Rio Vermelho

Rio Vermelho Amy Lloyd

Resenhas - O Rio Vermelho

Gramatura Alta 27/03/2018

Quando finalizei a leitura de RIO VERMELHO, fiquei algum tempo digerindo o que havia lido. Não foi muito fácil tentar compreender a história. Isso porque os três personagens principais são doentes. Não fisicamente, mas psicologicamente. E essa construção é muito bem feita, o que explica o motivo de o livro ser premiado. A autora demonstra conhecer vários lados da psique humana que transmitem repulsa e medo.

Nos EUA, Dennis foi preso pelo assassinato de uma garota de onze anos, e é suspeito do desaparecimento de várias outras. Ele está no corredor da morte, mas devido a um processo judicial mal conduzido, provas inconsistentes, testemunhos duvidosos e à sua constante afirmação de que é inocente, é formada uma legião de fãs que lutam pela revisão de seu julgamento e por sua liberdade. Entre esses fãs, está Samantha, uma inglesa que fica obcecada por toda a história de Dennis, a ponto de criar coragem e enviar uma carta para ele. Assim, os dois começam um relacionamento à distância, que resulta em trocas de juras de amor e na ida de Sam para os EUA, com o objetivo de conhecê-lo pessoalmente e ser mais ativa na tentativa de sua liberdade.

Não é spoiler dizer que ela consegue, uma vez que isso acontece já no início do livro. Os dois se casam e, após a morte do pai de Dennis, eles partem para a cidade natal dele, para o enterro e para resolverem o que fazer com a casa da família. Lá, Sam conhece Lindsay, uma amiga de Dennis, e esse relacionamento traz consigo várias descobertas sobre a verdade de toda a história.

Dennis é doente por diversos motivos. Ele sofreu abusos na mãos do pai bêbado e não teve uma mãe presente, uma vez que ela vivia drogada. Maltratado, vivia com fome, roupas sujas, era o pária da escola, mas era bonito, e isso evitava que fosse marginalizado por todos. Mas seu comportamento sempre foi duvidoso, uma vez que era constantemente pego roubando e observando criaturas mortas.

Lindsay também era uma garota problemática. Apaixonada por Dennis, foi rejeitada por ele e acabou ocupando o lugar de melhor amiga. Eles cultuam um relacionamento estranho, cheio de segredos, que por vezes parece ser íntimo, mas não em termo sexuais, mais como se fossem irmãos. Ela não liga para ninguém além de Dennis, nem para seu filho, e é tão desleixada e rude quanto ele.

E tem Sam, a personagem principal. Ela tinha uma vida normal na Inglaterra, mas era dona de uma autoestima totalmente destroçada, não em relação à sua aparência, mas, sim, sobre seu futuro, seu lugar no mundo, na sua necessidade de ter a total atenção de alguém. Por causa dessa carência, ela se envolve com Dennis, mesmo ele sendo um presidiário, mesmo sendo um condenado à morte, mesmo sendo suspeito de matar várias garotas. Ela não acredita em nada disso, ela enxerga apenas alguém de quem ela pode cuidar e que pode retribuir com o amor que ela não recebe de mais ninguém.

Eu, no início, não compreendi onde a autora queria chegar com o comportamento de Sam. Existe um problema narrativo na parte da troca das cartas. Sam acompanhava o caso de Dennis há muito tempo, lia tudo sobre o julgamento e assistia a todos os programas, então consegui aceitar a paixão que ela desenvolve por ele. Entretanto, Dennis confessa seu amor após a troca de apenas três cartas. Achei que não foi convincente, que ficou forçado e apressado, tanto da parte dele, quanto da parte de Sam em acreditar. Mas após metade do livro, compreendi porque ambos agiram dessa forma. E aí volto ao primeiro parágrafo, quando disse que os três são doentes.

Não importa o que Dennis faça, nem o quanto ele minta, nem quem ele seja de verdade, Sam só enxerga nele alguém estragado que ela pode cuidar e que pode ser sua companhia. Mesmo quando ele, após estarem casados, se recusa a ter relações sexuais com ela; mesmo quando Lindsay entra no relacionamento; mesmo quando ela encontra provas de coisas que ela pensava que fossem mentira; mesmo quando ela começa a temer pela própria vida; e mesmo quando ela descobre toda a verdade. Nada disso abala o que ela sente por Dennis. Nada disso importa. Na mente dela, e isso fica claro nas últimas páginas, Dennis existe para que ela cuide dele, para terem um relacionamento assexuado, separado pelos vidros da sala de uma penitenciária, porque assim ela pode receber a atenção e o amor que precisa, e ele não pode fugir disso.

