Neurocomic: A Caverna das Memórias

Neurocomic: A Caverna das Memórias Hana Ros
Matteo Farinella




Resenhas - Neurocomic


86 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Bells 09/12/2018

Resenha: Neurocomic
Bom, eu descobrir o livro em uma compra que fiz na Amazon, e junto com a compra eles me enviaram uma 'revista' falando desse livro, e logo coloquei ele na minha meta de leitura, pois unia duas coisas que adoro: história em quadrinho e neurociências.

Acabei comprando o livro durante a Black Friday, e não me arrependo nenhum pouco. O livro é simplesmente maravilhoso.

Ao longo das paginas vamos acompanhando o protagonista na sua aventura dentro do cérebro, no qual conhecemos sobre os neurotransmissores, sobre a eletricidade e os íons, sobre a estrutura dos neurônios, sobre as sinapses, sobre os efeitos das drogas no funcionamento neural, sobre a plasticidade e a memória. Uma coisa que achei maravilhosa, é que no livro conhecemos os principais cientistas e suas principais descobertas do cérebro.

A forma como foi estruturado ficou maravilhosa. É um livro simples pra compreender, mas acredito que fica mais fácil de compreender se o leitor possuir um conhecimento básico sobre o assunto, mas não significa que não seja uma boa indicação para iniciantes, nesse caso, teria apenas que ter um pouco mais de atenção. É um livro que faz um apanhado geral de todas as funções do cérebro.

Quero falar um pouco do material. A folhas são grossas (não sei o nome), a textura me lembra jornal. As ilustrações estão lindas. A divisão de capítulos é feita com uma página preta acompanhada de uma ilustração do cérebro, e no verso com uma ilustração e o tema do capitulo (essa ilustração refere-se ao tema do capitulo). A capa também está maravilhosa.

Só tenho elogias a fazer a obra. É uma obra que indico. Vale muito a pena lê
comentários(0)comente



Beca Folgueira @capadurabooks 22/12/2018

Resenha: Neurocomic | Dr. Matteo Farinelle e Dr. Hana Ros | @darksidebooks
Neurocomic é um convite aberto ao conhecimento.

Através de um viajante embarcamos para dentro do cérebro humanos e nos deparamos com cientistas que ajudaram a desvendar todo esse mistério.

Com ilustrações e texto de fácil compreensão, torna-se bem fluído o entendimento.

Confesso que esperava um assunto um pouco mais denso, mas creio que não era essa a proposta dos autores.

Como sempre essa edição está linda, com ilustrações em alto relevo, verniz localizado e esse contrate de cor.


site: https://www.instagram.com/p/BqyH-8_AXoc/
comentários(0)comente



Anoca Freitas 30/12/2018

Um passeio ilustrado pela neurociência
Somente agora, depois de ter concluído minha especialização em neurociência, abri este graphic novel. Ele faz um passeio pelos principais tópicos dos estudos neurocientíficos e pode servir de convite àqueles que não estão familiarizados com as pesquisas. ? Já me deu inspiração para futuras aquarelas e penso até em usar alguma ilustração do livro como epígrafe na tese do meu doutorado. Por que não? ?
comentários(0)comente



lexsouza 04/01/2019

Ciência em quadrinhos
Ótima hq em ritmo de aventura pra ser introduzido nos conceitos básicos do funcionamento do nosso cérebro. Edição muito bem cuidada da Darkside, como sempre
comentários(0)comente



Renan Motta 02/02/2019

Era necessário mais conteúdo
O pior em Neurocomic é a velocidade com que o tema é abordado dentro de uma trama bem curta.

O cérebro humano é incrível e faltou o lado mais criativo dele para a criação desse quadrinho em termos de roteiro.
A ideia é tão boa que você quer mais. Quer tempo para se discutir tudo que há na hq. E nisso tem um que de qualidade.

E apesar da negativa, a obra traz aprendizado para o leigo dentro de uma narrativa que cativa e que prende. Vale a leitura pela curiosidade.
comentários(0)comente



Victor.Carvalho 15/05/2018

Quadrinhos cabeça
Esse quadrinho foi escrito por dois neurocientistas. Ele fala de questou do cerebro, como fisiologia, memoria, sinapses, etc. para que isso aconteça foram utilizadas diversas alegorias para que tudo o conteúdo fique mais facil de entender.
comentários(0)comente



DAN LIMA 06/03/2019

Um diferencial!
Quando se trata de encontrar literaturas que fogem do padrão e a mensagem é transmitida melhor do que se fosse teórico, isso é um diferencial e tanto.
Para os amantes da área da saúde ou os que têm fascínio pela ciência do corpo humano, aqui está uma HQ que faz jus ao seu propósito.
Uma história envolvente, didática, com criatividade, humor e estudo aprofundado (autores com autoridade no assunto) a respeito da Neurociência. Aprende-se muito acerca do cérebro e de suas capacidades de uma maneira: inovadora.
Viajamos pelo cérebro por meio de quadrinhos, conhecendo sua estrutura e o seu mundo particular, que é surreal e singular. A gente esquece do tempo; flui tão rápido, de repente, chega-se no final da viagem cerebral com a sensação de quero mais. ;-)
Merece mais que 5 estrelas. ;-)
comentários(0)comente



