Se não houver amanhã

Se não houver amanhã Jennifer L. Armentrout

Resenhas - Se não houver amanhã

Vitoria175 27/01/2023

Eu realmente não esperava tudo isso. Achei que ia ser só mais uma história adolescente, acabei em lágrimas.
O livro joga na nossa cara que somos fruto de nossas escolhas, boas e ruins. Fazemos escolhas o tempo todo, mas não queremos lidar com as consequências.
Outro tema super importante levantado foi a depressão na adolescência, uma fase difícil por si só, acrescentando culpa e luto. Foi mto forte e necessário discutir isso.
Pra mim, o que fica desse livro é: você não está tão sozinho quanto pensa, basta saber quem está do seu lado e permitir que as pessoas estejam lá por você. Não precisamos fazer da vida mais dura do que ela já é. E saber que sempre teremos escolhas e possibilidades.
?Embora o amanhã não estivesse garantido, nunca prometido, haveria muitas possibilidades?.

Rebsoliver 15/01/2023

Por meio do título e acontecimentos do livro, leva a reflexão de se não houver um amanhã? Como disse Gandhi: Minha vida é minha mensagem, se hoje for o último dia quais são os arrependimentos? O que faria diferente?
Com o dilema da Lena, uma análise literária possível também são as consequência das nossas decisões e a culpa que carregamos. Mais do que sobre se não houver um amanhã, o livro me levou a refletir muito sobre os nossos erros. Erros devem ser reconhecidos mas eles não precisam nos definir, sem reconhecimento nunca haverá ajuste, mas nunca nos definir a partir dos nossos erros. O terapeuta ajudou lena a identificar e aceitar isso, e mostra que a terapia expõe uma falta nossa não para nos desqualificar, mas para nos aperfeiçoar como ser humanos, nos levando a decisões mais assertivas, sem culpas.

Ana Ponce 04/01/2023

O livro trás uma grande reflexão sobre como as nossas escolhas podem afetar muito a nossa vida e a de outras pessoas, e que vamos ter que conviver com as consequências dessas escolhas, então devemos fazê-las com atenção. Mas não deixe de tomar atitudes que necessitam ser tomadas por medo, não adie o que necessita ser dito.

Outro ponto muito importante é que não há mal algum em pedir e em aceitar ajuda, isso não é sinal de fraqueza, mas de autoconhecimento e força de vontade.

Amei o fato da Lenna ser uma devoradora de livros, e uma de suas autoras preferidas é a Sarah J. Maas. E que amor é o Sebastian, posso dizer que SHIPPEI muito esse casal.

Achei a escrita da autora muito fluída e envolvente, narrando uma história tensa e densa. Fica super recomendada a leitura, mas somente se você não tiver algum tipo de gatilho quanto referente ao perda e a tragédias.

Então é isso. Espero que vocês tenham gostado, beijos e até a próxima.

Lissa 02/01/2023

o livro chegou em minhas mãos em um momento de luto, pude passar por ele junto a Lena e usufruir de cada pensamento que tinha que a levava avançar no estágio da superação.

Brunna.Urbanski 30/12/2022

Chocante
Meu Deus acho que não esperava por isso... ele nos confronta... as vezes não temos ideias das consequências das escolhas que fazemos.... sem saber que talvez ela escolha defina o futuro ....muito a pena ler !!

Le.BuenoRibeiro 30/12/2022

Amei
Uma história que envolve e faz com que queira ler cada vez mais e mais. Personagens que cativam e história que envolve.

Gustavo Carvalho 28/12/2022

Nem sempre temos um depois...
"A culpa não é sobre fazer alguém se sentir terrível por suas ações e não é sobre ferir os sentimentos das pessoas. Ações e falta de ações têm consequências. Se não aceitamos a responsabilidade ou a culpa por elas, estamos correndo risco de repeti-las." (Dr. Perry)

Eu tive que esperar um pouco pra fazer a resenha deste livro, porque até agora não consegui assimilar tudo que me foi transmitido com a sua leitura. Definitivamente, não é um livro clichê de adolescentes, tampouco um livro com temática leve, apesar de ter momentos descontraídos. A história é pesada, o luto é extenso e a depressão é iminente. Enquanto não expomos e lidamos com as nossas feridas, com a nossa culpa, isso vai nos corroendo por dentro, nos sufocando e nos fazendo deixar de viver pouco a pouco.
Lena é uma protagonista forte, ansiosa, com a cabeça fervilhando de pensamentos, sempre tentando entender tudo que falam, acontece ao seu redor ou sente. Sebastian é um cara popular, mas nada babaca. Pelo contrário, ele é muito gente boa, tem caráter e é um amigo excelente.
Não me lembrava bem da sinopse, mas, pelo prólogo, eu já esperava que alguma coisa ruim fosse acontecer. O que eu não esperava era quem estaria envolvido. Foi um baque enorme!
Acho que de uns 60% do livro a uns 85% algumas situações soaram repetitivas (apesar de compreender todo o processo). Se essas partes fossem um pouco menos excessivas, as coisas poderiam se resolver com mais calma no final (não que tenha sido muito apressado, mas em poucas páginas), dando mais espaço pros personagens secundários, talvez, que também tinham com o que lidar.
As amigas da Lena são bem definidas e têm mais cenas, já os amigos do Sebastian aparecem pouco, mas com características marcantes. No final, todos são amigos de todos, e todos são impactados pela perda, cada um à sua maneira.
Aprendi bastante com este livro, seja sobre coragem, sobre culpa ou responsabilidade, sobre amor ou amizade... Enfim, a enxergar as coisas de forma diferente. A escrita da autora é muito boa, as referências à Acotar são bem legais pra quem conhece a saga, assim como o amor por livros da protagonista. Nerd como nós! Superindico!