Dennis e Lindsay são como se fossem apenas um. Ela é a motivação, ele é a consequência. Ela tem uma dívida de gratidão por ele, além do laço emocional, e ele vê nela a justificativa para fazer o que gosta de fazer. Ambos são nojentos, com uma mente amoral que não consegue distinguir o quanto suas ações são perversas. O bandido mais perigoso é aquele que não tem compreensão daquilo que perpetua, porque ele não hesita, ele simplesmente faz, sem remorsos, sem culpa. Até o final do livro, não sabemos quem Dennis é de verdade. Nem Lindsay. E quando a verdade aparece, ela não surpreende, porque até essa parte, acontecem tantas coisas dúbias, que eu só me senti aliviado por confirmar que ainda conseguia reconhecer quando uma pessoa era equilibrada e quando ela era totalmente doentia.

RIO VERMELHO é um livro muito bem escrito, com uma construção perturbadora da mente de pessoas estragadas. É uma história que incomoda, com um final que muitos podem não compreender, não porque seja complicado, mas porque representa a escolha de uma mulher, de Sam, que é emocionalmente incapaz de amar alguém que não seja tão doente quanto ela. Eu me senti nauseado. Mas também senti que havia terminado de ler um livro muito bom, porque apenas livros muitos bons conseguem afetar o leitor de forma a que ele não esqueça da história por um bom tempo.

site: http://gramaturaalta.com.br/2020/06/24/rio-vermelho/
Carla 08/07/2018minha estante
Adorei a sua resenha! Ótima percepção. Acabei de ler e sinto o mesmo, uma incapacidade de dizer bem o que senti, mas com a certeza de que o livro é bem escrito!

Clau Melo 11/09/2018minha estante
Adorei a resenha! Terminei ontem a noite e também fiquei sem saber como explicar o que senti...Realmente é um livro bem escrito, perturbador e que por um bom tempo vou me lembrar da história!

Tarsila.Lira 07/08/2020minha estante
é isto! acabei de terminar e to revoltada com o final, mas você colocou bem em suas palavras o que ele representa! não consigo achar o livro ruim de forma alguma, porque ele me deixou cheia de emoções em muito momentos, e tudo muito bem escrito e explicado! não sei o que eu esperava do final, ou de qualquer outra parte, mas de todo jeito achei bom!

madu 17/08/2020minha estante
Ótima resenha!
A dependência emocional da Sam e a psicopatia do Denis foi algo que notei desde o começo. O livro é muito bom!

Josy =) 16/12/2020minha estante

Gabriela.Padora 07/04/2021minha estante
Disse tudo! Terminei agora e fiquei nervosa! Como Samatha se mostrou tão maluca quanto todos ali! E Carrie entao! Que odio!

Suellen 27/05/2022minha estante
Nossa, na hora que vc disse que a lindsey entrou no relacionamento meu estômago revirou, sem zoeira, ainda não terminei o livro, sim só pra anotar as páginas e me deparei com sua resenha, o livro tava me dando angústia já, não sei nem o que pensar, tenho até medo pra terminar, mais sério, me deu até ânsia, mds

Bruna 26/06/2022minha estante
Eu gostei bastante do livro, me envolvi com a história do início ao fim, mas não gostei do final, e ainda a forma como passaram pano pro Dennis me indignou de uma forma...

Adriana.Lopes 27/06/2022minha estante
Fiquei curiosa?. Estou apaixonada pela maneira como nos comportamos e o porque desses comportamentos.

Figueiró 03/01/2023minha estante
Uma das melhores resenhas sobre esse livro que eu já vi na vida!!! É exatamente isso! Cada personagem é mais doente que o outro, mas a autora é tão INCRÍVEL que ela consegue nos mostrar todos os pormenores, é nítido o quanto ela estudou e se dedicou para escrever esse livro

Baggio 04/05/2023minha estante
Essa resenha ficou incrível, exatamente tudo o que eu pensei, o relacionamento deles só iria funcionar se ele ficasse dependente dela e ela pudesse excercer um controle sobre ele de certa forma, sempre sabendo onde ele está.
Só fiquei mal pela Carrie que no final acabou entrando em negação por medo de ver que foi enganada o tempo todo

Mariana1398 05/08/2023minha estante
Capa feia, ave maria

Riiglecia 19/09/2023minha estante
O final me deu muita raiva

JAssica137 03/10/2023minha estante
Excelente resenha!

