O Pior dos Crimes

O Pior dos Crimes Rogério Pagnan

Resenhas - O Pior Crime: A História do Assassinato de Isabella Nardoni

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Bree 08/03/2021

É a pior história do mundo, como o próprio autor diz nos agradecimentos "falar de assassinato não trás alegria" porém, ele conseguiu descrever os fatos de um jeito muito envolvente, que mesmo com aperto no peito você quer continuar e descobrir mais e mais.

Babi 04/12/2020

Pra quem gosta de livros que solucionam casos de assassinato, então essa leitura é pra você. Um livro que divide cada detalhe de um dos maiores casos que nosso país já viu. Desde a noite em si, até história de toda a família.

O livro é bem legal e me fez questionar bastante, principalmente a conduta do sistema judiciário brasileiro.

bruna 19/11/2020

Perfeito
Meu deus..... Esse foi um dos melhores livros criminais que já li.... Se não for o melhor! Simplesmente amei, MUITO informativo

Andressa.Rocha 11/11/2020

Esclarecedor
Por mais que no livro tenha algumas coisas que rebatem as provas do processo que já foram esclarecidas, é um livro altamente esclarecedor acerca desse crime que assolou o país.

Maria 30/05/2020

não sei.
esse livro foi um eterno não sei. gostei de saber mais sobre o caso e gostei como foi escrito. mas está entre um bom e um não leria de novo. acho que a atmosfera pesada dele contribui pra isso.

Katia 17/12/2019

Um crime emblemático, que mesmo após tantos anos ocorrido, ainda sensibiliza. Escrito sob o ponto de vista do jornalista Rogerio Pagnan, traz informações ocorridas nos bastidores, que nos traz informções sob os pais, a madrasta, os advogados, os avós, da família da menina que foi ceifada a vida.
O autor acredita que as provas do crime, como as periciais, algumas não foram feitas, outras duvidosas, nem tudo foi investigado como teria que ser feito, O casal jura inocência. Nunca houve confissão. Seria o casal inocente ou realmente culpado? São as dúvidas que o autor lança em sua linha investigativa.

Juliane72 20/02/2024

Tendencioso
Nada que desabone o estilo da escrita e grande parte das informações apresentadas, porém o autor mostra uma predileção pelo Alexandre e sua família e tenta a todo momento descrever tanto a Oliveira, como a Jatobá como mulheres desequilibradas e o pobre do Alexandre no meio. A Oliveira poderia ser tudo o que o autor diz, mas a Isabela estava com o pai quando morreu, quem tem que ser analisado e investigado é ele e a Jatobá, ninguém mais .

Bordiga 15/07/2018

O Pior dos Crimes
Um dos casos mais famosos no brasil é contado em um livro escrito por Rogério Pagnan: O Pior dos Crimes, narra passo a passo como foi o crime, segundo as investigações e o que as testemunhas afirmavam, só que como o livro tem como título "O Pior dos Crimes" podemos interpretar de duas formas, o crime mais mal solucionado do Brasil ou um dos mais cruéis, visto que casal mata uma criança indefesa.

O livro aborda também a história de cada um dos réus para ter melhor uma analise de comportamento sobre eles a fim de entender o que os levaria a praticar tal crime sem sentir o mínimo de culpa pelo que fizeram, mostra também a falta de preparo da polícia com relação a uma investigação, os suspeitos do crime sem ter relação com o ocorrido apenas por estar na hora errada e no local errado, as partes mais jurídicas do livro são mais cansativas pois mexem muito com as leis e a politica brasileira, mas é interessante para você se aprofundar em como funcionam as leis de nosso país quando está de frente para um crime dessa magnitude.

Não existe uma forma de ler esse livro e não se indignar cada vez mais com o crime e quem cometera, o ser humano nos surpreende quando se trata da maldade e nos deixa com um ponto de interrogação na cara quando você vê que a justiça aqui não funciona da melhor forma possível, 10 anos depois, esse crime ainda assombra as pessoas tamanha a crueldade com que foi cometido e com os mistérios que ainda se seguiram sobre ele, pessoas que talvez estivessem envolvidas, perguntas não respondidas e como todos sabem "quanto mais perguntas respondidas mais surgem no lugar" como a cabeça de uma Hidra de Lerna.

O livro é bem escrito e detalhado. Rogério Pagnan faz questão de abordar todo o crime sem escolher lados e apenas apontando cada coisa nos mínimos detalhes para o nosso entendimento, se torna um pouco cansativo mas apenas nas partes mais jurídicas como citei acima, não possuí ilustrações e no final ainda nos deixa com dúvidas do que ainda virá do caso.

