O Pior dos Crimes

O Pior dos Crimes Rogério Pagnan

Resenhas - O Pior Crime: A História do Assassinato de Isabella Nardoni

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Katia 17/12/2019

Um crime emblemático, que mesmo após tantos anos ocorrido, ainda sensibiliza. Escrito sob o ponto de vista do jornalista Rogerio Pagnan, traz informações ocorridas nos bastidores, que nos traz informções sob os pais, a madrasta, os advogados, os avós, da família da menina que foi ceifada a vida.
O autor acredita que as provas do crime, como as periciais, algumas não foram feitas, outras duvidosas, nem tudo foi investigado como teria que ser feito, O casal jura inocência. Nunca houve confissão. Seria o casal inocente ou realmente culpado? São as dúvidas que o autor lança em sua linha investigativa.

Nandda 20/04/2019

O pior dos crimes
É um livro-reportagem sobre o assassinato da Isabela Nardoni.Foi um crime que chocou o país.O autor nos revela como foi o processo de investigação do crime e as contradições ao longo do caminho.O leitor ficará espantado logo nas primeiras páginas do livro e quando o livro terminar certamente ficará se questionando sobre tudo o que aconteceu.Durante a investigação tiveram muita pressa em dar uma resposta ,em fazer justiça... quando o livro acabar o leitor terá uma opinião,mas também terá muitas dúvidas não respondidas.O autor foi corajoso ao escrever sobre o assunto.Em tempo:o autor é jornalista e esteve lá no dia do julgamento ,onde aconteceu algo que o motivou a escrever sobre o pior dos crimes. Rogério Pagnan é o nome dele.

Bordiga 15/07/2018

O Pior dos Crimes
Um dos casos mais famosos no brasil é contado em um livro escrito por Rogério Pagnan: O Pior dos Crimes, narra passo a passo como foi o crime, segundo as investigações e o que as testemunhas afirmavam, só que como o livro tem como título "O Pior dos Crimes" podemos interpretar de duas formas, o crime mais mal solucionado do Brasil ou um dos mais cruéis, visto que casal mata uma criança indefesa.

O livro aborda também a história de cada um dos réus para ter melhor uma analise de comportamento sobre eles a fim de entender o que os levaria a praticar tal crime sem sentir o mínimo de culpa pelo que fizeram, mostra também a falta de preparo da polícia com relação a uma investigação, os suspeitos do crime sem ter relação com o ocorrido apenas por estar na hora errada e no local errado, as partes mais jurídicas do livro são mais cansativas pois mexem muito com as leis e a politica brasileira, mas é interessante para você se aprofundar em como funcionam as leis de nosso país quando está de frente para um crime dessa magnitude.

Não existe uma forma de ler esse livro e não se indignar cada vez mais com o crime e quem cometera, o ser humano nos surpreende quando se trata da maldade e nos deixa com um ponto de interrogação na cara quando você vê que a justiça aqui não funciona da melhor forma possível, 10 anos depois, esse crime ainda assombra as pessoas tamanha a crueldade com que foi cometido e com os mistérios que ainda se seguiram sobre ele, pessoas que talvez estivessem envolvidas, perguntas não respondidas e como todos sabem "quanto mais perguntas respondidas mais surgem no lugar" como a cabeça de uma Hidra de Lerna.

O livro é bem escrito e detalhado. Rogério Pagnan faz questão de abordar todo o crime sem escolher lados e apenas apontando cada coisa nos mínimos detalhes para o nosso entendimento, se torna um pouco cansativo mas apenas nas partes mais jurídicas como citei acima, não possuí ilustrações e no final ainda nos deixa com dúvidas do que ainda virá do caso.

Riva 15/07/2018

Um crime que chocou o país!
Lendo esse livro, percebe-se, claramente, as inúmeras contradições prestaras pelas testemunhas; diligências feitas pela PM que não foram relatas; perícia feita por uma ?expert?, que dizia ter mestrado e doutorado na PUC-SP (e que não se lembrava dos nomes dos seus orientadores e nem dos nomes das teses!), mas que a PUC nunca localizou os registros de tal pessoa; relatórios com contradições (lembro que ao ler o livro sobre o assassinato praticado pela Suzane vi um erro no laudo: num dizia que os pais estavam vestidos e no outro dizia que estavam nus!); contradições entre fatos relevantes relatados pelo casal; informações que foram passadas para a mídia e que depois foram tidas como informações erradas, mas que não foram corrigidas nos autos; advogado de defesa que não rebate tudo isso (essa é a função do advogado de defesa).
Indiciamento feito em maneira de questionamentos a serem respondidos pela Justiça (e aceitos pela Justiça!).
Confesso, que até ler esse livro, não tinha dúvidas sobre o fato de terem sido eles os autores (já tinha lido o livro da Ilana Casoy sobre o caso e mais convencida fiquei), porém, agora, estou com dúvidas.
Realmente, será que não havia alguém no apartamento que fez tudo isso?!?!

