Fim dos Dias

Resenhas - Fim dos Dias

Lauraa Machado 12/01/2018

Forçado, arrastado e chato
Nota verdadeira: 2,5

Acho bom começar dizendo que eu amei o primeiro livro. Ele é completamente cheio de ação e revelações, tem poucas explicações, mas as cenas parecem encaixar tão bem, que nem dá tempo de questionar. O final dele, em compensação, teve alguns detalhes um pouco mais deslocados, mas nada que estragasse o livro. O segundo não foi tão bom. Ele também teve bastante ação, como a trilogia toda, mas começou a ficar bizarro demais. Além de que ele me deixou o tempo todo com uma sensação ruim.

Mas não tem como negar que os dois primeiros livros são muito bons. Eles são lógicos, têm um ritmo realista e situações terríveis, sim, mas bem construídas. Desse terceiro, infelizmente, não posso dizer o mesmo.

O fato é que existe um limite. Existe uma certa quantidade de cenas de ação em que tudo dá errado antes de começar a ficar forçado. Existe um limite na bizarrice das criaturas antes de ficar ridículo. Simplesmente existe um limite que, quando se passa, faz a história perder toda a credibilidade e o que antes era assustador se torna bobo e entediante. E foi exatamente esse o problema desse último livro.

É até engraçado pensar no quanto eu fiquei impressionada com o primeiro livro e o quanto eu detestei esse. Sério, a leitura foi arrastada, quis largar umas mil vezes e tive que me segurar para não começar a ler por cima. Tem tanta cena que parece que eu já vi antes - não em outras trilogias, mas nessa mesmo, - tanta descrição de céu, de monstros, de roupas etc, que eu definitivamente não estava nem um pouco afim de fingir que estava interessada em ler. Precisei mesmo me forçar a não pular parágrafos.

Na verdade, considero a minha nota até um pouco generosa demais. Dava para ver que a autora estava tentando fazer mais. Mais ação, mais problema, mais tudo, e passou do limite. Passou, aliás, logo no começo. Quando estava chegando mais perto da batalha final, as coisas pareceram melhorar (não a situação da humanidade, isso só piorou). Eu realmente tive a esperança de que o final fosse ser bom, no mesmo nível do primeiro livro. E quase foi. Quando a batalha começa, até eu fiquei orgulhosa dos humanos. Mas aí começa "a piorar" de um jeito muito, mas muito ridículo. Minha vontade era de rir. Sério, se o leitor está revirando os olhos na parte que é para ter mais tensão, tem alguma coisa errada aí.

Um final mal feito, exagerado e forçado desses é complicado. Me faz querer ir até minhas resenhas dos primeiros livros e tirar minha recomendação, porque, para ser bem honesta, não sei se vale a pena ler os outros dois para chegar nisso daqui. A única parte boa talvez seja que os três livros são pequenos. Se você tiver muita força de vontade, talvez consiga acabar super rápido.
E, se eu posso dar um conselho a quem já decidiu ler, dê bastante tempo entre o segundo livro e esse. Eu li os três direto e só posso pensar que isso não ajudou (apesar de que aposto que nunca leria esse se tivesse feito uma pausa na trilogia).

Honestamente, meu grande amor pela Penryn, o Raffe, a Paige e outros personagens está um pouco morno agora. Lembro de adorá-los, mas, exatamente agora, quero me manter longe de todo esse universo. Sim, meu sofrimento para ler foi desse tanto mesmo. Mas tenho certeza de que daqui a alguns dias vou voltar a me lembrar das partes boas da história e voltar a me importar com os personagens. Isso acontece às vezes.

Só uma última crítica. O romance, que sempre foi mega pano de fundo, foi bem feito aqui até quase o final. Na última cena, na que deveria ser mais importante, fiquei com a impressão de que a própria autora estava desconfortável e não soube fazer uma cena bonita. Ficou quase mais forçado do que as milhares - leia-se, milhares - de cenas de lutas de antes. Foi impossível não comparar à trilogia Feita de Fumaça e Osso, que é muito melhor que essa e que eu li mais rápido, mesmo tendo o dobro de páginas dessa.

