Sonhos Elétricos

Sonhos Elétricos Philip K. Dick

Resenhas - Sonhos Elétricos

Bia~* 03/02/2021

Sonhos do tempo da Guerra Fria
Algo que me chamou bastante a atenção nessa leitura foi a preocupação do autor para com o inimigo russo. Quase todas as histórias se desenvolvem a partir de alguma ameaça ou destruição causada pela guerra com a Rússia (apesar de a Guerra Fria ter sido marcada por uma ausência de conflitos armados, é muito recorrente na ficção norte-americana esse ?pegação de pé? com os russos).
Fora isso, gostei das histórias. Elas me prenderam, me fizeram demonstrar genuína emoção com as reviravoltas em cada conto. Eles, de fato, fogem do esperado, sendo pouco previsíveis (ao menos pra mim).

Thici Rodrigues 02/02/2021

Não tem comparação
Sempre quis ler o livro antes de assistir a série e acabei fazendo o contrário e não me arrependo, a expectativa pro livro era alta e foi atendida de uma forma diferente, os contos servem como uma introdução pro episódio ao qual inspiram e os episódios por motivos óbvios expandem isso. Pra minha surpresa meu episódio favorito (The Commuter) não foi meu conto favorito, Peça de exposição foi o que mais gostei seguido de O Fabricante de Gorros, ambas as obras são realmente bem feitas no seu ambito, super recomendo a leitura.

Joany 02/02/2021

PKD é simplesmente atemporal.
Incrível como ele te joga em um universo diferente em cada conto e você definitivamente não sabe o que esperar.
Muitos contos me surpreenderam, alguns nem tanto.

Aline.Robles 31/01/2021

O melhor conto "Foster, você já morreu"
1- Peça de Exposição (Real Life) - Exposição Século XX
2- Autofab (Autofac) - Fábrica automatizada
3- Humano é (Human is) - Marido trocado
4- Argumento de venda (Crazy Diamond) - Robô faz tudo
5- O fabricante de gorros (The Hood Maker) - Ler mentes
6- Foster, você já morreu (Safe And Sound) - Abrigo subterrâneo (MELHOR CONTO)
7- A coisa-pai (Father Thing) - Pai substituído, replica de si mesmo
8- O planeta impossível (Impossible Planet) - Senhora, planeta terra
9- O passageiro habitual ( The Commuter) - Trem, destino não está no mapa
10- O Enforcado Desconhecido (Kill All Others) - Ultimo homem "racional"

"Ao me acostumar com os objetos cotidianos do período da minha pesquisa, eu transformo minha relação com eles de mera curiosidade intelectual em genuína empatia."

"Afinal, à medida que a evolução, a inovação e a tecnologia colidem inevitavelmente, uma verdade fundamental permanece: ser humano significa amar."

"Eles sempre disseram que para vender alguma coisa era preciso criar ansiedade nas pessoas. Criar um sentimento de insegurança, dizer a elas que cheiram mal ou têm um ar esquisito. Mas isso transforma desodorantes e óleos capilares em piada. Você não tem como escapar. Se não comprar, eles te matam. O discurso de vendas perfeito. Compre ou morra, um novo slogan."

Sah 25/01/2021

Ainda atual...
Fico impressionada com a capacidade de certos autores dos séculos passados em escrever textos sem prazo de validade. Philip K. Dick parece ser um desses escritores. Esse livro é meu primeiro contato com sua obra e eu já tenho interesse em ler mais de sua bibliografia. A ficção científica de K. Dick é muito mais um pano de fundo para debates a cerca da natureza humana do que qualquer outra coisa, então somos inseridos em mundos completamente insanos e mesmo assim rapidamente podemos encontrar o elemento familiar e universal: o homem. Admito que não adorei todos os contos, e talvez tenha falhado em compreender completamente o propósito de alguns, mas os que eu amei realmente me fizeram pensar sobre muitas coisas além do que foi representado nas páginas do livro e é por isso que os amei tanto. Os que mais gostei foram: Humano é, Argumento de venda, O fabricante de gorros, o planeta impossível, o passageiro habitual e o meu favorito, o enforcado desconhecido.

Camila.Faria 22/01/2021

A maioria dos contos são bons, um ou outro que foram muito confusos, mas valeu a pena a leitura por conta de três contos surpreendentes: humano é, argumento de venda e a coisa-pai.

Augusto Bogo 21/01/2021

Ótimos contos
Leitura fácil e rápida de alguns contos de um futuro distante (?).
Alguns me pareceram ser possíveis ao nosso futuro, como aquele que mostra como propagandas podem afetar a vida de uma pessoa.
Vale a leitura.

Bu 17/01/2021

Despretensioso
Meu primeiro contato com escritos desse gigante do gênero, me arrependo amargamente por não ter lido antes as obras dele, são excepcionais.

