Sonhos Elétricos

Sonhos Elétricos Philip K. Dick

Resenhas - Sonhos Elétricos

Rafael_Santiago 23/07/2020

O livro é composto com os dez contos que compõem a série "Electric Dreams". Todos têm aquele traço inconfundível do Philip K. Dick, já começa começando. São contos curtos e que geralmente vão além de uma mera viagem futurística, interplanetária ou mesmo tecnológica. O forte nos textos do autor sempre foi empacotar uma crítica ou uma provocação atemporal partindo de algo bem alcançável para a maioria: o humano.

A única ressalva e recomendação é pular os dispensáveis textos introdutórios. Leia primeiro o conto e leia a introdução depois. Textos introdutórios são ótimos para esfriar um primeiro contato com uma obra e podar entendimentos e emoções mais pessoais e até inusitadas. Detesto bulas de interpretação. Bem ingênuo quem organizou essa dinâmica introdução-conto. Fora isso, boa leitura.

axcel0773 29/06/2020

Primeiro livro que leio do Phillip, os contos do livro são muito bem escritos, com temas muito interessantes e ainda relevantes, mesmo sendo escrito há anos atrás. A imaginação de Phillip era inimaginável, assim como esses contos. Leitura recomendada!.

Thay 23/06/2020

PKD sempre arrasa na ficção. Contos que faz refletir o presente.

Amaral 22/06/2020

Ficção psicodélica !!
Boa leitura! PKD o monstro da ficção , faz parecer situações bizarras parecerem pertinentes se analisadas no contexto geral. Discute o tempo todo as motivações da sociedade e dos seres humanos de forma muito crua.

Phelip 19/05/2020

Essencial, mas não espere um livro de ação
Philip K Dick, um autor que escrevia ficção há 60 anos e a impressão que tenho é que estou lendo um autor contemporâneo. A cada livro tenho mais admiração pela genialidade. É como se escrevesse crônicas e não contos. Como ele conseguia prever o futuro? Conhecendo as crises humanas. Independente da especialidade com a qual trabalha, literatura é essencial, e Philip K Dick deveria ser lido por todos.

mdudalivros 30/04/2020

- O enforcado desconhecido
@bardoriano 30/04/2020minha estante
Já viu a série?

mdudalivros 01/05/2020minha estante
agora que terminei de ler, vou assistir!

Cecília 22/04/2020

Incrivelmente atual
PKD joga o leitor em seus contos sem aviso prévio e traz em sua obra incontáveis questionamentos, como o que significa ser humano, consumismo e os limites da realidade.
Parafraseando o roteirista Matthew Graham na introdução de O Fabricante de Gorros:
"Aproveite esta leitura que também é conversa e relação. Ela será breve, mas, se tiver sorte, vai te acompanhar para sempre, como fez comigo".

ba3 29/03/2020

Cereja da ficção científica
Esse livro me lembra um pouco a 5° onda, alguns contos falam de alienígenas se passando pelo ser humano, fala de nós mesmos perdendo a nossa humanidade. Eu acho a 5° onda incrível por tratar dessas situações. E esse livro como são vários contos você acaba se surpreendendo em cada página. Sério é um livro muito incrível e que eu enrolei muito pra ler, mas os contos são maravilhosos e sua cabeça explode com a inteligência que esse cara teve pra pensar nessas histórias. Eu fiquei em uma luta constante na minha mente pensando: nossa que absurdo nada ver uma invasão alienígena, mas ao mesmo tempo fiquei chocada.

lizardeb 20/03/2020

meus favoritos são: humano é; foster, você já morreu; e a coisa-pai

Emanuel 28/02/2020

Tão bom quanto a série
Como assistir alguns epsódios da série, e pretendo termina de assistir, minha leitura teve influência deles. Aqueles que eu ainda não vi fiquei curioso como ficou a adaptação. Nem todos os contos são ótimos, porém, nenhum é ruim, todos tem algum coisa interessante.

Peça de exposição -> 5 pontos
Quando assistir o epsódio fiquei desconfiado que o conto de Dick não seria tão moderno quanto o epsódio, minha desconfiança estava certa. Mesmo assim, o conto é muito bom e o epsódio tem semelhâncias com o conto. As conclusões do protagonista que ambas as mídias abordam são interessantes e condizentes com o personagem.

Autofab -> 3 pontos
A ideia do conto é muito bom e também o começo. Porém, o conflito final é bem confuso e sem graça. Quando li a introdução do conto fiquei empolgado com a revelação que seria dada ao fim do conflito e quando cheguei nessa parte não era condizente com o que foi falado, então, gerou uma frustação.

Humano é -> 5 pontos
O conto é mais rápido que o epsódio o que, na maior parte da história, tornar o conto melhor. O conflito final é mais desenvolvido e interessante no epsódio que o conto. Porém, dentro da proposta do conto, o conflito final faz sentindo, então, ainda continua sendo muito bom.

Argumento de venda -> 5 pontos
Dos epsódios que assistir até agora esse é o conto que a adaptação ficou mais diferente. Nesse caso, achei o conto melhor no todo que o epsódio. A discussão do capitalismo no conto é interessante. Considerando que o caso do conto de certa forma implica em uma invasão de propriedade não sei se as vendas poderiam evoluir para o caso como aquele, porém, a discussão ainda é bem relevante.

