Dibs

Dibs Virginia M. Axline

Resenhas - Dibs - Em busca de si mesmo

Lua 17/06/2021

Um dos meus favoritos
Um enorme carinho por este livro, a liberdade em sua expressão mais simples, ser criança é ser livre e seguro de si, é se sentir aceito e espontâneo, essa nossa criança interna boa que deseja somente se expressar como é nunca deve morrer.

júlia 07/06/2021

Como nós conversamos que queríamos.
Aiai foi uma delícia ler a liberdade do Dibs nesse livro, eu amava ler ele conversando e inventando um monte de coisa pra fazer durante as quintas feiras, e é isso.

O livro é inteiro baseado nas consultas dele e mostra a evolução maravilhosa que ele teve durante esse tempo, então chega uma hora, lá pro final, que fica tudo muito repetitivo, mas é um livro de psicologia e entregou muito a sua proposta.
Minha mãe pediu pra eu ler pq ela ama esse livro, é dela, e eu adoreiiiii ter me dado a oportunidade de conhecer o Dibs ? fofo perfeito

Liliane 01/06/2021

Publicado pela primeira vez em 1964, o livro conta a história de Dibs, um menino de cinco anos, que no decorrer de suas sessões de terapia encontra um caminho a seguir, rumo ao autoconhecimento.
Um livro encantador e emocionante que nos mostra quanto o processo terapêutico pode ser transformador desde que aceito.
Nesse livro, percebe-se a sensibilidade e sutileza da terapeuta, que lindamente encorajou Dibs a se descobrir. Um destaque a Dibs que de forma madura e consciente, se entregou ao processo, aproveitando a oportunidade de evoluir, livrando-se de seus traumas e adquirindo coragem. Coragem de se expor, coragem de se conhecer e descobrir... Enfim, coragem de viver.

isa 21/05/2021

esse livro é incrível, no início achei bem chato mas depois me impressionei, sou encantada pelo dibs.

Lizuly 07/05/2021

Crescimento Pessoal
Comecei a leitura por ser uma indicação, estava despretensiosa e sem esperar nada. No entanto, quando Dibs entra em cena me vi completamente envolvida pela trama descrita tão cuidadosamente.

As sessões terapêuticas são retratadas de maneira clara, deixando sempre o real exposto. Quando a terapeuta se vê com duvidas, curiosidade e até mesmo desejosa por mais informações, consegue se controlar, contornando a situação para manter a postura ética! Foi simplesmente divino conseguir compreender o passo a passo que ela seguiu para gerir suas emoções de modo a não atrapalhar a terapia de Dibs ou como deixou claro o sentido de suas intervenções quando as fazia.

Me senti em uma aula de vida tanto com a terapeuta, quanto com Dibs e toda a sua situação. Que garoto incrível e de capacidade imaginativa elegante. Conseguir notar como ele transmitia suas palavras sem ao menos dizer propriamente. A maneira eloquente com que se expunha lenta e progressivamente, até mesmo o entendimento posterior a atos passados, tudo foi lindo. Fez sentido e tudo pareceu milimetricamente planejado mesmo eu sabendo que foi natural!

Recomendo esse livro a todos que sonham em trabalhar como psicólogos e a todos que desejam conhecer a importância de se aceitar o outro como ele é!

Completa e perdidamente apaixonada por este livro ?

Gio 13/04/2021

Que livro incrível e sensível. Me apaixonei por Dibs e pela sua jornada. Sou uma futura psicóloga e tenho certeza de que esse livro não será esquecido.

Eduarda 17/03/2021

Perfeito!
Se você é estudante de psicologia/pedagogia: LEIA! Só tenho isso pra dizer.

Ana SPV 07/02/2021

Adorei
No começo parece ser um livro lento. Mas dei uma oportunidade a ele que cheguei a ser surpreendida. Adorei a história de Dibs. Que criança adorável.

Estou grávida de 3 meses e ler esse livro é como um ensinamento de como os pais jamais devem humilhar seus filhos e muito menos os chamar de estúpidos.

Para vocês papais e mamães que tem dificuldade na criação e na educação de seus filhos leia esse livro. Super indico.

Juh 11/01/2021

Dibs em busca de si mesmo
Conheci esse livro através da minha professora,Fonoaudióloga e Psicanalista, indicado para eu atender um paciente.
Ele conseguiu me cativar de uma forma maravilhosa e abriu meus alhos as atitudes que na época eu estava vivenciando em um atendimento.
Um livro escrito a alguns anos e tão atualíssimo.
Super indico as minhas colegas professoras, Fono e psicólogas.
Ele faz a gente prestar mais atenção nas atitudes das crianças e o que elas exteriorizam e proporciona a nós uma reflexão da nossa prática com relação as nossas atitudes diante de vários acontecimentos que passavam e não dávamos importância.

Dafne 21/12/2020

Encantador e sempre relevante, Dibs consegue tocar a criança interior de todos nós

dayanearocha 17/12/2020

Leitura enriquecedora
Recomendo este livro para todas as pessoas que convivem com crianças, além dos profissionais de psicologia. É uma história enriquecedora sobre uma criança e seu processo de amadurecimento psíquico. Recomendo muito e demais!

Brubs.a 27/10/2020

Começo perguntando por que você caro leitor deveria ler esse livro?

Deixa eu te responder:

Como estudante de psicologia esse livro agregou imensamente meus conhecimentos acerca da psicoterapia infantil entre outros aspectos.

Mas para você, ele vai te mostrar uma criança que foi presa em seu mundo, totalmente rotulada, rejeitada e esteriotipada.

Ele também vai te mostrar uma visão empatica, vai te mostrar como o acolher, o respeitar, o amar, o compreender vai fazer diferença.

O Dibs é uma criança presa em seu mundo, em seus grilhões mentais e emocionais e até físico. Foi uma criança rejeitada, incompreendida, rotulada. Ninguém acreditava que o dibs podia vir a ser.

Mas bastou alguém chegar e estender mão e vemos o quão extraordinário é o Dibs, vemos o quanto potencial ele tinha, o quao ele podia vir a ser.

Este livro é maravilhoso, enriquecedor e transformador.

Brenda675 08/10/2020

Tocante!
Se não tiver paciência, pode se tornar maçante, PORÉM se você se colocar no lugar de observador, você verá quão incrível é a história de Dibs. Li para um trabalho da faculdade, simplesmente maravilhoso e profundo esse livro!

Quantas coisas passam desapercebidas , quantos talentos escondidos por aí, quantos problemas que na verdade são de cunho emocional. Como é difícil pegar a responsabilidade pra si de que falhou, preferindo acreditar que o outro é daquele jeito, porque simplesmente é.

A transformação de Dibs, da mãe e a postura da terapeuta, é algo de admirar. Tem vários momentos marcantes e significativos.
Recomendo muito! É como se você tivesse sentada ao lado da Virginia presenciando as sessões de ludoterapia.

Eliz 22/09/2020

Surpreendente!
É um lindo livro sobre o desenvolvimento de uma criança que todos consideravam como "problema". Para fim foi, sem dúvida, inspirador e emocionante!