Sonhos Elétricos

Sonhos Elétricos Philip K. Dick

Resenhas - Sonhos Elétricos

Bia 02/06/2022

Bom livro de contos
Contos bem escritos com uma imersão surreal!!! E ótimas observações sobre os episódios que foram feitos pra série da Amazon.

O que n gostei foi que protagonismo 100% masculino no livro inteiro, mulheres TODAS loiras e brancas e mesmo numa distopia (?utópica? em alguns contos) super tecnológica, elas continuam sendo as esposa donas de casa anos 30. Enfim.

Se vc ignorar esses pontos, vc tem um livro com narrativas com excelentes plots, que trazem a crueldade humana num mundo capitalista e moderno,E, junto indaga se um mundo moderno é tão vantajoso pra humanidade como se imagina.

Caso queria ler uma ficção científica solta de bobeira, recomendo muito

Joao 01/06/2022

PKD era a frente do seu tempo. É só pegar como exemplo o Invasores de Corpos do Jack Finney que foi lançado em novembro e dezembro de 1954. O PDK lançou o "The Hanging Stranger"em dezembro de 1953 e é só ler as histórias e você vai encontrar um paralelo muito claro. Aliás, o PDK é ótimo em contos. São contos diretos, sem firulas e ainda assim extremamente profundos... O cara não duvidava da inteligência do leitor em nenhum momento.
Leitura rápida, agradável. Ótimo ponto de partida para o leitor que quiser se aventurar nos livros mais densos do PKD.

Agora, esqueçam a série da Amazon, os roteiristas quiseram "melhorar" o que devem ter julgado datado e só encheram o texto de plots desnecessários, distorcendo o texto original.

Fred Vasconcelos 29/05/2022

Contos escritos na década de 50, só exemplificam o quão genial Dick era.
Obs.: Reúne os contos da série da Amazon Prime, "Electric Dreams”.

Peça de exposição (Exhibit Pitch) (1954) :
Trata do tema do mundo paralelo, mas fazendo uso da nostalgia por uma época não vivenciada. No futuro, o funcionário de um museu cuida da exposição do século 20, tempo no qual sonha em viver. Então, ele encontra uma falha espaço-temporal

Autofab (Autofac) (1955) :
Achei esse difícil de compreender na primeira vez que o li, apesar de gostar do tema mundos pós-apocalípticos. Estamos em um mundo onde a guerra devastou a Terra e as máquinas-robô construíram suas próprias fábricas que só produzem as necessidades dos poucos humanos restantes.

Humano é... (Human is) (1955) :
Uma mulher vive com o marido completamente viciado em seu trabalho. Sua esposa, completamente desesperada pelas reações cruéis do marido que também é um cretino com seu filho, quer se divorciar dele depois de sua viagem a um planeta por seu trabalho. No entanto, ao retornar desta viagem, o marido mudou completamente de personalidade, tornou-se muito simpático e amigável com sua esposa e filho.

Argumento de venda (Sales Pitch) (1954) :
Novamente em um universo mais futurista a um homem constantemente perseguido por propagandas de robôs que falam diretamente aos cidadãos. O personagem faz você sentir o peso que ele carrega e ele não tem escolha a não ser sofrer. Dick diz muito em poucas linhas.

O fabricante de gorros (The Hood Maker) (1955) :
Gostei da atmosfera deste conto em um mundo onde o pensamento é constantemente monitorado. Dick explora um universo futurista, sem deixar de olhar para a nossa sociedade contemporânea, uma mistura muito boa entre thriller e ficção científica. Levanta uma questão essencial para o autor: somos realmente seres humanos se não nos é permitido pensar por nós mesmos?

Foster, você já morreu! (Foster, You're dead !) (1955) :
A Guerra Fria deixa a população totalmente paranoica. O Estado aproveita então o medo dos cidadãos para ganhar muito dinheiro nos bunkers, lançando regularmente novos modelos e ferramentas para melhorar sua “segurança”.

A coisa-pai (The Father-thing) (1954) :
Esta notícia confirma a importância da imagem do pai na obra de Dick. Um pai gentil com sua esposa e filho que de repente muda sua personalidade.

O Planeta Impossível (The Impossible Planet) (1953) :
Adoro esse conto. Dick vai para um mundo ainda mais futurista onde a terra se tornou uma entidade mitológica (uma idosa quer voltar lá uma última vez antes de morrer, mas é informado de que a Terra nunca existiu. A velhinha com seu robô é bastante tocante porque sentimos toda a sua ansiedade.

O passageiro habitual (The Commuter) (1953) :
A possibilidade de um universo paralelo. O diretor de uma estação está tentando elucidar a existência de uma cidade que não está presente em nenhum mapa, mas para a qual um homem quer uma passagem de trem.