Se você ainda quer ler a trilogia, boa sorte. Espero que goste mil vezes mais do que eu, porque ninguém merece ficar sofrendo com leitura arrastada e chata. Minha nota 2,5 é só pela escrita mesmo e pelos personagens, que nunca chegaram a serem mal construídos ou mal desenvolvidos. E pela esperança de que, se algum dia nós chegarmos ao "apocalipse", teremos pelo menos um pouco de humanidade sobrando para nos levantarmos depois.
Juh 25/02/2018minha estante
Uma pena que você tenha achado a leitura chata e arrastada eu simplesmente amei o livro acho que ele flui de uma maneira incrível! Meu amor pelos personagens com a Penryn,Raffe, Paige e principalmente Dee é Duum só aumentou, mas não posso negar que o final me deixou um pouco a desejar,mas quando analiso a obra por completo completo não tenho como não amar,achei que o terceiro livro foi bem épico e combinou com todo universo.Uma pena mesmo que você não tenha gostado :-(

Lauraa Machado 25/02/2018minha estante
Foi mesmo, porque os outros tinham me impressionado! Juh, escreve uma resenha você, dizendo o quanto gostou! É bom os futuros leitores desse livro verem que tem também quem ame!

Juh 26/02/2018minha estante
Já escrevi ?

Lu 27/02/2018minha estante
Concordo totalmente com você.

Patrícia Araújo 02/12/2020minha estante
Concordo contigo. Li a trilogia em uma semana e até o segundo as coisas estavam ok, esse terceiro deslanchou de um jeito ridículo. Pareceu aquelas séries que os produtores e diretores não sabem mais o que fazer e vão jogando coisas em cima. É triste, pois a visão da autora sobre anjos foi muito interessante e o universo me passou tensão.

Pâm 16/04/2018

Querooooo maissssss
Socorro, acabei de ler essa série e estou com uma puta ressaca literária rs.
Agora falando deste livro, foi perfeito, daqueles que me deix pensando nele o dia inteiro, muito bom mesmo, cheio de intrigas e reviravoltas, com romance fofo e com partes sangrentas e tristes. E o final que parece algo feito para ser um filme. Sério que ainda não tem um filme dessa série? Puts deveria.
Neste livro teve a conclusão da série é foi bem feito, respondeu às questões dos outros livros, porém acho que deveria ter mais capitulo rs. Super indico.
Bia 21/05/2018minha estante
Eu tou com a mesma sensação, eu preciso de mais

Pâm 22/05/2018minha estante
Hahaha né bia, poderia ter mais, não achei nenhuma série nesse estilo, se achar ma fala tá

Bia 02/08/2018minha estante
Pam eu li um livro muito bom, acho q vc deveria ler, escola dos mortos

Pâm 02/08/2018minha estante
É , legal, vou procurar, obg pela dica. Se tiver mais me conta rs

Paraíso das Ideias 27/02/2018

E
chegamos a conclusão da trilogia, numa leitura direta e sem pausas, há muito tempo eu não conseguia me dedicar a uma série com tanta paz de espírito e confesso que estou bem feliz.

Se você chegou até aqui, espero sinceramente que tenha lido os livros anteriores e que entenda tudo o que vou dizer, vou me esforçar para não liberar spoiler, mas a essa altura, não dá para prometer.

Ser humano não é sobre se encaixar ou parecer como o resto de nós. É sobre quem você é e o que você está disposto a fazer ou não (...)

Depois de toda a pancadaria e morte no segundo volume, eu realmente estava esperando mais calmaria nesse, mas acredito que minha ideia não era a mesma da autora, a carnificina só aumenta, os humanos estão enlouquecidos e os Anjos estão em guerra entre eles mesmos. Uriel deseja se tornar o mensageiro de Deus e está fazendo de tudo para ludibriar os anjos, com Miguel afastado e Raphael desaparecido tudo está a seu favor, mas Raffe não está disposto a abrir espaço para essa loucura.