Tami 07/07/2018

O Pior dos Crimes ainda sem solução
Ainda não tenho palavras para definir esse livro, essa história, esse caso... Foi um turbilhão de sensações, sentimentos, e mesmo após a condenação ainda restam uma enorme quantidade de lacunas em branco aguardando para serem preenchidas.
Esse é um dos casos mais conhecidos e mesmo que já tivesse conhecimento sobre ele não pude deixar de ficar novamente chocada com tamanha crueldade.
Ainda nos restam inúmeras dúvidas, mas atravez do livro somos apresentados a diversos fatos que não foram divulgadas pela mídia.
Ao terminar essa leitura ainda me sinto amortecida, os fatos são reais, mas é difícil acreditar que uma pessoa seja capaz de fazer algo tão bárbaro...

Greice 28/04/2018

Não consigo de parar de pensar sobre o caso.
Neste livro, Rogério Pagnan fala sobre o caso Nardoni, um crime que ficou na memória de todos os brasileiros, uma população que na época, estarrecida diante das TV acompanhava o caso e que teriam "matado" os acusados com as próprias mãos. O livro é narrado de forma direta e sem que o autor tome uma posição, em momento nenhum ele fala da inocência ou da culpa dos acusado. Mas ele faz o leitor repensar ( e no meu caso falar, falar e falar) sobre como funciona o nosso sistema judiciário e toda corrupção por detrás dele. Provas forjadas, duelo de vaidades, pessoas que foram tidas como totalmente críveis e não eram nada daquilo e se os culpados foram devidamente punidos. Neste livro não temos apenas uma história que estamos cansados de ouvir e ler, mas uma história detalhada de tudo que ocorreu e que deveria ter ocorrido naquela investigação, tudo em mínimos detalhes, sem especulação facilmente entendível.

Karini.Couto 29/03/2018

Bom dia pessoal, tudo bem? Hoje eu estou trazendo uma leitura de algo real que aconteceu de verdade e que chocou muitas pessoas na época.. Eu não consigo esquecer como fiquei abalada quando soube da notícia da menina de cinco anos que foi jogada pela janela supostamente pelo pai e madrasta. Um crime hediondo e sem perdão! Um ato de crueldade extrema. Senti a dor como se fosse com um filho meu. Acompanhei cada notícia querendo não acreditar que um pai pudesse fazer algo assim ou mesmo uma madrasta, pois se trata de uma criança inocente; um ser de Deus. Sinceramente até hoje me pego pesquisando nas redes sobre o assunto, sobre os acusados e tento entender o que aconteceu. Mas sinceramente, nada seria capaz de me fazer aceitar um ato como esses! Talvez entender as motivações por detrás do crime, mas aceitar que qualquer que tenha sido ela, seja algo aceitável; nunca! Porém, ainda na época em que o caso aconteceu e com todas as evidências apontado para o casal, ainda assim eu tive muitas dúvidas. Naquele período eu estudava Direito (trancado posteriormente) e analisei as coisas por diversos ângulos e nunca fiquei totalmente convencida dos acusados e motivações que a mídia nos apresentou. Não que eu acredite na inocência do casal, mas sempre achei que tinha muito mais por detrás daquilo tudo. Que estávamos sendo apresentados apenas à uma parte da situação.. Que tinha muita coisa não revelada para nós, meros mortais e espectadores!

O livro que tenho em mãos traz a história sobre o assassinato de Isabella Nardoni, uma menininha feliz e inocente que foi brutal e cruelmente tirada desse mundo. E nessas horas juro que me questiono por qual motivo Deus deixa algo assim acontecer. É impossível não questionar onde está Deus quando essa menina precisou de ajuda.. Mas depois de anos e com minha religião, entendo que na vida muitas coisas acontecem sem que tenha uma explicação clara para isso ou até mesmo para que possamos entender coisas maiores que nós e tudo mais. Ainda assim esse assunto; essa morte em questão mexe muito comigo! E quando eu digo isso não é da boca para fora. Meu marido é testemunha do quanto eu sou de certa maneira "obcecada" por esse caso em especial!

Eu chorei muito, eu senti muito - a dor foi tamanha na época que fiquei realmente mal, como se fosse comigo.. Não apenas a família perdeu seu ente, mas acho que todo o país se solidarizou e chocou com o caso em si e perdeu um pouco da fé no amor paterno ou materno como incondicional, entre outros! Na época eu tinha meu filho mais velho com seis anos e estava grávida da Ana, minha caçula!