O enforcado desconhecido (The Hanging Stranger) (1953) :
Esta história demonstra de uma nova maneira um mundo tomado por uma entidade alienígena.

Eduardo Rockwell 07/08/2022minha estante
Compartilho da mesma opinião em Autofab! Reli umas 5 vezes o começo e parecia que era a primeira hahahaha

Jessica 21/05/2022

Muito gostoso
Livro de contos muito gostosos. Confesso que a descrição do autor do conto original no início de cada conto não me agradou, na verdade a maioria não li, foquei mais nos contos e adorei. Ri em alguns e outros fiquei realizando o futuro próximo se será desse jeito msm.

Lucas 19/03/2022

Dê um gorro de pano ao Dick e ele vai te fazer refletir
Tem certos que livros que a gente lê mas tem outros que a gente devora, e esse foi o caso de Sonhos Elétricos do norte americano Philip K Dick.
A obra trata-se de uma coletânea de contos que envolvem a relação humana com a tecnologia e humanos com seus semelhantes discutindo valores e ética, às vezes num futuro super desenvolvido e outros no mundo real mesmo.
A leitura flui de uma maneira tranquila, o que faz a gente refletir como pessoas e como cidadãos, enquanto acompanhamos a narrativa. Alguns contos me tocaram mais que outros como por exemplo: Humano é, Foster, você já está morto e argumento de venda.
Nunca tinha tido contato com o universo PKD, e já me arrependo de não ter tido antes. A forma como o ele tratou temas como o consumismo, ansiedade social, dependência da tecnologia, relação parental, e entre outros, contando com cenários apocalípticos, tecnológicos e espaciais foi bem perspicaz e visionário.
Concordo e assino embaixo com o Roberto Bolano que descreveu o Dick: "ele é uma espécie de Kafka embebido em LSD e raiva."

brunoog33 10/02/2022

Black Mirror
Livro muito bom, traz várias reflexões sobre nosso cotidiano, consumismo, tecnologia e etc.
Recomendo muito.

@ruthlunang 29/01/2022

Electric dreams
No geral, gostei de todos os contos. O melhor, na minha opinião, foi O enforcado desconhecido e o piorzinho foi Autofab.

Eduardo Rockwell 17/01/2022

UM ESPECIALISTA EM SCI-FI DE PRIMEIRA...
Conheci Philip K. Dick numa busca da amazon por livros de ficçao. Blade Runner me chamou a atenção logo de cara porque eu já tinha assistido ao filme de 2017 e gostado muito (mesmo não entendendo quase nada), e não fazia ideia da existência de um livro. Coloquei no carrinho e acabei vendo outras obras do autor na página de compra. Os títulos e capas me chamaram bastante a atenção, e entre as opções que tinham, decidi também pegar Sonhos Elétricos, sendo guiado pelas resenhas e o preço.

E eu não poderia ter feito melhores escolhas!...

Sonhos Elétricos foi meu primeiro contato com ele, e eu me agradeço MUITO por isso... porque além de ter me dado a oportunidade de ter conhecido várias facetas do Philip ao mesmo tempo, eu acabei sendo apresentado a questões complexas que me surpreenderam muito por serem bem exploradas apesar de muito simples, algo que logo vi ser uma marca do autor, e isso me deixou muito apegado a pessoa dele e ao que ele poderia me proporcionar com suas histórias.

Sem falar que os contos me fisgaram demais. A escrita, os enredos, as maluquices, as bizarrices, os contextos políticos e sociais, TUDO na dose certa. PKD nos joga a todo momento em seu mundo sem um paraquedas, sem explicações e acaba nos apresentando histórias incríveis sem precisar de muitas páginas para nos ensinar grandes lições. Inclusive as vezes é bem difícil entender o que está se passando, mas durante a leitura, o mais importante da história sempre se sobressai e te deixa imerso.

Juro que não esperava amar tanto assim esse autor, ele com certeza já é o meu escritor favorito ao lado do Stephen King. Durante a leitura, eu fui pesquisar sobre sua vida e obras, e já tenho milhares de livros novos para comprar! Eu necessito conhecer mais desses mundos diferentões que ele nos deixou como legado.

Abaixo vocês podem conferir uma resenha básica e sem spoilers de cada conto, que escrevi logo após a leitura de cada um:

1? PEÇA DE EXPOSIÇÃO - (5/5)

Eu amei esse conto, acho que abriu bem o livro. É curtinho, confuso no começo, mas envolvente e instigante. O final me deixou rindo de nervoso kkkkk

2? AUTOFAB - (3/5)

Esse conto é bem confuso, tive que recorrer a internet, procurar umas ilustrações para conseguir vizualizar certas coisas. O final é bem legal até, eu gostei. Não é terrível, só é bem confuso.