Riva 15/07/2018

Um crime que chocou o país!
Lendo esse livro, percebe-se, claramente, as inúmeras contradições prestaras pelas testemunhas; diligências feitas pela PM que não foram relatas; perícia feita por uma ?expert?, que dizia ter mestrado e doutorado na PUC-SP (e que não se lembrava dos nomes dos seus orientadores e nem dos nomes das teses!), mas que a PUC nunca localizou os registros de tal pessoa; relatórios com contradições (lembro que ao ler o livro sobre o assassinato praticado pela Suzane vi um erro no laudo: num dizia que os pais estavam vestidos e no outro dizia que estavam nus!); contradições entre fatos relevantes relatados pelo casal; informações que foram passadas para a mídia e que depois foram tidas como informações erradas, mas que não foram corrigidas nos autos; advogado de defesa que não rebate tudo isso (essa é a função do advogado de defesa).
Indiciamento feito em maneira de questionamentos a serem respondidos pela Justiça (e aceitos pela Justiça!).
Confesso, que até ler esse livro, não tinha dúvidas sobre o fato de terem sido eles os autores (já tinha lido o livro da Ilana Casoy sobre o caso e mais convencida fiquei), porém, agora, estou com dúvidas.
Realmente, será que não havia alguém no apartamento que fez tudo isso?!?!

Tami 07/07/2018

O Pior dos Crimes ainda sem solução
Ainda não tenho palavras para definir esse livro, essa história, esse caso... Foi um turbilhão de sensações, sentimentos, e mesmo após a condenação ainda restam uma enorme quantidade de lacunas em branco aguardando para serem preenchidas.
Esse é um dos casos mais conhecidos e mesmo que já tivesse conhecimento sobre ele não pude deixar de ficar novamente chocada com tamanha crueldade.
Ainda nos restam inúmeras dúvidas, mas atravez do livro somos apresentados a diversos fatos que não foram divulgadas pela mídia.
Ao terminar essa leitura ainda me sinto amortecida, os fatos são reais, mas é difícil acreditar que uma pessoa seja capaz de fazer algo tão bárbaro...

Simone de Cássia 01/08/2021

Livro extremamente bem escrito! O autor começa mansamente, sem impor nada, sem sequer manifestar seu ponto de vista a respeito do crime midiático, mas no final ele cumpre seu objetivo. Acredito que esse sim, seja o papel do jornalismo: mostrar todos os lados, informar imparcialmente, questionar e fazer pensar. E ele fez!  Pra isso não precisou de argumentação advocatícia e não precisou de negativas veementes dos réus, apenas mostrou a vergonha do judiciário brasileiro. Eu tive vergonha! Ele conseguiu, sem tentar convencer, me fazer ter uma visão completamente diferente de todo o caso.  A gente tem a falsa impressão de que quem está à frente das investigações, perícias e tribunais sabe, com seriedade e idoneidade exercer sua função. Lêdo engano! Triste realidade! Vergonhoso comportamento! Uma sucessão de mentiras, enganos, trapalhadas, e imperícias, sem falar na grande fogueira das vaidades!! Já não se trata de defender a culpabilidade ou inocência do casal, trata-se unicamente de se ter caráter! Como testemunha, advogado, policial, perito ou juiz, faltou integridade moral e honestidade. Esse sim, é o pior dos crimes!

Riva 01/08/2021minha estante
Meu pai teve um ataque quando leu o livro, e eu também!
Você que é leiga, ficou chocada, imagina quem é da área.
E contra fatos não há argumentos.

Simone de Cássia 02/08/2021minha estante
Você tem razão, Riva, fiquei chocada mesmo! É um filme de terror!

Priscila 23/01/2022

Livro bom
O livro é bom mas a leitura é um pouco cansativa, demorei muito pra ler o livro. A história é intrigante, eu mesma chego a duvidar da culpa dos acusados.

heloisa 09/03/2021

Um ótimo livro pra quem gosta de ler sobre crimes e investigação, um livro imparcial e que deixa dúvidas sobre a condenação do casal e sobre a justiça na época do crime

Cris 06/01/2022

Um livro que para quem lê-lo de cabeça aberta será uma incógnita acerca de um crime que por muitos anos deixou de forma convicta o sentimento de que teria sido efetivamente feito a justiça, mas o conteúdo do livro além de apontar diversas falhas no judiciário que levam o leitor a questionar a condenação também faz surgir a dúvida de até qual ponto é permitido ir, dentro do direito, para que seja sanada a sede social pela justiça.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6