Quando Peryn finalmente consegue salvar e entender Paige, parece que as coisas vão melhorar, mas é nesse momento que chegamos ao ápice da guerra. Os anjos vão batalhar, mas seu duelo é uma caça aos humanos, depois de ajudar Raffe a salvar seus vigilantes ela acredita que tudo ficará bem, mas é nessa hora que as coisas pioram e ela precisa enfim assumir que é uma heroína.

A narrativa da autora continua empolgante, tanto que emendei um livro no outro e fui embora, não dava para esperar o lançamento da Record Santa Amazon que nos abençoa com os e-books originais!! Minha torcida para Raffe e Peryn ficarem juntos estava a toda no final do segundo volume, mas Raffe com toda sua baboseira de regras acabou me desanimando no decorrer, aí comecei a torcer para que ela achasse um humano tão foda quanto ela, mas no final não sou eu que mando kkkkk.

Torce minhas entranhas tê-las sendo parte da luta, mas por outro lado, descobri que quando você esta separado das pessoas que ama, não existe garantia de que as verá novamente.

Esse livro está repleto de sangue, carnificina e morte, é anjo matando gente, gente matando gente, atrocidades para todos os lados. A essa altura já me acostumei com a nova condição de Paige, e confesso que não esperava que ela fosse tão importante na hora do apocalipse e isso me surpreendeu, a autora não deixou que ela fosse um peso morto!

O desenrolar da história ficou bacana, mas confesso que um pouco arrastado, quando eu acreditava que ia pra frente, algo dava errado, e mesmo nos fins do tempo acredito que exista um limite para coisas dando errado.

Mas ainda sim minha nota 3 não é nem por isso, mas sim porque o final me pareceu mau elaborado, fiquei sem entender onde ela queria chegar tanto com a armadilha improvisada quanto com o final do casal, eu realmente esperava bem mais depois de toda essa overdose de sangue nas páginas anteriores.

Fiquei bastante decepcionada, mas acredito que no fina ou ela se perdeu ou o que eu esperava não era o que ela queria mostrar, e acho que isso nunca vou saber. Esse livro ainda não foi publicado no Brasil, mas levando em consideração o cronograma de publicação dos anteriores, pode ser que a editora Verus ainda traga ela para o Brasil.

site: http://www.paraisodasideias.com
Juh 31/03/2018minha estante
Eu também não fiquei muito contente com o final,tipo quando o livro acabou meio que fiquei esperando que tivesse algo a mais (talvez uma continuação sei lá),mas mesmo assim não consegui nao deixar de amar o livro uma pequena que este tenha sido o final dessa trilogia que tinha uma história muito maravilhosa.

Juh 31/03/2018minha estante
Eu também não fiquei muito satisfeita com o final, quando ele acabou fiquei esperando para ver se tinha algo a mais(como uma continuação,não sei)mas mesmo assim não consigo de deixar de amar essa trilogia, somente o final que é uma pena porque de resto pra mim essa trilogia nunca deixou de desejar.

Paraíso das Ideias 31/03/2018minha estante
Oi Ju! Concordo plenamente hahahah, comecei a ler a trilogia no impulso e foi amor à primeira vista, mas esperava mais do final, ela podia ter nos dado mais umas 20 páginas pelo menos para acalentar nosso coração depois de tanto sangue! Mas também gostei muito, fazia tempo que não me apaixonava por um anjo!

Depois passa no blog e deixa sua opinião por lá! Beijos

Kt1984 16/05/2022

Que final!
Último livro da trilogia, encerra a saga de Peryn que tenta proteger sua mãe e irmã e Raffe que tenta recuperar suas asas e seu lugar ao lado dos anjos. Adorei a conclusão, pois a autora manteve a ação, o humor e a tensão, fluindo a leitura de forma leve e divertida. Sou fã da mãe da Peryn kkk
Giovana 07/07/2022minha estante
amg esse livro tem migalhas de hot? menção a hot? hot não-explícito? qualquer coisa a ver com hot? tensão sexual?