Gesiele1 17/01/2024minha estante
excelente resenha, acabei de terminar de lê-lo e fiquei bastante tempo tentar entender o final.

Naty__ 08/04/2018

Deixou a desejar em gênero, número e grau
Ao finalizar essa leitura, fechei meus olhos e pensei: “O que estou fazendo da minha vida?” Chegar ao final era uma das minhas metas primordiais, no momento, afinal, seria como concluir um dever de casa que não estamos muito solidários a fazê-lo.

Dennis Danson é o protagonista, ele está preso há mais de 20 anos pelo assassinato brutal de uma jovem em Red River. Famosinho, o prisioneiro passa a ser o assunto principal num documentário a respeito de crimes reais, com o fito de descobrir a verdade e libertar um possível inocente. Sim, eu disse possível porque alguns acham que ele realmente não cometeu o crime. Em contrapartida, Samantha acredita nas alegações de inocência e resolve fazer uma campanha para tirá-lo da prisão. E é aí que as coisas começam a desnivelar e meus olhos querem ser fechados.

Sam passa a escrever cartas ao jovem rapaz. Ah! Detalhe importante é que ele é considerado um cara bonitão, ainda que tenha envelhecido, mas a aparência continua invejável e as mulheres ficam loucas por ele. Não sabemos nada sobre os traços físicos de Sam, a autora apenas foca em dizer que ela tinha complexo com gordura, com o rosto e acaba por aí. O que ela tem de encantador eu não sei, mas Dennis viu algo nas cartas dela; os dois acabaram se apaixonando e ficando juntos.

Rio Vermelho é o típico livro que vai te deixar indeciso, logo no início. Aliás, para ser sincera, ele me proporcionou sentimentos indescritíveis. E não entendam isso como algo mil maravilha. Acredito que esse fator ocorreu por causa dos protagonistas. Em momento algum senti afeto por eles, em parte alguma consegui dar credibilidade à ideia veemente de Sam, nem tampouco ao Dennis – que, cá entre nós, estava enfadonho.

Não vou dar continuidade ao que acontece, mas se vocês derem uma lida na sinopse ela contará, do início ao fim, o destino de ambos – o que, para mim, tirou todo suspense da história. Não é nada difícil descobrir quem é o culpado de tudo. Logo no primeiro capítulo as coisas ficam claras e o mistério não existe. Já iniciei a leitura sabendo o que aconteceria, principalmente quando temos uma sinopse tão de mão beijada. Esse foi um dos pecados mortais, no meu simplório ponto de vista. Não vou adentrar à história tanto quanto a sinopse fez, não vou dizer que eles se casaram, que ele saiu da prisão e nem que... Não, pera!

Vamos analisar de modo profissional o motivo de esse livro fazer tanto sucesso por aí, porém, de não ter me agradado – é melhor do que soltar spoilers. Já aviso de antemão que os pontos que me incomodaram podem ser considerados pontos positivos para vocês, o que não tira o fato de cada um ter o seu exemplar e tirar as próprias conclusões. Ok? Natalia não gostou. A crítica do gênero, a que já leu muitos livros desse estilo e já está um pouco saturada de elementos neutros, bem como a ausência de mistério. Combinado assim?

O incômodo começou logo na narrativa. A autora resolve mesclar a história, em tempo real, com cenas do documentário. Primeiro ponto que deixou a escrita como passos de cágado. O segundo obstáculo enfrentado durante a leitura foi a personalidade de Sam. Ok, eu sei... Já sei isso também. Entendo todo o psicológico que a autora tentou utilizar para criar uma personalidade mais humana, do nosso dia a dia. Ponto para a criatividade dela. No entanto, não acredito que tenha sido tão bem desempenhada.

