Machado de Assis afrodescendente

Machado de Assis afrodescendente Eduardo de Assis Duarte (Org.)

Resenhas -

Biblioteca Álvaro Guerra 25/08/2022

Esta reunião de textos apresenta ao leitor o posicionamento machadiano em relação à escravidão e às relações inter-raciais existentes no Brasil do século XIX.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788592736606

Moacir 29/01/2022

O afro-brasileiro Machado de Assis
Este é um estudo interessantíssimo da obra de Machado de Assis pelo viés étnico, perscrutando do seu pertencimento à afrodescêndencia e respondendo por inúmeros argumentos retirados de sua extensa obra que sim, era Machado de Assis afrodescendente. E, embora aleguem os contrários, que ele nunca se afirmou publicamente como tal, também nos diz o autor do estudo, ele nunca se afirmou como branco.

Através de vários de seus romances, contos, crônicas, poesias e artigos jornalísticos são explícitos a nós leitores a sua luta, ainda que dissimulada, contra o regime escravocrata e que ainda como funcionário público se esforçou para fazer-se valer as leis vigentes em defesa da erradicação da escravidão, denunciando ainda os mecanismos injetados na lei para que se mantivesse o estado das coisas. Ainda se antecipou na observação dos problemas que poderiam advir das legislações que não eram de fato libertárias.

É um trabalho que vem desagravar a memória desse maior escritor de nossa literatura, quem estava à frente de seu tempo e a seu modo lutou contra a escravidão. Escritor merecidamente denominado o patrono da literatura brasileira.

Vale a leitura.

Lu 16/05/2021

SENSACIONAL
Conheci esse livro através do canal "Ler antes de morrer" da Isabela Lubrano no YouTube.
Eu só tenho uma coisa a dizer: LEIAM.
A obra nos prova que o gênio da literatura brasileira não era indiferente em relação a escravatura, como muitos alegam.
Machado com seu jeito único , inteligente, irônico e muito além das letras, era alguém que denunciava o sistema, porém de uma maneira diferente que a de Luiz Gama.
É injusto acusar Machado com essas falácias.
Leiam, leiam.. meu cérebro está a mil!
Viva Machado de Assis!
Viva o melhor escritor do Brasil!