O escaravelho de ouro e outras histórias

O escaravelho de ouro e outras histórias Edgar Allan Poe

Resenhas - O escaravelho de ouro e outras histórias

lendocombruna 05/02/2023

O melhor do autor!!
? Agora sim!!!!! gostei muito desse livro e de todos os contos presentes nele,
que são:

?O escaravelho de ouro
?O enterro prematuro
?a máscara da morte vermelha
? O poço e o pêndulo

?todos eles foram ótimas e prenderam mt a minha atenção
? O escaravelho de ouro foi meu favorito do autor
e me identifiquei muito com o enterro prematuro pois é um medo genuíno que eu tenho de ser enterrada viva ou "prematuramente"

Lu.Santana 01/02/2023

Revistando um clássico!
Li Edgar Allan Poe na adolescência (Histórias Extraordinárias de Edgar Allan Poe) e me apaixonei por seus contos, mas fiquei muito tempo sem revisitá-los.
Comprei a coleção com diversas histórias (algumas novas, outras já conhecidas) e me deparei com a escrita sombria, misteriosa e o clima envolvente de seus livros.
Em "o escaravelho de ouro e outras histórias" encontramos este primeiro conto que fala sobre um homem que encontra um escaravelho e que, aparentemente ao perder sua lucidez, embarca em uma busca com seu amigo e com um escravo por um tesouro.
No segundo conto, " Morte prematura", nosso protagonista sofre de catalepsia e nos apresenta todos os problemas de ser considerado supostamente como morto.
Em "a máscara da morte vermelha" (trocaram a palavra rubra por vermelha e, ao meu ver, gostava mais da primeira versão) nos deparamos com uma doença que assola um reino e com um príncipe extravagante, que decide fechar os portões do castelo com alguns seletos amigos e viver a vida como se nada tivesse acontecido...mas morte não abre mão de suas almas.
No último conto, " o poço e o pêndulo", nos é apresentado um condenado à morte pela inquisição que sofre as torturas às cegas e luta, com suas possibilidades, pela sobrevivência.
Gostei de revistar este autor e sua escrita fantástica, mas confesso que não gostei muito dos dois primeiros contos...esperava mais! No entanto, a máscara da morte vermelha/rubra é um dos meus favoritos e o poço e o pêndulo foi uma grata surpresa.
Recomendo!!!!

tici 30/01/2023

Eu demorei muito tempo para terminar esse livro, já havia tentado ler ele em 2021 (se não me engano) e só consegui terminar hoje. Não sei bem o porque, já que realmente gostei de todos os contos do livro! ?????

Paulo.Diniz 14/01/2023

Incrível
A escrita dos contos são bastantes fluídas, que te prendem e deixa curioso para o desfecho. Por ser tratar de contos, também torna a leitura mais dinâmica, além de possuírem bastante originalidade e criatividade, alguns levando a extrema reflexão e diversas sensações.

Cristiane 06/01/2023

E eu que falava que jamais leria os livros do Poe ?
Muito bom! É isso, apenas!
Não ganha do conto "O Gato preto", que para mim, até agora foi o melhor dos que li dele, mas ainda assim vale muito a pena a leitura.
É sinistro, e desperta aquela sensação preocupante em relação aos personagens e suas loucuras despertadas pelo desejos de possuírem o que querem.
No Conto "O Escaravelho de Ouro" a parte da explicação do enigma é muito bacana e te prende ainda mais na história.
E aquela frase que antecede o conto, escrita pelo próprio autor, sobre o momento em que os loucos agem como lúcidos ser o momento em que eles mais deveriam usar camisa de força, é genial!
Recomendo demais!

Julia2354 05/01/2023

Poe é esplêndido, mas a edição deixa a desejar.
Os contos de Poe são incríveis; acredito que quase todo mundo já saiba disso. Você se vê completamente preso àquela narrativa, sente o mesmo frio na barriga que os personagens ? aliás, gosto muito de que os narradores de Poe não possuem nome ou descrição.

A edição, contudo, tem alguns defeitos. Embora não tenha comparado o texto em português com o original (em inglês), a tradução me parece boa. Porém, a revisão do texto contém falhas: erros de pontuação e ortográficos (palavras com letras faltando, por exemplo). Por conta disso tirei 1 estrela.

