O Livro e a Espada

O Livro e a Espada Antoine Rouaud

Resenhas - O Livro e a Espada

Vanderson 16/02/2024

Esperava nada, entregou tudo
Comprei esse livro apenas por estar em promoção por 10 reais e adiei a leitura durante muito tempo.

Mas achei a história fantástica e os personagens são bens carismáticos e achei muito boa a construção da relação do Dun com o Rã.

Fora a construção de mundo, vendo a mudança de um Império para um República, lembrando a Revolução Francesa.

Recomendo demais!

Chenqing 26/04/2023

"Nunca vou ser um simples murmúrio... Para você, eu serei um grito"
Eu realmente não esperava tudo isso, comprei o livro por dez reais e recebi muito mais do que prometeu.
No começo não entendi muita coisa, era um pouco confuso e posso dizer que a história não estava me prendendo, porém quase no final foi se desenrolando e criei uma grande estima pelos personagens, principalmente pelo Dun-Cadal e pelo Rã, foi incrível saber como tudo aconteceu para a queda do império, plot twist atrás de plot twist.
Nao gostei muito dos planos do chamado 'Vilão' vamos assim dizer, sinto que foi algo sem rumo e talvez não tão pensado, mas tudo bem, não atrapalhou em nada e meio que não era o ponto principal da história, nisso ela ensina muito sobre vingança e os sentimentos humanos, tendo um crescimento dos personagens incrível, da aceitação sobre as coisas e em certo ponto até a conformidade.
Adorei o livro, é aquela fantasia que começa e acaba, com seu começo, meio e fim maravilhosa.

"Você, que está ai de joelhos, já sem orgulho nenhum, levante-se, mesmo trêmulo e recobre sua dignidade" - pag. 337

Clio0 04/01/2023

Um ótimo livro cuja capa foi um desserviço.

O Livro e a Espada traz uma versão francesa do caminho do cavaleiro, aqui divido nos caminhos da fúria e da contenção. Um leva à indignidade, ao assassinato, outro leva a honradez, a justiça. Essa dicotomia é uma representação do dilema: Quando a violência é necessária?

A história em si é extremamente rica. Seguimos primeiramente como Dun-Cadal, um velho decadente que relembra seus tempos como um bem-sucedido general do extinto Império. Ele também é o responsável pela criação do assassino do Imperador: Loghrid - que decide seguir o caminho da fúria. Seu segundo pupilo, Rã, é um jovem fruto da perfídia e da traição, que deve decidir se seguirá seu destino de vingança - potencialmente, também tomando o mesmo caminho do primeiro.

A discussão sobre Destino é representada pelo Liber que seria um livro contendo toda a história do mundo escrita pelos próprios deuses. Outro ponto que permeia a narrativa: somos joguetes ou não?

É impossível não relacionar esses e outros pontos da trama com a Revolução Francesa, por exemplo, o Império decadente (a Monarquia Francesa), os conselheiros (a Burguesia), povo das Salinas (os Sans-cullottes). A disputa entre pontos teo e antropocêntricos é um ponto mais que vidente.

Todas essas propostas literárias ainda deixam espaço para elementos típicos do capa-e-espada, como amores inatingíveis e lutas violentas. Como uma obra de fantasia medieval, põe no chinelo muitas outras mais populares por aí.

Virou um preferido e já aguardo ansiosamente a continuação.

Sousa 18/11/2022

Livro maravilhoso
Da primeira vez que eu li esse livro eu me apaixonei pelos personagens e pelo enredo da história, e agora lendo pela segunda vez me apaixonei novamente. Que livro maravilhoso.Dou 5 estrela,mas ele merece 10.

Lucas 17/10/2022

Interessante
É uma história peculiar, porém bem resumida, as personagens sao bem construidas mas no final tudo muda, enfim vale a pena ler mas podia ter sido muito melhor.

Gabez 17/03/2022

Primeiramente: Quando o autor vai escrever o segundo volume ?????? Preciso pra ontem do resto da história!!!!

Sobre o livro: O livro e a espada tem uma dinâmica muito diferente dos livros que já li do gênero, me senti vendo uma série, as voltas do passado e do futuro não são confusas e isso é um dos pontos altos do livro para mim.
A história não é algo fora do comum mas clichês bem feitos em universos interessantes sempre são bem vindos e é esse o caso desse livro.
Agora sobre os personagens, gostei que ninguém ali é mostrado como bom ou mau, menos o Azdeki... o criatura difícil de engolir mas adoro, todos têm seus preconceitos, todos lutam pelo que acham que é certo ou para satisfazer algo pessoal.
Porém devo dizer que nunca gostei de Esyld desde o começo e no final já tava odiando a personagem.
Rã adolescente emburrado mas que no fundo amava seu pai adotivo rabugento que não sabe demonstrar sentimentos Dun-Cadal.
Viola e Rogant tendo que lidar com o Laerte emocionado na segunda parte do livro, haja paciência haha.
Em resumo é um bom livro e quero muito ler a próxima parte da história.