Amanda2580 23/12/2022

Que tal o amanhã ser hoje
Estou impactada com o que eu li, esse livro tratou de forma visceral e humano os sentimentos e o que a Lena estava vivendo

O que essa história quis mostrar é que a gente sempre vem esperando pelo amanhã deixamos para falar com uma pessoa amanhã, deixamos para fazer algo amanhã, deixamos para falar um eu te amo amanhã, mas esse amanhã se torna outro amanhã que se torna outro amanhã e quando vimos já se passou dias, meses, anos. Então se você tem uma coisa que você quer muito faça HOJE, comece HOJE, de um primeiro passo para que sua vida não seja feita de amanhãs que nunca existirão

kelen.lero 13/12/2022

? Se não houver amanhã, de Jennifer L. Armentrout ?

??O dia de amanhã não é garantido, quem nos garante que estaremos aqui amanhã? Quem nos garante que nossos amigos e família estarão aqui amanhã? E se não houver amanhã? Você mudaria suas atitudes? Você agiria de forma diferente? Teria ações diferentes?

??Lena está ansiosa com seu último ano na escola, cheia de planos na cabeça de coisas para fazer e realizar, até que uma escolha, um instante... destrói tudo.

??Comecei a ler esse livro sem expectativa nenhuma, simplesmente gostei do nome e comecei a ler pensando que era um romance adolescente. Mas ele é um livro incrível, que fala sobre escolhas, luto, culpa, superação, amor e amizade. Nos mostra que as vezes a gente fica tão preso na nossa dor que não percebemos as dores das pessoas ao nosso redor.

??A história ficou meio repetitiva e um pouco cansativa em algumas partes do livro e ficamos com raiva de alguns personagens durante a leitura, mas os assuntos abordados e retratados no livro são muito importantes. Indico esse livro sem sombra de dúvidas, vale a pena demais.

?Deixo aqui uma pergunta para quem já leu e se você for ler, volta aqui e também responde a pergunta:

?Você teria entrado no carro também?

Estante da Miri 03/12/2022

Nota 5????
Meu 1º contato com a Jennifer foi com o livro De sangue e Cinzas,e eu amei a escrita dela. Então, quando vi esse livro no Sebo eu tive que comprar, e olha eu não me decepcionei em nada.

Quando lemos o prólogo a gente já sabe que alguma coisa terrível aconteceu. E esse prólogo termina de maneira tão misteriosa, que quando o livro começa seguindo os dias e contando tudo o que aconteceu antes desse prólogo, a gente vai avançando na leitura com um misto de angústia e curiosidade.

Lena tem 17 anos, Nessa fase da vida é comum querer aproveitar tudo ao máximo, porque a gente ainda está naquele momento em que não somos mais crianças, porém a vida adulta está relativamente distante. A primeira parte do livro se desenrola com a gente conhecendo a protagonista, suas vontades, seus anseios e vai se apegando tanto à imagem que formamos dela quanto aos personagens secundários que são apresentados, principalmente seus amigos.

Em um sábado comum, onde Lena está se divertindo com os amigos em uma festa, que acontece algo que marcaria a vida deles para sempre. É onde chegamos na cena do prólogo e confesso que nesse momento eu parei de respirar. E é esse momento que delimita a direção que a história vai tomar, e é a partir deste ponto que deixamos de lado tudo aquilo que havíamos compreendido da personagem até então, porque aquela Lena já não existe mais.

O que fazer e como seguir em frente após uma mudança drástica na nossa vida? E como lidar com a certeza de que essa mudança aconteceu em parte por nossa causa? Essas são questões que a autora levanta e é em busca de respostas para elas que a narrativa avança. Há uma jornada em busca da auto aceitação, da necessidade de ressignificar a vida e de descobrir como seguir em frente quando tudo aquilo que a gente acreditava ter na vida deixa de existir.

É um livro bastante ?pesado? que levanta uma questão em que todos nós já presenciamos e participamos. Eu amei o livro e como a história terminou. Vale a pena a leitura.

anymillezinha 15/11/2022

favoritei!
Eu comecei esse livro sem nenhuma perspectiva, simplesmente estava aqui e eu pensei "ah, vou ler esse" e meu Deus. Obrigada eu mesma. É um livro INCRÍVEL.
Eu chorei muito, senti tudo como se fosse em mim. Não foi romantizado em nenhum momento. Devo dizer que senti raiva de Lena por ter esquecido que as pessoas ao redor dela estavam sofrendo também, mas é óbvio que ela percebeu e consertou tudo no final. Porém, eu senti em cada capítulo lido como se eu estivesse acompanhando de perto todo esse trauma, amei, AMEI, digo de novo, AMEI ver a Lena evoluindo, superando; Apesar de tudo, pra mim esse livro é sobre superação. Leiam, não vão se arrepender.
O que falar do love? eu amei o Sebastian, achei ele um amor, queria ele pra mim. Além de namorado, com certeza, acima de tudo, foi amigo da Lena e eu amei ver essa volta deles na amizade. Quando ela chorou no colo dele foi como se eu tivesse sentido ela ficar mais leve, todo esse amor é essencial. Eu simplesmente ADOREI

OBS: provavelmente tenho muito mais pra falar porém não tô lembrando tudo agora, bjs

I BELIEVE I CAN FLYY
I BELIEVE I CAN TOUCH THE SKY