Água de barrela Eliana Alves Cruz
Eliana Alves Cruz

Resenhas - Agua de Barrela

Mi 11/02/2024

Este livro excedeu minhas expectativas.
Uma narrativa que mistura ficção com realidade nos permite acompanhar a trajetória de várias gerações da família da autora.

Começando pelo momento que Akin e sua cunhada Ewa são pegos, postos no navio negreiro ( mesmo depois da proibição) e direcionados a um engenho na região do Recôncavo baiano, por volta de 1849.
Os dois ficam na mesma fazenda e encontram com pessoas do mesmo lugar de origem deles.
Ewa estava grávida e dá a luz a Anolina e falece.
Criada pelo tio e Umbelina. Logo, vão sendo contada a história de muito sofrimento, exploração (de diversas formas) e de muita luta através das mulheres dessa família.

Das primeiras gerações prevalece o sentimento de não pertencimento ao lugar que estão e a saudade de casa que é amenizada com o contato de outras pessoas do mesmo lugar, mesma cultura e religião.

Das gerações seguintes vem algumas ?melhorias? que enchem o coração de esperança daqueles que foram por muito tempo explorados. Mas essas melhorias ainda assim os remetem a situações de vulnerabilidade.

Neste livro eu me emocionei muito. Hora feliz por alguma notícia boa, hora triste pelas injustiças, percas, hora indignada com tamanha crueldade disfarçada de boa ação.

Muita coisa me tocou. Marquei quase o livro todo?
Mas não posso deixar de destacar aqui a vida que Dodó viveu. Mesmo sendo livre, dedicou a sua vida a uma família que não aceitava reconhecer que estavam perdendo posses, poder e influência e a mantinham em casa por um salário irrisório. Ela fazendo coisas que seriam para 3 ou mais funcionários. Dr. Adolpho se compadecia mas nada fazia.
? Ela faleceu pela mesma coisa que seus ancestrais: Trabalho forçado.?

Um livro que conclui com muita vontade de reler.

?A experiência de Martha dizia que tranquilidade e calmaria não eram frequentes no mar das mulheres daquela família.?

?O rio, por maior que seja, nunca briga com a pedra. Ele segue seu rumo? e chega no mar.?

?Toda reza dá jeito. Se não cura o corpo, cura a alma.?

?Eu não sou daqui, mas também não sou mais de lá.? Firmino ?

??naquela terra adubada com tanto sangue.?

?Não era essa liberdade que eles queriam. Sem trabalho, sem terra, com a polícia no pé, com medo do presente e do futuro.?

?A paciência é o remédio para todas as coisas do mundo.?

?Xangô é rei, está pisando aqui comigo é cedo ou tarde a justiça se fará.?

Nadia 04/02/2024

Que livro grandioso!
Emocionante acompanhar as muitas gerações de mulheres guerreiras que sofreram as dores da escravidão e da violência, ainda assim acreditaram e lutaram por uma nova vida.
Que livro maravilhoso, foi para mim uma grande aula de história.

arqueofarias 30/01/2024

Impressionado com essa leitura.
Meu primeiro contato com a escrita da Eliane.
De início pensei que veria uma narrativa similar a outros que já li com esse tema (inclusive achei bem parecido com Um defeito de cor - que estou lendo também). Mas o caminho se envereda por outras ramificações e personagens incríveis, principalmente as mulheres.
O vínculo fatos históricos ao longo do tempo e a conexão com a contemporaneidade arrematou muito bem a história, principalmente ao saber no final que foi baseada em relatos e personagens de sua família. Muito bom. Recomendo!

Caroline Z. 29/01/2024

Interessante
Até que este livro me surpreendeu. A escrita é boa. Só no final que eu achei um pouco cansativo.
Outra coisa que me incomodou foram os personagens planos. Tudo é muito maniqueísta. Os bonzinhos de um lado e os mauzinhos do outros. Não é realista como "Underground railroad".
É uma leitura para ser feita com muito senso crítico. É bem enviesada. O sentimento de inferioridade da descendência dos escravos é visível na obra toda.

Bruna Lima 20/01/2024

Que porrada! ??
Que leitura! Que livro! Que escrita! Que narração!
Romance de formação de alto gabarito, fala sobre a escravidão, suas dores, suas mortes, seus medos, suas crueldades, sobre a abolição da escravidão e o pós e, em como as vezes as coisas não mudam tanto quanto se imagina, o quanto o sofrimento e crueldade permanecem, em como evoluímos em passos lentos e em como a luta e força dessa família, representam milhares de outras ??
Só leiam! É incrível!

Mari Florentino 17/01/2024

Um livro para aprender sobre a nossa história
Que contadora de história que é a Eliane! Aprendi muito com esse livro sobre a escravidão, os caminhos tortuosos construídos pela pobreza e como o caminho da meritocracia tem cor e conta no banco. A autora divide a história de uma geração inteira desde a sua chegada no Brasil no tempo da escravidão. Me senti no Recôncavo baiano lendo esse livro e em outros momentos dei voltas por Salvador. São muitos personagens, mas nem assim a gente se sente perdida com tamanha amarração feita. Me lembrou a escrita da Isabel Allende, só que na versão brasileira da Eliane Alves Cruz. Esse é daqueles livros para aprender sobre o nosso país, os erros históricos e o peso deles na vida das pessoas.

nathalia 17/01/2024

Ancestralidade
Sem palavras para a experiência transcendental que eu vivi lendo essa obra. o livro é um olhar para toda uma árvore genealógica que tem início ainda não África. muito bonito de ver como essa história foi tecida e nos trouxe até os dias atuais. água de barrela reforça a ideia de que precisamos voltar para nosso passado para entendermos nosso presente e futuro. ??

