As Palavras Não São Deste Mundo

As Palavras Não São Deste Mundo Hugo von Hofmannsthal

Resenhas - As palavras não são deste mundo

JAQUELINE.ARGOLO 11/01/2024

Reflexões
O livro apresenta uma coletânea de cartas (ou trechos) trocadas entre o marinheiro, Edgar Karg, e seu amigo Hugo von Hofmannsthal. Nelas são discutidos temas que vão de aspectos cotidianos a questões existenciais. Interessante!

Luiz Pereira Júnior 23/04/2023

Em boa companhia
“As palavras não são deste mundo”, de Hugo von Hofmannsthal, é uma coletânea de algumas das cartas (em alguns casos, de trechos delas) que o autor trocou com um amigo, Edgar Karg, um marinheiro que se encontrava do outro lado do mundo.

No entanto, não espere encontrar apenas laivos de grande sabedoria, de profunda reflexão filosófica, de sublime senso estético. Sim, há tudo isso em alguns trechos, mas outros são francamente prosaicos, banais, quando não meramente fúteis e, nos piores momentos, meras reclamações da vida vivida.

E, como não poderia deixar de mencionar, a presente edição é da editora Âyiné, um livro de bolso, caro, com poucas páginas e bom conteúdo (acredito que esse deve ser o direcionamento pautado pela editora: preços elevados, mas, no mínimo, bom conteúdo).

A pergunta de sempre: vale a pena? Se você levar em conta que se trata de uma obra cara, curta e, falemos a verdade, não é nenhuma obra-prima, talvez você se sinta desperdiçando seu suado dinheirinho. Mas, se você quiser passar alguns momentos em boa companhia, com um autor que sabe realmente escrever e que possa puxar um pouco mais de sua memória e te fazer repensar o que leu, certamente o dinheirinho que você guardou terá um bom destino nesse livro.