O fabricante de gorros -> 5 pontos

Foster, você já morreu -> 4 pontos

A coisa-pai -> 5 pontos

O planeta impossível -> 5 pontos

O passageiro habitual -> 5 pontos

O enforcado desconhecido -> 2 pontos

Mateus 27/02/2020

Leitura leve e gostosa, além de um texto cheio de críticas e questionamentos, como tudo escrito pelo PKD.

Jess 26/02/2020

Sonhos elétricos é uma coletânea com 10 contos do autor que inspiraram a série Electric Dreams. Os contos estão na mesma ordem da série e cada um tem um prefácio de quem produziu a adaptação .

Esse foi o meu primeiro contato com um obra do autor, lendo e assistindo simultaneamente. Fiquei anestesiada! É espantoso ver como uma história tão grandiosa foi escrito por alguém que morreu antes mesmo de eu nascer, e agora tantos anos depois, eu estou vivendo o "futuro" e mesmo assim é inovador .

Outro ponto positivo foi os comentários dos produtores, além de conhecer as histórias, li relatos de fãs do K. Dick, como cada conto foi importante e moldou quem eles são .

O contos são independentes, traz histórias sobre realidade virtual, autonomia robótica, invasão alienígena, mutantes, ameaça de guerra, viagens espaciais, cidades invisíveis, avanços tecnológicos e sobre nós lutando contra nós mesmos .

Todos os contos trazem uma carga de críticas e reflexões. Sobre o quanto o avanço tecnológico será maior do que a humanidade, o quanto iremos permitir tirar nossa individualidade, o quanto podemos avançar, até onde iremos. Mas o mais fundamental: o que nos torna humanos? Qual é nossa essência? .

Não teve um conto ou um episódio que eu não tenha gostado. Alguns me surpreenderam mais que outros, mas todos me deixaram questionamentos e acrescentaram na minha essência .

O conto que mais mexeu comigo foi O ENFORCADO DESCONHECIDO, em que Loyce percebe um homem enforcado na praça, mas parece que ninguém ao redor está notando. Aos poucos ele percebe que aquele é um sinal pra algo muito maior que está acontecendo .

O episódio que eu mais gostei foi THE FATHER THING, uma vibe terror anos 80, Charlie e o pai presenciam uma chuva de meteoros e ao voltar pra casa ele descobre algo que vai mudar sua vida .

Se você é uma pessoa mais crítica com adaptação, escolha ler ou ver essas histórias. A adaptação não é 100% fiel, mas traz toda a essência e na maioria dos casos até expande a proposta do autor. O livro é MUITO BOM, a série é tão bom quanto e em alguns pontos até melhor!

site: www.instagram.com/saymybook
Agnaldo Alexandre 02/07/2020minha estante
Olá, tudo bem? Você sabe que postou a resenha no livro errado né. Do PKD é infinitamente melhor e outra coisa.

Jess 03/07/2020minha estante
Oi. Uai, não. O livro é Sonhos elétricos.....

Agnaldo Alexandre 03/07/2020minha estante
Oi. Então, peço desculpas, esse bug permanece desde a antiga versão do app, ele troca as vezes o livro mas não o comentário. Lembro de quando li esse, aparecia no meus livros livros o do Moraes. Coisa estranha.

Agnaldo Alexandre 03/07/2020minha estante
Claro, apareceu para mim quando vi sua publicação.

Jess 03/07/2020minha estante
Ahhh sim

Isabela.Bodanese 24/02/2020

Resenha da Livraria Estrutural
Sonhos Elétricos é um livro que reúne os contos do Philip K Dick que inspiraram a série Eletric Dreams, da Amazon Prime.

Eu já postei no meu Instagram literário @livrariaestrutural resenha dos contos do livro Realidades Adaptadas, do mesmo autor, e você pode conferir lá no meu feed.

Philip K Dick é um autor de ficção científica que escreveu seus contos no século passado e inspirou muitas adaptações de sucesso.

Seus contos são curtos e se passam no futuro, falam sobre alienígenas, robôs e principalmente, sobre seres humanos e as principais questões que nos rodeiam.

O que é ser humano? Quais os nossos instintos mais intrínsecos? O que é real? De onde viemos e para onde vamos?

Eu gostei bastante desses contos, principalmente do conto da coisa-pai, e recomendo a leitura a todos os fãs de ficção científica.

Me segue no Instagram para mais resenhas: @livrariaestrutural

Frida 19/02/2020

Minhas considerações:
- Livro x Série: alguns episódios são completamente diferentes da história que o inspirou, outros guardam algumas semelhanças. Ambos, série e livro, valem muito a pena serem vistos.
- Melhor história do livro: "Foster, você já morreu".
- Melhor episódio da série: "Real Life" seguido de "Autofac".
- No geral, as histórias são curtas, rápidas de serem lidas.
- Dois pontos negativos: primeiro, muitos contos terminam subitamente, fica parecendo que o autor desistiu de escrever um final. Segundo, não há nenhuma personagem feminina intelectualmente relevante, e a única que é uma protagonista de um dos contos me pareceu que é primariamente movida pelas suas "intenções românticas".