Conan0 04/01/2023

Expectativas foram criadas
Eu não sei se me faltou conhecimento prévio, mas achei que seria mais pra terror/suspense e, além disso, algumas coisas eu não entendi '-'

Luana 26/12/2022

O mestre
Adoro Poe e esse livro não receberia menos que cinco estrelas, dos quatro contos que tem nele, apenas um eu não conhecia ainda. Dessa edição meu conto favorito é o poço e o pêndulo , amo esse conto com todo meu coração.

luiza 27/11/2022

começando a ler poe
iniciei a leitura de poe por essa coletânea de contos e tive experiências distintas a cada conto. alguns foram excelentes e outros foram prolixos demais ao ponto de me deixarem cansada (mesmo isso sendo uma característica que costumo gostar). no geral, foi uma boa leitura e certamente vou ler mais do autor.

Thaisa 26/10/2022

"A Máscara da Morte Vermelha" é mais atual do que nunca!
Finalizei o box "Obras de Edgar Allan Poe", da editora Pandorga, com um livro quase inédito pra mim!
Dos quatro contos de Poe presentes nessa edição, eu apenas conhecia um: "A Máscara da Morte Vermelha", minha história favorita do autor! Temos uma terra assolada pela peste, onde a pandemia vai se espalhando e fazendo mais vítimas, até que o príncipe Próspero decide juntar a aristocracia e seus súditos e se refugiar em uma fortaleza, se isolando da doença e celebrando a vida da realeza, sem se importar com os mortos... Mais do que nunca, essa história é extremamente atual e Poe, já naquela época, fez duras críticas aos ricos e seu desdém pelos pobres, pontuando que dinheiro algum compra saúde; tudo através da figura personificada da morte.
"O Escaravelho de Ouro" é sobre um homem que encontra um estranho escaravelho e, desde então, começa a agir estranhamente, tentando encontrar um antigo tesouro. Diferente de muitos fãs de Poe, eu não gostei tanto desse conto - ele carrega, no princípio, uma carga sobrenatural que desaparece conforme a narrativa avança, transformando a trama em uma simples caça ao tesouro.
"O Poço e o Pêndulo", conto tão famoso do autor, também foi novidade pra mim: um homem é sentenciado à morte pela inquisição espanhola; a história é seu relato assustador de toda a tortura física e psicológica que ele enfrenta na escuridão total, descrevendo seu terror proveniente apenas dos sons e das sensações. É uma história que reflete os horrores da inquisição e o sofrimento de um prisioneiro, bem escrito, agonizante, mas com um final que deixa um pouco a desejar.
Por último, "O Enterro Prematuro", que eu também desconhecia, foi uma leitura sensacional com uma premissa singela: um homem que sofre de catalepsia é assombrado pelo seu pavor de ser enterrado vivo - e esse pânico começa a devorá-lo dia após dia, cada vez mais. Como esse é um medo que eu carrego desde criança (mesmo não sendo cataléptica), esse conto foi maravilhoso, me assustando na medida certa por mostrar toda a agonia do narrador, mas também trazendo reflexões importantes acerca de nossas fobias e ansiedades, e como elas podem, facilmente, nos devorar se deixarmos que isso aconteça.
No geral, esse foi o livro que menos gostei dentre os três, mas totalmente recomendo a leitura de "A Máscara da Morte Vermelha" e "Enterro Prematuro" para todos aqueles que, assim como eu, são apaixonados pelo terror gótico!

Maryclarie 20/11/2022minha estante
concordo com tudo! mas eu peguei um apego com o Escaravelho de Ouro por causa da trama de investigação, adorei o estilo de narração corrido dele.

Dani 29/09/2022

Percebo que vários filmes foram inspirados nos contos de Poe, fica mais emocionante na telona do que no papel.

Bcvc 09/09/2022

Gostei bastante dos contos desse livro, principalmente "A Máscara da Morte Vermelha" e "O Poço e o Pêndulo"

Maria 05/09/2022

São contos certamente intrigantes, cada vez mais apaixonada pelas histórias de Edgar Alan Poe. O primeiro, sobre o escaravelho, foi um dos meus favoritos.