As Cinco Linguagens do Perdão

As Cinco Linguagens do Perdão Gary Chapman

Resenhas - As Cinco Linguagens do Perdão

Suse 14/01/2022

a beleza do perdão
Ofensa e perdão estão nas nossas vidas todos os dias e estão intimamente relacionados ao nosso senso de justiça.

A beleza do perdão está exatamente em deixar de lado o desejo por justiça em troca da restauração do relacionamento.

A ofensa causa uma ruptura no relacionamento que só o perdão é capaz de desfazer. Por isso, quando pedimos perdão e quando aceitamos perdoar, estamos dizendo: eu valorizo o nosso relacionamento e quero remover a barreiro que está entre nós. Poderia dizer que o objetivo do perdão é a reconciliação. Isso é lindo demais.

A prática não é fácil para a maioria de nós por questões particulares de criação, emocionais, culturais e principalmente quando a falta é muito grave, como abuso e violência.

Gary Chapman e Jennifer Thomas mostram que as pessoas consideram um pedido de perdão como "verdadeiro" de diferentes formas. O que para mim é um pedido de perdão genuíno, pode não ser para você.

O livro deixa clara a diferença entre perdão e confiança. Perdão é uma decisão e, portanto, pode ser tomada a qualquer momento. Já a confiança é um sentimento que pode levar anos para se refazer. Ressalta a importância de perdoar muito, sim, mas lembra que mesmo o perdão tem limites.
Também explana sobre a importância de perdoar a si mesmo.

Confesso não distinguir bem alguns tipos de linguagens do perdão, mas outros parecem bem distintos para mim. Basicamente são:

1. manifestação de arrependimento: demonstrar tristeza;
2. pedido de perdão: basicamente um simples pedido de desculpas;
3. aceitação da responsabilidade: assumir a responsabilidade pelo erro;
4. compensação do prejuízo: oferecer reparo/restituição;
5. arrependimento genuíno: comprometer-se a não cometer o erro outra vez.

Livro incrível e cheio de histórias reais, como a minha e a sua. Você vai se identificar em algum momento.
Kelly Oliveira Barbosa 14/01/2022minha estante
Vou adicionar a minha lista.

Suse 14/01/2022minha estante
espero que goste!! :D

vicqs 09/07/2021

Emocionante
Eu estou aprendendo a gostar de livros com a temática de auto ajuda, confesso que está em questão colaborou muito para que eu continue lendo esse gênero.

A explicação simples e com exemplos do nosso cotidiano, me mostrou o quanto o perdão é algo genuíno e sincero.

Mais um ensinamento para por na lista, super recomendo!!
Peterson.Donizete 05/08/2021minha estante
Tenho "alguns", rs, nas minhas resenhas caso interesse por outros.

Mariana.Schmall 30/05/2023

Maravilhoso
Esse autor é muito bom!

É o segundo livro que leio dele e não me arrependo. Não é fácil perdoar e muito menos pedir perdão. Mais difícil ainda é entender que cada um de nós tem uma maneira de expressar isso.

Ao ler esse livro entendi as minhas imperfeições e o quanto exigo do outro.

Vale a pena ler e reler sim. Super indico!

thabooks 18/07/2021

Sabe quando a gente pede desculpas mas para o outro é combinar não tivesse pedido? Ou o outro pede, mas para nós não é o suficiente?
O livro é sobre isso! Descobrir e interpretar a linguagem que cada um de nós temos sobre o perdão. O que devo fazer para ser perdoado? Ou, o que o outro deve fazer para que eu o perdoe. Tá cheio de passagens bíblicas e exemplos de casos reais entre casais, pais e filhos, amigos, etc. que fez ou outra agiu de modo a ferir o outro é não saber como consertar a falha. Quem nunca errou e se arrependeu por ter feitio alguém que ama sofrer?
O livro nós diz quais são as linguagens do perdão, como identificar qual a sua linguagem e das ?suas? pessoas e como agir para viver melhor com elas. Além de saber perdoar, caso seja o que você quer.