Quando era estudante de Direito, fiz muitas pesquisas a respeito da mente humana e analisávamos aquelas consideradas doentias, perversas e tantas outras mais – pude perceber que essas coisas realmente existem e são lamentáveis. O fato de existir (friso) não quer dizer que tenha desenvolvido com sucesso. Afinal, a história me pareceu um tanto quanto superficial, no momento em que ela resolveu enviar as cartas. Não consegui captar um elemento envolvente, de início; nem tampouco fui convencida pelas ideias rasas de Sam. A autora teve a ideia de mostrar como uma mente pode se fechar para as coisas do nosso dia a dia, para sentimentos amorosos e não sei mais o quê. Entendo isso. Juro por Deus que entendo. Todavia, não aceito a superficialidade imposta.

O terceiro ponto que considero essencial para abordar é sobre a falha na construção. Dennis ficou 21 anos preso, sem prova concreta sobre si, supostamente havia DNA dele nos dedos da garota (que foram arrancados antes de ser encontrada morta) – o que não fala mais nada, posteriormente. Simplesmente foi preso e, depois de um novo julgamento, com muito protesto, foi absolvido. Esse fato eu nem vou adentrar, pois sei que há falhas no sistema judiciário, tanto para culpá-lo quanto para inocentá-lo.

O quarto e último detalhe que precisa ser falado impreterivelmente: o desfecho. Durante todo o livro tivemos uma narrativa lenta, compassada e até mesmo exagerada em alguns pontos. E quanto ao final? Mais veloz do que Usain Bolt. As palavras foram atropeladas, a revelação foi contada apressadamente. Se vocês acharem que é exagero, na página 253, em apenas um parágrafo, somos apresentados ao (não tão) grande final.

O livro tinha tudo para ser o melhor dos melhores lidos este ano. E podem apostar que muitos vão considerá-lo assim, ele foi até premiado. Porém, quem está acostumado com esse gênero vai encontrar muitas falhas na construção. Para quem gosta de um romance e não é muito leitor de thrillers como esse, certamente vai se sentir mais à vontade para apreciar e degustar uma boa história.

Ainda que você seja fã como eu, não vire a cara ao livro apenas porque eu disse coisas ruins a respeito dele. O que é bom para um não é tanto assim para o outro – e vice-versa. Muitos têm medo de fazer uma resenha crítica por medo de perder parceria com a editora, com os autores ou até mesmo por perder leitores. Mas acredito que seria bem pior se eu viesse contar inverdades e vocês corressem com sede ao pote achando uma coisa e, no final, não ser o que pensou.

Acontece de um livro não ser bom para mim, mas ser para você. Acontece de recebermos um livro, em parceria, que não agrada. Mas temos de ser profissionais e pontuarmos fazendo jus ao que somos. Não sou perfeita, ninguém o é. Porém, eu não fui a única a ter esse ponto de vista.

Aproveitem o exemplar que estamos sorteando, em parceria com a Faro Editorial, e tenha o seu em mãos para ter a sua própria opinião. E desejo que seja uma ótima experiência!

Sobre a edição:
Difícil não gostar dos trabalhos estéticos da Faro. Sempre muito bem impecáveis. A capa é bem bonita, com relevo no título e as páginas dentro, como puderam ver nas fotos, são trabalhadas. A diagramação é excelente. Achei apenas três erros de revisão. No mais, o trabalho ficou show.

site: http://www.revelandosentimentos.com.br/2018/04/resenha-rio-vermelho.html
Angélica Patriano 08/04/2018minha estante
Eita Naty. Eu comecei a ler, mas, larguei. Estava achando chato demais e muito tosco. Depois da sua resenha, nem devo continuar.

Naty__ 09/04/2018minha estante
Hahahaha. Sério que não estava curtindo também? Tente terminar para conversarmos sobre rs

Angélica Patriano 09/04/2018minha estante
Ain. Nem animei pra continuar. Kkkk

Naty__ 11/04/2018minha estante
Eeeeeeita. Tenta kkkkkk

@donzelaobscura 17/06/2018minha estante
Já não gostei desde o início e realmente ele deixou muito a desejar. Tinha tudo pra ser um livro bom, mas a história desde o princípio muito arrastada e nota-se que os protagonistas são meio perturbados, mas não foi só isso... Algumas lacunas faltaram ser preenchidas e não achei tão suspense assim, já que eu mesma deduzi e acabei acertando o tal mistério. Foi a minha pior leitura do ano até agora e sinceramente fiquei frustrada, com raiva e nem sei se farei resenha dele.

