Flores para Algernon (eBook)

Flores para Algernon (eBook) Daniel Keyes

Resenhas - Flores para Algernon

Selis 30/04/2024

No começo do livro, achei muito interessante ver a forma que tudo foi escrito. Quando Charlie era retardado, ele escrevia com diversos erros gramaticais e poucas palavras; após a cirurgia, é notável a mudança na escrita e na forma de se expressar.
A evolução dele, saindo de uma alma inocente para um ser super intelectual e percebendo a maldade existente no mundo. Ao mesmo tempo que ele evolui na inteligência, seu emocional é muito perturbado, já que percebe que todos os seus amigos o tratavam mal, e a memorias de sua infância, com a mãe descontrolada e irmã mimada. Ele não tinha um emocional preparado para isso.
A relação entre ele e Algernon foi mostrada no inicio como uma questão mais técnica, e depois evoluiu para uma relação emocional, onde Charlie se identificava com a situação do rato.
Os relatórios pós cirurgia, para mim, se tornaram maçantes e entediantes (cheguei a pensar em abandonar o livro algumas vezes). Mas o final, acabei literalmente chorando. Nas ultimas paginas estava muito triste, e no ultimo paragrafo, desabei KAKKAKA

todos deviam ler esse livro!!

line.xavier 29/04/2024

Um gênio
Esse livro tem tantas camadas que me pegam.

Lembro de que no começo eu sentia ódio de todos aqueles que mexiam com a inocência do Charlie, fiquei revoltada com a malícia do mundo a sua volta e de ver também como sua mãe e irmã o tratavam.

Mas Charlie fez o experimento, Charlie virou um gênio, muito mais inteligente do que muitos conseguem ser e sendo exatamente o que ele sonhou.

O marcante desse livro é que ele explora essa ficção de tornar uma pessoa que possui retardo mental completamente inteligente alcançando um nível que quase nenhum humano, mesmo sem ter essa doença, consegue alcançar. Então, o autor explora os lados bons e os ruins.

Tanto que amamos o Charlie e odiamos o Charles, porque ele vai de uma pessoa boa para uma pessoa arrogante que não tem maturidade emocional para lidar com sua nova situação, então não é culpa dele, aí a gente descobre o quanto custa ser mais inteligente que a maioria, o preço de saber de menos e de saber de mais.

Prendeu-me do começo ao fim. Charlie é especial, é marcante e mesmo antes de fazer a cirurgia e atingir um QI absurdo, ele já era um gênio.
Mari 29/04/2024minha estante
Eu devorei esse livro, indignada com a falta de empatia de algumas pessoas, mas no final o bem venceu.

Gessyka.Loyola 29/04/2024

"É fásil ter amigos si você dexa as peçoas rirem de você"
Um dos livros mais lindos que já li, estou devastada e feliz por ter lido.
Charlie é um personagem de ouro e acompanhar sua trajetória na buscar do que ela acha que vai fazer as pessoas gostarem dele é incrível.
O vínculo que ele cria com Algernon é lindo, eu me apaixonei por esses dois.
Milla 29/04/2024minha estante
ainda não me recuperei! esse livro tem todo meu coração ?

thais791 03/05/2024minha estante
Simmmm, esse livro é ótimo!

rach 29/04/2024

Marcante
Comecei a leitura sem saber o que esperar, nem mesmo a sinopse olhei, pois bem, me surpreendeu de maneira encantadora. Acompanhamos Charlie em sua trajetória de sonhador a entendedor até as flores para Algernon.

Virgolino. 28/04/2024

Impactante
Livro marcante que faz a gente refletir de forma social e pessoal.
Achei incrível a forma em que a gente percebe a transição intelectual do
personagem pela sua forma de escrever. No começo fiquei muito agoniada com os erros de grafia, mas foi elemento essencial pra entender tudo que acontecia com o personagem (até porque é um relatório de progresso).

Fiquei impactada pela forma em que Charlie era tratado por ser uma pessoa com transtorno mental e em como era massacrado diante de uma sociedade tão ridícula.

Com ele a gente percebe que nem sempre "ser inteligente" é saber tudo sobre vida.

Recomendo muitoooo!

itz.lanay 27/04/2024

Tocante e profundo ...
Essa obra contém uma história que com certeza permanecerá gravada na memória de todos que a leram. Aborda questões tão profundas sobre a natureza da Inteligência humana e, na medida que ocorre a narrativa, surge em nós querer questionar o papel de ser humano e a maneira de como devemos nos dirigir ao próximo. Essa com certeza é uma leitura que evoca uma gama de sentimentos, desde a alegria até a tristeza, e nos faz refletir sobre a nossa própria humanidade e a forma como tratamos o diferente.

Gisele667 27/04/2024

Um dos livros mais emocionantes que já li e completamente diferente do que eu esperava. Eu não fazia ideia da carga dramática que este clássico da ficção científica traria durante a leitura. Recomendo muito e, inclusive, acho que todos deveriam passar por essa experiência. ?

Jacob.Almada 27/04/2024

Arrebatador
Fiquei preso na leitura do início ao fim. Acompanhar toda ascensão e queda foi uma viagem que passou pelo deslumbre e caiu no sufocamento.

