Carmilla Sheridan Le Fanu

Resenhas - Carmilla

Lucas 19/05/2024

Carmilla, A Vampira De Karnstein
É um bom livro e uma leitura leve. A atmosfera gótica é bem presente.
Gostei mais de Carmilla do que do segundo conto, mas ele também é bom.
Não é a história mais emocionante que já li, mas é boa.

Paiva24 19/05/2024

Gostei bastante da leitura, me fez querer descobrir mais sobre Carmilla. Super gostosinho e rápido de ler!

Beehlla 18/05/2024

Poético e macabro
O livro é narado por Laura, um moça que vive com seu pai em seu castelo. Ela é solitária, pois seu castelo é situado em um local isolado. Certa vez, em um acidente com uma carruagem próximo de seu castelo, o pai de Laura se sente na obrigação de cuidar e hospedar por um tempo Carmilla, uma moça que estava dentro da carruagem, e logo Laura se sente atraída por ela. Elas desenvolvem um amor e uma aproximação muito grande, e constantemente Carmilla aproveita todas as situações para toca-la, beija-la, abraça-la e se declarar. Com o passar dos dias, Laura começa a ficar doente, e em busca de respostas e ajuda, seu pai descobre algo macabro e sombrio sobre Carmilla.
Esse livro me prendeu devido a estética gótica dos detalhes e cenários, e apesar de curta, eu amei demais a história, apesar de querer que essa história de amor fosse diferente. Com todas as declarações de amor de Carmilla e a aproximação delas, tornando o livro poético, mas macabro.

Emy 17/05/2024

Carmilla
"Mas, primeiro, na terra como um vampiro enviado de sua tumba teu cadáver será rasgado: então horrivelmente assombrará teu lugar nativo, e chupará o sangue de toda a tua raça; lá da tua filha, irmã, esposa, à meia noite, drenará o fluxo da vida. No entanto, abomina o banquete que forçosamente deve alimentar o teu cadáver vivo: tuas vítimas, antes que elas ainda expirem, conhecerão o demônio como seu pai, como te amaldiçoando, tu as amaldiçoando. Tuas flores murcharam no caule."

Um clássico gótico com as duas primeiras obras de vampiros, o livro é INCRÍVEL do começo ao fim e vale a pena demais ler.

Estf 17/05/2024

Assim, por ser um livro de romance achei q teria mais romance entre elas duas. Gostei, mas nem tanto, esperava mais

rafa607 16/05/2024

PERFEITO!!!
Lendo pela segunda vez porque na primeira não apreciei a leitura como deveria.

Antes achei que a história ia focar no romance entre a Carmilla e a Laura e, se você vier com essa expectativa, sinto muito, mas irá se decepcionar. Não que a história seja ruim, muito pelo contrário, mas o romance não é explícito e vai te deixar com um gostinho de quero mais.

As trocas de carinho entre elas são pontuais e os sentimentos da Laura muito conflitantes, o que te faz imaginar como a personagem deve se sentir... É como um relacionamento abusivo, ela a deseja e a abomina ao mesmo tempo. Isso me irritou um pouco, confesso kkk mas era porque queria que elas ficassem juntas (problemático?!)

A Carmilla é muito romântica e carinhosa, o que assusta um pouco, porém nada incomum para as lésbicas emocionadas kkkkk vale super a pena a leitura e o fato dessa ser a primeira história de uma vampira lésbica só melhora tudo!

OBS.: simplesmente AMO que todos os vampiros são potencialmente homossexuais sem ser explícito, aliás, toda essa tensão sexual me lembrou "Entrevista com um Vampiro"

Jessica1248 15/05/2024

A Primeira Vampira da Literatura
"Carmilla" é uma obra literária que mergulha nas profundezas do terror gótico e do sobrenatural, tecendo uma narrativa envolvente que cativa o leitor desde a primeira página até o seu desfecho arrepiante. Este conto vampiresco antecede Drácula de Bram Stoker, sendo uma das primeiras representações do vampiro feminino na literatura.

O autor cria uma atmosfera de suspense e inquietação, explorando temas de desejo, sedução e o desconhecido. Sua escrita é rica em detalhes e imagens vívidas.