Larissa F 02/10/2022minha estante
Eu comecei a ler e fiquei tipo (????) com a rapidez do relacionamento de Sam e Dennis, achei meio sem pé nem cabeça, mas vamos ver o que vai dar, tomara que eu consiga ler até o fim

Naty__ 04/10/2022minha estante
Nossa! Eu também achei tudo muito repentino. E a forma como essa paixão se deu... Olha, depois me conta o que achou. Vou ficar esperando kkkkk. Faz um tempão que li, mas lembro do livro, tamanha foi a minha indignação ???

Larissa F 04/10/2022minha estante
Pode deixar que falo sim, tô na parte que eles se casam ??

Naty__ 04/10/2022minha estante
Ai, gente kkkkkkkk. ????????????????????

Angélica Patriano 08/10/2022minha estante
Kkkk. Nem retornei a ler.

Naty__ 08/10/2022minha estante
Hahahaha. Pensei que tivesse tentado terminar ?

Larissa F 10/10/2022minha estante
Gente, eu terminei e tô igual a amiga me perguntando "O que estou fazendo da minha vida?" ??

Naty__ 10/10/2022minha estante
Tão eu kkkkkkkk. Nem acreditei quando finalizei. Sério mesmo!! Que desnecessário!!!

Suelen 04/07/2019

Rio Vermelho- Amy Lloyd
Eu passei raiva lendo esse livro!
A estória é totalmente sem noção. Sam, sem experiência nenhuma em investigação forense, tem total certeza de que um homem é inocente da acusação de ter matado uma adolescente. Detalhe, ela mora na Inglaterra, lugar onde tem um emprego como professora, e o suposto assassino, chamado Dennis, mora nos Estados Unidos e está preso há 20 anos. Ou seja, a proximidade dela com o caso é ZERO.
No começo do livro a estória nos vai mostrando que ambos trocam cartas de “amor”, como se fossem um casal que mantém um relacionamento à distância. Eles falam sobre o relacionamento deles, trocam confidências, falam sobre a vida, sobre o crime, e ela sempre deixa claro que acredita na inocência dele, óbvio. Sim, ela se apaixonou por um presidiário que vive em outro continente (super normal).
Eis que Sam viaja aos Estados Unidos com intenção de conhecê-lo, e como o livro é sem noção, eles se casam na prisão mesmo (não, não é spoiler). É a partir daí que a estória começa a ficar ruim com força. As coisas acontecem muito rápido, como o casamento deles, o que até me deixou incrédula.
Sam é uma mulher totalmente fraca, sem opinião, insegura, lambe pé de homem. Eu achei essa personagem totalmente irritante e mal construída. Ela tem 31 anos, mas age e fala como se fosse uma adolescente de 15. Na metade da estória ela parece ser o cachorrinho do Dennis, homem que demonstra ser arrogante e egoísta. Em muitas partes, me pareceu que ele só se casou com ela para ter um ombro amigo, alguém pra visitá-lo na prisão, e fazer pequenos favores.
Sobre os outros personagens, não gostei de ninguém, nem tenho muito o que falar; achei todos extremamente fracos e irritantes kkk pois é.
Mell Rodriguez 25/10/2019minha estante
Queria muito ter lido essa resenha antes de ter perdido 4 dias com essa MERDA.

Suelen 26/10/2019minha estante
Kkkkk eu tbm

Rapha 15/02/2020minha estante
Me senti contemplado. Livro ruim da porra.

Roqueline.Ferreira 19/06/2020minha estante
ah que bom, vou ler não

Yasmine Maluf | @jornadaliteraria__ 20/08/2020minha estante
Queria muito ter lido essa resenha antes de gastar tempo e dinheiro?

Bruna 05/11/2021minha estante
Eu até entendi a personagem por ter tomado tantas atitudes ridiculas porque claramente ela tem problemas que nem o Dennis... ou seria uma má formulação de personalidade e roteiro raso da autora? haha não sei
Mas detalhes simples me irritaram também como ela passar mal por chegar na prisão, tipo... o corpo dela estava contra a mente? Ela queria ou não aquelas coisas? Sem sentido.
Além daquelas partes com a amiga do marido, a demora para a relação sexual, tudo sem sentido e forçado. Penei pra terminar o livro...