Daniel 30/12/2023

Água de barrela
O livro me pegou já nas primeiras páginas, contando a história de uma família retirada da África, mas o livro não conta mais uma história de escravidão. Na verdade a história de uma família de mulheres negras onde todas lutam para viver e dar condições melhores a próxima geração.

Camila 28/12/2023

Uma história do Brasil
Eu amo romances em que acompanhamos gerações após gerações de uma mesma família e este livro entrega exatamente isso. É um retrato, muitas vezes duro, das mulheres e homens desta família através dos anos, desde a escravização, saindo do continente africano até os dias atuais. A narrativa prende do início ao fim, te leva página a página a mergulhar do micro ao macro, de cada pessoa à sociedade de cada tempo. Esse livro é arte.

myhtuck 12/12/2023

Água de barrela
"As muitas mulheres negras presentes no romance Água de barrela, de Eliana Alves Cruz encontram no lavar, passar, enxaguar e quarar das roupas das patroas e sinhás brancas um modo de sobrevivência em quase trezentos anos de história, desde o Brasil na época da colônia até o início do século XX. O título do romance remete a esse procedimento utilizado por essas mulheres negras de diferentes gerações e que garantiu o sustento e a existência de seus filhos e netos em situações de exploração, miséria e escravidão. A narrativa inicia-se com a comemoração do aniversário de umas das personagens após viver um século de muitas lutas, perdas, alegrias, tristezas e principalmente resiliência. Damiana, personagem central para a narrativa, cansada das batalhas constante e ininterruptamente travadas pela liberdade, se vê rodeada por sua família e se recorda dos tempos de lavadeira.?

Nota: 5/5
Desafio Bookster 2023

Melissa 12/12/2023

Mais um dos meus preferidos do ano. Comecei já tendo certeza que seria um dos meus preciosos. Indico para qualquer pessoa que queria ler alguma coisa.
Já corri atrás de outros livros da autora.
Muito forte. Acho que faz a gente olhar a própria família de outro jeito
Eduarda2327 12/12/2023minha estante
eu li esse livro pra poder escrever um artigo mas ele é incrível

vivianne 03/12/2023

Fechando o ano muito bem
Que livro que traz uma riqueza de detalhes totalmente desconhecido por mim, coisas que livros de escola nunca me revelaram. Acompanhar por várias décadas essa família me faz parecer parte dela, portanto tudo é sentido quase que com a mesma intensidade. Maravilhada com toda a pesquisa feita para a construção da obra.

Hannah.Guedes 17/11/2023

Achei difícil de engatar. Comecei ano passado e não continuei, recomecei esse mês e foi bem mais fácil. Então, não desistam dele :)

Foi sofrido acompanhar a história dessa família. Por morar aqui na Bahia, foi legal ?ver? os lugares, além da contextualização histórica, ajudou muito a entender o período vivenciado.

Adorei a leitura.

Izamara Ferreira 13/11/2023

As Mulheres negras, primeiras empreendedoras do Brasil.
Água de Barrela" de Eliana Alves Cruz é um livro que traça uma poderosa e evocativa narrativa sobre as muitas mulheres negras que viveram ao longo de séculos no Brasil, enfrentando inúmeras adversidades e desafios. O título do romance, que faz referência ao processo de lavar, passar, enxaguar e quarar roupas das patroas brancas, simboliza a persistência, a resistência e a determinação dessas mulheres em meio a uma história marcada pela exploração, a escravidão e a desigualdade.

A obra se inicia com a comemoração do centésimo aniversário de Damiana, uma das personagens centrais da narrativa. Sua jornada de vida é um testemunho das lutas, perdas e conquistas enfrentadas por essas mulheres ao longo de várias gerações. Damiana, ex-lavadeira, é um símbolo da resiliência e da força dessas mulheres, que, apesar das dificuldades, conseguiram criar famílias e manter suas identidades culturais em um ambiente hostil.

Dani 07/11/2023

Água de Barrela
Mais uma vez um livro que vem abordar a escravidão de uma forma tao nua e crua ...
É narrado pela perspectiva das mulheres negras de uma familia...Através de gerações vemos o desenrolar dessa árvore genealógica de um povo tao sofrido e resiliente,marcados pela escravidão,tendo como único "crime"(para aquela época) a cor da pele.E mesmo após a lei áurea poucas ou quase nenhuma mudança há...
E ainda hoje,essa desigualdade é refletida em tantas vidas...
Enfim,uma leitura um tanto que pesada,mas...necessária nao só por abordar fatos historicos,mas tambem para uma profunda reflexao...
O livro nao se trata de uma ficção,mas se fato verídico,e aborda outras questoes importantes d'aquela época,tais como,a gripe espanhola ,a lei áurea e tantos outros fatos que marcaram aquela geração como que ferro em brasa..