Além de seu impacto histórico como um dos primeiros exemplos do gênero de vampiros na literatura, "Carmilla" também aborda questões de identidade, sexualidade e poder, tornando-o uma leitura relevante e intrigante mesmo nos dias de hoje.

O capítulo final, comentado pelos editores, é sensacional. Reitera todos os pontos positivos da narrativa e sua importância para história da literatura, mas sem deixar de apontar as situações problemáticas que todo livro de época possui (racismo, misoginia, patriarcado etc).

Desiree.Fraga 15/05/2024

Inegável que é um clássico
É realmente um livro clássico bem bacana, mas clássicos não me atraem tanto pela escrita um pouco mais arrastada. Dá pra ver que tem muita coisa que é feita referente a vampiros hoje em dia foi tirada dele, mas achei entediante. Achei que muitas das vezes tem pouco contexto, principalmente no início, fiquei perdida achando que eu tinha pulado algo pq nem o nome da protagonista. Não tem muito terror que dizem por ai, mas o ar suspense é bem legal.

thaynA148 13/05/2024

Gostei muito da leitura, é um livro curto então foi bem rapidinho. A escrita me cativou bastante e eu fiquei curiosa para ver mais sobre a relação da carmilla e laura. a maioria das pessoas que nao gostaram desse livro provavelmente se decepcionaram por achar que seria um romance sáfico quando na verdade as coisas não são tão explícitas assim.
mas achei o livro todo bem lesbico, dito isso 5 estrelas e quero ser da carmilla mesmo que ela nao exista
rafa607 16/05/2024minha estante
simm, a primeira vez que li fiquei meio decepcionada, mas estou relendo agora e adorando. a carmilla é 100% sáfica sem sombra de dúvidas, só que se for na esperança de ver um romance entre as duas vai se decepcionar kkkk

thaynA148 16/05/2024minha estante
sim!!! é muito isso mesmo

tha.cdias 13/05/2024

...
Carmilla foi um pouco decepcionante por faltar algumas partes da história dela no conto, O vampiro foi um conto rápido e tranquilo de ler

Rakeli.Victoria 13/05/2024

?Querida, sinto que seu lindo coraçãozinho está atormentado; não pense que sou cruel somente porque obedeço às incontestáveis leis que minha força e minha fraqueza impõem sobre minha vontade. Se seu doce coração está dolorido, o meu retumba selvagem e dói sangrando com o seu.?

Nunca vou superar essa fala da Carmilla???

violecrimes 13/05/2024

I ?? gay vampires
Assim, posso dizer que esperava mais da leitura. o livro não me causou emoções, e, embora não seja a leitura mais chata que já tive, foi um pouco arrastada. mas estou passando pano para as lésbicas vampiras. e mais uma coisa a dizer... queria a carmilla para mim.

skuser02844 12/05/2024

Carmilla
A leitura de "Carmilla" proporciona uma experiência fluída e cativante, destacando-se pela inclusão de um contexto histórico sobre a obra e seu autor antes das histórias principais. Este recurso, sem dúvida, enriquece a compreensão do leitor, facilitando a imersão na trama. Embora ambientado no século XIX, o livro surpreende pela rapidez e facilidade com que se pode absorver sua narrativa.

O enredo de "Carmilla" é narrado do ponto de vista de Laura, uma jovem que anseia por uma amizade e vê na nova visitante, Carmilla, uma oportunidade para realizar esse desejo. No entanto, conforme a história se desenrola, torna-se claro que Carmilla nutre uma fascinação profunda por Laura, uma fascinação que, como revelado ao final do livro, é um dos sintomas de vampirismo. A descoberta desse segredo ocorre quando o general, amigo do pai de Laura, investiga o mal que aflinge sua sobrinha e chega à teoria da vampira de Karnstein, localizada nas proximidades da residência de Laura. Durante a investigação, eles encontram o túmulo da condessa, cujo corpo está surpreendentemente conservado e banhado em sangue.

Além da trama principal, o livro inclui o conto "O Vampiro", que, apesar de breve, é intrigante e apresenta um final surpreendente. Este conto oferece um protótipo dos vampiros modernos, assustandono protagonista da história e levando-o à beira da loucura, deixando sua irmã à mercê de um casamento inesperado com o Lorde responsável pela perturbação.