Neurocomic: A Caverna das Memórias

Resenhas - Neurocomic

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

RaAssa.FonsAca 06/01/2023

NEUROCOMIC uma história incrível
Neurocomic é um história muito boa onde você se diverte lendo e aprendendo como seu cérebro funciona LEIAM pois é maravilhoso além de ser uma leitura de 30 minutos.
sabrinazq 06/01/2023minha estante
HAHA POR ISSO DEU UMA ESTRELA E MEIO?

Roberta 03/11/2022

Eu li ele no domingo à noite, so que esqueci que colocar aqui.

É uma comic, quadrinhos, muito interessante sobre o cérebro com foco nos neurônios. O time foi perfeito, pois estou estudando neuroanatomofisiologia nesse semestre (eu faço Psicologia) e muitas coisa que vi no início da matéria a respeito da história dos neurônios foi reforçado no livro.

Uma ótimo recomendação ate mesmo para quem esta estudando, pq reforça o assunto de forma divertida.

Os traços da comic são muito lindos e eu tô me coçando de vontade de pintar kkkk.

Coloquei 3 estrelas que para mim é uma boa nota.
Roberta 03/11/2022minha estante
CORREÇÃO: LI ELE SÁBADO A NOITE.

Victor.Carvalho 15/05/2018

Quadrinhos cabeça
Esse quadrinho foi escrito por dois neurocientistas. Ele fala de questou do cerebro, como fisiologia, memoria, sinapses, etc. para que isso aconteça foram utilizadas diversas alegorias para que tudo o conteúdo fique mais facil de entender.

Cláudia - @diariodeduasleitoras 25/06/2018

Neurocomic
Apresentamos a vocês, mais uma HQ da nossa amada caveirinha @darksidebooks
Neurocomic - A Caverna das Memórias, é a primeira graphic novel da linha editorial Crânio, que tem o compromisso de publicar material selecionado, assinado por especialistas, acadêmicos e pensadores em diversas áreas.

Para entendermos conceitos complicados, às vezes é preciso que alguém os desenhe (literalmente), rsrsrs. Pois então, os cientistas, Matteo Farinella e, Hana Ros, desenharam sobre neurociência, nos fornecendo uma excelente compreensão sobre o funcionamento do nosso cérebro, o qual ainda é um grande enigma para a ciência. Nessa história, embarcamos numa viagem para dentro do cérebro; um lugar repleto de florestas de neurônios, cavernas escuras que abrigam lembranças adormecidas e enormes castelos ruídos pela ilusão. Ainda encontramos alguns dos principais pesquisadores da área explicando sobre morfologia e os mecanismos de funcionamento do órgão. O que é um neurônio?! Como uma sinapse funciona?! Como o cérebro usa a eletricidade para codificar uma informação?! etc.. Os autores explicam usando linguagem simples, direta, e sem jargões técnicos. Em um trecho, por exemplo, eles optaram por comparar neurônios a árvores. Nessa metáfora, a aprendizagem é vista como o processo de poda de uma planta. Ficando (mais) fácil entender como as experiências modelam nosso cérebro.

Aos leitores que tem curiosidade sobre o funcionamento da máquina mais poderosa de todos os tempos (o cérebro), fica a indicação! Apesar de ser curtinha (140 páginas), é uma grande fonte de conhecimento, além de divertida.

LT 03/07/2018

"... uma HQ gracinha que roubou meu coração e meu... cérebro!" - Nana.
Oi, oi, oi! Nana Garces aqui para mais uma resenha Darkside, e de uma HQ gracinha que roubou meu coração e meu... cérebro! Hoje vamos falar de Neurocomic, dos autores Dr. Matteo Farinella e Dra. Hana Ros. Vem comigo!

Nem vou demorar muito pra falar sobre a edição e farei isso dessa maneira porque a primeira sensação que você vai ter quando tocar esse livro é o belo e delicado alto-relevo de toda a arte colorida da capa. E por se tratar de um livro do selo Crânio é um detalhe que não se deve passar desapercebido, especialmente numa HQ que trata de sensações, visões e puro conhecimento.

