Água de barrela

Água de barrela Eliana Alves Cruz
Eliana Alves Cruz

Resenhas - Agua de Barrela

Iza Santos 26/02/2023

Uma história muito interessante, com vários personagens e a descrição de vários momentos da vida dos mesmos.
Muito boa leitura!

Laís Gonçalves 23/02/2023

Barrela
Tive que tirar um dia entre terminar de ler e escrever a resenha. O livro me marcou demais e fez eu adicionar todos os outros da autora na lista de leitura.
Não só é uma aula de história como também é uma saga épica, uma saga de uma família genuinamente brasileira.
Em tempo: Martha nunca errou.

Elineuza.Crescencio 07/02/2023

Editora Malê – RJ - 2018
Avaliação: 4/5
Término da leitura: 07//02/2023

Autora
Nascida em 1960 na cidade do Rio de Janeiro é jornalista e escritora.

O livro
É o primeiro livro da autora e pelo qual recebeu o prêmio Oliveira Silveira em 2015 oferecido pela Fundação Palmares.
Conta a trajetória de uma família sequestrada na África, Daomé, colocada num navio tumbeiro com destino ao Recôncavo Baiano.
É a narrativa de uma das integrantes da família a partir de suas memórias.
Toda a história se dá a partir do início do Século XIX até a nossa história recente no Século XXI.
Há fotografias e registros escritos que fazem as vezes de documentos.
É uma narrativa instigante. Mais uma vez a autora nos mostra o sofrimento do povo negro, suas batalhas e suas conquistas.
Recomendo.

site: https://entremeadaselivros.blogspot.com/2023/02/2023-fevereiro-6-leitura-anual-16-agua.html

Margô 01/02/2023

Memória de pretas...
Água de Barrela, é uma grande janela da memória das pessoas escravizadas no Brasil, Bahia, narrado com muita riqueza histórica e memorialística, pela jornalista Eliana Alves Cruz.
Difícil apresentar essa obra...Vou tentar!

Não considero que viajei nas trezentas páginas lidas, como Historiadora, me permiti refazer um caminho tortuoso da escravidão no meu estado, Bahia, com personagens reais que têm anseios , nomes, sentimentos, dores, ideais, religião, paixão, e coragem.

Senti como se um presente inusitado viesse parar em minhas mãos, para que eu pudesse olhar para a Gamboa, Baixa do Sapateiro, Piedade, Bonfim, e viajando pelo recôncavo baiano, com um respeito à ancestralidade bem maior do que já tinha.

E que narrativa atraente... Os sabores, odores, e cores, são tão vivos que pouco esforço tem a imaginação para construir o cenário descrito. A autora provou do paladar dos tabuleiros, e deitou em esteiras duras e frias, nas noites quentes da senzala.

Que venham mais Umbelinas, Anolina, Dasdô, Martha, Damiana, Celina, Tutu, Adonis, Firmino, e quem mais chegar...haja tinta pra trazer à tona , a História que não pode ser esquecida e nem tão pouco mal contada.

Portanto, leiam. É leitura obrigatória...rssss. Sério.
Tati 05/08/2023minha estante
Muito isso Margô, parabéns pela clareza na apresentação ????

Margô 05/08/2023minha estante
Obrigada minha amiga querida ?. Você foi quem de fato me instigou à leitura desse livro!

Roberta 30/01/2023

A história do Brasil em forma de romance
Que livro fenomenal e que escritora que é Eliana Alves Cruz!
Este livro conta a história de várias gerações de mulheres fortes e incríveis, desde seu sequestro no continente africano. Há muita tristeza e sofrimento, mas também superação. Mesmo num país onde os brancos sempre tentam e muitas vezes, ajudados pelo sistema, conseguem, tirar vantagem e retirar os direitos dos negros. E é muito lindo ver isso escrito misturado com a história do nosso país e sem um sentimento de vingança, mas de resgate de memórias. Um dos melhores livros da minha vida.

Claudio 24/01/2023

Um épico sob nova ótica
Eliana Alves Cruz conta a história de sua ancestralidade, contando os caminhos de sua família desde a África, vinda ao Brasil em navios negreiros no século XIX, chegando aos dias de hoje, subvertendo a lógica de protagonistas brancos em romances históricos e dando um olhar afro centrado aos últimos 200 anos do Brasil.
Mesmo que a escrita seja um pouco professoral e às vezes repetitiva, o enredo envolve ao acompanhar essa família, seus percalços e sucessos.
Há também o mérito da autora de recuperar histórias negras que em sua maioria foram apagadas dos registros oficiais desse país.

