Cartas Secretas Jamais Enviadas

Cartas Secretas Jamais Enviadas Emily Trunko

Resenhas - Cartas Secretas Jamais Enviadas

Alane.Sthefany 11/04/2022

Cartas Secretas Jamais Enviadas - Emily Trunko
Esse livro é composto por cartas, que foram retiradas de uma página na internet, na qual reúnem cartas anônimas nunca enviadas aos seus destinatários.

As pessoas começaram usar a página para dizer coisas que jamais haviam dito, expressando os seus sentimentos que tinham tentado enterrar, para confessar as suas paixões, para tentar aceitar o fim de um relacionamento, ou morte de alguém importante para elas, entre outros.

[...]

Eu gostei bastante, super indico, muitas das cartas são tão boas e embargadas de sentimentos e emoções, que se tornam bem poéticas e inspiradoras.

Eu amei o livro, me deu até vontade de escrever, tanto para outras pessoas, quanto para mim mesma, para o meu "eu" do passado, a garotinha que eu era antes, e para a mulher que eu ainda quero e vou me tornar futuramente.

Trechos Preferidos ????

Querida eu de 17 anos,
Você é linda. Lembre-se disso. Em breve, muito em breve, pessoas vão te dizer o contrário. Por isso, quando o público tiver ido embora, procure um espelho. Olhe para todas as partes que você esconde debaixo das camadas de ódio que sente por si mesma. Veja beleza na gordura, nas sardas, nas manchas de pele, nas espinhas, nas cicatrizes, e em todas as coisas que te fazem encolher de vergonha. Desse jeito vai ser mais fácil lidar com o bullying.

Querida eu de treze anos,
Matemática vai ficar cada vez mais difícil. porém, a vida é mais que números. quando você olhar para o céu, tente não fazer contas. em vez disso, procure as constelações.

Você não é tão madura quanto pensa. dê a si mesma espaço para crescer.

Querido cérebro,
De onde vêm esses pensamentos?
Por que não consigo parar de pensar nela? Como posso fazê-los parar?
Por que me sinto assim?
Por que o rosto dela é a única coisa que vejo quando fecho os olhos?
Alguém preocupado.

Eu de dezoito anos,
Vá com calma? Vai ficar tudo bem. Você não vai fracassar em nada do que gosta ou que considera importante. Tenha menos medo. Menos medo de falar com as pessoas. Menos medo de se impor. Menos medo de ficar só com a sua própria companhia de vez em quando. Não tem problema se você chorar algumas vezes por semana. Viver longe de casa é difícil, e vai continuar sendo. Você vai chorar menos. Fuja de tudo aquilo que tira mais do que dá. Dedique-se ao que te inspira e te faz feliz. Dedique-se mais a menos coisas.
Aos 21, você vai perceber que não precisa ficar contando os momentos de felicidade. Você vai ser feliz quase o tempo todo. Filmes sobre injustiças vão te fazer chorar. Não pare de assisti-los. Eles vão te dar um propósito na vida. Não entre em pânico ao perceber que seu objetivo muda a cada novo filme. Desde que você queira fazer o bem, estará sendo fiel à sua essência. Pare de se comparar com os outros. As lutas deles não invalidam a sua. O sucesso deles não diminui o seu. Você nunca terá todas as respostas. Você sempre terá algumas. Viver um dia de cada vez não é um sinal de fracasso? Você não é um fracasso.

A quem quiser ouvir,
Ando pensando muito em buracos negros. em como a gravidade deles é tão forte a ponto de torcer o tempo e o espaço. em como seríamos esticados até nos partirmos em átomos ao cruzarmos o horizonte de eventos.
eu sinto meio como se meu corpo estivesse sendo esticado até se romper em átomos. como se eu estivesse me desfazendo e me tornando algo tão metaforicamente tênue que chego a ficar invisível. mas, assim como nada que transpassa o horizonte de eventos afeta o universo fora dele, nada do que estou sentindo afeta alguém no mundo lá fora.
o horizonte de eventos é um ponto de não retorno. nada, nem a própria luz, é capaz de escapar dele.
eu me pergunto o que vai acontecer quando eu passar pelo horizonte de eventos e mergulhar por completo em um buraco negro.
há teorias de que se você entrar em um buraco negro num determinado ângulo, você consegue sobreviver e chegar ao fundo dele. as chances são extremamente pequenas.
duvido que eu vá sobreviver.