Kt1984 12/07/2022minha estante
Nada de hot! Não é o foco?

lesbiansamos 07/06/2022

penryn young matadora d anjos e d adolescentes d 14 anos (eu
provavelmente vai pro meus favs pq o tanto q eu amei esse livro e toda essa trilogia--

a historia, a escrita, os personagens, tudo eh incrivel. achei q os acontecimentos vieram no ritmo certo, e a escrita eh tao fluida que vc leu metade do livro e nem percebeu. alguns plots eu achei um pouco previsíveis (e isso vale pra toda a trilogia) mas nao estragou nada a imersão!

"Às vezes me sinto um marciano em meio a toda essa humanidade."

gostei muito da penryn pq ela eh uma baita duma protagonista foda, nao vi ela tomar nenhuma decisão que nao fizesse sentido pra ela e pra cena, alem de ser super inteligente e com uma personalidade de me fazer babar (eu i raffe na coleira dela ss). E POR FALAR NELE, raffe vc eh https? pq sem vc eu fico ://
serio, esse homi sumia as vezes e eu quase morria de agonia,

"Você me aceita do jeito que eu sou, independentemente de eu ter asas ou não. Mesmo quando tive asas de demônio, você nunca olhou para mim com pena. Você nunca vacilou na sua lealdade. Você é assim, minha corajosa, leal e amável filha do homem."

eu amei a evolução dele principalmente em relação a penryn... mesmo nao tendo uma visão direta sobre oq ele tava pensando eu consegui sentir toda a confusão que devia ta passando pela mente dele. alem de que a historia dele eh--

o casal eu nem vou falar nada, eh tanta quimica que meu coraçãozinho quase nao aguentou

moonljte 11/11/2022minha estante
tem

Nívea 05/03/2022

Gente... Que livro. Estou sem palavras.
? Sobre o que você estava errado?
? Sobre as filhas dos homens.
? Hã? Não somos todas uns animais bizarros e repulsivos que mancham a sua reputação?
? Não, sobre essa parte eu estava certo. Mas acontece que não é sempre uma coisa ruim.
? Quem diria? Eu não fazia ideia que alguém podia ser um espinho tão grande no nosso pé durante uma batalha e ainda ser irresistivelmente atraente.
? Então isso é o que as pessoas chamam de cantada ao pé do ouvido? Porque de alguma forma eu esperava que fosse um pouco mais? elogioso.
? Você não reconhece uma declaração de amor sincera quando ouve uma?
? Escuta, eu sei que somos pessoas diferentes, de mundos diferentes, mas eu percebi que isso não importa.

Nívea 07/07/2022minha estante
Não kkkkk

Ana_B 02/03/2022

O livro é maravilhoso. O desenvolvimento da protagonista, da questão de proteção. A química dela com o anjo, não tenho palavras. Simples perfeito!

Ana_B 07/07/2022minha estante
N tem cenas de hot, mas tem um pouquinho de tensão sexual

Carvalho 12/05/2022

Então
Não achei nada demais kkk. Só isso. Mas gostei do final, se como os humanos se uniram para lutarem juntos.

Carvalho 07/07/2022minha estante
Tem naoooo

Queen Buuh 03/05/2022

Resolveu tudo nesse
Graças um livro que não deixa uma ponta solta,com homenagem pra todos
O que o segundo teve de enchimento esse foi pouco
Nesse a mãe dela enche menos o saco.
O livro só vê perdeu em relação a irmã dela que no fim tava salvando a humanidade.
Maravilhoso a relação da Penryn com Raffe porque não teve sexo , mas a tenção tava Ali dava pra sentir de longe.
Ele desistiu de tudo por ela ,mas ela não tava fim de deixar os humanos por ele uma palhaçada pq os humanos cê mataram ela não achou ruim mas os anjos nossa não pode .
Não esperava esse show de talentos
Muito interessante mesmo essa trilogia.

Queen Buuh 26/07/2022minha estante
Tem bastante tesão sexual que deixam com vontade,e contando uns 5 beijos entre eles somente.mas hot explícito não tem

vaca de carcinha 17/09/2021

Não acredito que acabou
Como assim acabou essa trilogia? Preciso de mais livros sobre esse mundo!!
Eu amei tanto essa trilogia, cadê o hype que ela merece?
Já estou com saudades da Penryn, Raffe, Pooky Bear e da pequena Paige.