3? HUMANO É - (10/5)

Uau. Esse conto é maravilhoso! Tem uma história muito envolvente, te deixa imerso no drama da protagonista sem nem ao menos ela ter um desenvolvimento mais amplo. O final é meio previsível, mas não de uma forma ruim, porque era o final que eu estava torcendo, eu dúvido que alguém fizesse diferente dela kkkkkk

4? ARGUMENTO DE VENDA - (3,5/5)

Uma proposta ótima. Não é um conto ruim, mas o desenvolvimento da história ficou meio perdido. Não consegui entender as motivações do protagonista, ele simplesmente enlouqueceu sem um propósito sólido para fazer o que fez. A crítica por trás desse conto, porém, foi certeira.

5? O FABRICANTE DE GORROS - (5/5)

Muito bom! Tem uma reviravolta incrível no final. Foi bem reflexivo pra mim por conter essa coisa de 'saber o que se passa na mente do outro'. Aqui temos uma dose de ação maior que os outros.

6? FOSTER, VOCÊ JÁ MORREU - (10/5)

O meu preferido até agora! A forma como PKD aborda o consumismo e a melancólia nesse conto é SURREAL. Eu pude sentir a todo momento a angústia do Mike e as motivações Anti-P do Bob, e também perceber diversas criticas à várias áreas (governo, indústria, sociedade). Sem dúvidas, PKD mostrou do que é capaz, e em um conto mais 'real', sem muita ficção científica no meio.

7? A COISA-PAI - (10/5)

P-E-R-F-E-I-T-O! Esse consegue ser o melhor de todos! O meu preferido! (Estou DOIDO pra assistir esse episódio). Eu nunca li 'It - A Coisa' (está na estante, uma hora eu começo), mas ja assisti os filmes, e NOSSA, eu senti como se estivesse lendo algo sobre o Pennywise! É a história com mais suspense/terror/ação até o momento. E eu devorei! Todos os outros também, mas esse, eu fiquei chocado quando vi que acabou, eu li muito rápido. LEIAM! Tem uns elementos muito maravilhosos. Eu diria que o Stephen King leu esse conto quando teve a ideia de criar IT, porque a premissa de crianças se juntarem para acabar com A Coisa nesse conto é basicamente a mesma da do King. Enfim, tirem suas conclusões.

8? O PLANETA IMPOSSÍVEL - (10/5)

Uau. Esse conto me tocou profundamente. Totalmente ecológico, ele aborda o futuro da terra já esquecida em uma sociedade espalhada pelo espaço e evoluída.
Eu que sou uma pessoa conciente do mal que os seres humanos fazem ao meio-ambiente, adicionei essa história ao meu acervo pessoal de coisas que todos deveriam ler. É triste, mas real. Philip K. Dick se tornou pra mim, principalmente depois desse conto, o meu autor favorito (ou um dos...)

9? O PASSAGEIRO HABITUAL - (5/5)

Um conto bem gostosinho. O suspense é a base dessa história que não te dá explicação alguma! Kkkkk enfim, você vai terminar esse conto com apenas uma leve noção do que pode ter acontecido. Eu gostei da caminhada que tive com o protagonista, tentando achar Macon Heights, e o final foi uma mistura de aflição com um leve choque. Muito bom.

10? O ENFORCADO DESCONHECIDO - (5/5)

E fechando com chave de ouro, PKD nos entrega um conto bem intrigante e cheio de suspense, com uma temática central maravilhosa e um desfecho maravilhoso. Com certeza esse é um dos melhores do livro.

Meu ranking de favoritos acabou sendo encabeçado por 'A Coisa-Pai', 'O Planeta Impossível', 'Foster, Você Já Morreu' e 'Humano É', porém acredite em mim quando digo que amei TODOS!

Agora vou atrás da Série, que sinceramente não sei o que esperar, estou muito eufórico.

SUPER RECOMENDO e favoritado. Vocês não vão se arrepender dessa leitura.

Ale Lima 15/01/2022

Esperava mais
Ficção científica para mim , deve instigar seu senso de pensamento diante das distopias que regem a história. Nesse livro, apesar da ajuda introdutória de cada conto, achei que faltou algo a mais em seus desfechos, ainda que muitos do gênero apresentem a característica de final em aberto.

Jão 07/01/2022

O cara sabe escrever
Como um livro de contos, alguns se sobressaem. Pra mim Argumento de venda foi o que mais me fez refletir, ainda mais na nossa sociedade onde vemos anúncios a todo instante e em qualquer lugar. Gostei que cada conto tem uma introdução do pessoal que fez a adaptação para série.

Tamires 27/12/2021

Entre alienígenas e a hora do rush
Esta coletânea de contos escrita na década de 50 ecoa na década de 20 do século XXI, visto que as premissas continuam vigentes, tecnologia, estresse, trabalho, trânsito, poluição, etc. Philip K. Dick nos ensina a passar por estas coisas hoje, nos chama a refletir sobre o nosso mundo, como se tivesse caído num buraco de minhoca e passado uns dias por aqui, antes de ter voltado aos anos 50.

