Água de barrela

Água de barrela Eliana Alves Cruz
Eliana Alves Cruz

Resenhas - Agua de Barrela

Thaís 30/04/2024

Este livro é simplesmente incrível. Maravilhoso.
Me envolvi demais na história, com os personagens, senti suas dores, me indignei, e senti mais tantas outras emoções, mas, para além disso, eu aprendi tanto! A quantidade de informação nova que absorvi foi imensa.
O desenvolvimento dos personagens e suas conexões, a forma como a história toda foi contada. O livro perpassa por mais de 100 anos, em menos de 500 páginas, e isso não diminuiu em NADA a qualidade do texto, pelo contrário. Texto fluido, muito bem amarrado.
E, apesar de ter amado o Firmino com todo o meu coração, as mulheres são as verdadeiras protagonistas deste livro. A grande verdade é que a mulher preta sempre foi, e é até hoje, o elo mais fraco da corrente. Por mais q elas sejam uma força da natureza (e não faltou força para nenhuma dessas mulheres), lutar sozinha, sendo o elo fraco, dificulta demais todo o processo.
A verdade é que essas famílias teriam chegado muito mais longe e em muito menos tempo, se os homens tivesse corrido junto com as mulheres. Mas ou eles optaram por não agir, ou eles ?afundaram o barco? tantas vezes que quase matam a família toda afogada. E isso que eu nem comentei sobre o fato lastimável que foi a libertação dos escravos sem nenhuma política pública para inserção destas pessoas na sociedade, e ainda por cima com reclamação dos senhores brancos achando que eles quem deveriam ser indenizados pela sua ?perda material?.
Enfim, livro fantástico. Todo mundo deveria ler.

EduardaCGP 16/04/2024

Incrível
Livro incrível, mesclando história real e ficção, e a realidade vivida por essa família de mulheres tão fortes é, no mínimo, emocionante e inspiradora.
A narrativa me envolveu do início ao fim, que sorte a de quem pôde conviver com elas.

naretes 08/04/2024

Eliana conseguiu neste livro representar a força, não só dos braços, das mulheres negras trazidas ou nascidas no Brasil. Me emociona a ideia de saber do caminho de muitas lutas que foram pisados até aqui. Muitos sonhos de prosperidade e liberdade foram sonhados, mas a luta continua. Quero ler os outros livro da autora.

lauramathias 30/03/2024

Uma da melhores leituras que já fiz
Esse livro é um patrimônio da nossa literatura. Com certeza virou um dos meus livros favoritos e sempre indico ou presenteio com ele.

A autora aborda temas difíceis com tanta humanidade e cuidado que é difícil você não terminar de ler sem sentir que finalmente conheceu a história do Brasil.

Rodrigo.Gibaut 30/03/2024

Ser preto no Brasil é certamente ser fruto de um apagamento de identidade e aqui a autora faz um resgate histórico/ficcional de mais de um século da linhagem da sua família, começando no seu ancestral sequestrado na África até a sua própria história nos dias atuais.

Naju 26/03/2024

Livro extremamente sensível, que faz repensar se realmente após a abolição houve a liberdade dos povos, será mesmo?
A luta das mulheres de uma família, relatos de história e ficção que emocionam.
4,5/5.

Talita.Martinho 18/03/2024

Um relato incrível sobre a trajetória de uma família que viveu a tragédia da escravidão. O livro consegue nos trazer reflexões profundas sobre como a escravidão impactou a vida dos escravizados e seus descendentes.

LeandroCastro88 15/03/2024

Fiquei babaco
A história é otima. Tem um pouco de confusão na história, especialmente em relação aos nomes. É nome repetido demais. É muita gente diferente. As vezes é difícil acompanhar. De início eu tava achando que era a intenção da autora, pra causar um desconforto em quem lê pra lembrar os tempos da escravidão e pós escravidão. Mas no fim eu entendi que a autora estava lidando nada mais, nada menos, doq com a realidade. Eu fiquei pasmo. A história aconteceu. Não vou falar mais pra não estragar. Mas o fim do livro me respondeu muita coisa. Adorei! Leiam! S2
Obs: Já tinha lido o crime do cais do valongo e tinha adorado!

Marcianeysa 09/03/2024

Emocionante
Livro que conta a história das diversas gerações da autora, desde o rapto na África até o século atual. Muito bem escrito, com diversos fatos históricos enlaçados com o enredo da história.

Sami 09/03/2024

Passagens
?A paciência é o remédio para todas as coisas do mundo?
?A dúvida é a mãe da inteligência, mas inimiga da ação?

Nessa 08/03/2024

Que livro incrível. Tive que pausar Um defeito de Cor pois os temas são parecidos . Mas que história cativante.

Conta a história de uma decência de pessoas escravizadas , sequestradas da África para o Brasil. Mais especificamente na Bahia.

Lendo percebi que ao mesmo tempo não estamos muito longe dos trejeitos sociais ali retratados e que me causa repugnância . Não é um passado tão distante gerações e gerações de pessoas passaram e ainda passam por situações degradantes e tem que justificar o seu lugar no mundo.

Sun 27/02/2024

Excelente!
Terceiro livro que leio da autora, Água de Barrela é, em disparado, o meu preferido. Se eu gostei do que ela fez em "nada digo de ti, que em ti não veja", em Água de Barrela a autora faz um trabalho narrativo incrível de resgate da história de uma família de pessoas negras (ex)escravizadas. Leitura recomendadíssima.

Livinha 20/02/2024

Eu amo histórias com gerações de famílias e fiquei simplesmente apaixonada por esse livro!
Senti muitas emoções, chorei com a morte de alguns personagens, senti raiva de outros, e no final senti que vivi aqueles 100 anos junto com a família de Firmino.