Nesse livro vamos entrar em uma viagem através do cérebro humano, e a história começa inteligentemente, mesmo quando um homenzinho é visto indo se declarar para uma mulher e é puxado para dentro de nada mais, nada menos, do que o cérebro do leitor que o vê nas páginas desse livro.

O primeiro contato que nosso protagonista tem com o cérebro é a floresta de neurônios, e daí em diante ele segue sendo conduzido por nomes conhecidos como o cientista Santiago Ramón y Cajal, Camillo Golgi, Bernard Katz, Ivan Pavlov entre outros estudiosos do cérebro, criando uma história simples, inteligente e muito informativa.

[Quote] “Relaxe, meu amigo, você está a salvo. Sou Sir Alan Hodgkin e este é meu colega, Sir Andrew Huxley. Juntos temos estudado como um sinal neuronal é gerado. Venha, deixe eu lhe mostrar...” [...]

A arte é infantil e bem simples, não há cor, e puxa bem para o caricato, especialmente quando está desenhando pessoas que existiram de fato. Não e desagradável, mas não é nenhuma arte visual incrível.

As informações passadas são bem explicadinhas, porém em certos momentos dá a sensação que poderia dar mais informações. Inclusive algumas delas se tornam levemente confusas.

[Quote] “Mas é claro! Este é o grande poder do cérebro: Ele é plástico! Quando você aprende uma coisa, ela não fica cinzelada na pedra. Ela é continuamente moldada pela experiência.” [...]

Não é um livro para passar um tempo, é um livro bem especifico, que me chamou muita a atenção por eu ser apaixonada pela farmacologia, que é um assunto abordado no livro. E ainda me fez relembrar minhas aulas de farmácia, muito amor por isso!

Por ser uma HQ bem pessoal e instrutora é bem complicado dar uma nota baseada apenas na história, me apaixonei pela história e por toda a informação, mas entenda que se estiver interessado em ler Neurocomic você pode não sair dessa viagem mais relaxado, mas com toda a certeza, vai sair com mais conhecimento.

É isso aí, vamos sempre atrás de conhecimento!

Beijos e até a próxima!

Resenhista: Nana Garces.

site: http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/

Silvio 07/09/2018

Neurocomic é uma viagem através das descobertas que, desde o século 19, nos fizeram compreender o que é o cérebro e como ele funciona:

- que ele é formado por cerca de 90 bilhões de células chamadas neurônios;
- que o seu funcionamento se dá por transmissores químicos (neurotransmissores) e elétricos;
- que existem dois tipos de memória, a motora e a explícita, esta última responsável pelas lembranças;
- que o cérebro é "plástico", ou seja, o que se aprende é continuamente moldado pela experiência;
- a consciência ou "alma", a idéia de alguém que nos habita, é uma ilusão, um reflexo que o cérebro possui do próprio corpo e suas ações.

Hana Ros e Matteo Farinella tiveram uma excelente idéia ao decidir explicar tudo isso em forma de quadrinhos. Mesmo conceitos complexos como a sincronicidade se tornaram acessíveis para o público leigo.

Tamara 26/09/2018

Maravilhoso!!!
Super rápida a leitura e extremamente didática, explica conceitos básicos de maneira lúdica, com certeza entrou para os meus favoritos, estou encantada com esse trabalho esplêndido!

Emanuel 10/10/2018

Neurocomic
Neurocomic conta de uma maneira didática como o cérebro funciona. Desde a parte científica até a filosófica.

Nessa Graphic Novel o protagonista encara uma viagem pelo cérebro humano guiado por grandes nomes da ciência como Santiago Ramon y Cajal, Camillo Golgi, Charles Scott Sherrington, Bernard Katz, entre outros. Tudo é caracterizado de uma maneira mais lúdica facilitando o entendimento e a absorção do conteúdo sem perder a seriedade da informação.

A leitura é divertida e bem rápida. Devo ter lido tudo em menos de uma hora. A arte ficou ótima, o traço é muito bonito e tudo é muito bem representado.

