O escaravelho de ouro e outras histórias

O escaravelho de ouro e outras histórias Edgar Allan Poe

Resenhas - O escaravelho de ouro e outras histórias

Suliany 15/06/2019

Apreciado
Achei bem interessante a escrita de Poe. Ele nos envolve com seus detalhes meticulosos.
Quatro contos de suspense, eu diria, mas bem elaborados e de finais inesperados, sendo O escaravelho de ouro, O enterro prematuro, A máscara da morte vermelha e O poço e o pêndulo.
Gostei muito do conto A máscara da morte vermelha.

Mundo da Vavah 04/10/2018

O ESCARAVELHO DE OURO: Temos um narrador sem nome que nos relata suas aventuras com um amigo um tanto quanto maluquinho, William Legrand, envolvendo o achado de um belíssimo escaravelho de ouro! Isso mesmo! De ouro!
Fato esse, que irá levá-los a uma grande fortuna. E o interessante desse conto é como Legrand nos mostra a descoberta, como desvendou o mistério para chegar a fortuna e o porque disso tudo estar acontecendo.
É muito interessante a narrativa de Poe, sendo extremamente descritivo e de uma imaginação fantástica, que lhe é peculiar. São mínimos detalhes que nos prendem à leitura nos deixando maravilhados com a inteligência desse autor.
Esse conto em específico não é assustador, o mistério maior fica por conta do final que nos deixa com uma grande interrogação!

A MÁSCARA DA MORTE VERMELHA: Apesar de ser curtinho é imensamente gostoso de ler, com aquela descritiva intensa, peculiar do Poe e o mistério que lhe é devido.
Uma doença fatal começa a devastar o reino pelas mortes que causa. O príncipe então (que não é nada bobo), resolve se isolar da cidade, reunindo e protegendo somente pessoas escolhidas por ele.
E nesse "confinamento protetor", ele resolve dar um festa, um baile de máscaras e aqui novamente vale uma ressalva para a narração descritiva EXCELENTE do local, sinceramente eu me imaginei em cada cômodo do castelo descrito.
Durante a festa, surgirá o convidado mais temido e inesperado, que irá encerrar a festa com chave de ouro. E que vocês precisam ler para saber o que acontece quando esse convidado resolve aparecer.