Michele Duchamp 24/12/2021

Não espere um Black Mirror
Philip K Dick é um dos mais atemporais escritores de ficção científica, pois suas histórias, como tantos já evidenciaram, focam na humanidade e não no cientificismo ou na tecnologia. Essa coleção reúne os contos transformados em episódios na série da Amazon Prime, "Electric Dreams”. Achei “Realidades Adaptadas" uma antologia melhor selecionada. Eis a resenha, conto por conto:

"1º conto - “PEÇA DE EXPOSIÇÃO”: George Miller vive no século XXII, um século orwelliano, como curador de uma exposição sobre o século XX. Porém, as fronteiras entre a realidade e a fantasia ficam nebulosas quando ele se vê dentro da exposição, com uma vida paralela, em um local de muito mais liberdade. Nota: 4 estrelas."

"2º conto - “AUTOFAB”: E se a luta entre homem vs. máquina fosse porque, de algum modo, nós mesmos os programamos? Três homens tentam destruir uma cadeia de indústrias que está acabando com o planeta. Nota: 3 estrelas."

"3º conto - “HUMANO É”: Um conto que poderia ser usado como crítica à violência doméstica. Marido irascível vai até outro planeta e volta completamente mudado. Agora seu destino está nas mãos da esposa . Nota: 3.5 estrelas."

"4º conto - “ARGUMENTO DE VENDA”: Toda empresa de telemarketing deveria ler esse. Empresa manda um robô vender seu produto. O problema é que ele não aceita um não como resposta - exatamente como acontece conosco, mas ao menos podemos desligar o telefone. Nota: 3 estrelas."

"5º conto - “O FABRICANTE DE GORROS”: Uma mutação genética permitiu a existência de mutantes que conseguem ler nossos pensamentos, sendo usados pelo governo autoritário e com a anuência de grande parte da população. Um homem aparece na rua com uma faixa que impede os mutantes de acessarem suas ondas cerebrais. Lembrou a cultura do cancelamento. Nota: 3.5 estrelas."

"6º conto - “FOSTER, VOCÊ JÁ MORREU”: Ácida crítica ao consumismo, que utiliza o terror como forma de obter lucro. Em uma sociedade onde predomina o pavor de ataques nucleares, quem não pode ou não quer pagar por um abrigo individual é considerado um pária. Nota: 3 estrelas."

"7º conto - “A COISA-PAI”: “Invasores de Corpos em forma de conto, talvez por isso tenha achado meio repetitivo. Nota: 2 estrelas."

"8º conto - “O PLANETA IMPOSSÍVEL”: Uma velhinha economizou por décadas para conhecer o planeta natal do seu avô, o planeta Terra. Porém sua existência é tida como um mito. Nota: 3.5 estrelas."

"9º conto - “O PASSAGEIRO HABITUAL”:Um homem aparece na bilheteria de Jacobson pedindo um ticket de metrô para uma estação que não existe. Nota: 2 estrelas."

"10º conto - “O ENFORCADO DESCONHECIDO”: Loyce avista um corpo enforcado num poste em frente ao local onde ele trabalha. Porém, todo mundo age como se esse acontecimento fosse a coisa mais normal do mundo e o histérico fosse Loyce por achar aquilo errado . Outro que me lembrou “Invasores de Corpos”, porém tem certa originalidade.. Nota: 3.5 estrelas."
Paulo Henrique 24/12/2021minha estante
Meu autor de ficção científica preferido!

Sivirino 19/12/2021

Sonhos Elétricos que nos dão choque de realidade.
Um livro gostoso de ler, com contos rápidos, alguns mais impactantes, outros nem tanto, porém todos intrigantes. PKD tinha uma mente brilhante pra imaginar ficção científica, mas conseguiu aliar isso com o presente e o passado, porque suas histórias não são sobre tecnologia, são sobre o ser humano.

É por isso que Sonhos Elétricos traz contos incrivelmente atuais, mesmo relatando um possível futuro. Porque é sobre questões intrinsecamente HUMANAS.

Foi uma leitura muito boa, ótima para refletir um pouco, ao mesmo tempo que nos envolvemos nas histórias e nos sentimos parte dela. Até porque, somos humanos.

Sara 12/12/2021

robôs, tecnologia e etc
O livro é uma coletânea de contos e são muito interessantes, confesso que eu não sou a maior fã de ficção cientifica mas ainda sim eu gostei bastante, é um bom livro pra ler quando voce tá cansado, mesmo com todo o tom futurista e pessimista dos contos, é bem interessante pra se pensar nos impactos da tecnologia e do consumismo por exemplo, também fala um pouco sobre realidades paralelas, é bem legal mesmo, recomendo fml