?Eu sou Penryn Young, Filha do Homem e Assassina de Anjos.?
Leska4 17/09/2021minha estante
É sobre oq?

vaca de carcinha 17/09/2021minha estante
É sobre um mundo pós apocalíptico que foi invadido por anjos. A protagonista tem 17 anos e está tentando sobreviver com sua irmãzinha. E em algum momento ela precisa se aliar a um anjo pra salvar sua irmã.

quel 08/05/2021

E chegamos ao fim? Literalmente?
Fim dos dias é o desfecho perfeito e necessário para uma temática pós apocalíptica como essa. Não há final feliz e nem triste, há um final. É isso.
O terceiro e último livro nos trás mais algumas respostas, não todas, obviamente, mas acredito que esse tenha sido o intuito e na minha opinião, há algumas perguntas que não precisam de uma resposta. Tudo acontece em seu ritmo, desde a guerra iminente ao grande final e o cenário secundário.

Penryn segue sendo a protagonista perfeita pra esse tipo de livro, ela ainda não quer ser uma heroína e precisa ser quando necessário. Raffe mantém sua pinta de arcanjo intocado, mas tem seus deslizes sempre que pode (e agradeço por isso). Paige e sua mãe são peças importantes para a história e cada uma cumpre seu papel, surpreendendo demais. Beliel também nos surpreende.

Enfim, o desfecho é assustador e ao mesmo tempo um alívio, necessário. Susan fez um trabalho excelente com o livro e esse universo doido e angelical. Perfeito.
Gabyz.z 08/05/2021minha estante
Vontade de ler a queda dos anjos. Tem uma vibe apocalíptica?

quel 08/05/2021minha estante
Oie, ele tem sim! Nos três livros

Juh 04/03/2018

Muito amor por essa trilogia!
O que dizer sobre essa trilogia?Ela é simplesmente maravilhosa,os personagens são incríveis,Susan E E é uma autora incrível.Sua escrita é muito envolvente e dinâmica,e o último livro desta série não ficou nenhum pouco pra trás que os primeiros livros.Neste livro temos a resolução da trilogia,uma resolução épica e impactante.Recomendo muito essa série.
Ma 14/09/2018minha estante
undefined

Isa 28/02/2022

Maravilhoso gente eu amei o final, e pra quem não gosta de hot não tem então pode ler d boa, pq é ótimo

hxronjemz 16/06/2022

muito bom mas com pontas abertas
Esse final de trilogia me trouxe um misto de emoções e frustrações.

Como falei na resenha do primeiro livro, a proposta do livro é ótima. O desenrolar na saga é muito bom, tem coisas que pensamos e que não pensamos que ia acontecer, personagens não tao bons que ainda sim trazem uma certa relevância para história e tal.

Uma delas é a mãe da Penryn (que eu não gosto nem um pouco) mas que mesmo assim teve um certo momento importante.
Paige foi alguém que, tanto no segundo quanto no terceiro ganhou mais destaque e eu, definitivamente, amei isso. Ela é a pessoa que eu guardaria em um pote e protegeria de todo mal.
Os novos personagens ganharam meu coração de cara, não tem nem o que falar.
Já o casal maravilha me machucou. Eles sabiam que não podiam ficar juntos mas não conseguiam se desgrudar. A cada despedida deles eu morria um pouquinho, mas ainda sim são Raffe e Penryn, os maiores.

Por mais que o livro tenha sido ótimo (o melhor da trilogia, na minha opinião), algumas coisas ficaram em aberto e até agora estão atiçando minha curiosidade: o que realmente aconteceu no acidente da Paige? Por que a Penryn consegue desestabilizar as espadas? Quem é o Miguel e por que ele tinha o poder de acabar com a eleição, se ele quisesse? O pai delas está vivo?

EU SÓ QUERIA ESSAS RESPOSTAS! Susan, por favor, responda um dia.