Através dos relatórios você consegue se colocar no lugar do personagem, é realmente tocante

Stephane.Grizafis 26/04/2024

Esse livro me mudou
Mesmo tendo lido esse livro no final de 2023, sinto que preciso fazer uma resenha sobre. Não sei nem o que sentir em relação a esse livro. Muitas emoções continuam efervescendo na minha mente, mesmo após ter concluído a leitura há um bom tempo. Cada vez que penso sobre esse livro, um bolo de emoções pesa no meu estômago; São tantas reflexões sobre existência, o valor do ser humano perante a sociedade, a sociedade em si, que cultua e valoriza somente seres ?funcionais?, traumas de infância e como eles podem contribuir para o não desenvolvimento intelectual pleno de pessoas com deficiências mentais. Também questões sobre solidão e o sentimento de não pertencimento. Esse último, tendo me afetado de maneira pessoal, pois tenho um irmão autista não-verbal, então lembro como pessoas com limitações mentais são estigmatizadas e o quanto isso parece já afetá-lo, ainda que só tenha 7 anos de idade.
É difícil perceber que a sociedade atual não está preparada para receber pessoas com deficiência ou com limitações mentais, e o livro retrata muito bem isso; como se não existisse espaço no mundo para elas. Essas pessoas frequentemente sentem que não pertencem a lugar nenhum, pois em qualquer espaço, são ridicularizadas, humilhadas e muitas vezes, maltratadas; tratadas como se suas vidas não tivessem o mesmo valor que de serem humanos com capacidades intelectuais elevadas.
Essas pessoas não merecem ter sonhos? Não merecem encontrar amor, sucesso, valor em sua vida? Devem ficar fingindo que não existem para ?não incomodarem?, apenas aguardando até o dia de suas mortes?

Esse livro trata exatamente disso, de maneira excelentemente bem elaborada e nada apelativa, visto que o decorrer dos fatos são narrados pelo próprio Charly, que infelizmente não tem capacidade intelectual para identificar as situações traumáticas pelas quais passa e a segregação dos outros para com ele. Ele narra seu dia a dia durante o processo do experimento para aumentar seu nível de inteligência, e podemos ver sob a perspectiva mais inocente e honesta, as mazelas de pessoas na situação dele, e também como o comportamento das pessoas vai mudar contrastantemente conforme ele vai adquirindo inteligência. Isso nos mostra como - além de termos mais questionamentos quanto mais pensantes somos e isso não necessariamente resulta em uma vida mais feliz - a inteligência é valorizada na sociedade, que trata essas pessoas como seres superiores, de maior valor.
Além disso, com a capacidade intelectual adquirida, ele foi capaz de assimilar os traumas que passou, podendo elaborá-los e se mobilizar para superá-los, algo que só pôde acontecer dentro do universo ficcional do livro. Mas e as pessoas reais que possuem limitações/deficiências intelectuais? Essas nunca poderão aumentar seu QI, e dessa forma não tem ferramentas para lidar com as situações degradantes em que são colocadas, portanto, não terão a oportunidade de refletirem sobre a própria vivência e fazer algo para melhorá-la. Além disso, também continuarão sempre vistas como seres humanos de menor valor, pois nunca poderão deixar de ?ser burras?. A vida é injusta e cruel para essas pessoas e nós, enquanto privilegiados por poder ler, escrever e interpretar temos o dever de utilizar nossos privilégios para tentar equiparar esse mundo e fazer dele um lugar mais receptível à essas pessoas, pois elas tem tanto direito quanto nós de ambicionar uma vida plena, mesmo que a estrutura social atual demonstre o contrário.
Esse é um livro perfeito. Você vai sorrir, ficar com raiva pelo Charly, ficar feliz pelas conquistas dele e chorar. Você vai chorar, mas vale a pena, pois esse livro é TRANSFORMADOR. Não à toa, já é considerado leitura obrigatória em muitas escolas nos EUA, tem tudo para se tornar um clássico pois é impossível você terminar de ler sem ter sido impactado. Esse é um livro que todos deveriam ler, pois nos faz seres humanos melhores.

Davi1253 26/04/2024

Como nossa arrogancia e inocencia afeta as pessoas a nossa volta
O livro de Daniel Keys, apesar de uma ficção, trata de uma caracteristica bastante real e presente nas nossas vidas. O texto que retrata a evolução de um paciente que passa por procedimente, apesar das aparencias, descreve algo muito mais profundo, as relações humanas. Somos levados a imaginar que participamos de uma equipe de cientistas observando resultados clinicos de uma cirurgia, porem o verdadeiro experimento é como nossa arrogancia e inocencia afeta as pessoas a nossa volta. Excelente reflexão.

Jessica 26/04/2024

Um livro triste, contado em primeira pessoa, em forma de um diário.
Charlie Gordon conta em relatórios todo o progresso e a regressão da vida deleantes e depois de uma cirurgia que mudaria totalmente seu estilo de vida.
Durante o progresso é bonito ver que mesmo mais inteligente, ele continua com a ingenuidade de um menino.

Barbara.Monteiro 25/04/2024

SENSACIONAL
Que livro mais sensacional. Me fez parar e pensar em tantas coisas, mas principalmente em como as pessoas com deficiências mental são tratadas, como elas são invisíveis.
Eu amei muito esse livro e com ctz é uma leitura que recomendo para todo mundo.
O livro é triste, depois fica lindo e depois triste de novo.
Como é difícil fazer o caminho de volta, principalmente dentro da mente. E cada vez mais a frase "a ignorância é uma benção" faz mais sentido pra mim. A gente é mais feliz quando não entende, pq ficamos "resguardados" da maldade alheia.

Enfim, leiam Flores para Algernon, é sensacional!

Eduarda.Acioli 25/04/2024

Tive dificuldade de me concentrar no começo pelo fato da escrita errada, mas com o tempo vi o quão necessário pra imersão essa escrita foi. Depois fui me envolvendo bastante com o livro, mas por uma boa parte do livro perdi a conexão e senti falta de emoção. No fim voltei a me conectar e emocionae