Essa história é daquelas que sinceramente gostaria que fosse ficção apenas.. Mas infelizmente foi algo que aconteceu e faz parte da nossa história. Dez anos se passaram e para mim é como se fosse recente.. Lembro de toda comoção da mídia, das pessoas, do mundo em torno do ocorrido. O crime foi desvendado, pai e madrasta acusados antes mesmo de a justiça determinar através de todas as provas que pai e madrasta eram de fato os culpados ou únicos culpados. E quando foi feito toda a perícia e afins ficou claro na época que os culpados eram o pai e madrasta, pelo menos foi isso que queriam que todos acreditassem. E encerrar um caso que tinha toda uma população em volta revoltada e clamando por justiça era crucial. Porém, percebi que a população estava empenhada em ter os culpados que eles já haviam determinado e que a justiça estava de certa forma também pressionada a solucionar logo o caso, o que para mim é passível de erros e é justamente isso que o autor nos trás. Assim como a mídia que estava crucificando a cada notícia o casal, sem mostrar todos os lados da história.. Apenas um ou outro na época se deu ao trabalho de ouvir algo do casal!

Rogério Pagnan fala sobre "o pior dos crimes" de forma direta e sem uma posição de lados diante um crime que a população teria trucidado os indivíduos com as próprias mãos e com isso o autor nos faz repensar (no meu caso - mais uma vez) também sobre a funcionalidade de todo o nosso sistema judiciário e toda corrupção contida nele e se de fato os culpados ou únicos culpados foram devidamente punidos. Neste livro não temos apenas uma história recontada, mas uma história esmiuçada em seus mínimos detalhes cruciais e através de provas e fatos e não apenas especulações. O autor nos mostra como de fato a justiça em nosso país funciona e ao que estamos sujeitos.. Sim! Nós! Afinal, se cometermos um erro, um ato que fuja as regras impostas, estaremos a mercê de sermos julgados, condenados e viver um verdadeiro mar de incertezas muitas vezes. Injustiças podem acontecer e em um sistema que já se mostrou milhões de vezes falho e ineficaz, isso não é algo pouco provável e sim muito fácil de ocorrer!

Rogério Pagnan é um jornalista que ficou também muito interessado nesse caso e resolveu promover sua própria investigação sobre o que aconteceu no caso Nardoni. Ele mostra, o que eu já havia acompanhado na época e fala sobre o que investigou e encontrou aqui e ali; porém ele faz isso de maneira mais direta e incontestável, nos trazendo novos fatos, provas e coisas que a mídia não reproduziu. Trazendo muitos erros cometidos durante a pericia e o autor coloca dúvidas em nossas cabeças, sem escolher um lado, apenas mostrando os fatos reais, como eu disse. Tem muita coisa no livro que fala sobre os condenados Anna Carolina e Alexandre Nardoni e também sobre pessoas envolvidas na investigação que não são tão críveis quanto se pensava, sobre erros, mentiras e afins. Sei que eu nunca fiquei completamente satisfeita ou convencida dos fatos apresentados, sempre com a sensação de que tinha mais coisa ali.. Como sabemos, quando pressionados, é da natureza humana que confessemos ou falemos as verdades antes não admitidas e nesse caso em especial temos um casal que se manteve firme em suas declarações por um longo período, mesmo separados, mesmo sendo perseguidos por todos.. Mas aos poucos foram surgindo novas evidências, fatos e situações que puseram em dúvida as condenações e sinceramente eu ainda espero que em algum momento que esse caso seja reaberto para uma nova análise com tantas coisas que surgiram depois dessas condenações!

Na época ainda, teve a coisa com o pai do Alexandre que não me saiu da cabeça, mas as pessoas parece terem deixado para lá! Eu acredito que esse senhor tenha envolvimento direto no ocorrido de uma maneira ou de outra! O casal era instável, sempre brigando segundo disseram e sabemos; ou pelo menos nos mostraram na época isso como motivação inicial para a série de acontecimentos que terminou com o corpo da menina jogado pela janela.

Espero que me entendam que assim como o autor desse livro, eu achei que foram rápidos em acusar e completamente ineficientes para investigar outras linhas que surgiram na época, mas que parecem ter sido "abafadas". Em determinada situação sei que a madrasta agrediu a criança, como ela mesma diz em seu depoimento, sei que teve uma briga como o casal afirma; sobre o telefonema que o sogro recebeu após Isabella ser jogada do apartamento, isso foi algo que me intrigou.. Eu acredito que não sabemos todas as verdades! Que falta algo.. Sei lá! Independente de qualquer coisa, depois de tanto tempo, as coisas estariam mais claras.. Mas tanto Anna Carolina, quanto Alexandre mantém suas afirmações iniciais! E acho isso completamente relevante. E com a leitura desse livro e informações que o Rogério Pagnan nos traz, fiquei ainda mais pensativa!

O autor não escreveu esse livro com intenção de inocentar ou acusar e sim de demonstrar as inúmeras falhas do sistema durante o processo de investigação e isso fica bem claro a cada página virada! O trabalho dele é jornalístico investigativo e muito bom! Quem já gosta dessa pegada policial, terá em mãos um caso real e conhecido para ler e interpretar tudo de acordo com suas próprias crenças diante as provas apresentadas!

Recomendo a leitura e acho até muito importante, afinal não fala somente sobre o caso em questão, mas sobre o nosso sistema judiciário!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6