Querido mundo,
Não sou uma pessoa quieta porque tenho vergonha. Sou uma pessoa quieta porque milhares de pensamentos ficam girando na minha cabeça o tempo todo. E estou sempre examinando cada um deles, lembrando dos bons e lutando contra os ruins. Penso demais. Sou assim. Por favor, tenha paciência comigo. Juro que quero falar com você. Só preciso de um tempinho para colocar meus pensamentos em ordem.
Com amor, Eu

Tenho medo de fracassar. Fui superbem nas minhas provas e agora o nível de exigência aumentou de novo. Assim como todo mundo, tenho expectativas altas, mas agora sei que talvez a torre seja impossível de alcançar, e que eu deveria ter construído bases mais fortes.
(...)
Tenho medo da responsabilidade, de não corresponder às expectativas, do futuro incerto, de crescer, de não saber as coisas, de sexo, relacionamentos, problemas financeiros, segredos, notas, críticas, fracasso, solidão, mudanças, confusão, brigas, curiosidade, amor, ódio, perda, pressão, desavenças, honestidade, mentiras.
Tenho medo de mim.
E, apesar de tudo isso, sei que sou corajosa. Sei disso porque aceito meus medos invisíveis e não deixo que eles me controlem.

Prometo que tudo vai melhorar.
Prometo que as horas e os minutos vão andar mais rápido e que a dor no peito vai passar.
Prometo que vai chegar o dia em que vocês serão capazes de perdoar e perceber que não precisam se sentir assim.
Prometo que, independente da idade de vocês, vai doer. Mas a dor é passageira.
Prometo que daqui a alguns meses ou mesmo anos vocês vão olhar para trás e se darão conta de como têm agido feito bobos. Embora não pareça nada bobo.

Quando digo que você é a mulher mais linda que já conheci, estou falando em todos os sentidos, nesta ou em qualquer outra vida.
Quando falo que estou com ciúme, me refiro à sua xícara de café e às suas luvas porque elas podem tocar seus lábios e envolver suas mãos.
Quando digo que pode contar comigo, quero que saiba que basta uma palavra sua, a qualquer hora, dia ou noite, e estarei no primeiro avião.

Quando você perde o segundo amor, você começa a se perguntar se perdeu sua segunda chance.
Eu me apaixonei por você quando achava que nunca mais me apaixonaria de novo.

Sinto muito que a gente não se fale mais. Nós éramos os que sempre faziam bagunça na escola? Só agora entendi como é importante preservar as amizades.

Agradeço por ser meu porto seguro, minha luz no fim do túnel.

Queria que você ainda estivesse comigo (se é que um dia esteve).

Eu tinha tanta certeza de que você me amava. Toda vez que te encontrava, achava que aquele seria o dia em que você finalmente admitiria isso. Eu pensava que era só o nervosismo que estava te impedindo. Eu seguia tendo esperanças, sonhando e fantasiando sem parar. Até que finalmente me dei conta de que eu não era o que você queria.
Isso acabou comigo. Tentei te cortar da minha vida.
Agora mudei, mas nunca deixei de pensar em você. Não te esqueci. Se você me ama, me diga. Vou cair nos seus braços na hora. Mas acho que esse desejo jamais vai se tornar realidade. Não importa quantos dentes-de-leão eu assopre e espalhe no ar. Não importa quantas estrelas cadentes eu consiga achar no céu. Não importa quantos cílios eu encontre no meu rosto.

Já consegui aceitar quase totalmente que nosso relacionamento, nossos planos para o futuro e nosso amor acabaram, mas outro dia um pensamento passou pela minha cabeça.
Em vez de ser a esposa que quer saber sobre seus amores passados, vou passar a ser a pessoa em quem você vai pensar quando ela te fizer essa pergunta.
Agora esse pensamento me assombra.

Todos que vierem depois de você vão saber quem você é. Mesmo que eu não diga seu nome. Eles vão enxergar os lugares em mim que somente suas peças conseguiam se encaixar e vão perceber onde estou vazia, te desejando. Eles podem até nunca ver seu rosto, mas vão saber que as melhores partes de mim sempre foram suas.

Quer saber?
Estou descobrindo que há tanta beleza no mundo, e ela não tem nada a ver com você.
Vou correr atrás disso. Sentir prazer com isso.
Deixar que isso penetre no meu coração e preencha o espaço que antes era seu. Logo, logo não vai haver mais espaço ali pra você.
E se nossos caminhos voltarem a se cruzar, você vai ver o quanto estou brilhando.