Nesse material está contido contos variados, tantos curtos como um pouco maiores, e mostrando o quam inventivo ele é e de maneira simples e envolvente de sua escrita. Ele nos dá uma visão pra o cotidiano de pessoas normais mas de épocas diferente, planetas distintos e tecnologias extraordinária que não é longe do que podemos conseguir a alguns anos, tem vi projetos de robôs sendo exibidos essa semana que coloca vinho em sua taça, põe sua louça pra lavar..., ele é um escritor além de sua época, os textos não causa enfado nem desconforto.

De resumo gostei bastante, fiquei com gosto de quero mais, nem adianta falar que recomendo essa obra que é excelente, e ia acabar esquecendo de comentar, chamaram pra abertura de cada conto uma pessoa diferente, roteiristas, escritores, e assim vai pra falar de como o escritor influenciou ele tanto na vida profissional como na pessoal, e muito deles adaptaram os contos pra série da Amazon Prime.

@gezaine_ 14/01/2021

Trata-se de uma coletânea dos 10 contos desses renomado autor, os quais foram adaptados para a série Eletric Dreams.
A linguagem é simples e a mensagem é direta, sem rodeios, mas isso não é um demérito - pelo contrário. Há reviravoltas, finais surpreendentes e acontecimentos que causam um nó na cabeça.
5 estrelas com louvor.

Nazrat 13/01/2021

Confusão planejada
PKD não faz muita questão de explanar o ambiente, apenas o suficiente, e nós que precisamos nos virar para visualizar e entender o que está se passando. E é algo muito bom, pois torna a experiência e a visão de cada leitor única. Fica igualmente a critério da imaginação desenvolver o que se daria depois de cada história (no meu caso, principalmente com um certo planeta e um determinado garoto). Cada conto é acompanhado por uma introdução relativa a pessoas envolvidas na produção da série "Eletric Dreams".

André 08/01/2021

Estranhamente, todos os livros do Phillip K. Dick parecem contar as mesmas estórias, levanta quase os mesmos temas, mas ainda assim são diferentes entre si e me fazem ter reflexões variadas.

Nessa coletânea, gostei bastante da maneira como ele abordou a questão de produção desenfreada e consumismo, de como é danoso para a saúde mental do trabalhador e em como compromete o meio ambiente. Atrelado a essa reflexão sobre consumismo, também nos faz questionar o que significa ser uma civilização avançada, que é urgente repensar em como nos relacionamos com a natureza, saindo de uma ideia de domínio para uma de coexistência.

O ponto fraco da coletânea são os textos introdutórios feitos pelos roteiristas da série que adaptou os contos. Puro suco da simplificação dos temas levantados nos contos, quase sempre resumindo-os a uma análise da "natureza humana", ignorando a amplitude e atualidade das estórias.

Carlos R. A. Amorim 05/01/2021

Decepção define
Mais um livro decepcionante desse autor que eu considero superestimado. Esse é o terceiro livro que leio do autor, os anteriores foram “O homem duplo” e “Androides sonham com ovelhas elétricas?”, e todos tem uma premissa interessante e criativa, e no desenrolar da estória o autor se enrola, e constrói narrativas fracas, confusas, e absurdamente entediantes.
Esse livro em específico é um apanhado de 7 contos de ficção científica dos quais nenhum se destaca. Apesar da diversidade dos temas, são uníssonos em serem maçantes.
O autor, no meu singelo pensar, pode ter sido um gênio no que diz respeito à inventividade e a criatividade de seus textos, mas construir uma trama, com enredos que façam sentido, personagens carismáticos que despertem nossa empatia, isso ele não sabia fazer.
Enfim, a meu ver, de bom esse livro só tem as premissas dos contos, e só.

Zeca 05/01/2021

Perfeito e simples.
São contos simples, mas que grudam de tal maneira na sua mente, que vc não se esquece de nenhum deles, você já morreu, a coisa pai, o planeta impossível, o passageiro habitual, são contos que me marcaram.

Daniela742 30/12/2020

Condição humana
Apesar de não ler muitos livros de contos esse me conquistou real!

Phillip K. Dick tem um poder de criar um mundo fantástico e ao mesmo tempo real, que traz reflexões não só sobre tecnologia e avanços científicos, mas traz um pensamento de intenso questionamento sobre as relações humanas, sobre quem somos, nossas atitudes no meio de toda essa loucura.

Todos esses pensamentos não ficam só presos no livro e nas histórias dos contos, eles vão muito além, fazendo com que a gente compare nossa realidade e traga todos esses questionamentos a tudo que estamos vivendo.

As histórias são ótimas, com incríveis reviravoltas e reflexões interessantíssimas!