Marcos 14/03/2019

Neurocomic traz a história de um rapaz que, ao encontrar uma jovem lendo um livro, começa a diminuir de tamanho a ponto de entrar em seu cérebro e caminhar por todas as suas estruturas. É um quadrinho que falará sobre o cérebro humano e todas as suas vertentes e facetas. Nosso protagonista conhecerá todas as partes do nosso encéfalo e, para começar sua jornada, ele se deparará com um senhorzinho no meio de uma grande floresta de neurônios. Em breve descobriremos de quem se trata mas, a princípio, ele o guiará por toda a história da Ciência, mostrando os grandes nomes por trás das descobertas relativas ao nosso sistema nervoso.

Na segunda parte veremos como a farmacologia atua no cérebro, ou seja, como os elementos químicos atuam nas sinapes (ligações entre um neurônio e outro), sejam eles remédios ou drogas ilíticas. Em seguida entederemos como ocorre a eletrofisiologia do nosso sistema nervoso, como os órgãos dete funcionam e como interagem entre si, além de ver como a eletriciade é fundamental para sermos quem somos. Nas partes seguintes, veremos como funciona a mente, como nosso cérebro atua com a questão do tempo e como a psicologia é uma ciência rica e muito interessante.

Esse é um quadrinho que funciona de forma excelente para alfabetização científica, ou seja, para introduzir pessoas que não tem conhecimento científico ou acadêmico de um assunto, nessa área e tem um grande potencial de ser utilizado em sala de aula, tanto da idade escolar quanto já na universidade. Eu sou suspeito para falar, uma vez que amo neurociência, mas foi uma leitura deliciosa do início ao fim. É definitivamente um prato cheio para quem ama o assunto e para quem quer aprender mais sobre ele.

Os autores são PhDs em neurociência e fizeram dessa narrativa algo didático sem cair no lugar comum ou sendo algo muto infantil, pelo contrário. É um quadrinho que aguça nosso conhecimento, e acarinha nossa inteligência usando de recursos, tanto gráficos quanto de conteúdo conceitual, muito interessantes. Destaque também para o trabalho da editora que trouxe uma capa maravilhosa, dura, um lindo projeto gráfico e papel com uma gramatura maravilhosa tanto para se ler quanto para se manusear.

Amei demais essa leitura! Recomendo a todos que gostem da área e também para aqueles que queiram começar a ler algo desse assunto.
comentários(0)comente



Marcio.Livramento 19/03/2019

Lendo sua mente por dentro.
Um livro didatico com uma linda arte que nós faz mergilhar no cerebro humano, muito bom para quem quer aprender um pouco sobre a leurologia.
comentários(0)comente



Ton 17/04/2019

Um começo
Neurocomic é aquele livro que não te transformará em mestre sobre temas que cercam a anatomia cérebro, imaginação, neurotransmissores e neuroquímica. (Que bom porque esse não é objetivo da obra).
Neurocomic é uma obra de arte pela sua linguagem simples, correta e coerente abordando um tema tão complexo. Além dos belíssimos desenhos que te ajudam a ter uma visão sobre o que são sinapses, neuroquimica e muito mais (além de uma imagem e outra te darem uma vontade de tatuar).
Se você entende um pouco de neurologia, leia.
Se você não entende nada sobre, leia.
Se você tem a minima curiosidade, leia.

Apenas leia e se impressione.
comentários(0)comente



Annie - @queriaseralice 06/05/2019

“Cuidado com o que você pede: quando se perde a razão, a percepção da realidade pode ficar um pouco embaçada...”⠀

Neurocomic é uma das graphic novels mais diferentes e criativas que eu li nos últimos tempos. Como a capa e o título sugerem, o assunto central é algo bastante complexo de explicar e também de compreender: a mente humana.⠀

Você sabe como ela é dividida, anatômica e fisiologicamente falando? E que há de tão incrível lá dentro para fazê-la funcionar direitinho?⠀

Essas e outras questões são abordadas através de uma viagem – literalmente – por dentro do cérebro. Quem nos explica o que é um neurônio, neurotransmissores e muitas outras coisas são grandes cientistas, médicos, psiquiatras, fisiologistas... Ou seja: figuras importantes para a neurociência.⠀

Neurocomic é uma leitura muito rápida e prazerosa – principalmente para quem se interessa pelo assunto –, e eu adorei conhecer um pouquinho mais sobre algo que, como estudante de Psicologia, muito me fascina.⠀