Ratinha de Biblioteca 13/05/2019

As Editoras têm "Licença para Spoiller"?
Quem odeia spoiller, NÃO LEIA A CONTRACAPA DESSE LIVRO! Fiquei pensando se as Editoras têm "Licença para Spoiller", igual ao James Bond tem "Licença para matar"! Sério, na contracapa há informações que chegam quase à metade do livro. É um livro de suspense, então o friozinho na barriga e a curiosidade por saber que rumo a história tomará é o que instiga o leitor a continuar. Mas não senti isso aqui: além do spoiller da contracapa, é um pouco óbvio tudo o que irá acontecer. Um ou outro acontecimento do final me surpreendeu, mas no geral, foi um livro sem sobressaltos. Uma pena, pois a autora mistura o relato do livro, partes de um livro e trechos de um documentário (que foi escrito/filmado sobre um determinado personagem). Por essa "novidade", dei 3 estrelinhas. Mas talvez merecesse apenas 2.
Francis Ferraz 22/05/2019minha estante
Eu me surpreendi com a decisão da Sam. ?

Ratinha de Biblioteca 22/05/2019minha estante
Qual decisão? De se mudar da Inglaterra para os EUA ou de se casar com um condenado?

Francis Ferraz 22/05/2019minha estante
De ficar com ele, mesmo sabendo que era um assassino.

Ratinha de Biblioteca 22/05/2019minha estante
? Já leu, Fran?!

camila 20/11/2019

JULGAMENTOS EM RIO VERMELHO
Dennis Danson, um homem que aos seus 18 anos (20 anos atrás) foi acusado e preso por um crime que, aparentemente, não cometeu. A história de Dennis acaba virando um documentário produzido por Carrie e é este vídeo que fascina Samantha. A professora começa então a participar de forúns na internet com pessoas que acreditam na inocência dele e é seu fascínio exagerado que acaba com seu relacionamento atual.
Depois de ser abandonada por seu ex-namorado Sam resolve enviar cartas para Dennis na prisão. O amor surge entre os dois (rapidamente) e logo a professora, que odeia seu emprego na Inglaterra, resolve fazer uma visita ao seu novo namorado nos Estados Unidos.
. Carrie está gravando uma nova série sobre o caso para a Netflix, Sam a acompanha e começa a conhecer as pessoas de Red River (cidade de Dennis), que acreditam que ele seja sim culpado, e ainda sim, logo ela está deixando sua vida para se casar com Danson e fazer campanha, como sua esposa, por sua libertação. E a campanha funciona, pois Dennis é libertado, os eventos começam a sugerir que ele pode não ser tão inocente depois de tudo.
O livro apresenta um retrato de como uma pessoa pode exercer lentamente seu domínio sobre outro. Como esses tipos de “monstros” se apropriam de pessoas de baixa auto-estima, solitárias e isoladas. E ao mesmo tempo mostra o outro lado, onde temos uma mulher obsessiva e até um pouco controladora.
No momento em que Samantha decide fugir por ver que Denis é o real assasino, correndo para o mato ela descobre que o corpo morto de Howard Harris se encontra boiando em um buraco com água e lama, ele acaba a levando de volta para a casa, para que negocie sua liberdade. O que muda no final da história é que Samanta estava com Dennis ele matou Harries, e Samantha atirou em Lindsey matando-a, nas últimas folhas Sammantha estava grávida e Dennis seria condenado caso um novo acordo fosse lhe negado. Samantha confessa tudo ao ligar para polícia: - Há corpos enterrados no quintal dos Harries, ela dissera Dennis Danson é o assasino de todas as garotas. Lindsay Durst e Howard Harries são os cúmplices. No final a autora revela que Samantha está grávida e se o acordo judicial fosse negado, Denis seria condenado como culpado.