Gabrielle 16/01/2023

Leitura obrigatória para todo cidadão brasileiro.
História arrebatadora, escrita muito fluída e bem estruturada. O conteúdo é denso, muitos personagens, contextos históricos complexos e diversas linhas temporais se cruzando, mas isso é o que torna a narrativa tão interessante e viciante! É uma corrida contra o tempo pra ler e ao mesmo tempo uma vontade de ir devorando aos pouquinhos pra não acabar. Ajudou a esclarecer muito sobre o que é o Brasil e como se formou nossa sociedade e inclusive constatar tristemente que nada de fato mudou.
Traz muita representatividade, a força do protagonismo negro feminino em toda a construção do nosso país, enfim, deveria ser leitura obrigatória para todo cidadão brasileiro.

Arlete 15/01/2023

Eliana Alves Cruz, 1966, conta a história de sua família neste livro que é espetacular, uma história que se mistura com acontecimentos históricos relevantes do Brasil e torna tudo muito palpável, as fotos fazem com que saibamos o rosto de cada um e possamos ver a história com outros olhos. Uma das belezas do livro é perceber que as mulheres dessa família tem um brio e um brilho intenso.

Elizangela 15/01/2023

Vidas negras IMPORTAM!
Foi com lágrimas nos olhos que concluí a leitura de Água de Barrela. Durante a leitura confesso que senti um certo marasmo. Os fatos históricos se entrelaçam com a vida das protagonistas e, em alguns trechos, fica meio cansativo. Mas a essência do livro vai para além dos fatos históricos, das datas e acontecimentos políticos. O livro narra a história de uma família negra, desde a vinda de Firmino e Helena das terras africanas, até os dias atuais (o livro narra a história da família da autora). Mulheres negras fortes e cheias de personalidade que viveram os amores e as dores de um mundo cruel demais com as meninas e mulheres pretas. Um mundo permeado por lutas, anseios e desejos de felicidade. Lendo Água de Barrela podemos ver latente a eterna dívida que temos com os afrodescendentes. Que possamos reparar esta dívida em cada momento de nossas existências.

Cassia.Cotrim 13/01/2023

Leitura importante
Amei esse livro! Já tinha lido uma história do tipo, no livro O Caminho de Casa, mas ler a história sabendo que não é uma ficção e essas pessoas (cuja história deve ser como imagino a história da minha família) realmente existem e existiram, trouxe um significado especial. Me senti tocada e curiosa por cada personagem, especialmente as femininas e depois que embalei, não conseguia parar de ler. A história do país se torna um plano de fundo e vamos notando como mudanças que lemos nos livros impacta (ou não) a vida de todos.
Em alguns (poucos) momentos achei a escrita um pouco confusa e precisei ler várias vezes para entender de qual personagem a autora estava falando, mas nada que comprometesse a experiência do livro. É uma obra prima!

Leila 10/01/2023

Olha eu chegando com o primeiro livro 5 estrelas do ano! Livraço meu povo, doído, pungente e muito muito sofrido. Não sei nem como começar a falar desse livro, na verdade não sei nem se tenho o direito de falar algo, visto que o assunto é uma dívida que nós brancos temos e teremos eternamente com os povos originários, mas enfim, vou me ater às emoções e sentimentos que a obra despertou em mim que óbvio não podia ser diferente, foram dolorosas, sofridas e revoltantes. Mas esse livro é daqueles que todos deveriam ler,sabe? uma verdadeira aula de história do Brasil. A autora que também é jornalista faz um trabalho primoroso aqui de checar as fontes e retratar as coisas da forma mais fiel possível e o melhor, não tem cara de livro de história, é uma romance delicioso de ler, envolvente e empolgante. A gente sofre junto com as personagens, mas também se realiza junto, entende? Compreende um período de 100 anos mais ou menos, começando lá na África com a captura de escravos para trazer ao Brasil e termina a narrativa com os descendentes desses escravos se educando e se formando doutores (educação é tudo!). As mulheres são sensacionais, verdadeiras guerreiras e exemplos de vida e força. Não dá para passar incólume por essa leitura, então só digo, LEIAM!

Bárbara 05/01/2023

Impactada
Caramba, como parece que a autora viveu cada história desse livro, estou impressionada como parece ser tudo 100% verídico.
E o melhor é saber que a educação, leitura e etc muda e como muda a vida das pessoas.

Patricia Milani 31/12/2022

Gostei muito dessa leitura, bem o estilo que me cativa desde as primeiras páginas.
Poderia ser apenas apenas mais uma narrativa sobre os males causados pela escravidão, porém é muito mais que isso é sobre encontrar na educação a esperança de um futuro melhor para as próximas gerações.

Fabiana.Windjaba 30/12/2022

"Nem todo mundo guerreia gritando"
Que livro!!!

A história se Anolina, Martha, Damiana e toda a família (de sangue e extensa) retrata não apenas memórias familiares, como é o fiel retrato da história do Brasil lido a partir da história da Bahia.
Uma história que poderia se assemelha com a da minha família e de tantas outras famílias negras do país.
O livro fala das continuidades coloniais, mas sobretudo trata da luta de tantas mulheres que fazem a terra tremer e promovem rupturas.