Carolina221B 28/02/2022

Que livro... doido.
Eu comecei esse livro achando ele meio cansativo, confesso. Mas a partir do momento em que Rã entrou na história, o ar desse livro mudou completamente. A primeira parte mostrou um lado escuro da história, já a segunda parte, trouxe luz e clareza para nossa mente. Aconteceu cada reviravolta que mds... Eu me senti enganada e culpada por acreditar em certas coisas sem questionar, em várias partes do livro. Mas cara, que livro incrível. Eu não esperava nada dq aconteceu. Foi uma grande surpresa para mim. E por favor, nunca, jamais, julguem um livro pela capa. E sim, tem um livro, e uma espada. Mas principalmente, tem um mentor e seu aluno, que se tornaram pai e filho, que conviveram em meio ao ódio, preconceito, guerra e traição, e que no fim, se mantiveram firmes ou quase... em relação ao seu amor, e sua honra como cavalerios. Só lhes peço uma única coisa, gravem esses nomes: Dum Cadal Daermon e Laerte de Uster, ou simplesmente, Pernalta e Rã ?

Helena_ 23/11/2021

A capa dele poderia ser mais bonita
Otimo livro, com os dois personagens principais bem estruturados, cumprindo bem a sua função, óbvio que teve algumas atitudes deles que eu não concordava, mas isso é normal durante a leitura.
O final foi muito rápido, fiquei bem confusa em certos momentos e ainda mais surpresa quando descobri que irá ter continuação, pensava que dava para terminar o universo em um único volume.
Tirando isso, acho que mais gente leria se o design da capa fosse mais interessante

Guilherme Dehon 05/09/2021

Excelente!
Como havia comentado, a primeira parte da obra foi muito boa... e a segunda parte é ainda melhor!
A estória não perde o foco, mantém o ritmo, e a mesma pegada envolvente, cativante...

Com personagens bem construídos, alguns marcantes outros nem tanto, mas fortes, relevantes...

Uma trama muito bem elaborada e conduzida, retratando com maestria, a vingança, as intrigas políticas, jogos de poder, conspirações, traições, a exploração das classes/povos/raças tidas como inferiores, convicções, consequências das escolhas, etc...

O Livro e a Espada foi uma grata surpresa, e espero que tenha realmente uma continuação e que a Arqueiro traga para as terras Tupiniquins!

DeBem 03/03/2021

Divertido
Achei este livro, leve, sem muita profundidade histórica, pois talvez não tenha sido a proposta do autor. Um vibro que prende você, mas depois fica um pouco lento, mas mantém um bom ritmo. O final tem uma trama bem executada. O custo benefício preço x prazer foi ótimo, então é um livro que eu recomendo.

Roberta.Rozin 23/02/2021

Me surpreendi com essa história brilhante, fazia tempo que não me prendia em uma fantasia, cheia de vingança e teias políticas.
É uma leitura bem fluida e muito viciante.
Em nenhum momento fiquei cansada lendo, o autor tem uma facilidade grande em contar histórias.
Espero sinceramente que a editora traga os próximos volumes. Achei que seria um livro único mas já descobri que não é. E infelizmente a Arqueiro tem essa mania de não completar as séries que eles trazem ao Brasil.
Vale muito a pena conhecer a história de Laerte de Uster e seu mestre Dun-Cadal.
Fora que tem muitos personagens maravilhosos que só abrilhantam ainda mais a trama.

cat 22/11/2020

Um dos melhores livros que li esse ano, talvez de fato o melhor. O livro é bem mais complexo do que eu imaginava que seria, além de ser muito bem escrito. Ele é divido em duas partes, com um acontecimento que é um verdadeiro divisor de águas. Pessoalmente, a primeira parte é a minha favorita, onde está contida os grandes mistérios, as melhores intrigas pessoas, políticas e busca por poder. Na segunda parte, também nos deparamos com muito disso mas de uma forma diferente, acredito que o máximo dessa parte é a queda das máscaras e a tensão, tudo se torna mais escancarado e as coisas finalmente começam se encaixar.

Cicið¹­ 18/10/2020

O livro e a espada
Uma obra incrível, capaz de deixar qualquer leitor preso em cada parte da história.
Recomendo para todos.

Leninha 27/09/2020

Livro maravilhoso!!! Aventura, ação, reviravoltas, sensacional!!! Livro muito recomendando para homens. Quando eu li, fiquei pensando nesse livro o mês inteiro.