EIXO X: Espero que está obra, tenha uma continuação, pois é uma obra que aborda relacionamento entre um psicopata, e uma mulher que se apaixona para um ex- presidiário, colocando sua vida em perigo, e acobertando os crimes que seu parceiro cometeu.
PERSONAGENS:
Lindsay Durst- Amiga da Cidade de Rio Vermelho de Dennis.
Dennis Danson- Assasino
Howard Harries- Cúmplice de Lindsay e Dennis que acobertou o crime e guardou as provas.
Samantha – Namorada de Dennis.
PONTO CENTRAL: Muitas vezes nos encontramos em relacionamento abusivos, e com nosso namorado obtendo comportamentos estranhos e não percebemos que ele se encontra manipulando nossa atitude e passos, portanto é o pior relacionamento que uma pessoa pode ter, pois ele atinge o lado psicológico e íntegro de uma pessoa, além de muitas vezes acabar em morte.
PALAVRAS CHAVES: Assasinato- Julgamento- Justiça.

Pri 20/11/2019minha estante
Teme interessante

Pri 20/11/2019minha estante
Tema interessante.

camila 24/11/2019minha estante
Muito Pri.
E o final me deixou tão sem acreditar.

Pri 24/11/2019minha estante
Me deixou curiosa, vou adicionar na minha lista.

Mariana Eleutério 03/02/2022

gente... ainda bem que foi barato
Como a autora conseguiu juntar um plot interessantíssimo, uma narrativa fluida e entregar uma história tão ruim é algo que de ateu a crente, ninguém sabe explicar.
Tinha tanta coisa que poderia acontecer para dar um glow nessa história: protagonista carismática, o condenado que realmente levanta dúvidas, envolvimento de investigação policial, plot twist, uma narradora não confiável que parecia confiável a primeira vista.... QUALQUER COISA
mimo :) 03/02/2022minha estante
nunca ouvi falar nesse livro, mas amei a resenha kkkkkk

Malu 03/02/2022minha estante
Desanimei agora kkkk

Mariana Eleutério 06/02/2022minha estante
Gente ele é ruim demais nu

Josy =) 16/12/2020

Nem ruim nem bom
Eu gostei do livro, porém a narrativa não colaborou muito, achei as coisas muito jogadas no final. Terminei o livro na força do ódio. Do meio pro final ficou bom, mas faltou algo na narrativa que me incomodou. O começo foi arrastado contando histórias e entrevistas, depois de 3 cartas Sam e Dennis ja estavam apaixonados e ela indo pros EUA visitar Dennis. Tive muitos problemas em seguir a narrativa desse livro.
Tarci 20/12/2020minha estante
A narrativa foi péssima pra mim também, tipo é um livro que por não ter muitas páginas daria pra ler em uns 3 dias e eu li em 8

Tarci 20/12/2020minha estante
acho que por isso a classificação geral n é tão boa

Josy =) 22/12/2020minha estante
Tarci, tbm acho isso. Eu demorei bastante pra ler pr causa da narrativa.

Bia 26/12/2023minha estante
pior livro que já li!

heartrash 10/01/2024minha estante
Eu passo o livro todo penando ?mana pq vc se odeia??? Esse homem te odeiaaaaa!?
Tinha momentos que eu tinha que parar pra tomar uma água de tanta vergonha por ela

Duda 10/01/2024minha estante
É realmente sem sentindo nenhum, é vergonha e raiva o que esse livro me passa

Welliton.Rocha 29/11/2018minha estante
Concordo totalmente

Matheus 20/01/2019minha estante
Crítica fiel ao livro, concordo bastante, várias falhas em um enredo que poderia ter um final melhor

Nai 09/05/2019minha estante
Obrigada por contar o desfecho, via as críticas e fiquei curiosa.

Yasmin.Souza 20/08/2021minha estante
KKKKKSim, se tu acha isso só por 100pags vai se decepcionar (ou dizr q foi previsível) com o final

earvalho 13/09/2021minha estante
ai q pena, achei que seria um pouco diferente do que me falaram, a pessoa romantizou muito kkkkk @Yasmin.Souza