Só não dei cinco estrelinhas por querer mais e mais páginas, okay? 😅 Leitura muitíssimo recomendada! 💙⠀

site: https://www.instagram.com/p/Bly2hebFRit/
comentários(0)comente



Lari 19/05/2019

Sensacional!!
Essa HQ é simplesmente fenomenal, leitura rápida, cheia de aprendizado sobre o funcionamento do cérebro humano, uma leitura muito recomendada pra quem tem interesse em aprender mais.
A maneira como cada processo que acontece no cérebro é explicado é de uma forma tão "leve" que te prende e te faz ficar exatamente comoo personagem, perguntando o que acontece depois.
comentários(0)comente



Daquiloquesenti 15/07/2019

Aprender neurociência também pode ser lúdico e bastante divertido!! Recomendo fortemente a todos, principalmente aos que queiram aprender um pouco sobre o cérebro, seu funcionamento e a história da neurociência. Tudo isso, em quadrinhos!!

site: https://www.instagram.com/daquiloquesenti/?hl=en
comentários(0)comente



Leyd 27/08/2019

O fato de podermos ler pode ser definido como um pequeno milagre que acontece na nossa mente. Seus olhos captam marcas pretas em branco, descascando padrões de linhas retas e curvas que são perfeitamente transformadas em sons não ditos. Esses sons, por sua vez, são reunidos para formar significados individuais, e esses significados se juntam para formar cadeias de entendimento que são mais profundas do que as próprias palavras.
Em questão de milissegundos, as pequenas linhas pretas nesta tela se tornaram um pensamento extenso, e enquanto você lê o resto desta resenha - como espero que você o faça - o pensamento extenso forma uma narrativa. A leitura de histórias em quadrinhos por exemplo, pode ser entendida como uma forma de magia, pois o simples fato de compreender-mos que uma figura em uma folha quando repetida mais de uma vez, é a mesma figura, mesmo que as imagens sejam tecnicamente distintas, só prova à capacidade narrativa de nosso cérebro em transformar linhas e curvas estáticas em algo contínuo para gerar sentido e movimento.

Esta notável colaboração entre os neurocientistas Hana Ros e Dr. Matteo Farinella, explica o funcionamento interno do cérebro com ilustrações em preto e branco deliciosas e iluminadas que abordam tudo, desde percepção e alucinações, memória e lembrança emocional à consciência e à diferença entre a mente e o cérebro. Passeamos por uma floresta de neurônios, caímos em um laboratório de células e íons, mergulhamos no mar das ondas elétricas cerebrais até naufragar-mos na ilha da memória e por fim adentramos ao castelo assombrado da nossa consciência.

Acompanhamos o personagem sair da página e viajar literalmente pela retina de um leitor - o livro é retratado dentro do livro em forma de caminhos - para o leitor, capítulos - que são divididos em sete partes de um todo. O autor se utilizou de alegorias para conseguir chamar a atenção do leitor mais desatento, e o fato de ser leigo no assunto só melhora essa experiência !
comentários(0)comente



Jaine.Rosa 17/01/2020

Aprendendo por um meio prazeroso !
Sempre falamos sobre aprender de uma maneira divertida, não é mesmo?
Aqui temos um Graphic Novel incrível de como nosso cerebro funciona (um tema bem complexo e chato) de uma forma inacreditável cientistas explicam para qualquer leigo compreender um pouco de uma das partes mais importante do corpo humano.
Uma leitura rápida, onde percorremos uma viagem com muita aventura dentro da mente, e parece que realmente estamos lá junto com o personagem, entendendo o funcionamento pelo lado de dentro, com direito até de uma relação ao amor.

As ilustrações são simples e belas na cor preta, folhas mais grossas, mas ao mesmo tempo remete a uma folha de jornal. A capa fala por sí só sendo maravilhosamente persuasiva.
Um trabalho bem feito, talvez não agrade a todos, mas lendo sobre vemos que foi um meio deles explicarem sobre algumas doenças e combater o preconceito e só isso já vale a leitura, só senti falta de mais explicações, de não parecer tão direto assim, mas ao mesmo tempo é bom para quem gosta de leituras curtas.

________________________________________________________

“Relaxe, meu amigo, você está a salvo. Sou Sir Alan Hodgkin e este é meu colega, Sir Andrew Huxley. Juntos temos estudado como um sinal neuronal é gerado. Venha, deixe eu lhe mostrar...”

“Cuidado com o que você pede: quando se perde a razão, a percepção da realidade pode ficar um pouco embaçada...”

“Mas é claro! Este é o grande poder do cérebro: Ele é plástico! Quando você aprende uma coisa, ela não fica cinzelada na pedra. Ela é continuamente moldada pela experiência.”
comentários(0)comente



86 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR