo. Leitura rápida e fluida.

Japa 17/10/2020

Coragem não é impulsividade
Uma leitura, fácil, simples e rápida. Sempre é muito gostoso ler Cortela, o tempo passa rápido e a leitura flui. Super recomendo por nós ajudar a compreender e rever esse conceito de enxergar os sucessos alheios como Sorte, sendo que por trás dela sempre haverá muita coragem e hardwork para chegar lá.

thay 06/09/2020

Que sorte é essa que a alguns faz companhia e a outros nem conhece? Ou será que tudo que me ocorre há de ter a ver apenas com destino?
Cortella sendo Cortella e me enchendo de questionamentos logo no primeiro capítulo.
"(...) Santo Agostinho, tem um texto que diz que 'de dentro da prisão tem aquele que olha para o lado de fora para procurar o Sol e aquele que olha só o chão em que a grade se reflete'." (p.30). Acho que esse trecho já explica! Tudo depende onde você fixa seu olhar.
"É preciso ter uma escala de prioridades daquilo que importa. Isso exige planejamento, algo que as pessoas têm muita dificuldade em fazer. Aonde eu quero ir? Quais passos que preciso dar? O que eu preciso para chegar lá? O que eu faço se isso não der certo?" (p.100)
"Quando queremos construir nossa própria trajetória, um fator fundamental é sermos capazes de prestar mais atenção às oportunidades que podem estar nos circundando. Ao nosso entorno pode haver uma proliferação de oportunidades e ocasiões (...). Se eu passar o tempo todo voltado para ocupações contínuas, tiro o tempo de desocupação, que é aquele que me permite notar o que eu não tinha notado." (p.108)
Essa pausa obrigatória da quarentena me fez observar com mais carinho a minha prática na escola, me deu a possibilidade de fazer registros escritos com calma sobre meus pensamentos e experiências... Tempo de olhar pra dentro, me observar com carinho e (re) construir o caminho que quero verdadeiramente trilhar.
"Para que serve o autoconhecimento? Para que eu ganhe potência, vitalidade, energia, competência no exercício da minha existência. Para que eu seja autor de mim, tenha a minha autoria sobre mim mesmo, portanto seja autônomo." (p. 124)
Pensar no que eu fiz até aqui, momento presente em que escrevo esse texto, é revisitar todas as minhas escolhas diárias, que me trouxeram ao que sou hoje, ao que me transformei. Olhar a minha história, mas olhar o meu cotidiano. O que quero e o que compreendo de tudo isso que circunda meu viver.
"Equilíbrio é fator decisivo nas escolhas do que fazer e na forma de fazê-lo". (p.173)

Beatriz Santos 05/09/2020

Todo Jovem deveria Ler
Em um mundo como hoje, nós adolescentes precisamos ouvir de vez em quando que somos capazes de realizar o que sonhamos, mas não somente em palavras e sim em atos inspiradores que nos influência em agir diferente, em agir melhor.

Um livro rápido, mas que muda a nossa visão sobre como estamos levando a nossa vida.