Raquel Cristina Homem 28/03/2020

Nossasenhoradosleitoresdesavisados!😲
Que livro ruim foi esse? Recomendo a leitura apenas se você não tiver outras opções ou, como no meu caso, se você quiser desencalhá-lo da sua estante.
A premissa é boa e tu já fica com aquela pulga atrás da orelha: a) se ele é mesmo inocente que treta armaram pra ele? e b) se ele for mesmo culpado, ela vai morrer?
Mas aí tu começa a leitura e a protagonista feminina é uma desgraça de pessoa. Que criatura mais patética, deu muita vontade de abandonar esse livro por causa da Samantha. E o que foi aquela ridícula troca de cartas? E aquele EU TE AMO??? Já na terceira ou quarta carta???? Ali eu já perdi o tesão pela história. Que baita entendida no caso ela é só de debater sobre o mesmo em fóruns na Internet... Ela tinha atitudes cada vez mais ridículas e não consegui simpatizar com ela em nenhum momento. Já estava torcendo pro Dennis ser realmente um assassino só pra matá-la e acabar com o MEU sofrimento. Achei que faltou profundidade na história. Parece que faltam páginas... aí autora fica cozinhando a gente em banho-maria e quando o negócio resolve ferver acaba virando uma meleca. Que final mais morno e besta. Ficou a sensação de que alguns tinham uma psicopatia e outros eram apenas idiotas altamente manipuláveis e extremamente dependentes emocionalmente. .
Sueli 27/04/2020minha estante
Raquel, exatamente... Decepcionante

Roqueline.Ferreira 19/06/2020minha estante
sério? não vou nem ler então.

Josy =) 16/12/2020minha estante
Hahaha amei sua resenha. O livro do meio pro final deu uma melhorada, mas levei quase um mês pra terminar. Tive muitos problemas com a narrativa jogada e ao mesmo tempo que estava uma coisa, estava outra. Em 3 cartas eles ja estavam apaixonados e ela largando tudo pra ficar com ele? Do nada o casamento? Achei fraco.

Amante de livros 20/12/2020minha estante
Josi, acho que levei mais ou menos isso pra ler.... Ainda bem que deu uma melhorada, porque eu iria largar de mão rsrs

Ler 27/12/2021

Só tenho 02 livros na minha lista de odiados e esse foi o primeiro a entrar nessa lista!

A história é mau desenvolvida, a personagem totalmente irreal que a todo momento se rebaixa pelo Dannys, ele é alguém totalmente tóxico. Se no fim, ao menos, as coisas melhorassem e a Samantha tocasse sua vida ainda melhoria um pouco o livro, porém do início ao fim ela não tem nenhum crescimento. Continua a mesma coisa!

Não há nada nesse livro que te prenda; nem personagens, nem o enredo, nada. Eu li na base da raiva pois não gosto de abandonar a leitura, li esse livro já torcendo pra ele terminar logo.

Minha recomendação; NÃO LEIAM! não estão perdendo nada.
Be 02/01/2022minha estante
Concordo plenamente, li esse livro em 2020 e também fiz uma resenha sobre ele e nela eu também aponto fatores na história que eu não gostei e que por isso não o recomendo.
Sei que cada livro funciona de uma forma para cada um mais não sei como algumas pessoas dão 4 estrelas pra esse livro.

Ler 07/01/2022minha estante
Ss, Be! Nem eu entendo como alguém pode gostar de um livro como esse! Surreal!

Be 27/05/2020

Rio Vermelho: Estranho
Estranho. Não sei o que dizer deste livro.
A narrativa do livro é lenta, mas o final passa muito rápido (digamos que até demais).
A sinopse entrega todos os acontecimentos do começo do livro e isso faz com que o livro fique desinteressante, desde o começo eu só pensava "essa Sam deve ter um sério problema de cabeça" e no final da história eu tive mais certeza disso.
Eu achei que a história dela com o ex-namorado seria mais bombástica, ou que pelo menos acrescentaria algo a mais na história do que realmente acrescentou (que foi nada, acrescentou absolutamente nada!).
O final foi "resolvido" muito rapidamente e acaba dando uma vontade de voltar algumas páginas para tentar assimilar, mas não de um jeito bom, pois mesmo lendo de novo continua sendo ruim e sem sentido.
E finalmente o desfecho, que eu achei estranho, acho que essa é a palavra chave dos personagens e dessa história, estranho, além de perturbados, isso com certeza eles são.
Do começo ao fim nós não conseguimos entender muito os personagens, principalmente Dennis e Samantha. Sinceramente, não recomendo, tenho certeza de que achará algo melhor para ler, mas se quiser tirar suas próprias conclusões, vá em frente.
Natalia.Franca 28/05/2020minha estante
Eu fiquei com ranço da personagem desse livro , que estoria mais doida mesmo, nao curti nao.

Samanta 16/03/2020

Surpreendente
Demorei pra me recuperar rs
Evelyn478 17/03/2020minha estante
já queroo kkkk