O escaravelho de ouro e outras histórias

O escaravelho de ouro e outras histórias Edgar Allan Poe

Resenhas - O escaravelho de ouro e outras histórias

Lilian_89 16/12/2020

Perfeito
Os contos inclusos nesse volume são:

O escaravelho de ouro - um dos meus favoritos, onde é narrado a busca por um tesouro escondido cuja principal pista é um escaravelho de ouro e um papel com tinta invisível. Uma aventura instigante que te faz querer continuar a leitura sem sequer parar para respirar.

O enterro prematuro - outro conto que amei, a narrativa trata do medo de ser enterrado vivo. Um personagem que possui catalepsia e morre de medo de, em uma de suas crises, ser dado como morto e ser enterrado vivo, apenas acordando de seu torpor após já estar enterrado sem condições de se ver livre da morte certa e agoniante.

A máscara da morte vermelha - Outro conto fantástico, onde se narra a vida de um príncipe e sua corte que fogem para um lindo e enorme castelo após ser desencadeado na região uma peste mortal conhecida como peste vermelha. Vivendo no luxo e sem se preocuparem com os milhares de mortos fora dos portões do castelo, o príncipe e sua corte se divertem em salões ricamente decorados até que uma surpresa nada agradável os põe em absoluto desespero.

O poço e o pêndulo - terror de primeira qualidade, o conto narra a vida de um prisioneiro da inquisição em Toledo e a câmara de tortura a que ele é submetido após ser condenado à morte. O narrador é tão eloquente nos nos faz sentir na pele tudo o que ele sente e vê dentro de seu calabouço. Um final surpreendente aguarda, após as várias tentativas de fugir da morte e da tortura um fato inesperado auxilia o prisioneiro que de repente se vê livre das torturas que quase o afligiram até a morte.

Resumindo, mais um livro que reúne os melhores conto de Poe, recomendo demais a leitura.

Gi 10/12/2020

Top, mas achei o livro bem pequeno.
Não sei se o texto foi resumido, mas a história é muito boa.

Polly 08/12/2020

O Escaravelho de Ouro e Outras Histórias: meu preferido (#139)
Dos três livros dos quais o box é formado, esse é o que teve os contos que mais me conquistaram. São quatro contos escrito com a mesma maestria poeniana que já descrevi aqui nas impressões anteriores. Todas com seus mistérios angustiantes e seus finais, em sua maioria, agoniantes fazem com que seja impossível largar este livrinho. Poe foi uma incrível descoberta para mim.

Queria dar destaque, ainda, ao conto A Máscara da Morte Vermelha, que conta a história de um rei que decide ignorar uma grave doença, que está dizimando toda a população, e realiza uma festa à fantasia de portas fechadas no seu rico palácio. Segundo tal rei, a doença deve ficar da porta para fora, ali dentro a regra é se divertir. Dá para imaginar que isso não vai acabar bem. Algo parecido com a nossa realidade? É, a literatura, como um oráculo, parece retratar a realidade com mais fidelidade que ela mesma é capaz de fazer. Todo Mundo deveria cultivar o hábito da leitura. Quem sabe seríamos menos ignorantes, menos egoístas.

Enfim, leiam, leiam e leiam Poe. Eu já estou louca pelos meus próximos Poes.

Erika 08/12/2020

Quase dormi o livro todo, muito chato e cansativo. Diferente do que eu esperava.

Gleydinha 04/12/2020

Melhor livro do box, na minha opinião
Não sei se foi por conta da espectativa que criei em cima desse box, ou o quê, mas esse primeiro livro me pegou de jeito! Achei super interessante e envolvente.

Malu 02/12/2020

Meu primeiro contato com os escritos do Poe. Realmente estou começando a entender o motivo dele ser tão aclamado. "O escaravelho de ouro" e "Morte vermelha" não me impactaram tanto. Mas "Cadáver precoce" e "O Poço e o pêndulo" foram capazes de me provocar frios na barriga. Que venham os próximos contos!!!

Maah Paolucci 23/11/2020

Finalmente acabou
Comprei e li o box de três livros achando que não fosse dormir de noite. Doce ilusão.

Não tive nenhum medo em qualquer das histórias. Algumas causavam um certo desconforto, alguma angústia, mas a maioria só me deixou com sono.