Eu costumava achar que amar é sinônimo de sofrer, como se isso fosse romântico e provasse a força do sentimento.

Estou conseguindo dormir, mas preferia que não estivesse, porque odeio sonhar com você, e acordar para a realidade em que você não está aqui.

Alguém que queria ser seu tudo, mas foi seu nada.

Acho que nos apaixonamos em momentos diferentes ? E tudo que eu mais queria, era que o destino tivesse nos juntado no momento certo.

Você vai ser para sempre o meu "e se" favorito.

Eu vou te fazer desejar ter me escolhido.

Ontem te falei que não via um ?para sempre?, tão tradicional e assustador, acontecendo na minha vida. Você sorriu e me disse que seria diferente quando eu encontrasse a pessoa certa. Teria sido tão fácil te contar nessa hora. Mas não contei.

Você tirou meu fôlego. Nunca mais o quero de volta. Você roubou meu coração. Que tal me dar o seu por garantia? Sua personalidade cativante e seu rosto tão lindo vivem me cercando. Você é tudo pra mim? só que não sou nada pra você.

Este mundo não é o mesmo sem você.

Brenda.Rocha 16/05/2020

Intenso
O livro é profundo e emocionante, aborda vários assuntos como: perda, amizade, família, corações partidos...
Chorei e me identifiquei com várias cartas, recomendo muito!

Deise 20/01/2021

"Acho que nos apaixonamos em momentos diferentes e tudo o que eu mais queria era que o destino tivesse nos juntado no momento certo."

clarinha 13/02/2022

perfeito
"matemática vai ficar ainda mais difícil, porém, a vida é mais que números. quando você olhar para o céu, tente não fazer contas. em vez disso, procure as constelações."

Maelen0 15/03/2021

Emocionante e tocante
Enquanto eu lia ele sentia que uma parte de mim se quebrava e reconstruída a cada pagina.
Algumas cartas pareciam que eu tinha escrito elas

Monique 27/09/2020

Gostei muito mais do que o outro livro da mesma autora. É muito descuidado e pessoal. Adorei.

gleiciqueli 04/04/2021

Um livro bastante emocionante, me identifiquei com algumas coisas que me tocaram muito...

vaneperola 06/04/2020

Gostei, mas prefiro o outro
Esse livro é tocante. As cartas que foram enviadas são carregadas de emoções, sentimentos e profundidade, mas ainda assim prefiro o livro das Últimas Mensagens. Sei lá, a forma como aquelas mensagens mexeram comigo foi diferente.
Yasmin284 12/07/2020minha estante
Concordo muito

cath 22/05/2021

Cartas secretas jamais enviadas
Eu me acabei com esse livro, achei um pouquinho de mim, deixei um pouquinho de mim. Chorei muito, me encontrei nas palavras de várias pessoas e não há nada mais lindo pra mim do que isso.

Rafaela Tulino 25/09/2020

Algumas cartas foram bem pesadas de ler, outras acabaram servindo de alerta e outras ainda me lembraram algumas situações passadas.
No geral é um livro bom, mas não mexeu tanto comigo quanto o outro livro da mesma autora.
Ane 14/01/2021minha estante
O primeiro é muito mais intenso né

Rafaela Tulino 14/01/2021minha estante
Nossa sim!!!!

Camila Robyn 25/03/2020

Tão bom quanto o primeiro, porém eu achei esse livro mais profundo, pois ele não fala só sobre perdas, ele fala sobre vários tipos de sentimentos. Antes eu já escrevia sobre os meus sentimentos, mas ao ler esse livro fiquei mais inspirada para escrever. Escrever para mim é um meio de desabafar meus momentos tristes, só que agora eu percebi que também posso escrever sobre momentos felizes.

Patty Dunkl 31/08/2020

Amei!!!
Ao ler você tem a total certeza de que a vida realmente é um ciclo, e que todos passam pelas mesmas situações na vida, porém cada um em um tempo e uns sabem esconder bem melhor.
Me vi em várias cartas. Incrível!!!

Amanda 30/04/2020

Muito feliz com a leitura
"É muito difícil cair de amores por alguém que mal tropeçou "
Amei o livro !
No começo achei que não ia gostar (Por que as cartas não estava me tocando muito )
Mas com o passa das páginas as histórias foram me emocionando e quando eu vi está chorando com uma carta escrita pra um professor
Estou muito feliz com essa leitura E louca pra conseguir ler o outro livro da "autora "
Espero que vcs se emocionem tanto quanto eu