Marcy u.u 20/05/2022

Um livro com muitos ensinamentos sobre o perdão. Nunca imaginei que houvesse linguagens para saber pedir perdão de forma eficaz e também ser perdoado;
Livro tão bom quanto as 5 linguagens do amor.

Bruna 14/06/2022

Gostei muito da leitura, fez muito sentido para mim. A reflexão sobre este ponto em nosso dia a dia, agregado a linguagem do amor deve estabelecer uma convivência mais harmônica, sem duvida.

gust@vo 29/07/2020

O livro choca pela estrutura das orientações. Sem dúvida muitos casamentos, relacionamentos e famílias seriam restaurados com a aplicação dos métodos do Dr. Gary e da co-autora.

Esse livro deveria ser curso de pós-graduação, pois a clareza de informações, dá sentido há uma avalhance de questões, que o próprio livro nem menciona, mas o conhecimento que transmite abre os olhos do leitor para uma série de situações que passam a fazer todo o sentido. Assim localiza-se raizes se tornando possível promover cura.

É o 2 livro do Gary que leio, e novamente, palavras me faltam pra descrever suas preciosas descobertas!!!
Recomendo com urgência imeditada esse livro.

Alice 06/04/2021

Repetitivo
A leitura do livro é extremamente repetitiva, portanto achei super cansativo!

Mari Vagula 07/11/2021

As 5 linguagens do perdão
Gostei muito dessa leitura!
É um livro repleto de aprendizados.
Acredito que todos deveriam ler e mais importante, tentar mudar alguns hábitos.

Diego campos 02/11/2023

O que dizer ao pedir perdão?
Existem dois bons métodos: você pode escrever um pedido de perdão e então lê-lo para a pessoa, ou pode simplesmente expressá-lo verbalmente. Não tente fazer um pedido de perdão sério utilizando meios virtuais. Reservar um tempo para falar diretamente com a pessoa é um jeito muito melhor de transmitir sua sinceridade.

Pasklan 17/02/2023

Livro muito bom para compreender o perdão
Recomendo essa leitura tanto para quem busca perdoar alguém, a se perdoar ou a entender os motivos da dificuldade de receber o perdão. Maravilhoso!

amotsix 28/03/2022

O tipo de livro que você precisa e não sabe
Conheci Gary Chapman ano passado, e fui da indiferença ao completo fascínio pela abordagem de comunicação humana dele, em "As Cinco Linguagens do Amor". Esse livro trata do perdão, que é algo que não costumamos dar a devida importância, sob a ótica cristã e psicológica ao mesmo tempo, sendo capaz de levar qualquer um ao entendimento do que se propõe. Li com calma, estudei, anotei, fiz resumo e refleti, descobri a minha própria linguagem e sou ainda mais fã do autor e, agora, da coautora: esse é, de fato, o tipo de educação emocional que eu gostaria que todos tivessem hoje.

Clau Melo 12/04/2021

Muito bom para reflexão...
Muito bom para reflexão...

5 linguagens do Perdão:
1. Manifestação do arrependimento: "Sinto muito".
2. Aceitação da responsabilidade: "Errei".
3. Compensação do prejuízo: "Como posso fazer para me redimir?".
4. Arrependimento genuíno: "Vou tentar nunca mais cometer o mesmo erro".
5. Pedido de perdão: "Por favor, me perdoe".

Elicleide.Santos 19/04/2023

Que livro!
"Estou convencido de que a necessidade de ser perdoado é universal."
O livro traz ensinamentos muito profundos sobre o impacto do perdão em nossas vidas, o quanto ele é necessário em nossos relacionamentos e como a ausência dele nos prejudica. Traz a definição das cinco linguagens do perdão e exemplos de como colocá-los em prática.
Simplesmente incrível, recomendo demais a leitura!

Pamela Vetere 19/10/2021

Leiam, apenas Leiam!!
Entender qual pode ser a linguagem primordial do perdão de cada pessoa, pode ser algo muito mais importante do que se imagina.
O poder do perdão dado ao outro e do que vc deve á si mesmo, é tão relevante que me faltam palavras pra expressar.
No titulo do livro ja esperava que fosse mudar meu jeito de ver o perdão, e realmente mudou.
Leiam, apenas leiam!
Livro necessario!