Eu esperava bem mais do lendário Edgar Allan Poe, mas fico contente de ter conhecido, apesar de não atender as expectativas.

Perassoli 19/11/2020

Os melhores contos de Poe
Dentre os 3 livros que compõem o box da editora Pandorga, este é o melhor, com certeza.

O livro possui 4 contos:
- O Esdaravelho de Ouro;
- O Enterro Prematuro;
- A Máscara da Morte Vermelha; e
- O Poço e o Pêndulo.

Não há exceções, todos os contos são perturbadores e excelentes.

Mariana 18/11/2020

Livro 1
Embora o Escaravelho de ouro nomeie o livro, o enterro prematuro e o poço e o pêndulo são os melhores contos

Hugo Costa 17/11/2020

Suposto terror/ horror clássico
O Livro que estava lendo continha 9 contos. Destes, consegui ler apenas 4. Nenhum deles me levaram à imersão ou me prenderam como achei que fariam. Acredito que por conta de não haver absolutamente nada de terror ou horror nos contos, e era o que eu buscava. Em fim, abandonei a leitura, pois achei que estava perdendo tempo lendo algo que não estava dando prazer enquanto outros livros mais interessantes aguardavam para serem lidos.

Kau 06/11/2020

"Há momentos em que, mesmo para o mais sensato olho da Razão, o mundo de nossa triste Humanidade pode assumir a aparência de um Inferno, mas a imaginação do homem não é Carathis para explorar impunemente suas cavernas."

Eliz 02/11/2020

Não funcionou
Não sei se é a tradução, se é a edição, se precisa de um estudo antes, mas a escrita de Poe não funciona pra mim. Não consigo entrar no clima de suas histórias...

Matheus Torezani 28/10/2020

Misterioso
Muito bom. O escaravelho de ouro foi a estória que mais me prendeu do box. Cheio de suspense e surpresas. Recomendo

Lana 23/10/2020

Fraco
Até estava interessada na história do escaravelho e tudo mais, parecia excelente mas quando estava pegando gosto a história acabou assim sem mais e nem menos. Enfim, basicamente tratasse de três homens que encontram algo surpreendente valioso. Fim!

E gente que histórias foram aquelas que contam depois? A na real achei muito fraco, sem detalhes e tudo mais.

Triste estou. Porque havia imaginado outros sentimentos pra Poe...

@zurcenila 23/10/2020

O escaravelho de ouro
Resenha (Livro) - O Escaravelho de Ouro e Outros Contos - Edgar Allan Poe
?Na véspera do mês das bruxas eu e a linda @jeitinhomineirodeler combinamos algumas leituras assustadoras para comentarmos aqui. Uma delas foi o livro do Poe que traz o conto O Escaravelho de Ouro.
?A leitura foi maravilhosa, mas o que não sabíamos é que um dos contos mais famosos do mestre do terror, não é terror.
?A história se passa em uma pequena ilha na Carolina do Norte e conta uma aventura de caça ao tesouro perdido.
?Um escaravelho de ouro foi encontrado em uma praia por Willian Legrand, um homem que perdeu todos os seus bens e decidiu se isolar na ilha com seu fiel protetor e criado Jupiter. O narrador é grande amigo do aventureiro e, duvidando da sanidade do desbravador, participa da caçada e nos conta os pormenores da empreitada.
?Legrand estava a procura do tesouro de um pirata, mas quando encontra um pergaminho onde ele precisa decifrar mensagens ocultas percebe que muito mais o espera.
?Poe é precursor de vários gêneros, estudos e estilos literários e este pequeno conto precisaria de muitas publicações para abordar a infinidade de discussões possíveis a partir desse conto. É um texto muito bem estruturado, onde o mestre gótico em 1843 é pioneiro na abordagem de temas como a criptografia.
?Ressalto ainda a força do personagem Júpiter, um escravo alforriado. Nos EUA a abolição aconteceu apenas em 1863, mas o visionário Poe nos mostra um personagem forte, sagaz e de um caráter muito forte.
?Além deste conto, o livro traz ainda ?O Enterro Prematuro?, ?A Máscara da Morte Vermelha? e ?O Poço e o Pêndulo?, mas acho que nem preciso contar qual o meu preferido.
?Já leu algum livro ou conto do Poe? Gosta de livros no estilo gótico? Gosta de ler com os amigos pra compartilhar opiniões? Quais suas leituras de outubro?