Como é um livro da Darkside já é de se esperar um acabamento ótimo, mas esse impressionou. Capa dura, alto relevo e as cores. O acabamento interno também é bonito demais. Realmente um livro pra se ter guardado na estante.

Por fim, neurocomic é daqueles livros que provavelmente vai agradar a qualquer público, talvez por sua casualidade ou até por seu conceito. Recomendo mesmo pra quem não é de ler quadrinhos.

Bells 09/12/2018

Resenha: Neurocomic
Bom, eu descobrir o livro em uma compra que fiz na Amazon, e junto com a compra eles me enviaram uma 'revista' falando desse livro, e logo coloquei ele na minha meta de leitura, pois unia duas coisas que adoro: história em quadrinho e neurociências.

Acabei comprando o livro durante a Black Friday, e não me arrependo nenhum pouco. O livro é simplesmente maravilhoso.

Ao longo das paginas vamos acompanhando o protagonista na sua aventura dentro do cérebro, no qual conhecemos sobre os neurotransmissores, sobre a eletricidade e os íons, sobre a estrutura dos neurônios, sobre as sinapses, sobre os efeitos das drogas no funcionamento neural, sobre a plasticidade e a memória. Uma coisa que achei maravilhosa, é que no livro conhecemos os principais cientistas e suas principais descobertas do cérebro.

A forma como foi estruturado ficou maravilhosa. É um livro simples pra compreender, mas acredito que fica mais fácil de compreender se o leitor possuir um conhecimento básico sobre o assunto, mas não significa que não seja uma boa indicação para iniciantes, nesse caso, teria apenas que ter um pouco mais de atenção. É um livro que faz um apanhado geral de todas as funções do cérebro.

Quero falar um pouco do material. A folhas são grossas (não sei o nome), a textura me lembra jornal. As ilustrações estão lindas. A divisão de capítulos é feita com uma página preta acompanhada de uma ilustração do cérebro, e no verso com uma ilustração e o tema do capitulo (essa ilustração refere-se ao tema do capitulo). A capa também está maravilhosa.

Só tenho elogias a fazer a obra. É uma obra que indico. Vale muito a pena lê

Beca Folgueira @capadurabooks 22/12/2018

Resenha: Neurocomic | Dr. Matteo Farinelle e Dr. Hana Ros | @darksidebooks
Neurocomic é um convite aberto ao conhecimento.

Através de um viajante embarcamos para dentro do cérebro humanos e nos deparamos com cientistas que ajudaram a desvendar todo esse mistério.

Com ilustrações e texto de fácil compreensão, torna-se bem fluído o entendimento.

Confesso que esperava um assunto um pouco mais denso, mas creio que não era essa a proposta dos autores.

Como sempre essa edição está linda, com ilustrações em alto relevo, verniz localizado e esse contrate de cor.

site: https://www.instagram.com/p/BqyH-8_AXoc/

Aline.Andrade 28/02/2024

Um quadrinho maravilhoso, super explicativo do funcionamento do cérebro. De uma forma fácil e animada nos anima a procurar a aprender muito mais sobre esse magnífico e misterioso órgão , cheio de conexões, curiosidades e peculiaridades.

lexsouza 04/01/2019

Ciência em quadrinhos
Ótima hq em ritmo de aventura pra ser introduzido nos conceitos básicos do funcionamento do nosso cérebro. Edição muito bem cuidada da Darkside, como sempre

Renan Motta 02/02/2019

Era necessário mais conteúdo
O pior em Neurocomic é a velocidade com que o tema é abordado dentro de uma trama bem curta.

O cérebro humano é incrível e faltou o lado mais criativo dele para a criação desse quadrinho em termos de roteiro.
A ideia é tão boa que você quer mais. Quer tempo para se discutir tudo que há na hq. E nisso tem um que de qualidade.

E apesar da negativa, a obra traz aprendizado para o leigo dentro de uma narrativa que cativa e que prende. Vale a leitura pela curiosidade.

Carol 05/02/2019

Introduzindo a neurociência.
O livro tem uma arte interessante que cativa o leitor, entretanto aborda tudo muito superficialmente. Faltou conteúdo, decepcionando os leitores mais curiosos.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6