Sonhos Elétricos

Sonhos Elétricos Philip K. Dick

Resenhas - Sonhos Elétricos

Maickw 20/08/2020

PKD, uma mente à frente do seu tempo.
?A Circuitos Incríveis Ltda. aprimorou um maravilhoso escâner de ondas de pensamento de longo alcance. Saiba o que os outros estão pensando e dizendo.?

Philip K. Dick, ou PDK, autor de obras adaptadas para o cinema como Blade Runner, Total Recall, Minority Report e para seriados como The Man In The High Castle (Netflix), é uma das mentes desse universo que claramente estão à frente de seu tempo. Li essa coletânea de contos que inspiraram a série Sonhos Elétricos e é recheada de profundidade. A cada término de conto, pausa para reflexão. São 10 contos. Iria ler um por dia, mas em 06 dias já havia terminado.

Assim como Asimov, PKD escreve ficção científica mas de uma maneira completamente filosófica. Consegui fazer esse paralelo entre Asimov e PKD porque os dois parecem escrever não sobre ficção científica, mas sim sobre o ser humano e suas infinitas inquietações filosóficas, morais, políticas e sociais e a ficção científica entra como cenário para todas as reflexões que surgem durante a leitura. Nesse livro, cada conto tem introdução do responsável pela adaptação à série. Grandes profissionais que adaptaram os contos. Impressionante!

Será que os humanos vão impor sua ética para outros seres de outros planetas? Será que perderemos nossa capacidade de amar a simplicidade das coisas simples? Será que a tecnologia vai continuar sendo tão invasiva quanto é hoje? Será que esgotaremos os recursos naturais da Terra e de outros planetas? Qual a natureza da realidade? Essas foram algumas das perguntas que me fiz enquanto ia saboreando os contos que inspiraram a série Sonhos Elétricos. Quero agora por as mãos um romance do PKD para desfrutar de uma história mais longa.

Livro recomendadíssimo para quem gosta de ficção científica e reflexões filosóficas, políticas, morais e sociais sobre a humanidade no futuro. Leitura que deve ser feita de tempos em tempos para atualizar as reflexões.

#sonhoseletricos #philipkdick #pkd #livros #maickreads

Rafael_Santiago 23/07/2020

O livro é composto com os dez contos que compõem a série "Electric Dreams". Todos têm aquele traço inconfundível do Philip K. Dick, já começa começando. São contos curtos e que geralmente vão além de uma mera viagem futurística, interplanetária ou mesmo tecnológica. O forte nos textos do autor sempre foi empacotar uma crítica ou uma provocação atemporal partindo de algo bem alcançável para a maioria: o humano.

A única ressalva e recomendação é pular os dispensáveis textos introdutórios. Leia primeiro o conto e leia a introdução depois. Textos introdutórios são ótimos para esfriar um primeiro contato com uma obra e podar entendimentos e emoções mais pessoais e até inusitadas. Detesto bulas de interpretação. Bem ingênuo quem organizou essa dinâmica introdução-conto. Fora isso, boa leitura.

axcel0773 29/06/2020

Primeiro livro que leio do Phillip, os contos do livro são muito bem escritos, com temas muito interessantes e ainda relevantes, mesmo sendo escrito há anos atrás. A imaginação de Phillip era inimaginável, assim como esses contos. Leitura recomendada!.

Thay 23/06/2020

PKD sempre arrasa na ficção. Contos que faz refletir o presente.

Amaral 22/06/2020

Ficção psicodélica !!
Boa leitura! PKD o monstro da ficção , faz parecer situações bizarras parecerem pertinentes se analisadas no contexto geral. Discute o tempo todo as motivações da sociedade e dos seres humanos de forma muito crua.

Phelip 19/05/2020

Essencial, mas não espere um livro de ação
Philip K Dick, um autor que escrevia ficção há 60 anos e a impressão que tenho é que estou lendo um autor contemporâneo. A cada livro tenho mais admiração pela genialidade. É como se escrevesse crônicas e não contos. Como ele conseguia prever o futuro? Conhecendo as crises humanas. Independente da especialidade com a qual trabalha, literatura é essencial, e Philip K Dick deveria ser lido por todos.

mdudalivros 30/04/2020

- O enforcado desconhecido
@bardoriano 30/04/2020minha estante
Já viu a série?

mdudalivros 01/05/2020minha estante
agora que terminei de ler, vou assistir!

Cecília 22/04/2020

Incrivelmente atual
PKD joga o leitor em seus contos sem aviso prévio e traz em sua obra incontáveis questionamentos, como o que significa ser humano, consumismo e os limites da realidade.
Parafraseando o roteirista Matthew Graham na introdução de O Fabricante de Gorros:
"Aproveite esta leitura que também é conversa e relação. Ela será breve, mas, se tiver sorte, vai te acompanhar para sempre, como fez comigo".

ba3 29/03/2020

Cereja da ficção científica
Esse livro me lembra um pouco a 5° onda, alguns contos falam de alienígenas se passando pelo ser humano, fala de nós mesmos perdendo a nossa humanidade. Eu acho a 5° onda incrível por tratar dessas situações. E esse livro como são vários contos você acaba se surpreendendo em cada página. Sério é um livro muito incrível e que eu enrolei muito pra ler, mas os contos são maravilhosos e sua cabeça explode com a inteligência que esse cara teve pra pensar nessas histórias. Eu fiquei em uma luta constante na minha mente pensando: nossa que absurdo nada ver uma invasão alienígena, mas ao mesmo tempo fiquei chocada.

lizardeb 20/03/2020

meus favoritos são: humano é; foster, você já morreu; e a coisa-pai

Emanuel 28/02/2020

Tão bom quanto a série
Como assistir alguns epsódios da série, e pretendo termina de assistir, minha leitura teve influência deles. Aqueles que eu ainda não vi fiquei curioso como ficou a adaptação. Nem todos os contos são ótimos, porém, nenhum é ruim, todos tem algum coisa interessante.

Peça de exposição -> 5 pontos
Quando assistir o epsódio fiquei desconfiado que o conto de Dick não seria tão moderno quanto o epsódio, minha desconfiança estava certa. Mesmo assim, o conto é muito bom e o epsódio tem semelhâncias com o conto. As conclusões do protagonista que ambas as mídias abordam são interessantes e condizentes com o personagem.

Autofab -> 3 pontos
A ideia do conto é muito bom e também o começo. Porém, o conflito final é bem confuso e sem graça. Quando li a introdução do conto fiquei empolgado com a revelação que seria dada ao fim do conflito e quando cheguei nessa parte não era condizente com o que foi falado, então, gerou uma frustação.

Humano é -> 5 pontos
O conto é mais rápido que o epsódio o que, na maior parte da história, tornar o conto melhor. O conflito final é mais desenvolvido e interessante no epsódio que o conto. Porém, dentro da proposta do conto, o conflito final faz sentindo, então, ainda continua sendo muito bom.

Argumento de venda -> 5 pontos
Dos epsódios que assistir até agora esse é o conto que a adaptação ficou mais diferente. Nesse caso, achei o conto melhor no todo que o epsódio. A discussão do capitalismo no conto é interessante. Considerando que o caso do conto de certa forma implica em uma invasão de propriedade não sei se as vendas poderiam evoluir para o caso como aquele, porém, a discussão ainda é bem relevante.

O fabricante de gorros -> 5 pontos

Foster, você já morreu -> 4 pontos

A coisa-pai -> 5 pontos

O planeta impossível -> 5 pontos

O passageiro habitual -> 5 pontos

O enforcado desconhecido -> 2 pontos

Mateus 27/02/2020

Leitura leve e gostosa, além de um texto cheio de críticas e questionamentos, como tudo escrito pelo PKD.

Jess 26/02/2020

Sonhos elétricos é uma coletânea com 10 contos do autor que inspiraram a série Electric Dreams. Os contos estão na mesma ordem da série e cada um tem um prefácio de quem produziu a adaptação .

Esse foi o meu primeiro contato com um obra do autor, lendo e assistindo simultaneamente. Fiquei anestesiada! É espantoso ver como uma história tão grandiosa foi escrito por alguém que morreu antes mesmo de eu nascer, e agora tantos anos depois, eu estou vivendo o "futuro" e mesmo assim é inovador .

Outro ponto positivo foi os comentários dos produtores, além de conhecer as histórias, li relatos de fãs do K. Dick, como cada conto foi importante e moldou quem eles são .

O contos são independentes, traz histórias sobre realidade virtual, autonomia robótica, invasão alienígena, mutantes, ameaça de guerra, viagens espaciais, cidades invisíveis, avanços tecnológicos e sobre nós lutando contra nós mesmos .

Todos os contos trazem uma carga de críticas e reflexões. Sobre o quanto o avanço tecnológico será maior do que a humanidade, o quanto iremos permitir tirar nossa individualidade, o quanto podemos avançar, até onde iremos. Mas o mais fundamental: o que nos torna humanos? Qual é nossa essência? .

Não teve um conto ou um episódio que eu não tenha gostado. Alguns me surpreenderam mais que outros, mas todos me deixaram questionamentos e acrescentaram na minha essência .

O conto que mais mexeu comigo foi O ENFORCADO DESCONHECIDO, em que Loyce percebe um homem enforcado na praça, mas parece que ninguém ao redor está notando. Aos poucos ele percebe que aquele é um sinal pra algo muito maior que está acontecendo .

O episódio que eu mais gostei foi THE FATHER THING, uma vibe terror anos 80, Charlie e o pai presenciam uma chuva de meteoros e ao voltar pra casa ele descobre algo que vai mudar sua vida .

Se você é uma pessoa mais crítica com adaptação, escolha ler ou ver essas histórias. A adaptação não é 100% fiel, mas traz toda a essência e na maioria dos casos até expande a proposta do autor. O livro é MUITO BOM, a série é tão bom quanto e em alguns pontos até melhor!

site: www.instagram.com/saymybook
Agnaldo Alexandre 02/07/2020minha estante
Olá, tudo bem? Você sabe que postou a resenha no livro errado né. Do PKD é infinitamente melhor e outra coisa.

Jess 03/07/2020minha estante
Oi. Uai, não. O livro é Sonhos elétricos.....

Agnaldo Alexandre 03/07/2020minha estante
Oi. Então, peço desculpas, esse bug permanece desde a antiga versão do app, ele troca as vezes o livro mas não o comentário. Lembro de quando li esse, aparecia no meus livros livros o do Moraes. Coisa estranha.

Agnaldo Alexandre 03/07/2020minha estante
Claro, apareceu para mim quando vi sua publicação.

Jess 03/07/2020minha estante
Ahhh sim

Isabela.Bodanese 24/02/2020

Resenha da Livraria Estrutural
Sonhos Elétricos é um livro que reúne os contos do Philip K Dick que inspiraram a série Eletric Dreams, da Amazon Prime.

Eu já postei no meu Instagram literário @livrariaestrutural resenha dos contos do livro Realidades Adaptadas, do mesmo autor, e você pode conferir lá no meu feed.

Philip K Dick é um autor de ficção científica que escreveu seus contos no século passado e inspirou muitas adaptações de sucesso.

Seus contos são curtos e se passam no futuro, falam sobre alienígenas, robôs e principalmente, sobre seres humanos e as principais questões que nos rodeiam.

O que é ser humano? Quais os nossos instintos mais intrínsecos? O que é real? De onde viemos e para onde vamos?

Eu gostei bastante desses contos, principalmente do conto da coisa-pai, e recomendo a leitura a todos os fãs de ficção científica.

Me segue no Instagram para mais resenhas: @livrariaestrutural